Acessibilidade / Reportar erro
Educação & Realidade, Volume: 37, Número: 3, Publicado: 2012
  • EDITORIAL

    Gandin, Luís Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú
  • Professor: produtor e/ou tradutor de conhecimentos? trabalhando no contexto do arco-íris sociocultural da sala de aula Seção Temática : Escola E Práticas Pedagógicas

    Cortesão, Luiza

    Resumo em Português:

    Neste trabalho começa-se por discutir algumas questões epistemológicas e metodológicas que, sobretudo em contextos multiculturais, é necessário ter em consideração em processos educativos que pretendem ser significantes para os diferentes alunos. Defende-se que, em contextos de diversidade sócio-cultural, e se se pretende que as aprendizagens sejam relevantes para os alunos, o professor, para além de ser um tradutor de saberes produzidos por outros, terá de se assumir também como investigador, como produtor de conhecimento, que diversifica o processo de ensino-aprendizagem através de dispositivos de diferenciação pedagógica. Neste texto aprofundam-se e cruzam-se contributos anteriores decorrentes de trabalhos elaborados sobretudo em colaboração com Stephen R. Stoer.

    Resumo em Inglês:

    In this text after some epistemological and methodological comments, it is argued that, when working in a diversity of social and cultural contexts, and wanting learning processes to be meaningful to students, teachers will have to be more than knowledge translators. They also will have to be researchers. They will have to produce knowledge in order to adequately diversify the learning process through differentiation pedagogical devices. This is a text that reflects, enhance and cross contributions arising from previous works carried out mainly in collaboration with Stephen R. Stoer.
  • A auto-imagem profissional dos professores de educação física em Portugal Seção Temática : Escola E Práticas Pedagógicas

    Moreira, J. António Marques; Ferreira, António Gomes

    Resumo em Português:

    O presente artigo pretende analisar a forma como os professores de Educação Física se percepcionam enquanto docentes. É um estudo que coloca a ênfase na percepção dos sujeitos em questões relativas à construção da sua identidade docente. Situando-nos num quadro de um paradigma não positivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo. O estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais distintas da área da Educação Física realizadas nas instituições mais marcantes de Portugal. Concluímos que os professores, independentemente da escola de formação, se definem como exigentes, disciplinadores e metódicos. Verificámos, ainda, que há concepções e actuações diferentes no âmbito do ensino da Educação Física.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to analyze how Physical Education teachers perceive themselves as instructors. It is a study that emphasizes perception of teachers regarding the construction of their teaching. Placing ourselves in a context of a non- positivist paradigm we resort to a methodology of a qualitative nature. The study focused on a group of fifteen teachers with basic training other than the subject area of Physical Education held in the most remarkable institutions in Portugal. We conclude that teachers, independently of school training are defined as demanding, disciplining and methodical. We also verified that there are different conceptions and actions in teaching Physical Education.
  • Uma nova estética escolar: juntando os aspectos cognitivos e pedagógicos Seção Temática : Escola E Práticas Pedagógicas

    Barbosa, Heloiza H.

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem o objetivo de argumentar que, em momento de reforma educacional, é necessário levar-se em conta os resultados de pesquisas sobre desenvolvimento cognitivo e aprendizagem dos alunos. Esta discussão é importante devido ao fato de que a estrutura e organização da escola pública atual não reflete o que nós sabemos dos processos de como a criança aprende. Os profissionais e responsáveis por implementar e organizar a escola pública não levam em consideração tais pesquisas priorizando, assim, o aspecto pedagógico em detrimento do aspecto cognitivo do sujeito. Esta separação é prejudicial à qualidade da educação pretendida. E escola está separada da vida.

    Resumo em Inglês:

    This article argues for the need to take into consideration the research results about children's cognitive development and learning when educational reform is happening. This argument is important due to the fact that in the actual Brazilian public school its structure and organization in nothing reflects what we know about children's learning and cognition. School administrators and policy makers do not consider these research results when organizing the schools' settings and practices. Actually, the cognitive aspects of learning seem to be lessened in relation to the pedagogic aspects. The separation between cognition and pedagogy is detrimental do the quality of education. The school has been separated from life.
  • Entre o corpo e a escola: estudo sobre alguns dispositivos de colonização Seção Temática : Escola E Práticas Pedagógicas

    Cinto, Gregory de Jesus Gonçalves; Monteiro, Sueli Aparecida Itman; Dias, Romualdo

    Resumo em Português:

    Apresentamos alguns resultados de nosso estudo sobre as relações entre processos educacionais e processos de subjetivação. Nosso objeto de pesquisa é o corpo implicado no contexto escolar, no qual analisamos a ternura enquanto um campo colonizado pela dinâmica do poder. Observamos no processo educacional tanto as marcas de captura quanto as de ruptura diante dos mecanismos de mando advindos do mercado. Identificamos as implicações do corpo nos processos educacionais e propomos o paradigma estético enquanto referencial para um modo de ação educacional.

    Resumo em Inglês:

    We present some results of our studies on the relationship between educational processes and subjective processes. The object of our research is the body inserted in the school context in which we analyze tenderness as a field colonized by the dynamics of power. We have observed in the educational process both signs of capture as well as rupture facing the mechanisms of control coming from the market. We identified the implications of the body in the educational process in order to propose the aesthetic paradigm as a reference for educational action.
  • A fetichização do livro didático no Brasil Seção Temática : Escola E Práticas Pedagógicas

    Silva, Marco Antônio

    Resumo em Português:

    Este artigo discutirá como as diversas polêmicas sobre a qualidade dos livros didáticos veiculadas pela imprensa nos últimos anos demonstram a supervalorização deste instrumento didático/pedagógico em nossa cultura escolar. Este status alcançado nas representações sociais pelos livros didáticos é resultado de uma complexa trajetória histórica, uma significativa relevância econômica, e de contornos ideológicos e políticos, sobretudo no período republicano brasileiro. Por fim, debaterá como a consagração deste material parece ofuscar outras discussões como as reais condições de trabalho, formação e aprendizado de professores e alunos brasileiros do ensino básico.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to discuss how several polemics over the quality of textbooks released by the press in recent years have demonstrated how this pedagogical/didactic instrument has been overvalued. This status, which was achieved in the social representations by the educational materials, is the result of a complex historical trajectory, a significant economic importance, the ideological and political outlines, especially in the Brazilian republican period. Finally, it will discuss how the reputation of this material seems to overshadow other discussions such as the real working conditions, training and development for teachers and students from elementary schools in Brazil.
  • Valores práticos do magistério e facetas de práticas pedagógicas Seção Temática : Escola E Práticas Pedagógicas

    Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira

    Resumo em Português:

    Apresenta-se neste artigo o resultado de uma pesquisa sobre disposições para a ação de professores das primeiras séries do ensino fundamental que compõem suas práticas pedagógicas e se constituem em valores em estado prático. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com dez professoras da rede pública estadual de São Paulo, e analisados a partir dos conceitos de espaço social e campo social formulados por Pierre Bourdieu. Foi possível evidenciar que as práticas de disciplinarização e moralização dos alunos, centrais na atuação docente nesse âmbito do ensino, relacionam-se com aprendizagens referidas à origem e pertença social dos professores, e também às condições objetivas em que atuam.

    Resumo em Inglês:

    We aim to present in this article the results of a research on the dispositions to the action of teachers from the first grades of the primary school that compose their pedagogical practices and constitute values in practical state. Data was collected by means of semi-structured interviews with ten teachers from the state public schools of São Paulo, and it was analyzed considering the concepts of social space and social field formulated by Pierre Bourdieu. It was possible to evidence that the practices of the student's disciplinarization and moralization, which were the center of the teacher's acting regarding this teaching extent, relate themselves with the learning referred to the teacher's social origin and attribute, and with the objective conditions in which they operate.
  • A autoridade do professor e a função da escola Seção Temática : Escola E Práticas Pedagógicas

    Soares, Ademilson de Sousa

    Resumo em Português:

    A autoridade do professor e a função da escola são discutidas a partir das proposições de Giorgio Agamben sobre o homem contemporâneo; do conceito de Hannah Arendt sobre responsabilidade coletiva; e das ideias de Karl Marx sobre o fenômeno da alienação. O alheamento social e político, típico da contemporaneidade, que desafia os educadores; a irresponsabilidade dos adultos diante das novas gerações que provocam o professor e as demandas da realidade brasileira atual que desafiam a escola, são problematizadas no sentido de afirmar a autoridade do professor como aspecto decisivo da função social da escola no combate responsável a todas as formas de indiferença e de alienação.

    Resumo em Inglês:

    Teacher's authority and school role are discussed from the propositions presented by Giorgio Agamben on cotemporary mankind, from Hannah Arendt concepts on collective responsibility and Karl Marx ideas on the alienation phenomenon. The social and political excitement typical of our current time challenges educators; the adult's irresponsibility regarding new generations defies teachers; and the demands of the Brazilian present reality confronting school are here problematized, accounting for the teacher's authority as a decisive aspect of the social role of school towards an ongoing commitment against all kinds of indifference and alienation.
  • Corpo, gênero e sexualidade nos registros de indisciplina Outros Temas

    Ferrari, Anderson; Almeida, Marcos Adriano de

    Resumo em Português:

    Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Departamento de Ações Pedagógicas da Secretaria de Educação de Juiz de Fora. Trabalhando com os registros feitos entre 2007 e 2009, vamos centralizar nossas análises nos casos em que o corpo, o gênero e a sexualidade interagem com as indisciplinas. Entendendo essas categorias como construções discursivas e históricas, estamos propondo pensar os mecanismos de sua construção através dos enfrentamentos que ocorrem na escola. Desse modo, é na perspectiva Pós-estruturalista, sobretudo nas contribuições de Michel Foucault que estará nosso embasamento teórico-metodológico.

    Resumo em Inglês:

    This article is the result of a research realized in the Pedagogical Actions Department in Juiz de Fora Education Secretary Office. Working with the records from 2007 to 2009, we will center our analysis in the cases in which the body, gender and sexuality interact with 'indiscipline'. Understanding these categories as discursive and historical constructions, we are purposing to think the constructions mechanisms through what is faced and happened at school. In this way, it is the Post-structuralism perspective, mainly the contributions by Michel Foucault, that will be our theoretical-methodological basis.
  • De onde falamos nós?uma análise da produção da diferença a ser incluída Outros Temas

    Benevides, Pablo Severiano

    Resumo em Português:

    Este trabalho objetiva estabelecer uma análise dos agenciamentos que produzem a diferença a ser incluída. Partindo da suspeita de que o uso abusivo do pronome nós nos mais distintos discursos que pretendem fazer uma apologia da diferença pela via da inclusão consiste em um mecanismo de abstração da particularidade, da contingência e da posição de poder que ocupa quem enuncia estes discursos, procuro mostrar como eles se coadunam e não parecem oferecer resistências significativas às formas de superposição entre o poder disciplinar e o poder de normalização biopolítico nas sociedades contemporâneas. Isto implicará, portanto, numa crítica às evidências identitárias, tão assumidas como aspiradas pelos diversos movimentos minoritários.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to establish an analysis about the agencies which produce the difference to be included. Based on the suspicion that the overuse of the pronoun we in widely different speeches that intend to make a difference through advocacy of the inclusion consists of an abstraction of particularity mechanism, also from contingency and occupying positions of power who enunciates these speeches, I try to show how they fit in and do not appear to offer significant resistance to forms of overlap between disciplinary power and normalization biopolitical power in contemporary societies. This will therefore imply a criticism of evidence of identity. This identity is admitted by the various minority movements.
  • Os universitários como um público: educação e governamentalidade neoliberal Outros Temas

    Silva, Roberto Rafael Dias da; Fabris, Elí Terezinha Henn

    Resumo em Português:

    O presente texto propõe-se a apresentar os modos pelos quais a noção de público é produtiva para compreender as tecnologias de poder produzidas nas interfaces entre a educação e a comunicação no capitalismo contemporâneo. Tal conceito, produzido a partir de Gabriel Tarde, potencializa o entendimento de que os múltiplos materiais midiáticos que circulam em nosso tempo produzem uma sofisticação das tecnologias de poder. Examina-se, enfim, a gestão das mentes dos sujeitos universitários como uma tecnologia de poder característica do neoliberalismo contemporâneo, tal gerenciamento não apenas encaminha modos flexíveis de relacionar-se com o conhecimento, como também posiciona os sujeitos analisados em uma intensa rede de conexões permanentes.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to present the ways in which the notion of public is productive to understand the technologies of power produced in the interfaces between education and communication in contemporary capitalism. This concept, created from the theories of Gabriel Tarde, enhances the understanding that the multi-media materials which have been used in our time produce a sophistication of technologies of power. We examine, therefore, the management of the minds of scholars as a technology of power typical of contemporary neoliberalism, such management not only forwards flexible ways of relating to knowledge, but also places the analyzed individuals in a dense network of permanent connections.
  • Relação sociocultural dos brinquedos artesanais vendidos em feiras livres Outros Temas

    Antério, Djavan; Gomes-da-Silva, Pierre Normando

    Resumo em Português:

    A pesquisa objetivou analisar o significado sociocultural dos brinquedos artesanais vendidos em feiras livres. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, de campo. Os Sujeitos participantes foram vendedores de brinquedos artesanais das feiras livres das cidades de Campina Grande e João Pessoa, principais no Estado da Paraíba. Utilizou-se da entrevista semiestruturada e da observação direta com registro em diário de campo. Concluiu-se que os brinquedos artesanais apresentam importantes significados para os feirantes vendedores desses objetos, principalmente no que se refere ao período de infância vivida, ao significado intergeracional somado à história cultural do brinquedo e à realidade educacional dos Sujeitos.

    Resumo em Inglês:

    The research aimed to analyze the sociocultural meaning of craft toys sold in street fair. This is a research of qualitative, descriptive and field approach. The participants were sellers of handmade toys in the cities of Campina Grande and Joao Pessoa, the main in Paraíba State. We used the semistructured interview and direct observation in field diary. It was concluded that the handcrafted toys have important meanings for the market trader sellers of these objects, especially with concerns to the period of childhood experienced, to the intergenerational meaning added to the cultural history of the toy and to the educational reality of the subjects.
  • Alfabetização Rural no Brasil na Perspectiva das Relações Campo-Cidade e de Gênero Outros Temas

    Ferraro, Alceu Ravanello

    Resumo em Português:

    O artigo começa analisando a trajetória da taxa de alfabetização no Brasil através das sucessivas gerações presentes nos censos 2000 e 1950, buscando colocar em evidência tanto o estado e como a dinâmica das desigualdades quanto à alfabetização na perspectiva de sua relação cruzada com campo-cidade e gênero. Busca, então, elementos teóricos de inteligibilidade dessas desigualdades. Os resultados obtidos são: o latifúndio é o principal determinante estrutural do analfabetismo no campo; o analfabetismo está tornando-se numericamente um problema predominantemente urbano; a histórica superioridade masculina quanto à alfabetização e escolarização está cedendo lugar a uma crescente superioridade feminina, tanto no campo como na cidade.

    Resumo em Inglês:

    The article starts by analyzing the evolution of the literacy rate in the successive generations represented by Brazilian censuses of 2000 and 1950, attempting to highlight both the state and the dynamics of inequalities in terms of literacy in the perspective of their crossed relation with urban and rural areas and with genders. It then turns to find theoretical elements that can explain such inequalities. Its main results are the following: the large landed estate is the main structural determinant of illiteracy in rural areas; in numerical terms illiteracy is becoming a predominantly urban problem; the historical male superiority in terms of literacy and schooling is giving way to a growing female superiority both in urban and rural areas.
  • A universidade e o desafio de escrever para professores Outros Temas

    Vilaronga, Carla Ariela Rios; Sarti, Flavia Medeiros

    Resumo em Português:

    O artigo discute aspectos relacionados à produção de textos dirigidos a professores da Educação Básica, focalizando a função-autor nesse processo. No contexto educacional atual, os autores desses textos desempenham importante papel, à medida que sua atuação integra-se a processos de legitimação de certos discursos e de novas modalidades de formação docente. Esses pesquisadores acadêmicos se deparam com novos desafios, entre eles o de escrever para os professores da escola. O estudo cujos dados são apresentados neste artigo foi realizado sob uma abordagem qualitativa, a partir de análise documental e de entrevistas, tendo por referencial empírico um programa especial de formação superior de professores em serviço.

    Resumo em Inglês:

    The article broaches processes relating to the production of texts aiming primary education teachers, focusing both function and role of the authors on these texts. In the present educational context, the authors of these papers perform an important purpose as their actions integrates the legitimation of specific discourses and new modalities of teacher formation. These academic researchers come across new challenges, e.g. writing for school teachers. The study which data is presented in this article was accomplished under a qualitative approach, starting with documentary analysis, and interviews, having as an empiric reference a special program for graduated working teachers.
  • A teoria da história de Jörn Rüsen entre a modernidade e a pós-modernidade: uma contribuição à didática da história Outros Temas

    Barom, Wilian Carlos Cipriani; Cerri, Luis Fernando

    Resumo em Português:

    O presente artigo busca contextualizar alguns elementos da teoria da história de Jörn Rüsen, a partir de uma discussão maior entre a modernidade e a pós-modernidade. Neste sentido, seu pensamento fora relacionado como resposta aos desafios que o século XX trouxe à historiografia. Em especial, às influências metodológicas dos Annales, o caráter autorreferencial da linguagem, oriundo da virada linguística, e as micro-histórias, que podem ser apresentadas como contra-histórias do passado, nas palavras de Rüsen. Buscou-se, deste modo, abrir caminhos na compreensão de sua defesa do caráter científico da história, de sua valorização do método, assim como, de sua teoria de que a história está diretamente ligada ao cotidiano do historiador. Neste sentido, a partir destes acontecimentos internos a história enquanto ciência, o artigo também se propõe a apontar em que medida estas questões são refletidas na teoria da história de Rüsen, em especial na dimensão referente ao ensino da história e didática da história.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at contextualizing some elements of the theory of the historian Jörn Rüsen, starting from a discussion between modernity and postmodernity. In this sense, his thought had been linked as a response to the challenges that the twentieth century brought to historiography. In particular, the influences of methodological Annales, the self-referential nature of language, derived from the linguistic turn and the micro-histories that can be understand as counter-histories of the past, in the words of Rüsen. We have sought, thus, to widen the understanding of his defense of the scientific character of history, of his valorization of method, as well as of his theory that claims that history is directly linked to the daily life of the historian. In this sense, from these events pertinent to history as science, the article also sets out to point to what extent these issues are reflected in Rüsen's theory of history, especially in the dimension concerning the teaching of history and history didactics.
  • Método Valéry-Deleuze: um drama na comédia intelectual da educação Outros Temas

    Corazza, Sandra Mara

    Resumo em Português:

    Justamente porque enfrentamos dificuldades para pesquisar o informe, este artigo constitui o Método Valéry-Deleuze, enquanto componente de uma Pedagogia da Sensação, que articula os limites formais à intensidade da criação artistadora. Tributário do gosto filosófico, extrai conceitos operatórios do meio-Deleuze e do meio-Valéry, para analisar Autor, Infância, Currículo e Educador (AICE), pela via biografemática, ao modo de Roland Barthes. Cria, assim, condições para capturar as forças de acontecimentos educacionais, em suas modulações assignificantes, vitalidades assubjetivas e realidades ininterpretadas.

    Resumo em Inglês:

    Precisely because we face difficulties to research into the inform, this article constitutes the Valéry-Deleuze Method as a component of a Pedagogy of Sensation, which articulates the formal limits with the intensity of the artisting creation. Tributary of the philosophical taste, it extracts operatory concepts from both the Deleuzian thought and the Valeryan thought in order to analyze Author, Childhood, Curriculum and Educator through the bio-graphematic way, like Roland Barthes did. Thus, it creates conditions to capture the forces of educational happenings in their a-significant modulations, a-subjective vitalities and uninterpreted realities.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br