Acessibilidade / Reportar erro
Educação & Realidade, Volume: 37, Número: 1, Publicado: 2012
  • Editorial Editorial

    Gandin, Luís Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú
  • Cuidado Humano e Educação Apresentação

    Abrahão, Maria Helena Menna Barreto; Rosa, Miriam Suzéte de Oliveira
  • O Corpo Biográfico: corpo falado e corpo que fala Seção Temática: Cuidado Humano E Educação

    Josso, Marie-Christine

    Resumo em Português:

    RESUMO Temos de aprender várias linguagens. Temos de aprender a tornar-nos atentos, disponíveis às linguagens cuja designação de novos territórios, sua expressão de novas tomadas de consciência, os acadêmicos ainda não compreenderam. Temos de aprender a fazer frutificar seus enriquecimentos potenciais. O Paradigma do Sensível parece-me particularmente bem colocado para favorecer a abertura à experiência biográfica sensível, encarnada e acolhendo um advir inédito.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We have to learn new languages. It is necessary to become perceptive, available to the languages whose scholars have not yet understood as able to designate new territories, as well as to express new awakenings of consciousness. We have to learn to make their potential enrichment fructify. The paradigm of the Sensible seems to be particularly fit to facilitate the opening to a sensitive biographical experience, incarnated and receptive to a future never seen before.
  • O Tocar na Relação de Cuidado Baseada no Sensível Seção Temática: Cuidado Humano E Educação

    Bois, Danis; Bourhis, Hélene

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo visa a introduzir a relação de ajuda manual no campo da educação para a saúde. Argumentamos em favor do interesse em se integrar a dimensão humana no tratamento dos pacientes, através do tocar relacional. O leitor encontrará um inventário da questão na França e descobrirá uma abordagem de acompanhamento baseada na mediação corporal fundamentada no Sensível.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to introduce the relationship of manual help in the field of Education for Health. It is argued in favor of the interest in integrating the humane dimension to the treatment of patients by means of the relational touch. The reader will find an inventory of the matter in France and discover an assistance approach founded on Sensitive-based corporal mediation.
  • Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível Seção Temática: Cuidado Humano E Educação

    Lapointe, Serge; Rugira, Jeanne-Marie

    Resumo em Português:

    RESUMO Este texto tenta evocar os elementos éticos do ato de cuidar a partir de uma visão antropológica inspiradora, bem como de uma visão renovada do ser humano, tal como é representada em suas experiências pessoal e profissional. Apresentamos uma pesquisa do tipo biográfico e de inspiração fenomenológica, cuja prática permite a harmonização pedagógica entre o soma e a psique. Assim, é nosso desejo responder à seguinte questão: é possível respeitar as necessidades ontológicas e espirituais do ser humano em práticas nas quais o corpo é reverenciado à altura do mistério de sua existência encarnada?

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to approach the ethical components of care through an inspiring anthropological point of view, as well as a renewed vision of the human being as it is represented in its personal and professional experiences. A biographical research with phenomenological inspiration is presented, with a practice which allows for the educational harmonization between mind and body, soma and psyche. Thus, it is the objective of this paper to answer the following question: is it possible to respect the ontological and spiritual needs of the human being with practices where the body is praised in its mystery as an incarnate existence?
  • Oficinas de Trabalho Biográfico: pesquisa, pedagogia e ecologia de saberes Seção Temática: Cuidado Humano E Educação

    Lechner, Elsa

    Resumo em Português:

    RESUMO O texto apresenta e desenvolve os pressupostos teóricos da proposta pedagógica que são as oficinas de trabalho biográfico junto de pesquisadores e estudantes universitários das ciências sociais e humanidades. São revisitadas as suas diversas etapas e contextualizada a proposta no quadro mais vasto da teoria da ecologia de saberes de Boaventura de Sousa Santos em equação com a corrente actual da pesquisa biográfica tal como esta é desenvolvida no quadro da associação internacional Le Sujet dans la Cité.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The following paper introduces and develops the theoretical assertions of the pedagogical proposition of biographical workshops, as they are used with and by academic researchers and students in the Social and Human Sciences. These assertions are revisited in their various steps and their proposal is contextualized under the wider scope of the theory of the ecology of knowledge, by Boaventura de Souza Santos, aligning with the current ideas concerning biographic research, as it is developed by the international association Le Sujet dans la Cité.
  • Gnose: uma via de reconhecimento das sombras do eu Seção Temática: Cuidado Humano E Educação

    Trevisol, Jorge Antonio

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo queremos abordar a questão do fenômeno da sombra humana, como caminho de autoconhecimento e via de compreensão antropológica do ser. Para tal nos serviremos da filosofia da gnose, um velho método de autoconhecimento usado pelos filósofos gregos do século IV, os verdadeiros gnósticos, que tinham como base antropológica o modo de viver e pensar dos terapeutas do deserto do início da era cristã. Partimos da premissa de que é preciso nomear as sombras, tomar postura consciente diante delas e torná-las caminho de crescimento humano, superando assim a noção dualista de ser e respondendo ao profundo anseio humano por inteireza e comunhão com a Totalidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we approach the matter of the phenomenon of the Shadow of the Human Self, as a means to self-awareness and anthropological understanding of the being. In order to do so, we make use of the philosophy of gnosis, an ancient method of self-awareness used by the Greek philosophers of the fourth century, the true Gnostics, which had as an anthropological basis the way of living of the desert therapists of the beginning of the Christian era. We believe it is necessary to name the Shadows, and to assume a conscious behavior facing them, so as to make them a way towards human growth, overcoming the dualist notion of being and answering to the profound human wishes for completeness and communion with the totality.
  • Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar Seção Temática: Cuidado Humano E Educação

    Fazenda, Ivani Catarina Arantes; Souza, Fernando César de

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo descreve o cuidado em suas dimensões histórica, filosófica e educacional, sendo a última focada em dois movimentos práticos: cuidar de si e cuidar do outro, sob o prisma metodológico interdisciplinar que reconhece a urgência da integração entre o fazer e o ser, mesclando as histórias de vidas. Ao considerar a escola como um local de ação terapêutica, no qual há movimentos cuidadosos atrelados ao currículo, à formação docente e ao relacionamento interpessoal, redesenharemos uma didática para a educação que transcende os bancos escolares, onde a questão vital capaz de curar as pessoas é reconhecida nas inquietações dos alunos e professores rumo à valorização da cura nata em cada um de nós, porém não compreendida por muitos de nós.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article describes careful in their historical, philosophical and educational dimensions, being the last focused on two practical movements: take care of themselves and take care of each other, under the interdisciplinary methodologic design that recognizes the urgency of the integration between the do and be, merging the stories of lives. When considering school as place of therapeutic action where there is careful movements coupled to curriculum, teacher training and to interpersonal relationship, writing again a curriculum for education that transcends school banks, where the vital question able to heal people is recognized in the concerns of students and teachers towards enhancement of healing cream in each one of us but not understood by many of us.
  • Formação do Profissional em Saúde: uma recusa ao esvaziamento da essência do cuidado humano Seção Temática: Cuidado Humano E Educação

    Rosito, Margaréte May Berkenbrok; Loterio, Marlene Goya

    Resumo em Português:

    RESUMO Investiga-se o sentido do cuidado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em medicina de 2001. Estabelece-se como objetivo analisar a formação profissional em saúde. Aponta para os seguintes resultados: é necessária uma formação humanística capaz de mediar o uso dos conhecimentos científicos e tecnologias, de modo a responder às necessidades de saúde de indivíduos e da coletividade; o cuidado norteia as práticas que envolvem tanto ações de educação como de saúde ou é, ele mesmo, parte dessas ações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT It investigates the meaning of care in the National Curriculum Guidelines, 2001.The aim is analyze of education in health care professionals. It points to the following results: need for a humanistic view able to balance the use of scientific knowledge and technologies, in order to meet the needs of individuals and the community; care guidance involving either Education and Health actions or even showing being itself part of these actions.
  • Educação para a Inteireza do Ser - uma caminhada Seção Temática: Cuidado Humano E Educação

    Pozatti, Mauro Luiz

    Resumo em Português:

    RESUMO Ao percorrer uma caminhada entre medicina e educação nos últimos trinta anos, o autor desenvolve uma proposta teórica e prática para reposicionar o ser humano enquanto um todo inteiro - corporal, mental, social, cultural, ambiental e espiritual - o qual, por sua vez, também é parte de um Todo e em permanente conexão com o mesmo. Esta proposta está em sintonia com a visão de mundo transdisciplinar e holística. Além de redirecionar o conceito de saúde, o autor também propõe processos educacionais complementares, incluindo uma educação de acordo com as fases de vida e a convivência harmônica e voltada ao desenvolvimento da consciência em relação à Totalidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Trough a journey among Medicine and Education paths in the past 30 years, the author develops a theorical and practical proposal to replace the human being while considering him on the whole: corporally, mindfully, socially, culturally, environmentally and spiritually - which is also a part of this Whole Being and in permanently connection with it. This proposal is in accordance with the transdisciplinar and holistic world view. Besides redirecting the health's concept, the author also proposes complementary educational processes including an education according to the life's phases, to the harmonic living together and focused to the consciousness development in relation to the Totality.
  • Palavras e Imagens sobre Amizade Jovem na Contemporaneidade Outros Temas

    Schwertner, Suzana Feldens

    Resumo em Português:

    RESUMO Como pensar as formas pelas quais se estabelecem as relações de amizade na contemporaneidade? Como contribuir para avançar o pensamento sobre a temática, dada a importância da amizade como espaço político e social? Com o objetivo de debater tais questões, foram organizados doze encontros com 122 alunos de 7ª e 8ª séries de uma escola de ensino público da região sul. A pesquisa toma como base teórica a hermenêutica de Michel Foucault, bem como seus estudos sobre ética e estética. Os resultados da pesquisa destacam a força do discurso familiar e a contribuição das dinâmicas de gênero no laço de amizade jovem. A Internet provou ser de suma importância, trazendo ao nosso estudo dados consistentes para investigar como se configuram as relações de amizade na atualidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT How the ways friendship ties are established can be thought nowadays? How to advance the discussion of the topic of friendship given its importance in the social and political space? In order to debate those issues, twelve meetings were held with 122 students in the seventh and eighth grades from South Brazilian public schools. The present research takes Michel Foucault’s hermeneutics as its theoretical framework, as well as his studies of ethics and aesthetics. In terms of research findings we highlight the strength of familiar discourse and the contribution of gender dynamics to youth friendship ties. The internet has proved to be of paramount importance to these youngsters, bringing consistent data to investigate how youth friendship relations are being configured nowadays.
  • O Ensino de Evolução Biológica e sua Abordagem em Livros Didáticos Outros Temas

    Zamberlan, Edmara Silvana Joia; Silva, Marcos Rodrigues da

    Resumo em Português:

    RESUMO Apesar de ser considerada como uma ideia reguladora para toda a biologia, geralmente a evolução é tratada, nos livros didáticos brasileiros de biologia, como um conteúdo; assim a evolução é geralmente considerada, nestes livros, da mesma forma que qualquer outro conteúdo. Além disso, outros conteúdos, que deveriam ser considerados a partir de uma compreensão prévia do conceito de evolução, são abordados com referência apenas implícita à evolução. O objetivo deste trabalho é o de, por meio de uma análise de alguns livros didáticos de biologia do ensino médio, descrever e discutir a forma de apresentação dos conteúdos de competição e vírus, e verificar como está sendo realizada tal apresentação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Even though it is considered as a regulating idea for the whole of biology, evolution is generally treated as a content in Brazilian biology textbooks; thus, in those textbooks evolution is usually considered the same way as any other content. Besides, other contents that should be considered based on a previous understanding of the concept of evolution are approached by means of only an implicit reference to evolution. The goal of the present article, through an analysis of some biology textbooks used in high school, is to describe and discuss the form of presentation of competition and virus contents, and to verify how such presentation is being made.
  • Brincadeiras no Ensino Fundamental: pistas para a formação de professoras Outros Temas

    Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da; Pasqual, Marina Leme; Ferreira, Mayara Carrijo

    Resumo em Português:

    RESUMO Apresenta-se parte dos resultados de pesquisa feita em 2008, em duas escolas públicas municipais de uma cidade do interior do estado de São Paulo, com objetivo de identificar se e como as brincadeiras têm sido incluídas nos currículos dos primeiros anos do novo Ensino Fundamental (EF). Aqui, recortam-se as observações de duas reuniões de Pais e Mestres, analisando-se as concepções das professoras quanto à atividade lúdica e sua inclusão no cotidiano escolar. Com o trabalho analítico qualitativo, evidencia-se a não homogeneidade da construção do EF (mesmo entre escolas de igual filiação administrativa e de mesma região) e problematizam-se os modos de abordagem da atividade lúdica pelas professoras, localizando aspectos importantes para fundamentar a sua formação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We present part of the results of a research developed in 2008, in two municipal public schools in a town in the state of São Paulo, with the aim of identifying whether and how play activities have been included in the curricula of the first years of the new Brazilian Primary Education. Here, we present the results of the observations of two parent-teacher meetings, analyzing the teachers’ conceptions about play and its inclusion in school everyday life. With the analytical quantitative study, we evidence the non-homogeneity of the construction of Primary Education (even in schools from the same region and with the same administrative structure) and problematize the ways teachers approach play activities, focusing on important aspects to support their training.
  • Violência Juvenil e Laço Social Contemporâneo Outros Temas

    Gurski, Rose

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo propõe a discussão sobre o uso da violência como um modo de representação de si no social, utilizado pelos jovens da atualidade. Partindo de algumas produções culturais, busca problematizar as condições sociais com as quais os jovens se encontram no laço social atual. Parte-se da noção de que a urgência em encontrar modos de se fazer representar no social, típica da adolescência, somada ao empobrecimento das condições de construção da experiência e do esvaziamento do espaço público como espaço legítimo de representação do sujeito, acabou por incrementar a dimensão das escritas violentas na adolescência e juventude de nosso tempo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The following article discusses the use of violence as a representative form used by youth in present time. By analyzing documents of culture this paper intends to investigate the social conditions in which youth finds a social bond. It considers that the urgency in finding ways of making the self representative in social order, as typical of the adolescence, added to the impoverishement of the conditions of construction of experience and empitness of public space - as a genuine space of representation - leads to the development of violence to a form of writing of self used by the adolescence and youth in nowadays.
  • As Singularidades das Crianças Pequenas Expressas nas suas Brincadeiras Outros Temas

    Prange, Bruna; Bragagnolo, Regina Ingrid

    Resumo em Português:

    RESUMO Ao contextualizar no sistema educacional a homogeneização das vivências de seus sujeitos, que desvaloriza suas particularidades, este artigo problematiza as manifestações das singularidades das crianças pequenas em momentos de brincadeira. Objetivou-se compreender como tais manifestações ocorrem, considerando a singularidade das crianças pequenas em suas brincadeiras, compreendendo a diversidade do seu repertório cultural, identificando seus aspectos particulares e suas significações nesses momentos. Realizaram-se observações participantes com um grupo de dezenove crianças com quatro anos de idade, durante oito encontros. Os registros de diário de campo permitiram a análise das vivências das crianças, assim como a manifestação de diversos elementos singulares durante as brincadeiras, as quais são intimamente associadas ao contexto social em que os sujeitos estão inseridos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT By contextualizing the homogenization of the subject’s experiences in the educational system, which devalues their particularities, this article examines the manifestations of the peculiarities of small children during play time. The aim of the study is to how such manifestations happen, considering the diversity of their cultural repertoire, identifying their particular aspects and their meanings in these moments. Participant observations were held with a group of nineteen children aged four years old during eight meetings. The field diary records allowed the analysis of the children’s experiences, as well as the expression of several singular elements during the games, which are closely tied to the social context in which individuals are embedded.
  • Do Nada ao Tudo: políticas públicas e a educação especial brasileira Outros Temas

    Machado, Jardel Pelissari; Pan, Miriam Aparecida Graciano de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho analisa o discurso de inclusão da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI, 2008) e os efeitos de sentido que produz em suas relações dialógicas. Trata-se de um estudo documental da legislação brasileira e de declarações das quais o Brasil é signatário, com base na filosofia bakhtiniana da linguagem. Discute como a nova política transforma os sentidos de práticas de instituições de educação especial em discriminatórias e produz o apagamento de diferenças humanas como mecanismo de garantia de direitos. Conclui-se sobre a necessidade de reflexão e avaliação das políticas públicas e de seus efeitos no âmbito da educação, repensando-a como instituição social contraditória.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyzes the discourse of inclusion of the National Special Education in the Perspective of Inclusive Education (PNEEPEI, 2008) and the effects of meaning that produces in its dialogical relations. This is a documentary study of Brazilian legislation and statements of which Brazil is a signatory, based on Bakhtinian philosophy of language. Discusses how the new policy changes the meanings of practices in special education institutions and produces discriminatory erasing human differences as the guaranteed rights. It is concluded on the need for reflection and evaluation of public policies and their effects on education, rethinking it as contradictory social institution.
  • Infância e Cidade: Porto Alegre através das lentes das crianças Outros Temas

    Müller, Fernanda

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo analisa as visões das crianças sobre a cidade que habitam. A partir de uma perspectiva metodológica de inspiração etnográfica, o estudo acompanhou um grupo de nove crianças, de quatro a doze anos, moradoras de três diferentes bairros da cidade de Porto Alegre. O principal objetivo do trabalho é explorar como as crianças entendem suas vidas na cidade. As crianças foram convidadas a fotografar os lugares da cidade os quais consideravam importantes nas suas vidas, o que foi seguido de conversas gravadas e transcritas. A análise se concentra nos espaços delimitados pelas crianças nas fotografias, sejam eles criados por elas ou para elas. As crianças também apresentam suas opiniões, preocupações e medos, o que evidencia a necessidade de serem ouvidas e de participarem das discussões sobre a cidade em que vivem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The paper analyses how children view the city in which they live. An ethnographic methodology was used to follow a group of nine children, from 4 to 12 years of age, who live in different neighbourhoods of Porto Alegre (Brazil). The main aim of the paper is to investigate how the children understand their lives in that city. They were invited to photograph places they considered important in their daily routines.These photographs were the basis of talks about the city and their lives. The analysis focus on the spaces defined by the children through the photographs, such as the places created by them or for them. Also, they manifest their opinions, worries and fears, which shows how vital it is to listen to them, and to allow them a voice in the debate concerning the development of the city in which they live.
  • Ciberética: a ética no espaço virtual dos jogos eletrônicos Outros Temas

    Ramos, Daniela Karine

    Resumo em Português:

    RESUMO: O objetivo do trabalho é identificar as influências que os jogos eletrônicos têm sobre a construção da moral e da ética. Diante disso, buscamos captar a singularidade presente na relação que os jogadores estabelecem com o espaço virtual, utilizando como inspiração metodológica a cartografia. Na pesquisa, cinco jovens foram observados e relataram suas experiências com os jogos eletrônicos. A partir disso, identificamos que o jogador leva em conta aspectos éticos de forma diferenciada e propomos o conceito de ciberética, entendida como uma ética presente nos jogos eletrônicos que considera a capacidade do sujeito-jogador de avaliar as regras definidas e orientar o seu comportamento no mundo virtual.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The objective of the work is to identify the influences that the electronic games have on construction of the moral and the ethics. Ahead of this, we search to catch the present singularity in the relation that the players establish with the virtual space, using as methodology inspiration the cartography. In the research, five young were observed and had told their experiences with the electronic games. From this, we propose the concept of cyberethics, understood as a present ethical procedure in the electronic games that the capacity of the citizen-player considers to evaluate the definite rules and to guide its behavior in the virtual world.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br