Acessibilidade / Reportar erro
Educação & Realidade, Volume: 42, Número: 3, Publicado: 2017
  • Apresentação da Seção Temática - Métodos de Educação Comparada Thematic Section: Methods Of Comparative Education

    Bartlett, Lesley; Krawczyk, Nora
  • Los Estudios Comparativos: algunas notas históricas, epistemológicas y metodológicas Seção Temática: Métodos De Educação Comparada

    Piovani, Juan Ignacio; Krawczyk, Nora

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este artículo se abordan algunas cuestiones históricas, epistemológicas y metodológicas relacionadas con los estudios comparativos en las ciencias sociales, con referencias específicas al campo de la educación. A partir de una consideración general de la comparación, su estructura lógica y su presencia en la ciencia y en la vida cotidiana, se avanza hacia la presentación y valoración crítica de las posturas que la definen como método científico. Por otra parte, se sostiene que, aún cuando se rechace este significado restrictivo de la comparación como método, existe cierto consenso en torno de la especificidad de los estudios comparativos en las ciencias sociales. Y en relación con ellos, en el artículo se discuten con mayor detalle los de carácter trans-contextual (cross-national y cross-cultural), con énfasis en los principales desafíos metodológicos y técnicos que afrontan. Se analiza también la perspectiva comparativa socio histórica, que ha adquirido importancia en los últimos años en el campo de la educación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this article some historical, epistemological and methodological issues related to comparative studies in the social sciences are addressed, with specific reference to the field of education. The starting point is a discussion of the meaning of comparison, its logical structure and its presence in science and in everyday life. It follows the presentation and critical appraisal of the perspectives regarding comparison as a scientific method. It is argued that, even rejecting this restrictive meaning of comparison as a method, there is some consensus on the specificity of comparative studies within the social sciences. And in relation to them, the article address in more detail those studies that can be defined as trans-contextual (cross-national and cross-cultural), with emphasis on the main methodological and technical challenges they face. The socio-historical comparative perspective, which has gained importance in recent years in the field of education, is also discussed.
  • Métodos Quantitativos na Educação Comparada e em Outros Cursos: são válidos? Thematic Section: Methods Of Comparative Education

    Klees, Steven J.

    Resumo em Português:

    Resumo13: A comparação é a essência da ciência e o campo da educação comparada e internacional, como muitas ciências sociais, encontra-se dominado por abordagens metodológicas quantitativas. Este artigo levanta questões fundamentais a respeito da utilidade da análise de regressão para inferências causais. Examina três obras extensas de análise de regressão aplicada referentes a políticas educacionais. O artigo conclui que o alcance ou até mesmo a proximidade das condições necessárias para que a análise de regressão produza inferências causais válidas está mais distante do que nunca, de modo que estas inferências nunca são válidas. As metodologias de pesquisa alternativas são então brevemente discutidas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract1: Comparison is the essence of science and the field of comparative and international education, like many of the social sciences, has been dominated by quantitative methodological approaches. This paper raises fundamental questions about the utility of regression analysis for causal inference. It examines three extensive literatures of applied regression analysis concerned with education policies. The paper concludes that the conditions necessary for regression analysis to yield valid causal inferences are so far from ever being met or approximated that such inferences are never valid. Alternative research methodologies are then briefly discussed.
  • Comparando Políticas em um Mundo em Globalização: reflexões metodológicas Thematic Section: Methods Of Comparative Education

    Robertson, Susan; Dale, Roger

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo explora os desafios metodológicos quando políticas educacionais são comparadas em um mundo em globalização. Iniciará pelo esboço dos contornos das transformações que vêm ocorrendo na governança de sistemas educacionais como resultado de processos globais e os desafios enfrentados por nós no que se refere ao modo como estudamos e comparamos políticas educacionais. Fazemos isto por meio de quatro ‘ismos’ que problematizamos como prova definitiva da mudança educacional global. A seguir, questionamos a comparação e indicamos duas maneiras conflitantes que podem ser usadas ao estudar a política educacional. Na seção final do artigo, oferecemos três reflexões metodológicas (porém não exaustivas), cada uma contendo uma dimensão diferente para explorar os processos educacionais globais - tempo, espaço e lógica de governo em elaboração de política educacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper explores the methodological challenges in comparing education policies in a globalizing world. It will be developed in the following ways. We begin with sketching out the contours of the changes that have taken place in the governance of education systems as a result of global processes and the challenges to presents us with regarding how we study, and compare, education policies. We do this by way of four ‘isms’ which we problematise as litmusses of global educational change. We then raise the question of comparison, and point to two conflicting ways that it can be used in studying education policy. In the final section of the paper we offer three (not exhaustive) methodological reflections - each with a different dimension through which to explore global education processes - time, space, and logics of governing in education policymaking.
  • Perspectivismo y Cartografía Social: aportes a la educación comparada Seção Temática: Métodos De Educação Comparada

    Gorostiaga, Jorge M.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo argumenta que un enfoque perspectivista provee una forma de comparación (el análisis de semejanzas, diferencias e interrelaciones entre distintas perspectivas) que aporta una herramienta valiosa para el estudio de problemas de la educación. En particular, se discuten las características metodológicas de la cartografía social y cómo se inscribe en los debates del campo de la educación comparada. Además, se ilustra su aplicación a problemas de política educativa desde una perspectiva comparada y en el contexto latinoamericano, haciendo foco en una investigación que analizó el debate intertextual sobre la relación entre globalización y reforma educativa en la región en el período 1996-2008.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article argues that a perspectivist approach provides a form of comparison (the analysis of similarities, differences and inter-relationships between different perspectives) that contributes as a valuable tool for the study of educational problems. In particular, it discusses methodological features of social cartography and how it falls within the debates of the field of comparative education. In addition, it illustrates its application to education policy problems from a comparative perspective in the Latin American context, focusing on a study that analyzed the intertextual debate on globalization and education reform in the region during the 1996-2008 period.
  • Estudos de Caso Comparado Thematic Section: Methods Of Comparative Education

    Bartlett, Lesley; Vavrus, Frances

    Resumo em Português:

    Resumo: O que é um estudo de caso e qual é sua utilidade? Neste artigo, revisamos os enfoques dominantes na pesquisa por estudo de caso e apontamos suas limitações. A seguir, propomos um novo enfoque - estudo de caso comparado - que atende simultaneamente às dimensões mundiais, nacionais e locais da pesquisa baseada em caso. Afirmamos que novas abordagens tornam-se necessárias devido a transformações conceituais nas ciências sociais, especificamente com relação à cultura, ao contexto, ao espaço, ao lugar e à própria comparação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: What is a case study and what is it good for? In this article, we review dominant approaches to case study research and point out their limitations. Next, we propose a new approach - the comparative case study approach - that attends simultaneously to global, national, and local dimensions of case-based research. We contend that new approaches are necessitated by conceptual shifts in the social sciences, specifically in relation to culture, context, space, place, and comparison itself.
  • Compreendendo a Operação Denominada Comparação Seção Temática: Métodos De Educação Comparada

    Weller, Wivian

    Resumo em Português:

    Resumo1: Nas ciências sociais a comparação cultural foi vista por um longo período como um procedimento científico voltado para determinar as estruturas ocultas a partir das quais ocorria o desenvolvimento das sociedades. Com base em aportes de Friedrich Tenbruck e Joachim Matthes, a primeira parte do artigo oferece uma análise crítica a esse tipo de entendimento da comparação e dos métodos utilizados. Na segunda parte são apresentadas duas pesquisas internacionais, com ênfase nos procedimentos metodológicos, motivos para a realização de ambos os estudos e aprendizados adquiridos. A riqueza de um estudo comparado não está apenas na capacidade de desvelamento de situações e realidades desconhecidas, mas também daquilo que não sabíamos sobre nós mesmos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract13: Cultural comparison in social sciences was seen for a long time as a scientific procedure to uncover hidden structures behind the development of societies. Based on contributions from Friedrich Tenbruck and Joachim Matthes, the first part of the article comprises a critical analysis of this understanding of comparison and comparative methods. The second part presents two international research studies with an emphasis on the methodological procedures and the reasons for the development of both studies as well as the experiences gained from these projects. The significance of a comparative study is not only in the ability to understand unknown situations and realities, but also in finding out what we did not know about ourselves.
  • Interculturalidad y Educación en Argentina desde una Perspectiva Comparativa Seção Temática: Métodos De Educação Comparada

    Novaro, Gabriela; Padawer, Ana; Borton, Laureano

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este artículo ponemos en relación dos investigaciones, una desarrollada en aldeas mbya guaraníes del noreste de Argentina, otra, en una localidad cercana a Buenos Aires habitada por migrantes provenientes de Bolivia. A pesar de las diferencias, en ambos casos se trata de colectivos en situación de desplazamiento y pobreza, que apuestan por la continuidad identitaria y advierten profundas discontinuidades en la transmisión generacional. Centrándonos en espacios familiares y comunitarios reconstruimos los significados de prácticas que se transmiten a los niños y jóvenes fuertemente vinculadas a los procesos de identificación. Advertimos las tensiones entre estas prácticas y expectativas educativas y los mandatos escolares vigentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article compares two different research cases, one carried out in Mbyà Guaraní villages in northwestern Argentina, and the other in a Buenos Aires city suburban site inhabited by Bolivian migrants. Despite the differences, both groups live in situations of poverty and displacement, wager on identity continuity, and present profound discontinuities in terms of generational transmission. Focusing on family and community spaces, we rebuild the meanings of practices strongly related to identity processes that are transmitted to children and youngsters. We also observe the tensions between these practices and educational expectations, and current school mandates.
  • Viver Através de Projetos de Saúde: práticas de educação em saúde no Brasil Outros Temas

    Melo, Lucas Pereira de; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste ensaio é analisar os saberes e as práticas de educação em saúde no Brasil tomando como objeto sua emergência histórica na segunda década do século XX, como educação sanitária, e seus desdobramentos mais recentes. Tais saberes e práticas são analisados por meio dos conceitos de práticas discursivas e biopolítica de Michel Foucault. A discussão se inicia com a emergência da educação sanitária no Brasil nos anos 1920 e de suas práticas até a década de 1960, quando ocorre a mudança terminológica para educação em saúde. Por fim, abordam-se alguns dos desdobramentos hodiernos das práticas de educação em saúde e seus traços biopolíticos no contexto marcado pelas estratégias de reorientação do modelo de atenção à saúde no país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper aims to analyse the health education’s practices in Brazil taking as object its historical emergence as sanitary education in the 1920s, and its latest developments. The Michel Foucault’s concepts of discursive practices, and biopolitic guided this analysis. The discussion began with the emergence of sanitary education in Brazil in the 1920s and their practices until the 1960s when there is a terminological shift to health education. Finally, were approached some contemporary developments of health education practices and their biopolitical traces in a context marked by strategies for reorienting the health care model in the country.
  • Livro Didático de Geografia: estudo da linguagem cartográfica Outros Temas

    Prado, Clodoaldo José Bueno do; Carneiro, Sônia Maria Marchiorato

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo objetiva socializar a pesquisa sobre o livro didático de Geografia dos anos finais do ensino fundamental (ciclos III e IV) em relação à linguagem cartográfica. O estudo, qualitativo, avaliou a relação dos textos discursivos e atividades com os mapas, sob o foco da consciência espacial cidadã. O referencial teórico teve como pressupostos: a concepção de uma Educação Geográfica comprometida com a cidadania do educando; e as representações cartográficas nos livros didáticos enquanto instrumentais metodológicos. Os resultados evidenciam que, de maneira geral, a Coleção apresenta os elementos essenciais dos mapas, apesar de ocorrerem ainda incorreções e insuficiências; e a articulação de textos e atividades com mapas é deficiente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article aims at socializing a research on didactic Geography books for last years within primary Brazilian school (3rd and 4rth Circles), regarding cartographic language. It was qualitatively assessed the relation of discursive texts and activities to maps, with focus on spatial citizenship consciousness. The theoretical referral summoned the concept of Geographic Education as compromised with pupil´s citizenship; and the cartographic maps in school as methodological instruments relating contents with geographical spatiality. Results reveal desirable trends of the cartographic contents within the sampled collection, but there remains a lack of improvement as to pedagogical articulation of texts and maps, and of those with activities.
  • Acoso Escolar y la Protección de los Derechos de los Niños y Adolescentes Outros Temas

    Mata Diz, Jamile Bergamaschine; Martins, Thiago Penido

    Resumo em Espanhol:

    Resumen1: El crecimiento de los casos relativos a la práctica del bullying (acoso) en el ambiente escolar han generado numerosas discusiones sobre la responsabilidad civil. Así, se buscará analizar como las prácticas de acoso en la escuela pueden combatirse desde una perspectiva de la protección derivada de los derechos fundamentales, anclada aún en las decisiones judiciales existentes sobre el tema. Como resultado, se puede afirmar que, aunque las instituciones de enseñanza posean el deber temporal de guardia y vigilancia sobre el niño o adolescente, tal hecho no podrá considerarse como suficiente para elidir la responsabilidad constitucionalmente atribuida a los padres de educar sus hijos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The growth of cases relating to the practice of bullying in the school environment have generated numerous discussions on liability. So, we will seek to analyze the practices of bullying at school can be fought from the perspective of the protection stemming from fundamental rights, yet anchored in existing court decisions on the subject. As a result, we can say that although educational institutions possess temporary duty to guard and watch over the child or adolescent, this fact can not be considered sufficient to elide constitutionally attributed to the responsibility of parents to educate their children.
  • Educação Ambiental e suas Urgências: a constituição de uma ética planetária Outros Temas

    Ratto, Cleber Gibbon; Henning, Paula Corrêa; Andreola, Balduíno Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo pretende contribuir para um discurso caro ao tempo atual: a urgência das questões ambientais. Para isso trazemos autores reconhecidos mundialmente que tratam dos dramas que nos acometem cotidianamente. Busca-se também apontar o modo como o tema de uma crise ambiental tem entrado na pauta da sociedade atual, sobretudo nas mídias, sustentando muitas vezes uma política do medo. Enfatiza-se a discussão de uma ética do cuidado planetário, tomando o cuidado como categoria ontológica capaz de nos reconectar com a Terra. Ante a política do medo, feita da culpa e do terror, a Educação tem a responsabilidade de agenciar uma práxis que favoreça o sentido de coletividade e ação política, contrário ao individualismo contemporâneo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article intends to contribute with a discourse dear to the present times: the urgency of environmental issues. We seek support in globally recognized authors who discuss those dramas lived daily by us. We also seek to show how the theme of an environmental crisis has entered the current agenda of our society, mostly by the media, quite often supporting a policy of fear. We emphasize the discussion of an ethics of planetary care, assuming care as an ontological category able to reconnect us with the Earth. In face of the policy of fear, based on guilt and terror, Education is responsible for the agency of a praxis that favors a sense of collectivity and political action, countering the contemporary individualism.
  • Sentir, Significar e Construir Conhecimento com Base nos Erros Outros Temas

    Bianchini, Luciane Guimarães Batistella; Vasconcelos, Mario Sergio

    Resumo em Português:

    Resumo: Por intermédio do método clínico crítico piagetiano, investigou-se as significações, atribuídas ao erro por quatro estudantes em diferentes atividades e situações interativas. Também foram verificados os resultados do emprego de situações autorreguladoras na compreensão do erro inicialmente apresentado por eles. Os instrumentos para a coleta de dados consistiram em jogos, videogravações, diários e entrevistas. Após intervenção, os alunos passaram a se perceber competentes, estabelecer interações positivas no grupo e deixar de conceber o erro como uma ação impeditiva do aprender. Concluiu-se que as significações de erro são dependentes de algumas variáveis; entre elas, os sentimentos nutridos pelos sujeitos sobre si, o outro e o objeto de conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: By means of Piaget's critical clinical method, the study investigated the meanings assigned to mistakes by four students in different activities and interactive situations. The research also analyzed the results of using self-regulatory situations in understanding mistakes initially committed by the students. Data collection instruments consisted of games, video recordings, diaries and interviews. Following intervention, the students were able to recognize their competence, establish positive interactions within the group, and avoid viewing mistakes as obstacles to learning. We concluded that the meanings assigned to mistakes depend on certain variables, among them feelings nurtured by the individuals about themselves, the other, and the object of knowledge.
  • Desafios e Dificuldades na Implementação do Programa Mais Educação: percepção dos atores das escolas Outros Temas

    Soares, Antonio Jorge Gonçalves; Brandolin, Fabio; Amaral, Daniela Patti do

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo tem o objetivo de investigar a implementação do Programa Mais Educação (PME) a partir da percepção dos atores que tomam decisões cotidianas nas escolas para dar corpo aos objetivos dessa política indutora do governo federal. A pesquisa foi conduzida em 6 escolas da rede municipal de Petrópolis-RJ e contou com a participação de 33 entrevistados. Os resultados indicam que as escolas enfrentam dificuldades de estabelecer parcerias com outras instituições para o desenvolvimento das atividades do programa, os gestores valorizam o PME por seu caráter de assistência e apoio às famílias e os monitores, apresentam frágeis vínculos com o programa por conta do baixo valor da ajuda de custo, colocando em xeque o caráter voluntário da participação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this paper was to investigate the implementation of Mais Educação Program - PME by means of interviews with individuals in charge of its development at the school level: principals, PME coordinators, PME monitors. The research was conducted in six schools of Petropolis/RJ municipal system with 33 participants. The results indicate that schools face obstacles concerning the establishment of partnerships with other institutions for the development of the program´s activities; the school principals value PME for its assistance character and the support provided to families; and the monitors present weak links with the program due to the low value of the allowance. All these aspects challenge the volunteer nature of their participation.
  • Espaço Físico da Escola Pública Goiana de Tempo Integral: dados e apontamentos Outros Temas

    Barra, Valdeniza Lopes

    Resumo em Português:

    Resumo1: A ampliação da jornada escolar nas redes públicas de educação é apreendida em dados construídos a partir de base empírica advinda de pesquisa tipo survey realizada no estado de Goiás. O foco temático é o espaço físico que sedia a escola goiana de tempo integral, com recorte sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Portanto os dados postos à análise se interessam pela escola cuja jornada foi ampliada e pretende pensá-la a partir de aspectos como: a) locais dentro e fora da escola onde são realizadas as atividades; b) cronologia de edificação dos prédios escolares onde estas escolas funcionam; c) ambientes escolares que receberam reformas ou adaptações; d) ambientes escolares que requerem reformas; e) ambientes escolares que precisam ser construídos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The extension of the school day in public education networks is seized on data constructed from empirical basis arising from research survey kind in the state of Goiás. The thematic focus is the physical space that houses the goiana school full-time, with clipping about Years Elementary School Initials. Therefore the data at analysis are interested in the school whose journey has been expanded and intends to think of it from such aspects as: a) places inside and outside the school where they are carried out; b) timing of construction of school buildings where these schools operate; c) school environments receiving reforms or adjustments; d) school environments that require reforms; e) school environments that need to be built.
  • Registro Docente Contemporâneo: infância e docência em tempos digitais Outros Temas

    Horn, Cláudia Inês; Fabris, Elí Henn

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo objetiva articular a infância contemporânea com a prática de registro docente da documentação pedagógica. Abordando-se a educação da infância contemporânea e mostrando-se os deslocamentos nos modos de viver dos sujeitos infantis, tensiona-se o modo de ser aluno e docente na Educação Infantil. Analisam-se referenciais italianos que apresentam a abordagem da documentação pedagógica, e defende-se a ideia de que essa forma de registro aponta para um gradual refinamento nas maneiras de registrar as ações infantis, sugerindo um tempo digital e pontilhista, permeado pela rapidez nos modos de comunicar as aprendizagens. Uma criança protagonista e um professor organizador dos tempos e espaços são visibilizados na literatura italiana analisada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper aims to articulate the contemporary childhood with the practice of teaching record of pedagogical documentation. When approaching the contemporary children education and pointing out displacements in the child subjects' ways of living, the paper problematizes the ways of being a student and a teacher in Child Education. We have also analyzed some Italian references addressing the pedagogical documentation approach, and we advocate the idea that this type of record evidences a gradual refinement in the ways of recording children's actions, thus suggesting a digital, pointillist time permeated with fast ways of conveying information. A protagonist child and a teacher who organizes times and spaces have been evidenced in the Italian literature under analysis.
  • Jornada Ampliada e Cultura Digital: cotidiano e espaços-tempos do educar Outros Temas

    Cordeiro, Salete de Fátima Noro

    Resumo em Português:

    Resumo: A ampliação da jornada escolar na rede pública brasileira é uma das iniciativas do governo para alcançar a melhoria da qualidade na educação básica. O objetivo deste trabalho é discutir, além da ampliação do tempo cronológico, o desenvolvimento de espaços-tempos outros do educar a partir da articulação de dois programas governamentais distintos. O referencial teórico-metodológico parte dos estudos multirreferenciais, contemplando a teoria dos cotidianos e da cultura digital. Entre os resultados, apontamos a necessidade de políticas públicas que fomentem o protagonismo e a formação de professores, ao invés de programas que visem alcançar apenas indicadores educacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The extension of the school day in the Brazilian public system is one of the government’s initiatives to improve the quality of basic education. The objective of this study is to discuss, beyond the extension of the chronological time, the development of another space-time of education from the articulation of two distinct governmental programs. The theoretical and methodological reference derives from multi-referential studies, addressing the theory of school life and of digital literacy. Among the results, we pointed out the need for public policies that foster protagonism and teacher education, instead of programs that aim only at education indicators.
  • Por quê, Escola, Por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolar Outros Temas

    Carvalho, Maria de Lurdes Dias; Cruz, Judite Zamith

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste estudo de caso, de caráter descritivo-interpretativo, pretende-se identificar fatores de desenvolvimento e (in)sucesso escolar de jovens com características de sobredotação, na escolaridade obrigatória (12 a 16 anos). As narrativas apresentadas pelos investigadores revelam as relações entre características individuais e orientações escolares nem sempre aceites. A análise clarifica o tédio, frustração e fracasso que enfrentam estes alunos no cotidiano, tomada de decisão de alheamento, confronto ou 'crise de identidade' para a homogeneização e cumprimento de tarefas rotineiras que a escola oferece. Revelam ainda o relevo dos papéis do professor na diferenciação curricular e, em certos casos, no sucesso escolar dos estudantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this case study, with a descriptive and interpretive nature, we intend to identify development factors and school (under)achievement of 12-16-year-old youth with giftedness characteristics in the compulsory education. The narratives from the researchers show relations between individual characteristics and school guidance that have not been always accepted. The analysis clarifies the boredom, frustration and underachievement faced by these students in everyday life; the decision-making of detachment, confrontation or 'identity crisis' for the homogenization; and, the compliance with routine tasks provided by the school. They also reveal the significant role of the teacher in the curriculum differentiation as well as, in some cases, the academic achievement of the students.
  • Em Busca do Lá: educação, espaço e linguagem Outros Temas

    Oliveira, Wenceslao Machado

    Resumo em Português:

    Resumo: A partir da obra literária Fora do tempo, de David Grossman, apontar a criação do espaço na linguagem, através dela, na fratura dela mesma: um lá, um onde a linguagem pode levar autor, personagens e leitores até o encontro do espaço-lugar expresso ali, nas palavras e nos silêncios. A literatura como linguagem intensiva que, ao invés de buscar dizer de um espaço-lugar-lá como algo fora dela, cria espaço-lugar-lá no burilamento-dobra da própria linguagem, ela mesma sendo matéria-prima, matéria de expressão, desse espaço. A partir das proposições de Deleuze e Pellejero acerca da potência política da literatura, lidar com o abrir das linguagens para vertentes menos informativas e mais expressivas nas atividades de ensino e, talvez, permitindo aos alunos a possibilidade deles nos darem a ver - criarem, resistirem, agirem com vontade de arte (Oneto) - outros espaços-geografias ainda não sensíveis a nós, permitindo-nos, também talvez, a invenção de outros possíveis, outras maneiras de testemunhar (Vilela), outras potências da literatura na educação, outras maneiras de habitar o espaço, como nos incita Massey.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Founded on the literary work Falling out of time, by David Grossman, the purpose was to indicate the creation of a space in language, through it, in the fracture of literature itself: a there, an over there, a some where language can take the author, characters, and readers to a space-place encounter expressed therein, in the words and silences. Literature as an intensive language, which, instead of seeking to say of the space-place-there as something outside, creates the space-place-there in the sharpening-folding of language itself, as it is its own raw material, the matter of expression of this space. Based on Deleuze and Pellejero’s propositions about the political power of literature, address the opening of languages to less informative and more expressive aspects in teaching activities and, maybe, offering students themselves the possibility of providing us with visions - creating, resisting, acting with a will to art (Oneto) - others spaces-geographies not yet responsive to us, perhaps allowing us to invent possible others, other manners of witnessing (Vilela), other potentialities of literature in education, other manners of inhabiting space as Massey urges us to do.
  • Fios que Tecem o Tempo Escolar: do ritmo padrão à simultaneidade Outros Temas

    Pinho, Ana Sueli Teixeira de; Souza, Elizeu Clementino e

    Resumo em Português:

    Resumo: Este texto tem por objetivo tecer os fios que, de modo complexo, atam e desatam, de forma silenciosa, a constituição do tempo em duas escolas com classes multisseriadas da Ilha de Maré, problematizando a ideia de ritmo padrão e apontando a simultaneidade como possibilidade para o tempo escolar. Do ponto de vista metodológico foi adotada a narrativa (auto)biográfica, e a técnica de pesquisa selecionada foi a entrevista narrativa. O estudo realizado aponta que o tempo escolar, das duas escolas pesquisadas, é convidado a reconhecer a existência e a legitimidade de outros tempos, para além do seu: o tempo da maré, o tempo do trabalho, o tempo das práticas simbólicas, o tempo livre e as temporalidades dos sujeitos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This text aims to weave the threads that, in a complex way, bind and unbind, silently, the constitution of time in two schools with multigrade classes of Maré Island, questioning the idea of ​​rhythm pattern and pointing concurrency as a possibility for school time. From a methodological point of view was adopted the narrative (auto) biographical and the selected search technique was narrative interview. The study points out that the school time, the two schools surveyed, is invited to recognize the existence and legitimacy of other times, beyond their, is the time of the tide, the work time, the time of symbolic practices, free time and the temporality of the subject.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br