Acessibilidade / Reportar erro
Educação & Realidade, Volume: 43, Número: 3, Publicado: 2018
  • Apresentação da Seção Temática Thematic Section: Dialogue And Living Together In The Everyday Life Of Education

    Stecanela, Nilda; McCowan, Tristan
  • Refletindo sobre o Papel do Professor: Buber, Freire e Gur-Ze’ev Thematic Section: Dialogue And Living Together In The Everyday Life Of Education

    Guilherme, Alexandre; Morgan, W. John

    Resumo em Português:

    Resumo: Três conceitos distintos relacionados ao papel do professor são considerados neste artigo. Buber compreende o docente como professor-construtor de uma comunidade dialógica que desempenha um papel fundamental na formação do caráter dos indivíduos. Freire desenvolve essa noção, acrescentando um matiz político, e defende um professor-político que desempenha um papel central na formação de indivíduos críticos e na libertação dos oprimidos. Gur-Ze’ev é crítico de Freire e defende o professor-improvisador, que exercita e incentiva a criticidade sempre, mas sem referência a utopias. O artigo compara e avalia criticamente estes conceitos relacionados ao papel do professor e indica as implicações de adotá-los não apenas para a educação, mas também para a sociedade em geral.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article considers three different concepts of the role of the teacher. Buber understands the teacher as the builder-teacher of a dialogical community playing a fundamental role in the character formation of individuals. Freire develops this notion, adding a political tinge, and argues for a political-teacher who plays a central role in the formation of critical individuals and in the liberation of the oppressed. Gur-Ze’ev is critical of Freire and defends the improviser-teacher, who is always critical and encourages criticisms, but without reference to utopias. The article compares and assesses critically these concepts of the role of the teacher; and indicates the implications of adopting them, not only for education, but also for society more generally.
  • Aprendendo com e a partir dos Movimentos da Educação na Grécia e no Brasil: saberes, ação e alternativas Thematic Section: Dialogue And Living Together In The Everyday Life Of Education

    Themelis, Spyros

    Resumo em Português:

    Resumo: As ideias compartilhadas neste artigo são baseadas em uma pesquisa realizada na Grécia e no Brasil, e enfoca o exame dos saberes ativistas como uma forma distinta de saber. Ao fazê-lo, discute o papel da reflexão na aquisição da consciência crítica, bem como o caráter unificado e holístico dos saberes ativistas. Esta unidade implica o entrelaçamento da ação com a reflexão e da ação com a teoria. O artigo também mostra como a criticidade constitui um aspecto-chave dos saberes ativistas e destaca algumas nuances, tensões e contradições inerentes à produção deste tipo de saber, que é sustentado por processos dialógicos plurais que desafiam e enriquecem ainda mais os saberes produzidos em movimentos sociais. O artigo objetiva produzir ideias oriundas da teoria para a práxis e vice-versa. Para alcançar seus objetivos, considera a aprendizagem como parte continuada da busca de sentido, e a busca de sentido como parte do agir.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The insights shared in this paper are based on research conducted in Greece and Brazil It is centered around the exploration of activist knowledge as a distinct form of knowledge. In doing this, it discusses the role of reflection in acquiring critical consciousness as well as the unified and holistic character of activist knowledge. This unity entails the intertwining of action with reflection and action with theory. It shows how critique forms a key feature of activist knowledge and highlights some nuances, tensions and contradictions inherent in the knowledge production of this kind. The latter is shown to be underpinned by plural dialogical processes, which further challenge and enrich knowledge produced in social movements. The paper aims to feedback insights from theory into praxis and vice versa. To achieve its aims, it approaches learning as an ongoing part of the quest for meaning and the quest of meaning as an integral part of acting.
  • Espaços de Discussão na Rua na Costa do Marfim Pós-Conflito: aprendizagem não formal, diálogo e cotidiano Thematic Section: Dialogue And Living Together In The Everyday Life Of Education

    Tsolakis, Marika

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo enfoca o cotidiano da educação fora da escola formal, considerando dois tipos de espaços não formais de discussão na Costa do Marfim. Sustento que tanto a aprendizagem tradicional como a moderna foram reinventadas na rua em resposta à crise política na Costa do Marfim por meio da proliferação de espaços denominados grins e agoras. Em encontros diários, adolescentes e adultos reuniam informações importantes referentes à crise, além de aprenderem como ser em uma sociedade em conflito, muitas vezes por meio de encontros dialógicos entre participantes de diferentes gerações, profissões e experiências. No contexto pós-conflito, estes espaços e o diálogo no seu interior evoluíram para atender as necessidades em transformação dos participantes, destacando ainda mais a conexão entre aprendizagem no cotidiano e as estruturas e os sistemas circundantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper frames the daily life of education outside of formal school, by considering two types of non-formal discussion spaces in Côte d’Ivoire. I argue that both traditional and modern learning were reinvented in the street in response to the Ivoirian political crisis through the proliferation of spaces called grins and agoras. At daily meetings, teenagers and adults gathered important information regarding the crisis and also learned how to be in a conflicted society, often through dialogic encounters between members of different generations, professions and experiences. In the post-conflict context, these spaces, and the dialogue within them, have evolved to meet the changing needs of participants, further highlighting the connection between learning in everyday life and the surrounding structures and systems.
  • Ativismo da Juventude no Chile: das desigualdades educacionais urbanas às experiências de convivência e de solidariedade Thematic Section: Dialogue And Living Together In The Everyday Life Of Education

    Hernandez Santibañez, Ivette

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo examina as geografias do ativismo político da juventude no Chile. Defende que uma identidade espacial histórica da educação pública, sendo motor da mobilidade da classe trabalhadora e da classe média e fazendo a interseção tanto com contextos de combinação social como com uma desigualdade educacional urbana histórica, fornece uma lente diferente para compreender o ativismo da juventude. Este artigo procura analisar os vínculos entre estas espacialidades da educação pública e as diferentes geografias do ativismo da juventude como espaços de convivência e como práticas de solidariedade. Reflete sobre a necessidade de que os debates continuados a respeito da educação para a cidadania envolvam estas geografias do ativismo da juventude, com a finalidade de compreender plenamente a importância da participação política da juventude nas agendas neoliberais da educação voltada para o mercado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article examines the geographies of youth political activism in Chile. It makes the argument that a historical spatial identity of public education, as the engine of working-class and middle-class mobility, intersecting both with contexts of social mixing and with a historical urban educational inequality, provides a different lens through which to understand youth activism. This article seeks to analyse the linkages between these spatialities of public education and different geographies of youth activism as spaces of living together and as practices of solidarity. It reflects on the need for ongoing debates on citizenship education to engage with these geographies of youth activism in order to fully understand the significance of youth political participation within neoliberal market-driven education agendas.
  • Pensamento Crítico e Desafios na Educação para a Cidadania Democrática: um estudo etnográfico em escolas de ensino fundamental na Grécia Thematic Section: Dialogue And Living Together In The Everyday Life Of Education

    Noula, Ioanna

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo relata um estudo etnográfico de caso múltiplo na Grécia. Examina as práticas docentes relacionadas à educação de cidadãos com pensamento crítico dez anos após a implementação de uma reforma integrada do currículo. Por meio de observações em sala de aula e entrevistas semiestruturadas, esta pesquisa examinou o papel do pensamento crítico nas salas de aula. Os achados sugerem que os professores evitam as práticas que promovem habilidades em pensamento crítico e o empoderamento dos estudantes. Ao contrário, tendem a implementar práticas tradicionais, sendo seu trabalho determinado, em grande parte, pelos padrões de aproveitamento definidos pelo vestibular e pelas aspirações dos pais. O artigo conclui que as expectativas prevalentes no ensino fundamental grego interferem no desenvolvimento de relações pedagógicas que promoveriam o pensamento crítico, obstruindo o alcance dos objetivos da reforma integrada do currículo e comprometendo o projeto para a cidadania democrática.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article reports on an ethnographic multiple case study in Greece. It explores teachers’ practices regarding the education of critically thinking citizens ten years into the implementation of an integrated curriculum reform. By means of classroom observations and semi-structured interviews this research explored the role of critical thinking in the classrooms. Findings suggest that teachers refrain from practices that advance critical thinking skills and pupils’ empowerment. Instead they tend to implement traditional practices, while their work is largely determined by the standards of achievement set by University Entrance Exams and parents’ aspirations. The article concludes that prevailing expectations in the Greek primary school interfere with the development of pedagogical relationships that would promote critical thinking obstructing the attainment of the aims of the integrated curriculum reform and compromising the project for democratic citizenship.
  • Abordagem Etnográfica à Convivência na Escola Thematic Section: Dialogue And Living Together In The Everyday Life Of Education

    Perales Franco, Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo: Convivência é um conceito que se refere a maneiras de conviver, de viver com os outros. A convivência na escola, em especial, é formada pela trama de relações sociais que constroem a vida cotidiana nas escolas, fornecendo os elementos e os limites relacionais sobre os quais a experiência da escola é construída. Este artigo resulta de uma investigação sobre as relações entre duas escolas de ensino fundamental mexicanas e suas comunidades locais e suas implicações para a convivência na escola. Apresenta dois desafios ao analisar a convivência na escola a partir de uma perspectiva etnográfica: um conflito entre abordagens restritivas e abrangentes e a tensão entre o específico e o complexo ao compreender a convivência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Convivencia is a Spanish concept that addresses the ways of living together, living with others. School convivencia in particular is formed by the tapestry of social relations that construct the everyday life in schools, and it provides the relational elements and boundaries where the school experience is constructed. This article derives from an investigation of the relationships between two Mexican primary schools and their local communities and their implications for school convivencia. It presents two challenges of analysing school convivencia from an ethnographic perspective: the struggle between restrictive and comprehensive approaches and the tension between the specific and the complex in understanding convivencia.
  • A Simbologia dos Apelidos na Vida Cotidiana Escolar Seção Temática: Diálogo E Convivência No Cotidiano Da Educação

    Pais, José Machado

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo debate-se a relevância de alguns modos de olhar, questionar e desvendar que tomam a vida cotidiana como alavanca metodológica do conhecimento da realidade escolar. Tendo em vista este objetivo, explora-se a simbologia dos apelidos em diferentes contextos escolares de Portugal e do Brasil e as circunstâncias sociais que contribuem para a sua produção e circulação. Há que ver como os nomes rodopiam sentidos na linguagem cotidiana dos jovens. A metodologia proposta toma as palavras do linguarejar cotidiano como veículos de entendimento das relações sociais que as sustentam.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper discusses the relevance of ways of looking at, questioning and shedding light on what assumes the everyday life as a methodological lever of the knowledge of school reality. With this goal, it is explored the symbology of nicknames in different school contexts of Portugal and Brazil and the social circumstances which contribute to their production and circulation. It is necessary to see how names spin out meanings in the informal everyday language. The proposed methodology takes the words of everyday chatting as vehicles for understanding the underlying social relationships.
  • A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar Seção Temática: Diálogo E Convivência No Cotidiano Da Educação

    Stecanela, Nilda

    Resumo em Português:

    Resumo: O texto objetiva refletir sobre algo recorrente nas narrativas de professores e alunos sobre suas experiências docentes e escolares: as culturas da reclamação. A observação do cotidiano escolar indica que um sentimento de desconforto acompanha professores e alunos na relação que estabelecem na escola. Embora não seja nomeada, é a relação pedagógica que está em causa. O queixume atua como um mediador que traz para o plano da reflexão uma relação pedagógica que não mais se sustenta. Evidências de uma relação que ocorre em rotas paralelas, com interconexões quase ausentes, fortalece o argumento da existência de uma relação pedagógica coisificada, distanciada de uma relação verdadeiramente dialógica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The text aims at reflecting on something recurrent in teachers’ and students’ narratives on their teacher and school experiences: the cultures of complaint. The observation of everyday life in schools shows that a feeling of discomfort accompanies teachers and students in the relation they establish. Although it is not named, what is at issue is the pedagogical relationship. The complaint acts as a mediator that brings to the field of reflection a pedagogical relationship that no longer sustains itself. Evidence of a relationship that occurs in parallel routes, with almost no connections, strengthens the argument for the existence of an objectified pedagogical relationship, far apart from a truly dialogical relationship.
  • A Lei nº 10.639/03 e o Epistemicídio: relações e embates Outros Temas

    Santos, Elisabete Figueroa dos; Pinto, Eliane Aparecida Toledo; Chirinéa, Andréia Melanda

    Resumo em Português:

    Resumo: O texto visa discutir os fatores dificultadores e facilitadores para a implementação da Lei nº 10.639/03, que coloca a necessidade de se trabalhar conteúdos de História e Cultura Afro-brasileiras no ensino. Passada mais de uma década de sua promulgação, nota-se que sua aplicação é atravessada por uma série de controvérsias. Neste contexto, propõe-se pensar currículo e proposta político-pedagógica entendendo que excelência educacional é uma questão que não deve ser descolada da noção de equidade. Para que seja efetivado um ensino pluriversal deve-se antes problematizar as artimanhas do epistemicídio na efetivação ou contestação de conteúdos no processo de ensino-aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The text aims to discuss factors that complicate or facilitate the implementation of Law 10.639/03, which places the need to work contents of Afro-Brazilian History and Culture in education. It has passed more than a decade of its promulgation, but we note that its application is crossed by a series of controversies. Therefore, it is proposed to think curriculum and political-pedagogical proposal by understanding that educational excellence is a matter that should not be detached from the notion of equity. In order to release one pluriversal education, we shall discuss before the wiles of epistemicide in the execution or defense of contents in the teaching-learning process.
  • Educação Profissional nos EUA: traços históricos, legais e curriculares Outros Temas

    Peralta, Deise Aparecida; Dias, Ana Lucia Braz; Gonçalves, Harryson Junio Lessa

    Resumo em Português:

    Resumo: Este texto, a partir de dados constituídos em um estudo comparativo, traça um panorama do sistema de ensino dos EUA, seguido de uma descrição de marcos históricos e das principais legislações que definem a educação profissional naquele país. Sem a pretensão de efetuar análises sistemáticas, o artigo se fundamenta na percepção que os seus autores construíram a partir de visitas, entrevistas, conversas, leitura de legislações e contato com a cultura estadunidense referente à formação para atuação profissional. A configuração de educação profissional naquele país ilustra a força que o move. Há também um forte movimento para aprovar legislações que cobrem dos estados avaliações em larga escala para monitorar o desempenho dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article, based on data compiled in a comparative study, outlines the USA education system, followed by a description of historical milestones and the main legislation that defines professional education in that country. Without pretension to carry out systematic analyzes, the article is based on the perception in its authors constructed from visits, interviews, conversations, reading of legislation and contact with a culture of American reference information for professional performance. A configuration of professional education in that country illustrates a force that moves it. There is also a strong movement to pass legislation covering large-scale Member States to monitor student performance.
  • Experiências da Gestão Acadêmica da Docência Universitária Outros Temas

    Santos, Carolina da Costa; Pereira, Fátima; Lopes, Amélia

    Resumo em Português:

    Resumo: Considerando um cenário de transformações do e no ensino superior e de intensificação do trabalho docente, este artigo apresenta uma discussão sobre a gestão acadêmica no quotidiano do professor universitário, relacionada com o ensino, a investigação e a extensão. Discutimos as experiências de 23 professores universitários, do Brasil e de Portugal, a partir de entrevistas de tipo biográfico. Entre aspectos positivos da gestão está a possibilidade de uma participação democrática nas decisões da universidade e de uma visão clara da estrutura e do funcionamento do ensino superior, enquanto alguns aspectos negativos reforçam a aproximação da gestão com atividades burocráticas e administrativas, gerando desvalorização e desprestígio da dimensão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Bearing in mind the context of transformations in, and of the, Higher Education and the intensification of professors’ work, this paper debates academic management in the daily routines of university professors in regard to teaching, research and extension. The discussion focuses on the experiences of 23 university professors, from Brazil and Portugal, collected through biographic interviews. Amongst the positive features of management are the possibilities to democratically participate in the university’s decision making and of a clear view on the functioning and structuring of higher education. The convergence between management with bureaucratic and administrative activities is seen as a negative feature, leading to a depreciation and discredit of management.
  • Formação Docente em Arte: percurso e expectativas a partir da lei 13.278/16 Outros Temas

    Alvarenga, Valéria Metroski; Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da

    Resumo em Português:

    Resumo: Para contextualizar e problematizar a formação docente em Arte mediante a Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016, que institui a obrigatoriedade da música, da dança, do teatro e das artes visuais na educação básica e exige formação específica, serão apresentados dados coletados pelo projeto em rede Observatório da Formação de Professores de Arte, que investiga, desde 2011, as licenciaturas em Arte no Brasil. Serão indicados caminhos para a implementação dessa lei, subsidiados por uma metodologia qualiquantitativa. Apesar do aumento das licenciaturas em Arte, elas não suprem a demanda educacional. Portanto, é preciso criar novos cursos, ampliar as vagas dos cursos existentes e investir no Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor).

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this paper is to discuss the settings and challenges of teacher education programs in Art with the developments of Law 13.278/16. These guidelines require Music, Dance, Theater and Visual Arts classes as mandatory in Basic Education. We will present data collected by the network project Observatory of the Training of Art Teachers, examining Art degrees curriculums in Brazilian universities and suggesting pathways. We observe that despite the increase in the offer of Art degrees, the number of art teachers are not enough to provide the needs of the educational demands. Therefore, it is necessary to create new courses, enlarge the vacancies of existing ones and to invest in the National Plan of Training of Teachers (Parfor).
  • Escola de Virtudes: a dança na São Paulo do século XIX (décadas de 1830-1860) Outros Temas

    Melo, Victor Andrade; Santos, Flávia da Cruz

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste estudo é discutir as experiências com a dança promovidas em São Paulo entre os anos 1830 e 1860, mais especificamente os discursos que as consideravam como uma escola de virtudes, estratégias para educar tendo em conta novas exigências sociais que se delineavam na cidade. Trata-se, portanto, de investigar iniciativas de educação do corpo, entendida como processo amplo de adequação a certos costumes, algo que passa pelo aprendizado de técnicas corporais, bem como de comportamentos julgados adequados. O recorte temporal teve em conta os primeiros indícios de ensino estruturado da prática e o início do momento em que houve um grande desenvolvimento da capital paulista. Como fontes, foram utilizados periódicos publicados no período.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this study is to discuss the experiences with dance promoted in São Paulo between the 1830’s and 1860’s, mainly the discourses that considered them as school of virtues, strategies to educate considering new social requirements that were outlined in a city. It is, therefore, an investigation on initiatives of body education, here understood as a broad process of adaptation to new customs, something that involves corporal techniques as well as certain behaviours. The study period consider the first initiatives of structured teaching of the dance and the beginning of the moment in which there was a great development of São Paulo. As sources, they were used periodicals published in the period.
  • Orientandos e Orientadores no Século XXI: desafios da pós-graduação Outros Temas

    Nóbrega, Maria Helena da

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo objetiva analisar como se caracteriza a orientação acadêmica, precisamente o relacionamento orientando-orientador. Além da observação participante, a metodologia sustenta-se no percurso teórico-bibliográfico do tema. A análise leva em conta a orientação na área de línguas, precisamente português para falantes de outras línguas, justificado pela crescente internacionalização das universidades brasileiras. O resultado mostra carência de estudos, sobretudo no Brasil. Como conclusão, a autora propõe estreitar a relação entre pesquisa, ensino e orientação, adequando-a ao século XXI, bem como garantir formação específica para o orientador.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to analyze how the academic mentoring is characterized, precisely the relationship between advisers and their students. Besides the participant observation, the methodology is based on the theoretical-bibliographic study of the subject. The analysis takes into account the orientation in the field of languages, to be precise: Portuguese for speakers of other languages, justified by the increasing internationalization of the Brazilian universities. The result shows lack of research, especially in Brazil. As a conclusion, the author recommends narrowing the relation among research, teaching and mentoring, adapting it to the 21st century, as well as providing specific training for the advisor.
  • Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais Outros Temas

    Coelho, Patricia Margarida Farias; Costa, Marcos Rogério Martins; Mattar Neto, João Augusto

    Resumo em Português:

    Resumo: São debatidas na esfera educacional as propostas de Don Tapscott (apud Prescott, 2008) e de Prensky (2012) que evidenciam o surgimento de uma nova geração de indivíduos associada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Este estudo vem refletir sobre as interferências e as potencialidades das TICs, propondo uma escala entre os saberes dos nativos e imigrantes digitais (Prensky, 2001), a partir da perspectiva teórico-metodológica da semiótica francesa (Fontanille; Zilberberg, 2001). São também discutidas as principais políticas educacionais no contexto brasileiro em prol da educação digital, desde a formação de professores à implementação de tecnologias nas unidades escolares. Da teoria à prática pedagógica, é o caminho traçado neste estudo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The proposals of Don Tapscott (apud Prescott, 2008) and Prensky (2012) are discussed in the educational sphere, evidencing the emergence of a new generation of individuals associated with Information and Communication Technologies (ICTs). This study reflects on the interferences and the potentialities of ICTs, proposing a scale between the knowledge of digital natives and immigrants (Prensky, 2001), from the theoretical-methodological perspective of French semiotics (Fontanille; Zilberberg, 2001). The main educational policies in the Brazilian context in favor of digital education are also discussed, from professional development to the implementation of technologies in school. From theory to pedagogical practice, this is the path outlined in this study.
  • La Crítica de Unamuno hacia la Pedagogía en cuanto Ciencia Independiente Other Themes

    Maroco Santos, Emanuel José

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este estudio intentaremos desvelar los seis motivos filosóficos que han alejado a Unamuno de la pedagogía formalista decimonónica española. Su crítica, lejos de que haya sido etérea, se encarnó en los reales problemas de una ciencia cuyos deseos de independencia, muy justificables a finales del siglo XIX, le hacían perder el sentido último de su existencia y razón de ser. Prueba de ello son las advertencias del autor hacia sus peligros pedagógicos como los (1) de la anulación de la personalidad, (2) de la homogeneización de la sociedad y (3) de la reducción simplista y artificial del mundo de la vida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this study an attempt is made to reveal the six philosophical motives that led Unamuno away from formalist turn-of-the-century pedagogy in Spain. His critique, far from being ethereal, centred on the real problems of a discipline whose desire to be independent, quite justifiable at the end of the 19th century, was leading it to lose the ultimate meaning of its existence and reason for being. Proof of this can be found in the author’s warnings of pedagogical dangers such as (1) the annulment of personality, (2) the homogenization of society, and (3) the simplistic and artificial reduction of the world of life.
  • Currículos Disfuncionais: inventar as lutas contra o capitalismo Outros Temas

    Roseiro, Steferson Zanoni; Silva, Sandra Kretli da

    Resumo em Português:

    Resumo: Partindo da premissa de um capitalismo funcional que não teme rejeitar suas próprias afirmações para garantir-se máquina sobrecodificante, esse texto objetiva apontar para práticas curriculares na produção de pausas embasadas em uma filosofia do erro. Se, no regime funcional, é cobrado da escola que os currículos funcionem sem parar, aposta-se na escola e nos exercícios curriculares como lugares de produção de vazio do sentido funcionante. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa interventiva a partir de redes de conversações e foi realizada em escolas públicas no município de Vitória/ES. Como resultados, apresentam-se momentos de ruptura do regime no qual professoras e professores colocam-se a indagar como prosseguir e, assim, criam, na imanência, currículos disfuncionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Starting on the premise of a functional Capitalism that is not afraid of rejecting its own ideas to reassure itself as an overcoding machine, this essay points to the curricular practices in the production of pauses based on a philosophy of error. If, in a functional regime, it is expected from school an endless curricular functionalism, betting on school and on its curricular exercises may produce some kind of voids on the functionalism sense. It was an interventional research based on the networks conversations performed with teachers in public school of Vitória/ES. As results, teachers show moments of rupture with the functional regime while they inquire how to proceed and, thus, they create, in immanence, dysfunctional curricula.
  • Condição Infantil e Autoridade Amorosa em Johann Friedrich Herbart Outros Temas

    Dalbosco, Cláudio Almir

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente ensaio investiga o modo como Johann Friedrich Herbart trata do problema do autogoverno pedagógico no âmbito da educação infantil, tomando como referência o primeiro livro, intitulado Governo das Crianças (Regierung der Kinder) de sua obra Pedagogia Geral (Allgemeine Pädagogik), publicada em 1806. Dividindo-se em três partes, investiga, na primeira, a concepção herbartiana de criança, tratando, na segunda parte, do perfil do educador. Conclui, por fim, na terceira parte, com algumas críticas à pedagogia infantil herbartiana. Retém, como resultado importante da investigação, que a postura ativa do sujeito educacional só pode ser alcançada, no âmbito da educação infantil, quando estiver ancorada na pedagogia da autoridade amorosa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This essay investigates how Johann Friedrich Herbart addresses the problem of pedagogical self-government in early childhood education, taking as reference the first book entitled Government of children (Regierung der Kinder) of his work General Pedagogy (Allgemeine Pädagogik), published in 1806. Divided into three parts, the essay examines the Herbartian conception of the child in the first one, and addresses the profile of the educator in the second. Finally, in the third part, it brings some critiques of Herbartian children’s pedagogy. An important result of the research is: the active attitude of the educational subject can only be achieved, in the context of early childhood education, when it is grounded in the pedagogy of loving authority.
  • O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro Outros Temas

    Paiva, Wilson Alves de; Scott, David; Gereluk, Dianne

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo busca explorar as ideias de Will Kymlicka (1998; 2007; 2015) em torno de como o multiculturalismo liberal influenciou as respostas à diversidade no cenário educacional canadense e suas possíveis contribuições ao contexto brasileiro. Ao explorar alguns estudos de caso do Canadá envolvendo escolas de herança linguística com financiamento público e programas afrocêntricos, os autores procuram mostrar como o multiculturalismo liberal desloca os temas de debates educacionais de um foco sobre a prática particular de professores em sala de aula para uma reestruturação da política educacional para lidar com as necessidades únicas de diferentes grupos étnico-culturais na sociedade. Ao realizar conexões com os contextos educacionais brasileiros, o texto destaca alguns dos desafios únicos de introduzir políticas inspiradas no multiculturalismo liberal no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper tries to explore the implications of Will Kimlicka’s (1998; 2007; 2015) theorizing on liberal multiculturalism for educational policy in Canada and Brazil. Through exploring a series of case studies from Canada, including publically funded heritage language schools and Afrocentric programs, we try to show how liberal multiculturalism shifts the terms of educational debates away from a focus on the particular classroom practice of teachers, towards restructuring educational policy to address the unique needs of different ethno-cultural groups in society. Making ongoing links to Brazilian educational contexts, we highlight some of the unique challenges of introducing policies inspired by liberal multiculturalism in Brazil.
  • O Desenvolvimento da Argumentação Matemática por Estudantes de uma Turma do Ensino Fundamental Other Themes

    Lin, Pi-Jen

    Resumo em Português:

    Resumo: O uso de argumentos válidos não surge de maneira espontânea, sendo adquirido apenas com a prática. Este estudo foi desenvolvido para proporcionar, aos estudantes, oportunidades planejadas de atividades motivadoras para desencadear a argumentação em turmas do Ensino Fundamental. O foco do artigo é compreender como a argumentação evoluiu quando os estudantes envolvidos na conjectura a incorporaram ao ensino regular de matemática durante dois anos consecutivos. Trabalhou-se com um grupo de 6 professores para desenvolver tarefas de conjectura e estratégias pedagógicas para apoiá-los no ensino e, com isso, melhorar a qualidade da argumentação de 24 estudantes do 3º e do 4º ano. Os dados coletados consistiram principalmente de tarefas de conjectura, gravações em áudio e vídeo de observações em sala de aula e das folhas de trabalho dos estudantes. Os resultados indicam que a evolução da argumentação foi identificada por dois aspectos: as características e a qualidade da argumentação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The use of valid argument does not come naturally. It is acquired only through practice. This study was accomplished to provide students intended opportunities of engaging activities for launching argumentation in primary classrooms. The focus of the paper is how argumentation was evolved when students engaged in the conjecturing incorporated into regular mathematics instruction over two consecutive years. Working with a group of 6 teachers was to develop conjecturing tasks and pedagogical strategies to support them in teaching, and then to enhance the quality of students’ argumentation when 24 students were in grades 3 and 4. The collected data mainly consisted of conjecturing tasks, audio - and video - taped recordings of classroom observations, and students’ worksheets. Results indicate that the evolution of argumentation was identified in two aspects: the characteristics and the quality of the argumentation.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br