• Editorial

    Gandin, Luís Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú
  • Meanings of quality in the curriculum policy (2003-2012) Seção Temática: Qualidade na Educação Básica

    Matheus, Danielle dos Santos; Lopes, Alice Casimiro

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre os sentidos de qualidade da educação vinculados ao currículo na política educacional no período entre 2003 e 2012. Operando com a teoria do discurso, defendemos que a articulação entre o discurso de qualidade que se pretende total e o discurso de qualidade social é favorecida pela equivalência estabelecida entre as demandas relativas ao conhecimento. Como superfícies de inscrição de sentidos da política, são analisados 57 documentos produzidos no âmbito do Ministério da Educação no referido período e textos de programa de governo divulgados pelo Partido dos Trabalhadores na ocasião das campanhas eleitorais de 2002, 2006 e 2010.

    Abstract in English:

    This paper presents the results of a research into the meanings of quality of education associated with curriculum in the period 2003-2012. Dealing with theory of discourse, it is argued that the articulation between the discourse of quality aimed at being total and the discourse of social quality is favored by the equivalence between demands of knowledge. Like surfaces of inscription of political meanings, 57 documents from the Ministry of Education of this period are analyzed. The Workers Party political platforms of electoral campaign in 2002, 2006 and 2010 are also analyzed.
  • Quality in basic education: motivating actions and strategies Seção Temática: Qualidade na Educação Básica

    Nardi, Elton Luiz; Schneider, Marilda Pasqual; Rios, Mônica Piccione Gomes

    Abstract in Portuguese:

    O artigo tem por objetivo analisar ações e estratégias recorrentes, dinamizadas por escolas públicas de ensino fundamental com o propósito declarado de melhorar a qualidade da educação básica. Partindo dos resultados registrados por essas escolas em tradutores oficiais de qualidade, realça traços comuns entre medidas operadas a partir da publicação do Ideb de 2009, resultados escolares alcançados e variações nos índices e indicadores oficiais do período, sinalizando questões derivadas das tendências identificadas. Conclui demonstrando não haver correspondência uniforme entre ações dinamizadas e alcance de melhores índices oficiais, o que confirma a necessidade de um olhar atento ao que as escolas elegem como ações propulsoras de qualidade.

    Abstract in English:

    The article aims to analyze recurrent actions and strategies, applied by public elementary schools with the stated purpose of improving the quality of basic education. Based on the results recorded by these schools in quality official translators, it highlights common traits between initiatives operated since the publication of the 2009 Ideb, results achieved and variations in official indexes and indicators of the period, signaling issues from the trends identified. It concludes showing no uniform correspondence between the actions taken and the achieving of better official rates, which confirms the need to look carefully at what the schools are electing as actions to drive quality.
  • The discourse of quality in education and the government of teacher's behavior Seção Temática: Qualidade na Educação Básica

    Voss, Dulce Mari Silva; Garcia, Maria Manuela Alves

    Abstract in Portuguese:

    O estudo analisa os efeitos de autorresponsabilização na conduta docente do discurso da qualidade da educação alicerçado na elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com a política Compromisso Todos pela Educação, gestada através do Plano de Ações Articuladas (PAR), a partir de um conjunto de seis depoimentos de professoras que participaram da construção da política no contexto de um município do interior do Rio Grande do Sul, no período de 2008-2011. Utiliza os estudos de Michel Foucault sobre discurso e governamentalidade e, secundariamente, a noção de hegemonia a partir da obra de Ernesto Laclau para analisar os depoimentos. Conclui que o discurso da qualidade da educação via elevação do IDEB intensifica a vigilância sobre o trabalho das docentes.

    Abstract in English:

    This study analyzes the effects of self-accountability in teachers' behavior as of the discourse of quality in education based on the rise of the IDEB - Elementary Education Development Index - through the program "All for Education Commitment Plan", created by the PAR - Joint Action Plan - from a set of interviews with 6 teachers who participated in the development of this policy at a local level in a municipality in Rio Grande do Sul between 2009 and 2011. Studies of Michel Foucault on discourse and governmentality and, secondarily, Laclau's notion of hegemony, have been used to analyze the interviews in the research. It was concluded that the discourse of quality of education by the IDEB rise contributes to an intensified supervision of teachers' work.
  • School quality: impacts and challenges of external evaluation Seção Temática: Qualidade na Educação Básica

    Machado, Cristiane; Alavarse, Ocimar Munhoz

    Abstract in Portuguese:

    A partir do debate sobre qualidade na educação, este trabalho objetiva evidenciar o fortalecimento das iniciativas de avaliações externas como diretriz da política educacional para a melhoria da qualidade da educação das escolas. Apoiando-se na pesquisa nacional, procura-se mostrar possíveis interfaces das avaliações com a qualidade da educação. São destacadas algumas potencialidades e, também, alguns indícios de tensões das políticas de avaliação no cotidiano escolar. Por fim, conclui-se que a avaliação externa, concebida como um processo amplo que envolve escolhas técnicas, políticas e ideológicas, é um importante instrumento para o incremento da qualidade da educação nas escolas públicas.

    Abstract in English:

    From the debate on quality in education this work aims at identifying the strengthening of initiatives external evaluations of educational policy as a guideline for improving the quality of education in schools. Drawing on national survey try to show possible interfaces of evaluations with the quality of education. Are highlighted some potential, and also some evidence of political tensions evaluation in school life. Finally, it is concluded that the external evaluation, conceived as a broad process that involves technical choices, political and ideological is an important tool to increase the quality of education in public schools.
  • Reading competencies in Saeb: reading quality in basic education Seção Temática: Qualidade na Educação Básica

    Bridon, Janete; Neitzel, Adair de Aguiar

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo discute como as políticas de avaliação, em especial o Saeb, podem colaborar para a qualidade da educação básica. Ele identifica as competências em leitura indicadas pelo Saeb e analisa como os alunos encontram-se em relação à leitura. Esta é uma pesquisa qualitativa e exploratória, sendo os instrumentos de coleta de dados: o Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil; os documentos que tratam dos níveis de escala e desempenho em língua Portuguesa do Inep (2011); e os resultados do SAEB/Prova Brasil 2011 (Brasil, 2012). Como resultado, apresentamos que, para alcançar os níveis mais altos de compreensão leitora, os alunos necessitam desprender-se do texto fácil e adentrar sistematicamente no universo da leitura.

    Abstract in English:

    This article discusses how assessment policies, particularly Saeb, can contribute to the quality of basic education. It identifies the reading skills indicated by Saeb and analyzes how the students are with regard to reading. This is a qualitative and exploratory research, being the instruments for data collection: the Development Plan for Education: Prova Brasil; documents which deal with the scale and performance levels in Portuguese of Inep (2011), and the results of Saeb/Prova Brasil 2011 (Brasil, 2012). As a result, it is presented that in order to students achieve higher levels of reading comprehension, they need to detach themselves of the easy text and enter sistematically in the world of reading.
  • The mais educação (More Education) program as full-time school policy for quality in education Seção Temática: Qualidade na Educação Básica

    Penteado, Andrea

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo trazemos a contribuição da teoria da Nova Retórica para examinar discursos acerca do Programa Mais Educação proposto como modelo de educação integral para o ensino básico pelo Governo Federal. Tal programa tem defendido que a educação integral é um dos caminhos traçados pelas políticas públicas para atingir metas de uma educação de qualidade. Adotamos o índice proposto por Cavaliere, pelo qual a educação integral deve ser observada a partir do incremento que proporciona às práticas pedagógicas escolares. Concluímos que o programa tem servido melhor a uma estratégia de reforço escolar do que às melhorias pedagógicas dentro da escola e pode ser impeditivo do aprofundamento dos debates acerca de educação integral e de qualidade.

    Abstract in English:

    In this paper, we bring the contribution of the New Rhetoric theory to examine discourses about the Programa Mais Educação (More Education Program) proposed by the Brazilian Federal Government as a model of a full-time school for basic education and like a path traced by public policies to achieve goals of quality education. We use the index proposed by Cavaliere to evaluate the full-time school from the increment of its pedagogical practices. We conclude that the program is best suited like a strategy of tutoring students than like an improvement within the school pedagogies and may be impeding the discussions about full-time school and the quality education.
  • What is quality in youth and adult education? Seção Temática: Qualidade na Educação Básica

    Barcelos, Luciana Bandeira

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem por objetivo avaliar qualidade de ensino na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), em um Centro de Estudos Supletivos (CES), instituição escolar da cidade do Rio de Janeiro, tomada como estudo de caso. Investigou-se o conceito de qualidade na educação, a polissemia de significados que o termo possui e os diferentes enfoques e sentidos adquiridos por esse conceito ao longo do processo histórico da educação, analisando-se o movimento de diversificação de práticas de atendimento a sujeitos jovens e adultos desenvolvidas nesse espaço, e a relação dessas práticas com a qualidade do ensino ofertado.

    Abstract in English:

    This paper reports a case study focused on teaching quality as observed at a Center for Supplemental Education (CES), an educational institution located in the city of Rio de Janeiro, Brazil. The investigation attempted to identify the concept of quality in education today, the polysemy of meanings covered by the term, the various approaches reported in the relevant literature as well as the meanings it developed throughout the historical process. This was done by means of an analysis of the various practices developed in that space during the diversified movement of dealing with youth and adult subjects, and the relation between such practices and the teaching quality offered.
  • Teachers' salaries, financing and education quality in Brazil Seção Temática: Qualidade na Educação Básica

    Barbosa, Andreza

    Abstract in Portuguese:

    Ao se discutir qualidade da educação, frequentemente surgem questões relacionadas ao trabalho e aos salários dos professores, trazendo à tona a temática do financiamento da educação. Com o objetivo de discutir a relação entre salários docentes, financiamento e qualidade da educação básica no Brasil, este artigo traz resultados de uma pesquisa bibliográfica documental que teve como corpus de análise pesquisas da área da educação e economia e documentos relacionados à remuneração docente produzidos por organismos internacionais, como o Banco Mundial e a UNESCO. Observou-se que a remuneração dos professores é um elemento importante na melhoria da qualidade da educação e está diretamente relacionada aos recursos financeiros destinados a ela.

    Abstract in English:

    When discussing the quality of education, issues often arise related to labor and teachers' salaries which, in turn, raises the issue of the educational financing. In this way, in order to discuss the relationship between teacher salaries, financing and quality of basic education in Brazil, this paper presents results of a bibliographic documentary survey that having as the analyses corpus educational and economic studies and documents related to teachers' salaries produced by international organizations like the World Bank and UNESCO. It was observed that the remuneration of teachers is an important element in improving the quality of education and that is directly related to financial resources to it.
  • Subjects, policies and environmental education on solid waste management Outros Temas

    Pinheiro, Leandro Rogério; Amaral, Márcio de Freitas do; Lisboa, Cassiano Pamplona; Cargnin, Tiago de Mello

    Abstract in Portuguese:

    As análises que apresentamos aqui se configuram na articulação com os debates sobre a sustentabilidade do modelo de produção e consumo que temos gerado, problematizando políticas e práticas educativas gestadas na constituição e funcionamento das atividades de coleta seletiva e reciclagem. Procuramos, neste ínterim, abordar relações, tomadas de posição e contradições que constituem os aparatos públicos de reciclagem, considerando as narrativas dos principais sujeitos atuantes: catadores, intermediários da comercialização e gestores públicos. Assim, analisamos as práticas em educação ambiental promovidas, esboçando algumas críticas ao que nos parece sua atual ênfase na normatização de condutas.

    Abstract in English:

    The analyses presented in this research represent the result of discussions about sustainability of the production and consume model we have created, highlighting the issues regarding educational practices and policies engendered by the constitution and procedures of the activities of selective collection and recycling. In this study, then, the position-taking and the contradictions that comprise the public means of recycling were sought to be analyzed by considering the reports of the main subjects involved in this process, namely, trash pickers, commercial intermediaries and public administrators. Therefore, the praxis in environmental education was approached by criticizing what seems to be the current emphasis regarding behavioural normatizations.
  • The cliché: notes for a defeat of thought. For a naïve consciousness Outros Temas

    Brayner, Flávio Henrique Albert

    Abstract in Portuguese:

    Em que sentido o clichê, a frase feita e repisada, o jargão - que já há algum tempo invadiram o vocabulário pedagógico - podem representar uma estratégia de refamiliarização com um mundo tornado estranho, em que nossos conceitos deixaram de ser adequados, e passaram a indicar um perigo para o pensamento? Partindo de uma imagem de Camus (Sísifo) e passando pelo exame de Arendt sobre o caso Eichmann, em que o clichê é associado a uma derrota do pensamento, o artigo propõe uma tarefa insólita: um retorno a uma consciência ingênua, não como relação beata e desarmada diante do mundo, e sim como produção de um novo dicionário capaz de vivificar, linguisticamente, a atitude admiração diante das coisas.

    Abstract in English:

    In which way can the cliché, the ready-made, ceaselesslyrepeated sentence, the jargon - which have invaded pedagogical vocabulary for quite some time already - represent a strategy for being reacquainted to a world turned strange, where our concepts are no longer appropriate, and have become an indication of danger to thought? From Camus' image of Sisyphe through Arendt's examination of the Eichmann's case, where the cliché is associated to a defeat of thought, the article proposes a bizarre task: a return to a naive consciousness, not as a gaping and disarmed relation to the world, but as a production of a new dictionary, capable of livening up, linguistically speaking, a stand of admiration before things.
  • Pedagogies of current times Outros Temas

    Camozzato, Viviane Castro

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo é problematizar as transformações no estado da cultura e, principalmente, suas repercussões no conceito de pedagogia. Procura-se discutir o quanto essas transformações têm sido elementos importantes nas flexões da pedagogia, fazendo com que seja pluralizada em sua denominação e em seus espaços de atuação. Parte-se da hipótese de que a pedagogia procura responder às exigências que cada tempo coloca para a produção de tipos de sujeitos que lhe correspondam, levando adiante o mundo em que vivem. O argumento é sobre o que é denominado de pedagogias do presente: ou seja, pedagogias que se organizam e funcionam num processo de atualização e reconfiguração constantes. As pedagogias parecem atuar para forjar os sujeitos do presente.

    Abstract in English:

    The aim of this work is to problematise changes in culture and, chiefly, its effects in pedagogy concept. We have sought to discuss the effect of these changes to pedagogies as a way to pluralise its meanings and action spaces. We have drawn on the hypothesis that the pedagogy seeks to fulfil demands for shaping subjects for the world to keep as it is. The argument is about what is called current pedagogies: that is, pedagogies that are organised and work in a process of constant reshaping and updating. Pedagogies seem to act to forge present subjects.
  • The curriculum of the pioneer hospital class in Rio Grande do Sul Outros Temas

    Ortiz, Leodi Conceição Meireles; Freitas, Soraia Napoleão

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo é parte da tese de doutorado que teve como objetivo geral conhecer o currículo da Classe Hospitalar pioneira no Rio Grande do Sul. Para tal intento, a pesquisa trilhou os caminhos metodológicos da abordagem qualitativa, tendo como lanterna sinalizadora a corrente de pensamento fenomenológica. As feituras educacionais desta classe, nomeada como Programa de Apoio Pedagógico (PAP), anunciaram o empoderamento de descendência curricular crítica, contudo, há uma abertura consentida aos pressupostos advogados pela abordagem pós-crítica. A Classe Hospitalar disponibiliza, em seu território de ensino, a aprendizagem de conhecimentos, valores e vivências, professando a tessitura de um currículo impregnado de vida. Portanto, ao longo do projeto educacional da classe pioneira - pautado em contingência emancipatória -, vê-se a observância do respeito à dignidade, aos valores sociais, à produção cognitiva e ao estado clínico-emocional de cada paciente. O aluno como sujeito político, solidário, conhecedor, inventivo, cidadão e livre, eis a entidade sonhada e tencionada pela prática curricular desta Classe Hospitalar pesquisada.

    Abstract in English:

    This article is part of the doctoral thesis that aimed to meet the curriculum of Class Hospital pioneered the Rio Grande do Sul For this purpose, the research trod the paths of methodological qualitative approach as a flashlight signaling the phenomenological school of thought. The educational feituras this class, named Educational Support Program (PAP), announced the empowerment of descent critical curriculum, however, there is an opening consented to the assumptions advocated by post-critical approach. The Class Hospital provides in its territory of teaching, learning skills, values and experiences, professing the fabric of a curriculum infused with life. Therefore, throughout the project's educational pioneer class - guided by contingency emancipatory - see the observance of respect for dignity, social values, the production and the cognitive-emotional medical condition of each patient. The student as a political subject, supportive, knowledgeable, resourceful, and free citizens, that is the entity dreamed and tensioned by the practice of this curricular Hospital Class searched.
  • Citizenship, education and everyday life Outros Temas

    Maia, Angélica Araujo de Melo; Pereira, Maria Zuleide Costa

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho situa-se como um ensaio teórico que aborda o tema da cidadania como prática do cotidiano. Propõe algumas construções conceituais nesse campo e, ao mesmo tempo, procura estabelecer interlocuções com situações vinculadas a processos educacionais, especialmente àqueles que acontecem no dia a dia da escola. Busca-se efetuar conexões entre categorias relacionadas ao âmbito dos estudos do cotidiano e perspectivas temáticas de autores europeus que recentemente têm discutido a cidadania como prática cotidiana. Três categorias analíticas, agência, experiência e identidade, atuarão como referência na interligação entre as duas linhas de investigação apresentadas sobre o tema. Por último, ressaltar-se-á o que a aproximação de aspectos advindos das duas propostas em questão poderá trazer ao campo de estudos da cidadania e de suas interfaces com a educação.

    Abstract in English:

    This paper consists of a theoretical essay which investigates the theme of citizenship as an everyday practice. It proposes conceptual interventions in this field and at the same time it seeks to establish interlocutions with situations related to educational processes, particularly those that take place at schools on a daily basis. It aims at making connections between categories related to the area of everyday life studies and the thematic perspectives of some researchers that have recently discussed the theme of citizenship education as an everyday practice. Three analytical categories, agency, experience and identity, will stand as points of interrelation between the two research lines presented on the theme. In the end, we suggest what the interconnection of those two perspectives might bring to the understanding of citizenship and for the processes of citizenship education.
  • Stuart Hall: tributo a um autor que revolucionou as discussões em educação no Brasil Homenagem

    Costa, Marisa Vorraber; Wortmann, Maria Lúcia Castagna; Silveira, Rosa Maria Hessel
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br