Acessibilidade / Reportar erro
Educação & Realidade, Volume: 42, Número: 4, Publicado: 2017
  • Apresentação da Seção Temática - Norbert Elias e Educação Seção Temática: Norbert Elias E Educação

    Sarat, Magda; Célio, Reginaldo
  • Sexualização e Erotização: emancipação e integração do amor e do sexo Thematic Section: Norbert Elias And Education

    Wouters, Cas

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo trata das recentes mudanças nas relações românticas e sexuais entre os jovens. A perspectiva centra-se na emancipação de mulheres e jovens desde a década de 1880, momento em que os códigos sociais que dominam as relações entre mulheres e homens, pais e filhos, ganharam maior leniência. Umas e outros tiveram de aprender como se tornar sujeitos sexuais e também objetos sexuais, desenvolvendo um equilíbrio gratificante entre os dois, em processos de tentativa e erro que envolveram esforços de conectar intimidade sexual e relacional em surtos subsequentes de sexualização e erotização. O artigo aponta momentos significativos nesses processos e levanta a questão de onde estamos agora.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper pursues understanding recent changes in the romantic and sexual relations of young people. Its perspective focuses on the emancipation of women and young people since the 1880s, a moment when social codes dominating the relations between women and men, parents and their children, changed towards greater leniency. Both had to learn how to become sexual subjects as well as sexual objects and to develop a gratifying balance between the two, in trial-and-error processes involving attempts at connecting sexual and relational intimacy in subsequent spurts of sexualisation and eroticisation. The paper sketches significant moments in these processes and raises the question of where we are now.
  • Crianças Pobres como Grupo Outsider e a Participação da Escola Seção Temática: Norbert Elias E Educação

    Veiga, Cyntia Greive

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo é discutir a elaboração sócio-histórica das crianças pobres como grupo outsider e a participação da Escola neste processo, a partir da figuração estabelecidos-outsiders, paradigma empírico desenvolvido por Norbert Elias com função de problematizar relações de poder. Para análise das questões apresentadas, realizou-se estudos bibliográficos referentes ao entendimento da condição de pobreza como desqualificação moral e a estigmatização da criança pobre; em seguida, por meio de pesquisa documental e investigação histórica, buscou-se demonstrar a participação da escola pública na produção da infância pobre como grupo inferior, com destaque para a província/o estado de Minas Gerais no século XIX e início do XX.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The objective of this article is to discuss the social historical view of poor children as an outsider group and their schooling, based on an empirical paradigm developed by Norbert Elias to elaborate on the power relation problem. The questions presented here were analyzed based on a bibliographical study of the view of poverty as moral disqualification and the stigmatization of poor children. Next, based on a documental survey and historical inquiry, it was aimed to elucidate the role of public schooling in the stigmatization of poor children as an inferior group, especially in the province/state of Minas Gerais in the 19th and early 20th centuries.
  • Memórias da Infância e da Educação: abordagens eliasianas sobre as mulheres Seção Temática: Norbert Elias E Educação

    Sarat, Magda; Campos, Miria Izabel

    Resumo em Português:

    Resumo: Relações sociais entre indivíduos estão pautadas pela experiência de educação e formação que cada um traz consigo ao longo da vida, pelo modo como se constituem individual e coletivamente. A partir de Elias e da metodologia da história oral, o objetivo foi buscar nas memórias de infância de sete mulheres, professoras de crianças, nascidas entre 1950 e 1970, a formação e a educação que se constituiu na infância em espaços privados e domésticos. Apreendeu-se que a escolha profissional tem vínculos com a educação feminina, normatizada por regras de controle e civilidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Social relations between individuals are guided by educational and formation experiences that each one carries through life, by how they constitute themselves individually and collectively. From Elias and the methodology of oral history, the objective was to search, in the childhood memories of seven women, children’s teachers, born between 1950 and 1970, the formation and education constituted in their childhood, in private and domestic spaces. It was learned that the professional choice is linked to female education, normalized by rules of control and civility.
  • A Reforma Sampaio Dória: professores, poder e figurações Seção Temática: Norbert Elias E Educação

    Honorato, Tony

    Resumo em Português:

    Resumo: As reformas de ensino são objetos de pesquisa em Educação. Analisou-se a Reforma de 1920 da instrução pública paulista, dirigida por Sampaio Dória, do ponto de vista das prescrições legais e de sua implantação em uma realidade específica, a Escola Normal de Piracicaba/SP. A implantação contou com um grupo de professores que é o nosso objeto privilegiado. Dele apreendemos a formação de uma figuração social produtora de gradientes de poder a partir de reconhecidos domínios pedagógicos, literários, artísticos e político-nacionalistas. Os conceitos de figuração e de poder propostos por Norbert Elias nos dão suporte teórico. A Reforma de 1920, uma rede de pessoas interdependentes e seus desdobramentos são analisados neste artigo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Teaching reforms are the object of research in Education. The 1920 reform of public teaching in the state of São Paulo was analyzed, led by Sampaio Dória, from a standpoint of legal prescriptions and its implementation in a specific reality, the Normal School of Piracicaba/SP. The implementation counted on a group of teachers, which is our privileged object of research. From such group, we learn the establishment of a power gradient producing social figuration out of recognized pedagogic, literary, artistic and political nationalistic domains. The power and figuration concepts proposed by Norbert Elias provide us with theoretical support. The 1920 reform, a network of interdependent people and its unfolding are analyzed in this article.
  • O Jogo das Garantias dos Direitos Sociais das Pessoas com Deficiência Seção Temática: Norbert Elias E Educação

    Célio, Reginaldo; Sá, Maria das Graças Silva Carvalho de; Pantaleão, Edson

    Resumo em Português:

    Resumo: Discute a força relativa das instituições especializadas em Educação Especial no jogo social de concretização dos direitos sociais das pessoas com deficiência. Segue as orientações teórico-metodológicas da pesquisa do tipo etnográfico e assume o modelo de jogo, elaborado por Elias (2005), como principal fundamento. Observamos que a centralidade dessas instituições especializadas no contexto das políticas de educação inclusiva fundamenta-se em dois dispositivos interdependentes: 1) a produção e a disseminação do conhecimento sobre os modos de intervenção com as pessoas em situação de deficiência, numa perspectiva médico-clínica, e 2) a face assistencialista do liberalismo econômico e político que orientou a consolidação do Estado Moderno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article discusses the relative strength of special needs education institutions in a social game for the achievement of disabled people social rights. It is an ethnographic research and has the game model, developed by Elias (2005) as its main foundation. The centrality of special needs education institutions in the context of inclusive education policies is based on two interdependent devices: 1) the production and dissemination of knowledge on the intervention methods with people living with disabilities, under a medical-clinical perspective, and 2) the assistentialist side of economic and political liberalism.
  • Os Corpos de Elias: a concepção de corpo e educação a partir de três trabalhos de Norbert Elias Seção Temática: Norbert Elias E Educação

    Lucena, Ricardo de Figueiredo

    Resumo em Português:

    Resumo: As discussões sobre o corpo e a sua interconexão com a educação e a civilização fez transparecer a necessidade de explorar alguns elementos expostos por Elias, em três textos: Civilização dos Pais (2012); Sobre os Seres Humanos e em suas Emoções: um ensaio na perspectiva da sociologia dos processos (2009); e La Soledad de los Moribundos (1989). Daí a pergunta deste estudo: como tratar a relação entre corpo, educação e civilização a partir da perspectiva colocada por Elias? Os três trabalhos apresentam um nexo civilizatório que parte da infância até a velhice, em uma forma contínua e que se complementa. Não se deve tratar o corpo como um fenômeno isolado, mas como corpos que são construídos e complementados durante toda a vida do(s) indivíduo(s) - indivíduos inseridos numa sociedade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Discussions on the body and its interconnection with education and civilization made evident the need to explore some elements exposed by Elias in three texts: The Civilizing of Parents (1998); On Human Beings and Their Emotions: A Process-Sociological Essay (1991); and, The Loneliness of the Dying (1985). From that emerges the question of this study: how can the relation between body, education and civilization be addressed from the perspective appointed by Elias? The three works show a civilizing nexus from childhood until elderliness, in a continuous form that complements itself. The body should not be address as an isolated phenomenon, but like bodies that are constructed and complemented throughout the individual’s life - individuals inserted into society.
  • Educación, Gobierno de Sí y de los Otros: elementos para un estado del arte en Colombia Other Themes

    Espinel-Bernal, Oscar Orlando; Castell-Castro, Alfonso

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La apropiación y el uso creativo de los conceptos metodológicos foucaultianos en el campo de los estudios sobre educación y pedagogía, han permitido establecer otros ángulos de visión desde los cuales abordar y analizar las prácticas educativas y pedagógicas, abriendo múltiples ranuras, perspectivas, problemas y escenarios de investigación. El presente estado del arte pretende rastrear y categorizar la forma como vienen operando dichas nociones en investigaciones en el campo de la educación y de la pedagogía en Colombia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The creative use of foucauldian concepts and methodology notions in the field of education and pedagogy studies have established another point of views to approach and analyze the educational and pedagogical practices, opening new perspectives, problems and research scenarios. The purpose of the present state of art is to track and categorize how the foucauldian notions has been operating in research in education and pedagogy in Colombia.
  • Linguagem Oral e Brincadeira Letrada nas Creches Other Themes

    Wajskop, Gisela

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo visa contribuir para a reflexão sobre as relações entre a brincadeira de faz-de-conta e a aprendizagem da linguagem oral em contextos narrativos significativos em creches. Pretende apresentar, por meio de exemplos e resultados de pesquisa-ação em curso, como uma narrativa emergente pode ser construída pelas crianças, coletivamente, em suas brincadeiras a partir da leitura em voz alta de livros literários pelos professores. Os resultados revelam a integração entre brincar e aprender, dois lados da mesma moeda quando mediados pela literatura infantil que fornece repertório linguístico e semântico significativo às produções expressivas e comunicativas das crianças.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article seeks to contribute to the reflection of the relation between children's make-believe play and oral language learning in meaningful narrative contexts in day care centers. By providing examples of ongoing action research, it aims to present how children can collectively construct an emerging narrative during their playtime from teachers reading literary books aloud. The results reveal the correlation between playing and learning, which are two sides of the same coin when mediated by children's literature as it supplies a meaningful linguistic and semantic repertoire for children's expressive and communicative production.
  • ¿El armario está abierto?: estudios sobre diversidad sexual en El Salvador Other Themes

    Arévalo, Amaral Palevi Gómez

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El presente texto tiene por objetivo analizar 39 producciones universitarias sobre diferentes temáticas de diversidad sexual producidas entre 1988 a 2015, las cuales se organizan en 4 ejes/binomios: Prácticas sexuales/Cuerpos, Matrimonio/Familias, Identidades/Prejuicios y Derechos/Ciudadanías. Al mismo tiempo se proponen nuevas temáticas para investigar y se reflexiona sobre los retos al interior de la educación superior salvadoreña para constituir un campo de Estudios sobre Diversidad Sexual. Concluyendo, a pesar de la existencia dispersa de 39 producciones universitarias, las cuales son un avance, el armario de la academia salvadoreña está aún cerrado, y por tal motivo surge la pregunta ¿cómo lo podemos abrir?

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper aims to analyze 39 academic papers on different themes about sexual diversity produced 1988-2015. The analysis is based on four pairs: Sexual practices/Bodies, Marriage/Families, Identities/Prejudice and Rights/Citizenship. Based on that, we propose new themes for investigation and reflections about the challenges within the Salvadoran higher education to build the field of Sexual Diversity Studies. In conclusion, despite the existence of 39 papers - which are a step forward -, the closet of the Salvadoran Academy is still closed, and therefore a question arises: how can we open it?
  • Vigotski e os Processos Criativos de Professores ante a Realidade Atual Other Themes

    Oliveira, Artur Bruno Fonseca de; Lima, Ana Ignez Belém

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo aborda a criatividade no exercício da docência. Busca-se contribuir com reflexões que embasem práticas inovadoras na escola. O estudo é ancorado na Psicologia Histórico-Cultural, que compreende o ser humano como capacitado para ressignificar sentidos. Abordar a constituição do homem como ser criativo e criador traz opções num tempo em que o docente reproduz processos de alienação. O contexto e as relações vividas são primordiais para o desencadeamento do processo criativo. Tanto as relações interpessoais como o trabalho são marcados por competitividade, individualismo, flexibilidade e rapidez. Tal circunstância tolhe o potencial criativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article addresses creativity in teaching. It is intended to contribute with reflections that support innovating practices at school. The study is anchored in historical-cultural psychology which understands human being as skilled to re-signify senses. Addressing the constitution of human beings as a creative and creator being brings options in a time in which the teacher reproduces alienation processes. The context and the experienced relations are essential for the triggering of the creative process. Both interpersonal relations and work are marked by competitiveness, individualism flexibility and quickness. Such circumstance hinders the creative potential.
  • El Derecho a ser Joven desde la Prensa Argentina Other Themes

    Saez, Virginia

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El artículo analiza las principales características de las prácticas discursivas de la mediatización del fenómeno de las violencias en las escuelas y su relación con la representación de las juventudes. Se busca clarificar los desafíos de la visibilización de los jóvenes como sujetos de derecho. Se basa en el análisis cualitativo de una muestra de tres mil quinientas ochenta y una notas de los diarios de la ciudad de La Plata, en el período 1993-2011. El método utilizado fue el análisis socioeducativo del discurso. Esta investigación amplía la base empírica con la que pensar y discutir cómo a través de los sentidos implícitos en las notas periodísticas se construyen ciertos sujetos como amenazantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper analyzes the main characteristics of the discursive practices of the media coverage with respect to the phenomenon of violence in schools and its relation to the representation of the young. This work attempts to clarify the challenges that the visibilization of the young as subjects of rights presents. The sample is made up of three thousand five hundred and eighty-one articles of newspapers from La Plata city between 1993 and 2011. It is a qualitative analysis from the socio-educational discourse analysis perspective. The objective of this work is to consider and discuss how the press − through its implicit meanings − shows certain subjects as threatening.
  • A Estética da Existência e a Diferença no Encontro da Arte com a Educação Outros Temas

    Zanetti, Fernando Luiz

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa que problematiza o encontro da arte com a educação, no Brasil, nas últimas duas décadas. Buscou-se apreender como as noções de estética da existência e diferença, oriundas respectivamente das teorizações de Michel Foucault e Gilles Deleuze, passaram a fazer parte da pedagogia da arte, no referido período. Trabalhou-se com artigos de revistas acadêmicas, que pautam de modo prático ou teórico as noções de estética da existência e de diferença. Notou-se tanto uma recomendação desses conceitos, como ferramentas de superação das crises educativas, como também uma patente impossibilidade de os estabelecer como lastro teórico de um projeto de mudança social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article is part of a research that problematizes the encounter between art and education in Brazil in the last two decades. It sought to learn how the notions of aesthetics of existence and difference, coming respectively from Michel Foucault and Gilles Deleuze’s theories, became part of the art pedagogy in that period. This research was based on articles from academic journals that guide practical or theoretically the notions of aesthetics of existence and difference. It was noticed a recommendation of these concepts as tools for overcoming the educational crisis, but also a patent impossibility of establishing them as theoretical ballast of a project of social change.
  • Alfabetizacion Estadistica en Profesores de Distintos Niveles Formativos Other Themes

    Rodriguez-Alveal, Francisco Enrique

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El presente artículo tiene por objetivo evaluar los niveles de alfabetización estadística y la percepción que tienen estudiantes en Formación Inicial Docente y profesores en ejercicio del sistema escolar. Para tal efecto, se aplicaron dos instrumentos: el primero, de alfabetización estadística y el segundo de percepción, validados estadística. Los resultados evidencian que, en general, los estudiantes en Formación Inicial Docente y profesores en ejercicio presentan porcentajes de logro descendidos en la descodificación de situaciones problemáticas de tipo textual, entregando además argumentaciones poco plausibles con los saberes estadísticos donde intervienen conceptos básicos de estadística.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this paper is to assess the levels of statistical literacy and perception of Early Teaching Training (ITE) students and teachers working in the Chilean schooling system. Two measuring tools were applied: (1) statistical literacy and (2) perception, both validated statistically. The results of this analysis show that, in general, ITE students and working teachers present low achievement percentage on decoding textual situations, delivering unlikely arguments with little basis on basic statistical concepts.
  • Pesquisas em Comunicação Suplementar e Alternativa na Educação Infantil Outros Temas

    Massaro, Munique; Deliberato, Débora

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste estudo foi mapear a produção de conhecimento acerca da Comunicação Suplementar e Alternativa na Educação Infantil indexada em Bases de Dados Científicos de 1980 a julho de 2015 e nos Anais do Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. Foram encontrados 80 trabalhos nacionais e internacionais a respeito da temática. O tema é recente no panorama brasileiro. As pesquisas internacionais focalizaram o desenvolvimento da linguagem e aspectos comunicativos das crianças com deficiência e pesquisadores brasileiros se propuseram a dar suporte em escolas com adaptações de atividades e estratégias pedagógicas por meio da comunicação suplementar e alternativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this study was to map the production of knowledge on Augmentative and Alternative Communication in Early Childhood Education indexed in scientific databases from 1980 to July 2015, and conference proceedings of the Brazilian Society for Augmentative and Alternative Communication. Eighty studies conducted both nationally and abroad, were found regarding the theme which is recent in the Brazilian panorama. Studies abroad focus on the development of language and communicative aspects of children with disabilities, while in Brazil the research intends to provide school support with activities and teaching strategies adapted through augmentative and alternative communication.
  • A Propósito de uma Estética Formativa Mediante um Conceito-Paisagem Outros Temas

    Dozol, Marlene Souza

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente ensaio busca indicar a diversidade de itinerários de pesquisa e a multiplicidade de linguagens permitidas pela ampla ideia de formação humana. Propõe ao leitor o exercício de investigá-la mediante fragmentos de um romance epistolar, um tratado de educação e uma carta que procura defender os princípios de tal tratado, nomeadamente: Júlia ou a nova Heloísa, Emílio ou Da Educação e Carta a Christophe de Beaumont, da obra de Jean-Jacques Rousseau. Para tanto, elege o conceito de educação negativa que aparece nesses escritos na intenção de acompanhar o seu deslizar de uma determinada filosofia de educação em direção a uma estética formativa que se faz compreender pelo cruzamento entre filosofia, literatura e paisagismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This essay seeks to show the diversity of research paths and the multiplicity of languages allowed by the broad idea of human formation. It suggests to the readers the exercise of investigating it by fragments of an epistolary novel, a treatise on education and a letter which seeks to uphold the principles of such a treaty, namely: Julia or the new Heloise, Emile or Education and Letter to Christophe de Beaumont, all by Jean-Jacques Rousseau. For this purpose, it elects the concept of negative education that appears in these writings in the intention to track its gliding from a certain philosophy of education to a formative aesthetics that is understood by the intersection of philosophy, literature and landscape.
  • La Pedagogía Teatral como Ciencia de la Educación Teatral Other Themes

    Vieites, Manuel F.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo de este trabajo es presentar una visión panorámica de las diferentes prácticas educativas que configuran el campo de la educación teatral, y proponer, como consecuencia, la necesidad de desarrollar, en su dimensión científica y académica, aquella disciplina llamada a ofrecer una descripción sistemática, rigurosa y normativa de lo que es la educación teatral en tanto ámbito específico de educación, y de sus características pertinentes y diferenciales frente a otros ámbitos próximos. También se señalan procesos básicos a desarrollar en la construcción de la Pedagogía Teatral como ciencia y disciplina, en la formación de formadores y en una investigación específica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this paper is to provide an overview of the distinct educational practices that could be included in the field of theatre education. Also, as a result, to propose the need to develop, from a scientific and academic perspective, a discipline which should offer a systematic, rigorous and normative description about what theatre education is as a specific area in the educational field, as well as about its relevant and differential features, compared to other similar areas. It also identifies essential processes to develop in the construction of Theatre Pedagogy as science and discipline, as well as in the training of educators and as an area of specific research.
  • Pedagogia da Alternância e(m) Etnodesenvolvimento: realidade e desafios Other Themes

    Oliveira, Assis da Costa; Parente, Francilene de Aguiar; Domingues, William César Lopes

    Resumo em Português:

    Resumo: No presente artigo se analisa o processo de implantação da Pedagogia da Alternância no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento, sediado no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará. De início, reflete-se sobre os aportes teóricos que fundamentam a alternância na perspectiva do etnodesenvolvimento e da interculturalidade. Posteriormente, analisa-se os ganhos educacionais obtidos com a adoção da metodologia, sobretudo no plano da relação entre teoria e prática, e conhecimentos tradicionais com conhecimentos científicos, assim como os problemas e desafios que sua adoção gera no plano administrativo e na prática docente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article analyzes the implementation process of Pedagogy of Alternation in the degree course of Ethnodevelopment, hosted by the Federal University of Pará, Altamira campus, Brazil. Initially, it reflects on theoretical framework that ground the alternation in the perspective of ethnodevelopment and interculturality. Subsequently, it analyzes the educational gains from the adoption of the methodology, particularly in the scope of the relation between theory and practice, traditional knowledge with scientific knowledge, as well as the problems and challenges that its adoption generates in the management scope and in the teaching practice.
  • Representações Sociais de Docentes da EJA: afetividade e formação docente Outros Temas

    Camargo, Poliana da Silva Almeida Santos

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar as representações sociais dos professores da EJA sobre sua formação docente e a afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Participaram do estudo professores que atuam no Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA e Centro Estadual da Educação de Jovens e Adultos - CEEJA. Os instrumentos de coleta de dados foram: Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e entrevista. Podemos inferir que as representações sociais dos professores objetivam-se na prática cotidiana por meio do compromisso assumido com os alunos e se ancoram na perspectiva afetiva, posto que o amor e a responsabilidade são mais significativos do que a competência técnica e a formação didático-pedagógica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this article is to present Youth and Adult Education - EJA teachers’ social representations, concerning their teacher training and affectivity in the teaching-learning process. The participants were teachers who work at the Youth and Adult Education Center - CEJA and the Youth and Adult Education State Center - CEEJA. Data were collected using the Words Free Association Test (TALP) and interviews. We can infer that the teachers’ social representations are actualized in their daily practice through their commitment with the students, and are based on the affective perspective, in which love and responsibility are more significant than technical competence, teaching practice and pedagogical training.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br