Acessibilidade / Reportar erro
Educação & Realidade, Volume: 44, Número: 3, Publicado: 2019
  • Tsunami Conservador e Resistência: a CONAPE em defesa da educação pública Seção Temática: Resistências E (Re)existências Em Espaços Sociais De Formação Em Tempos De Neo-Conservadorismo

    Oliveira, Inês Barbosa de; Süssekind, Maria Luiza

    Resumo em Português:

    RESUMO: O momento de ataques à democracia e ruptura com políticas desenvolvidas pelos governos populares (2003-2016), no Brasil hoje, vem produzindo reverberações na política educacional e tem encontrado diversas resistências. Propomos neste texto, tratar das especificidades dessa forma de resistência que foi a realização da CONAPE, em maio de 2018, em Belo Horizonte. No desenvolvimento de nossa argumentação, primeiramente situamos o golpe e suas consequências no contexto do que chamamos de tsunami conservador transnacional que opera em diferentes dimensões e aspectos da vida social, em que vamos tratar das resistências em geral, e da CONAPE, em particular, apontando que a luta por um mundo justo e solidário não se deixa paralisar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The current scenario of attack on democracy and rupture with policies developed by popular governments (2003-2016) in Brazil has been producing reverberations in educational policies not without resistance. This article proposes to address the specific form of resistance that CONAPE (National Conference on Popular Education) held in May 2018. In the development of our argument, we first situate the coup and its consequences in the context of what we call a transnational conservative tsunami that operates in different dimensions and aspects of social life, in which we will deal with resistances in general, and CONAPE in particular, pointing that the struggle for a fair and solidarity world that does not allow itself to be paralyzed.
  • Autonomia e Políticaspráticas de Currículos: uma equação entre raízes e opções Seção Temática: Resistências E (Re)existências Em Espaços Sociais De Formação Em Tempos De Neo-Conservadorismo

    Gonçalves, Rafael Marques

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo busca trazer para o debate alguns caminhos que tenho percorrido na busca de compreender, por meio dos encontros e das conversas com professoras, as relações políticaspráticas de currículos pensadospraticados tecidos cotidianamente e como estes contribuem para entender que existem diferentes situações, mesmo que sejam controversas e de regulação, em que diferentes produções curriculares são viabilizadas. A partir de uma conversa sobre autonomia docente e prática cotidiana partimos da ideia de que as políticaspráticas de currículos estão entrelaçadas aos cotidianos de cada uma das docentes, às suas posições políticas de compreensão do que é a escola e de como tecem seus currículos cotidianamente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article seeks to bring to the debate some paths that I have been pursued to understand, through encounters and conversation with teachers, the policiespractices relations of thoughtpracticed curricula woven daily, and how they contribute to understand that there are distinct situations, although controversial and of regulation, in which different curricular productions are enabled. From a conversation on teaching autonomy and daily practice, we start from the idea that the curricular policiespractices are intertwined to the daily life of each teacher, to their political positions of understanding what is the school and how they weave their curricula every day.
  • Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola Seção Temática: Resistências E (Re)existências Em Espaços Sociais De Formação Em Tempos De Neo-Conservadorismo

    Nóvoa, António

    Resumo em Português:

    RESUMO: O primeiro andamento do texto é dedicado a uma análise centrada nas políticas educativas e na organização da escola, procurando identificar o processo de metamorfose da escola que está a ocorrer nos dias de hoje. Em seguida, depois de uma ponte, o segundo andamento é dedicado à formação de professores, insistindo-se na necessidade de uma nova institucionalidade, juntando em triângulo as universidades, a profissão docente e as escolas da rede. O texto fecha com um breve epílogo sobre uma iniciativa excecional que acontece na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a criação de um Complexo de Formação de Professores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The First Tempo of the text is dedicated to an analysis centred on the educational policies and the organization of school, attempting to identify the process of metamorphosis of school that is currently underway. Then, after a Bridge, the Second Tempo is dedicated to teacher education, insisting on the need for a new type of institutionality, triangulating universities, the teaching profession, and schools. The text closes with a brief Epilogue about an exceptional initiative hosted by the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), the creation of a Teacher Education Complex.
  • Existir é Ordinário: mapas de resistências nos currículos e na docência Seção Temática: Resistências E (Re)existências Em Espaços Sociais De Formação Em Tempos De Neo-Conservadorismo

    Garcia, Alexandra; Rodrigues, Allan

    Resumo em Português:

    RESUMO: Diante das palavras docência, currículo e escola hoje, o verbo resistir soa como premissa incontornável às possibilidades de formas sociais mais justas, democráticas e solidárias. Partindo de resultados de pesquisas quanto à produção dos currículos e à formação docente, buscamos, através de narrativas docentes, mapear movimentos de resistência do público e do comum em práticas cotidianas. Argumentamos que as formas de resistência não se produzem, necessariamente, como respostas às lógicas hegemônicas e às pautas de redução da vida aos interesses econômicos. Resistir, no diálogo que estabelecemos com autores do campo da filosofia, das novas epistemologias e dos estudos do cotidiano, implica na produção comum e cotidiana das formas de existir.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Faced nowadays with the words teaching, curriculum and school, the verb to resist sounds like an inescapable premise to the possibilities of fairer, more solidary and democratic social forms. Based on results from researches on the production of curricula and teachers training, we seek, through teacher narratives, to map resistance movements of the public and the common in everyday practices. We argue that forms of resistance do not necessarily arise as responses to hegemonic logics and to agendas that reduce life to economic interests. To resist, in the dialogue that we establish with authors from the field of philosophy, of the new epistemologies and of the studies of everyday life, implies in the ordinary and everyday production of the forms of existence.
  • Formación del Profesorado y Educación como Proyecto Político e Inclusivo Seção Temática: Resistências E (Re)existências Em Espaços Sociais De Formação Em Tempos De Neo-Conservadorismo

    Torres-Santomé, Jurjo

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Las políticas educativas típicas del actual neoliberalismo, conservadurismo y neocolonialismo favorecen una educación acrítica y, por tanto, proyectos curriculares injustos y, lo que es peor, sin consciencia de ello por parte de un importante sector importante del profesorado. Urge defender una educación como proyecto político inclusivo destinado a identificar y superar los obstáculos que dificultan a la infancia desfavorecida acceder a las instituciones escolares, participar democráticamente en los centros escolares y tener éxito escolar. Esta filosofía exige ser optimista ante las posibilidades de la educación y reivindicar políticas educativas democráticas que contribuyan a la formación de un profesorado democrático, público y crítico, capacitado, culto, solidario, justo, inclusivo y siempre optimista ante las posibilidades de éxito del alumnado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The typical education policies of the current neoliberalism, conservatism and neocolonialism favor an uncritical education and, therefore, unfair curricular projects and, what is worse, without awareness of this on the part of an important important sector of the teaching staff. It is urgent to defend education as an inclusive political project aimed at identifying and overcoming the obstacles that make it difficult for disadvantaged children to access school institutions, participate democratically in schools and be successful at school. This philosophy demands to be optimistic about the possibilities of education and to demand democratic educational policies that contribute to the formation of a democratic, public and critical teaching staff, trained, educated, supportive, fair, inclusive and always optimistic about the student’s chances of success.
  • Hacia una Educación Tropical: ideas sobre formación de animadores socioculturales Seção Temática: Resistências E (Re)existências Em Espaços Sociais De Formação Em Tempos De Neo-Conservadorismo

    Escobar, Javier Orlando Lozano

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Conforme la gestión cultural descubre su dimensión más comunitaria en las cercanías de la educación popular latinoamericana, los estudios sobre la fiesta y el carnaval cobran sentido no solo como patrimonio inmaterial, sino como lugares para el desarrollo de competencias culturales y comunicativas a ser incluidas en el perfil de los gestores culturales. Recupero la experiencia de la asignatura Animación sociocultural, impartida a futuros gestores culturales en la Universidad Nacional de Colombia, sugiriendo caminos a seguir para impulsar cambios culturales que lejos diseminar las normas y folclorizar la diversidad, contribuyan a la pervivencia de pueblos que pueden determinar o incidir en su propio destino, creándolo - incluso también simbólicamente - de nuevo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: As cultural management discovers its most communitarian dimension near to Latin American popular Education, the studies on the popular fests and the carnival takes on meaning not only as intangible heritage, but as places for the development of cultural and communicative competences to be included in the profile of cultural managers. I recover the experience of a course on Sociocultural animation - part of an undergraduate course on cultural management. It suggests ways to promote cultural changes that far from disseminate norms and folklorize the diversity, contribute to the survival of peoples that can determine or influence their own destiny, creating it - even though symbolically - again.
  • O Espaço na/da Arte e na/da Educação como (Re)Existência Seção Temática: Resistências E (Re)existências Em Espaços Sociais De Formação Em Tempos De Neo-Conservadorismo

    Victorio Filho, Aldo; Bulcão, Heloisa Lyra; Batista, Leonardo Moraes

    Resumo em Português:

    Resumo: Ao pensar as relações entre arte e educação a partir da linguagem, abordamos o espaço ocupado pela arte no universo da educação dentro e fora da escola, focando nas práticas cotidianas, no espaço ordinário outorgado ou não como espaço de arte. As interferências produzidas nos cotidianos e nos espaços disciplinares contemplados às artes, entendidas como produção estética e poética e imbuídas dos sentidos de desejo e de presença, são abordadas como práticas nas quais ocorre, por meio da criação e da fruição estéticas, a tessitura de conhecimentos outros, em direção à ecologia de saberes, compreendidas como potente meio para a formação humana democratizante, (re)existência à colonialidade do saber/fazer/ser.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: When looking at the relationship between art and education based on language, we delve into the space occupied by art within the universe of education inside and outside the school, focusing on everyday practices, in the ordinary space granted or not as a space of art. The interferences produced in the daily lives and in teaching spaces associated with the arts, understood as aesthetic and poetic production imbued with the senses of desire and presence, are addressed as practices in which aesthetic creation and fruition lead to the weaving of other forms of knowledge, towards the ecology of knowledge, understood as a powerful way for democratizing human development, (re-)existence to the coloniality of knowing/doing/being.
  • Sobrevivência das Escolas-Pirilampo como Modo de (Re)Existência Seção Temática: Resistências E (Re)existências Em Espaços Sociais De Formação Em Tempos De Neo-Conservadorismo

    Bastos, Glaucia Soares; Baroni, Patricia Raquel

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste artigo é dialogar acerca das muitas lutas cotidianas pela sobrevivência das escolas brasileiras. Convivendo com negações e desqualificações diárias, muitas escolas vêm produzindo novos sentidos em suas práticas para sobreviverem. Sobrevivem, resistindo e (re)existindo. São outras didáticas, diferentes temporalidades, modos singulares de responder às imposições do sistema, dentre muitas e diversas maneiras produzidas que constituem a instância do fazer nas escolas. Considerando a complexidade das relações cotidianas, os processos de invisibilização que atuam em tais relações e as redes de solidariedade que delas emergem, discutiremos a ideia de sobrevivência como modo de (re)existência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article target is to create a dialogue about various Brazilian schools’ everyday struggles in order to survive. Getting along with negation and daily disqualification, lots of schools have been producing new senses in their practice to keep themselves alive. They survive, resisting and (re)existing. Nowadays there are other didactics, different temporalities, singular modes of responding to system impositions, among a great number and variety of produced manners which constitute schools dynamics. Considering the complexity of everyday relations, the processes of invisibility which act out in these relations as well as the solidarity networks, which stand out of this context allowing us to discuss the idea of surviving as a way of (re)existence.
  • Movimento Ocupa em Pernambuco: por um diálogo estimulado na Educação Outros Temas

    Cavalcanti, Ana Claudia Dantas

    Resumo em Português:

    Resumo Nosso objetivo foi analisar a participação cidadã através do Movimento Ocupa (MO), que lidera mobilizações frente às questões educacionais atuais, em seu diálogo com a Educação. Com aporte teórico em Habermas (2012), sob a perspectiva qualitativa e análise de conteúdo, de Bardin (1977), coletamos os dados através de revisão bibliográfica, documentos e entrevistas semiestruturadas com representantes de entidades secundarista e universitária. A pesquisa não pode apontar conquistas na pauta com o poder estatal, mas verificou o fortalecimento e a resistência do movimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Our objective was to analyze citizen participation through the Occupy Movement, (OM), which leads mobilizations against current educational issues, in its dialogue with education. With the theoretical contribution of Habermas (2012), under the qualitative perspective and content analysis, Bardin (1977), we collected the data, through bibliographic review, documents and semi-structured interviews with representatives of High School and University entities. The research can not point to achievements on the agenda with state, power but verified the Movement strengthening and resistance.
  • O Programa de Bolsas da Fundação Ford: 12 anos de atuação no Brasil Outros Temas

    Artes, Amelia; Mena-Chalco, Jesús Pascual

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é avaliar a primeira iniciativa de ação afirmativa para a pós-graduação desenvolvida no Brasil, o Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford (IFP) com a caracterização de seus beneficiários. O Programa ofertou bolsas de pós-graduação para candidatos de cor/raça preta, parda e indígena, moradores, preferencialmente, das regiões norte, nordeste e centro-oeste. Com base em dados dos cadastros do Programa e da Plataforma Lattes, foi possível tanto a identificação dos 343 bolsistas quanto sua caracterização cientométrica. A contribuição deste trabalho recai na sumarização de informações sobre o real impacto do programa no contexto nacional e sua importância nas trajetórias acadêmicas dos beneficiários.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The goal of this study is to evaluate the first affirmative action initiative developed for graduate students in Brazil, which was called The International Scholarship Program of the Ford Foundation (IFP). The present quantitative evaluation is based on the description of its beneficiary students. The IFP provided postgraduate scholarships for candidates from black, brown and indigenous populations, preferably from Brazil’s North, Northeast and Central-West regions. Based on data from IFP’s records and from the Lattes Platform, we identified the 343 fellows and conducted their scientometric description. The contribution of this study consists in summarizing information about the program’s actual impact on the Brazilian context, as well as its importance to the academic trajectories of its beneficiaries.
  • Material Curricular Paulista de Matemática: opção de uso por professores de um município paulista Outros Temas

    Morelatti, Maria Raquel Miotto; Ortega, Eliane Maria Vani; Teixeira, Leny Rodrigues Martins; Fürkotter, Monica; Fujita, Oscar Massaru; Carvalho, Luiz Fernando; Batista, Alex Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa o material referente ao Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, vigente a partir de 2008, e as percepções dos professores quanto à sua utilização. Trata-se de uma investigação qualitativa, de delineamento analítico-descritivo, fundamentada na análise do material e no questionário aplicado a 80 professores de Matemática da rede pública de ensino do município de Presidente Prudente (SP). O material não aponta mudanças significativas nos conteúdos em relação a currículos anteriores, mas estabelece situações de aprendizagem como organizadoras do ensino. Os resultados evidenciam que a maioria dos professores não usaria espontaneamente o material. As justificativas por eles apresentadas se referem predominantemente à falta de teoria do material e à defasagem de conhecimento do aluno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyzes the material concerning the Mathematics Curriculum of the State of Sao Paulo, in force since 2008, and the perceptions of teachers regarding its use. It is a qualitative, analytical-descriptive research, grounded on the material analysis and in a questionnaire applied to 80 Mathematics teachers from the public school network of Presidente Prudente municipality (SP). The material does not indicate significant changes in the contents in relation to previous curricula, but it establishes learning situations as teaching organizers. Results highlight that most teachers would not use the material in a spontaneous way. The rationale presented by the teachers refer mainly to the lack of theory in the material and to the students’ lag of knowledge.
  • Uma Avaliação da Lei nº 13.415/17 a partir da Legística e das Metas do PNE Outros Temas

    Maciel, Caroline Stéphanie Francis dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo A política legislativa de educação básica nos últimos anos está longe de enfrentar a profunda crise pela qual passa o sistema educacional brasileiro. É preciso repensá-la para se alcançar melhorias na sua qualidade, com mudanças no ensino público. Nesse contexto, essa pesquisa analisa o procedimento da reforma curricular do ensino médio trazida pela Lei nº 13.415/2017, a partir dos parâmetros de qualidade da lei da Legística e Legisprudência, bem como avalia o conteúdo da lei tomando como partida as metas em educação básica do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2024. Ao final, conclui que não foram observadas as etapas do circuito de ação legislativa e, no mérito, a reforma em pouco contribui para a implementação das metas do PNE.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The legislative policy of basic education in recent years is far from tackling the current deep crisis of the Brazilian educational system. We must rethink legislative practices in order to improve its quality, implementing changes in public education. In this context, this research aims to analyze the procedure of the curricular reform of upper secondary education established by Law No. 13,415/2017, based on the quality parameters of Legistics and Legisprudence, as well as to evaluate the content of the law taking as a starting point the goals for basic education of the National Education Plan (PNE) 2014/2024. Finally, it concludes that the steps of the circuit of legislative action were not observed and, on merit, the reform does little to contribute to the implementation of the PNE goals.
  • Quando a Burocracia é Literatura: a literariedade em relatórios de Graciliano Ramos Outros Temas

    Platt, Adreana Dulcina; Balthazar, Ubaldo Cesar; Fernandes, Frederico Augusto Garcia

    Resumo em Português:

    Resumo: O estudo se orienta ao uso pedagógico da expressão literária que aponte os elementos de literariedade em narrativas históricas. Para isso, verificamos a literariedade presente nos relatórios do prefeito Graciliano Ramos, produzidos entre 1929 e 1930. O resgate histórico da rotina administrativa revela a educação literária do autor, repleta de realidade poética e objetividade, ainda que burocrática. Preliminarmente, apresentamos os fundamentos da função pública municipal, sob a égide da Constituição de 1891, para reconhecer a resistência literária e estilística do autor. Consideramos os traços de verossimilhança, alegoria, metáforas, ironia, caricatos nos relatórios, suficientes para apontar as virtudes pedagógicas de um texto literário.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study is in the realm of the pedagogical use of literary expression that identifies literary aspects in historical narratives. We deal with the concept of literariness in the reports of Mayor Graciliano Ramos between 1929 and 1930. The historical rescue of the administrative routine reveals how the literary education of the author emerges in a poetic reality and objectivity despite of its bureaucratic nature. This article discusses the basic principals of the municipal public function under the aegis of the Constitution of 1891, in a way to identify the literary and stylistic resistance of the author. We then consider some aspects such as: verisimilitude, allegory, metaphors, and irony presented in the reports, which demonstrate the pedagogical virtues of a literary text.
  • Animarse a: políticas curriculares, retórica reformista y responsabilización Outros Temas

    Villagran, Carla Andrea; Grinberg, Silvia Mariela

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Entre fines del siglo XX y principios del XXI las políticas de reforma de los sistemas educativos han sido una constante en el mundo globalizado, expresado tanto a nivel regional como local. En menos de tres decenios los sistemas educativos han vivido entre reformas. Cuando una no termina de instalarse viene otra con la que se solapa generando un clima de confusión que deriva en caos y malestar en la vida escolar. Animarse a es el modo que asume la apelación al cambio hacia los docentes cuando las políticas vueltas retóricas reformistas descansan la innovación en la responsabilización. La gestión del cambio y la incertidumbre devienen una cuestión de actitud, inteligencia y responsabilidad que gravita en y sobre escuelas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Between the end of the twentieth century and the beginning of the twenty-first century, reform policies in educational systems have become constant in the global world, both at regional and local level. In less than three decades, education systems have undergone several reforms: one reform has not fully settled when a new one is enacted, generating a sense of confusion that results in chaos and unrest in school life. Encouragement constitutes an appeal to teachers for change when educational policies, as reformist rhetoric, places innovation on responsibilisation. Managing change and uncertainty becomes a matter of attitude, intelligence and responsibility that falls on schools.
  • A Rede de Difusão do Movimento Escola Sem Partido no Facebook e Instagram: conservadorismo e reacionarismo na conjuntura brasileira Outros Temas

    Severo, Ricardo Gonçalves; Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira; Estrada, Rodrigo Duque

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo discute o modo como o pensamento conservador vem sendo difundido por meio das redes sociais a partir dos apoiadores do Movimento Escola Sem Partido. Partimos da análise das mídias sociais Facebook e Instagram, procurando verificar quem são os apoiadores do ESP e o modo como seu discurso se estrutura nas mídias sociais. Apontamos quem são os proponentes e defensores do ESP, bem como que esta proposta não é apartidária, pois possui fortes vínculos com grupos reacionários com projeto de poder. Além disso, verificamos que os apoiadores do ESP atuam de maneira militante nas mídias sociais, difundindo abertamente valores conservadores, em especial contra o debate de gênero.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article discusses how conservative thought has been widespread through social networks from supporters of the Movement "Escola sem Partido" (ESP, School Without Party). We start with the analysis of the social medias Facebook and Instagram, seeking to verify who are the supporters of the ESP and the way in which their discourse is structured in social networks. The analysis carried out indicates who the proponents and supporters of ESP are, and states that this proposal is not non-partisan because it has strong links with reactionary groups who seeks to gain power. In addition to that, we find that ESP supporters act militantly in social media, openly disseminating conservative values, especially against debates on gender issues.
  • Teoria Fundamentada: metodologia aplicada na pesquisa em educação Outros Temas

    Prigol, Edna Liz; Behrens, Marilda Aparecida

    Resumo em Português:

    Resumo: A teoria fundamentada é pouco utilizada nas pesquisas em educação e apresenta diferentes modos de interpretação, de acordo com a vertente (straussiana ou construtivista). Este artigo questiona como caracterizar os passos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) e as possíveis aplicações na pesquisa em educação, limitando-se a descrever os passos para coletar e analisar os dados na pesquisa realizada com a teoria fundamentada. Para isso, utilizou-se base teórico-exploratória, por possibilitar um aprofundamento do objeto de estudo e o estabelecimento de bases para futuras pesquisas. A experiência vivida com essa metodologia permitiu fazer a comunicação de maneira refletida, que poderá ser de grande valia para os pesquisadores na área da educação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: It is identified that the grounded theory is little used in research in the area of Education. It presents different modes of interpretation according to whether it is Straussian or constructivist. It is questioned: how to characterize the GT steps and the possible applications in education research. It was delimited to describe the steps for the collection and analysis of the data in the research carried out with the grounded theory. Theoretical exploratory basis was used because it allows a deepening in the object of study and the establishment of bases for future researches. The experience with this methodology allowed to make the communication in a reflected way that could be of great value to the researchers in the area of education.
  • Adolescência e o Ocupa Escola: retorno de uma questão? Outros Temas

    Coutinho, Luciana Gageiro; Poli, Maria Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo aborda a operação da adolescência em contextos que possibilitam a subversão discursiva e o questionamento do lugar de mestria no laço social. Para tanto, focaliza-se o movimento Ocupa Escola e são tecidas aproximações com o movimento de maio de 1968. Na interface entre a psicanálise, a educação, e a política, analisa-se os laços sociais presentes nas ocupações de escolas, seja através da concepção de fratria, extraída do paradigma freudiano, seja pela proposição dos discursos em Lacan. As ocupações permitem pensar sobre a possibilidade de instauração de novos modos de fazer laço dentro da escola, protagonizados pelos adolescentes, que dão lugar ao desejo e ao singular na transmissão do saber.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article discusses the operation of adolescence in contexts that make possible the discursive subversion and the questioning of the mastery place in the social bond. To that end, the authors focus on the Occupy School movement and make approximations with the May 1968 movement. At the interface between psychoanalysis, education and politics, it analyses the social bonds present in school occupations, whether through the conception of phratry, extracted from the Freudian paradigm, or by the proposition of the discourses in Lacan's theory. The occupations allow us to think about the possibility of establishing new ways of bonding within school, carried out by the adolescents, who give way to desire and to the singular dimension in the transmission of knowledge.
  • Educação das Mulheres na América Latina: um olhar decolonial Outros Temas

    Lima, Adriane Santana

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo analisa a concepção de educação para as mulheres presente nas obras de Nísia Floresta e Soledad Acosta de Samper e relaciona esta concepção com os movimentos de independência e descolonização da América Latina. Fundamenta-se na genealogia feminista decolonial e metodologicamente na história cultural e comparada. Os resultados revelam que as autoras debatem a formação educacional das mulheres em estreita relação com os movimentos políticos de descolonização do continente latino-americano. Os seus escritos constituem um pensamento fronteiriço que emerge na densa trama da decolonialidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article analyzes the conception of education for women that are present in the works of Nísia Floresta and Soledad Acosta, and relates to this conception to the Latin American independence and decolonization movements. It is grounded in decolonial feminist genealogy and methodologically, in cultural and comparative history. The results show that the authors debate the educational formation of women in close relationship with the decolonization political movements of the Latin American continent. Their writings constitute a frontier thought that emerges in the dense web of decoloniality.
  • Os Atlas Anatômicos como Pedagogia Cultural e o Pós-Vida das Imagens Outros Temas

    Cazetta, Valéria; Oliveira, Régia Cristina; Tavares, Jonathan Mendes

    Resumo em Português:

    Resumo: Os atlas anatômicos, ao forjarem formas físicas únicas do corpo humano, partindo de uma coerência objetiva entre os órgãos e suas funções, cumprem a tarefa de manter, via imagens anatômicas, certa ideia de corpo e de sujeito. Ao pensarmos a corporeidade como composição de forças biológicas e culturais, as formas por meio das quais ela é apresentada não coincidem com o corpo biológico nem com sua ordem estruturante, mas, antes, constituem-se como um mapa em aberto, conectando linhas que se movem na imanência dos processos vitais. Objetivamos apresentar, neste texto, tais atlas como pedagogia cultural, dado que, no contexto atual, todos os artefatos tornam-se pedagógicos, ao mesmo tempo em que são culturais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Anatomical atlases, as they cast unique physical forms of the human body grounded on an objective coherence between organs and their functions, fulfil the task of maintaining, through anatomical images, a certain idea of body and of subject. Thinking corporeity as a composition of biological and cultural forces, the forms whereby it is presented do not coincide with the biological body or its structuring order, but rather they constitutes an open map, connecting lines that move in the immanence of vital processes. We aim to present, in this text, the atlases as cultural pedagogy, given that, nowadays, all artefacts simultaneously become pedagogical and cultural.
  • A Experiência no Mundo Existencial, Segundo Dewey Outros Temas

    Henning, Leoni Maria Padilha

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo bibliográfico tem por objetivo explicitar a compreensão de Dewey sobre a existência enquanto instância natural onde ocorrem as experiências dos organismos ali encontrados em situação de transação permanente. A existência natural é o mundo da fragilidade, imprevisibilidade, contingências, devido ao conflito de forças opostas, cuja energia sustenta a conservação ou deterioração da vida, motivo do desmerecimento da experiência. Dentre os elementos que compõem a natureza no âmbito da vida se encontram os humanos que, por possuírem a capacidade de desenvolvimento do pensamento investigativo e reflexivo, e favorecidos pela sua natureza plástica, podem alçar ao patamar de aprimoramento na existência social, particularmente pela educação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This bibliographic study aims to clarify Dewey’s understanding of existence as a natural instance where the experiences of organisms found there in a permanent transaction occur. Natural existence is the world of fragility, unpredictability, contingencies, due to the conflict of opposing forces, whose energy sustains the conservation or deterioration of life, reason for the unworthiness of experience. Among the elements that make up nature in the scope of life are humans, who, having the ability to develop investigative and reflective thinking, and favored by their plastic nature, can rise to the level of improvement in social existence, particularly through education.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br