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Educação & Realidade, Volume: 45, Número: 4, Publicado: 2020
  • A Aprendizagem da Dor Seção Temática: As Lições Da Pandemia

    Hermann, Nadja

    Resumo em Português:

    Resumo: O interesse pela pandemia extrapola a área de especialistas em saúde pelas repercussões em todos os âmbitos da vida, particularmente na educação. Ao mesmo tempo que traz o estranho, o que é ameaçador, desestabilizando a ordem vigente, a dolorosa experiência mobiliza nossa capacidade de sentir e aprender. Dessa aprendizagem da dor já é possível recolher as primeiras lições da pandemia: o reconhecimento da vulnerabilidade da condição humana, a importância da verdade para enfrentar os problemas e a solidariedade com o outro. O artigo conclui que a aprendizagem e o saber mais amplo decorrentes dessas lições tem uma força transformadora, que se constitui numa espécie de superação, não no sentido de um sentimentalismo ingênuo, mas algo que surge da própria situação dolorosa, pois, como percebe Hölderlin, justamente onde há o perigo cresce a salvação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The interest in the pandemic goes beyond the health professionals’ area of expertise due to repercussions in all areas of life, particularly in education. At the same time that it brings the foreign, what is threatening, destabilizing the current order, the painful experience mobilizes our capacity to feel and learn. From this learning through pain, it is already possible to take the first lessons of the pandemic: the recognition of the vulnerability of the human condition, the importance of truth to face problems, and solidarity with others. The article concludes that the learning and broader knowledge resulting from these lessons have a transformative force, which constitutes a kind of overcoming, not in the sense of naive sentimentality, but something that arises from the painful situation itself, because, as Hölderlin realizes, precisely where there is danger, salvation thrives.
  • Negação da Política e Negacionismo como Política: pandemia e democracia Seção Temática: As Lições Da Pandemia

    Duarte, André de Macedo; César, Maria Rita de Assis

    Resumo em Português:

    Resumo: O texto se desenvolve em três etapas complementares: primeiro, discutimos a estratégia da negação da política, com a qual Bolsonaro afrontou valores democráticos sem romper definitivamente com a democracia, tanto na campanha presidencial como na pandemia. No segundo momento, discutimos a estratégia do negacionismo como política, importante para a compreensão do modo como Bolsonaro empreendeu sua gestão da pandemia. No terceiro momento, argumentamos que durante a pandemia aquelas duas estratégias se conjugaram, produzindo fenômenos sócio-políticos que corroem a democracia, como a banalização das mortes e a naturalização da clivagem entre vidas valiosas, vidas submetidas a processos de menos-valia e vidas descartáveis.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The text is developed in three complementary stages: Firstly, we discuss the strategy of denying politics, which allowed President Bolsonaro to reject democratic values ​​without definitively breaking with democracy, employed both during the presidential campaign but also during the pandemic. Secondly, we analyze the strategy of denialism as a policy, important to the understanding of the way thru which Bolsonaro undertook his management of the pandemic. Thirdly, we argue that during the pandemic both strategies were combined, thus producing socio-political phenomena that erode democracy, such as the trivialization of deaths and the naturalization of the cleavage between valuable lives, less valuable lives, and disposable lives.
  • Mais uma Lição: sindemia covídica e educação Seção Temática: As Lições Da Pandemia

    Veiga-Neto, Alfredo

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo articula os desdobramentos das crises geradas pela pandemia da COVID-19, com as deficiências da educação escolar, no Brasil. Argumenta que uma escola marcada por desigualdades, exclusões, elitismo, facilitação e superficialidade vem gerando amplos contingentes de estultos e refratários às orientações científicas de prevenção à pandemia e seu controle. Tal situação é agravada por parte das classes políticas dirigentes, cujos líderes são fiéis adeptos do negacionismo, fundamentalismo político e religioso, anticientificismo e conspiracionismo. Propõem-se alguns princípios norteadores para a educação científica com ênfase nas dimensões gnosiológica e formativa. É feita uma revisão da nomenclatura usada pelos estudos sobre pandemias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article articulates the developments of the crises generated by the COVID-19 pandemic with the deficiencies of school education in Brazil. It argues that a school marked by inequalities, exclusions, elitism, facilitation and superficiality has generated large contingents of fools and people refractory to scientific guidance for prevention and control of the pandemic. This situation is made worse by the political governing classes, whose leaders are followers of negationism, political and religious fundamentalism, anti-scientificism and conspiracy theories. A few guiding principles are proposed for scientific education emphasizing the gnoseological and formative dimensions. The nomenclature used in studies on pandemics is reviewed.
  • Um Sentido para a Experiência Escolar em Tempos de Pandemia Seção Temática: As Lições Da Pandemia

    Carvalho, José Sérgio Fonseca de

    Resumo em Português:

    Resumo: No presente artigo a emergência da pandemia global é analisada como um fator que torna ainda mais visível e aguda a crise da educação. Isso ocorre porque à não presencialidade espacial dos alunos agrega-se o esvaziamento da dimensão temporal da educação. Esse esvaziamento é tratado a partir da narrativa da experiência escolar de uma adolescente. Sua interpretação e análise apontam para a necessidade de a experiência escolar propiciar a seus alunos a oportunidade de habitarem um outro mundo no tempo e no espaço por meio do acesso e da ressignificação de obras ficcionais e historiográficas nas quais a experiência de viver uma pandemia seja reconfigurada à luz do presente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this article, the emergence of the global pandemics is analyzed as a factor that makes the crisis in education even more visible and acute. The lack of spatial presence of students at schools is compounded by the deflation of the historical dimension of education. This deflation is then analyzed taking as its departing point the narrative of a teenager’s school experience. Its interpretation and analysis point out the need for schools and teachers to provide their students with opportunities to inhabit another world intime and space through the access and reframing of fictional works and historiographical studies in which the experience of living in a pandemic context is reconfigured in the light of the present.
  • Comunicação Educativa: perspectivas e desafios com a COVID-19 Seção Temática: As Lições Da Pandemia

    Escola, Joaquim José Jacinto

    Resumo em Português:

    Resumo: A reflexão sobre a comunicação educativa instiga-nos a refletir sobre a importância da comunicação humana e das mediações tecnológicas na educação. A situação pandémica que atinge o mundo colocou-nos um conjunto de desafios sem paralelo. A história da comunicação, (Cloutier, 2001) bem como a periodização das tecnologias na educação (Costa, 2007) comprovam uma estreita relação entre os tipos de comunicação, os dispositivos utilizados, e as respostas disponibilizadas pela comunicação educativa em face dos desafios que a COVID-19 colocou, tendo como pano de fundo o contexto de ensino português.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The reflection on educational communication encourages us to reflect on the importance of communication and technological mediations in education. The pandemic situation that affects the world has presented us with an unparalleled set of challenges. The history of communication (Cloutier, 2001) as well as the periodization of Technologies in education (Costa, 2007) prove a close relationship between the types of communication, the devices used, and the responses made available by educational that the COVID-19 put it, against the backdrop of the portuguese teaching context.
  • Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia Seção Temática: As Lições Da Pandemia

    Charczuk, Simone Bicca

    Resumo em Português:

    Resumo: Problematizamos a docência no ensino remoto em tempos de pandemia. A despeito das diferenças entre ensino remoto e educação a distância (EaD), apontamos que críticas a ambos recaem sobre as dificuldades de interação entendidas como inerentes a eles. Em contraposição, argumentamos que ponderações a todo modo de ensino precisam enfatizar modelos teóricos conceituais que os sustentam. Inspirados na construção do caso em psicanálise, apresentamos narrativas acerca do ensino remoto e as analisamos a partir do conceito de transferência. Apostamos que o laço transferencial entre professor, aluno e conhecimento pode ser estabelecido no ensino remoto, considerando a escuta e a palavra como representantes da presença e da corporeidade neste contexto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: We discuss teaching in remote learning in pandemic times. Despite the differences between remote learning and distance learning (EaD), we point out that criticisms of both focus on the interaction difficulties understood as inherent to them. We argue, however, that considerations on any teaching method must emphasize the theoretical-conceptual models that support them. Inspired by the clinical case construction approach, we present narratives about remote learning and analyze them based on the concept of transference. We believe that the transference between teacher, student and knowledge can be established in remote learning, considering listening and speech as representatives of presence and corporeality in this context.
  • Condição de Classe e Desempenho Educacional no Brasil Outros Temas

    Caprara, Bernardo Mattes

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo do artigo é analisar o impacto da condição de classe dos estudantes brasileiros da educação básica nos seus desempenhos educacionais. Os fundamentos teóricos da pesquisa remetem ao conceito de classe social de Pierre Bourdieu. A partir de uma abordagem quantitativa, utilizamos a base de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado em 2013. As técnicas analíticas mobilizadas foram a estatística descritiva, a análise de correspondência e a regressão linear múltipla. Os resultados empíricos demonstraram a persistência dos efeitos da classe social na conformação dos rendimentos acadêmicos, ainda que coexistindo com os impactos das variáveis de escolarização, de trajetória individual e de caráter pedagógico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper analyzes the effects of social class on the educational performance of young Brazilians students. Our theoretical approach in this study is based on Pierre Bourdieu’s concept of social class. We opted for a quantitative methodology using the database of the Basic Education Evaluation System (Saeb) tests carried out in 2013. We used descriptive statistics, correspondence analysis and multiple linear regression. Empirical results showed the persistence of the effects of social class on academic performance, although these results coexist with the impacts of variables related to schooling, individual life story and pedagogical aspects.
  • Do Exílio Nacional à Cegueira Institucional: Mirela, uma criança congolesa Outros Temas

    Almeida, Maicon Salvino Nunes de; Santos, Mônica Pereira dos; Silva, Carine Mendes da

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir a cegueira observada em uma instituição escolar pública fluminense a partir do acompanhamento do caso de uma criança refugiada congolesa. O estudo, qualitativo do tipo estudo de caso (Yin, 2010), caracterizou-se pela observação não participante da aluna ao longo de um mês na escola para a qual foi encaminhada, além de entrevistas com educadores e outros atores sociais. Para nossa análise, utilizamos a perspectiva Omnilética (Santos, 2013). Os resultados nos permitiram perceber que a escola em questão parece ter desenvolvido uma certa cegueira quando se trata de casos de inclusão de crianças refugiadas, a despeito das boas intenções de vários de seus profissionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present paper aims to discuss a certain institutional blindness observed in a state school of the state of Rio de Janeiro while investigating the case of a Congolese refugee in Brazil. We carried out a qualitative research, of the case-study type (Yin, 2010) in which we observed a refugee student in the school where she was enrolled and interviews with educators e other social actors. Our analysis is based on the Omnilectical Perspective (Santos, 2013). The results showed that the school might have developed what we called an institutional blindness when it comes to the inclusion of refugee students despite the good intentions of the educational professionals.
  • Estratégias Exitosas de Alunos dos Anos Iniciais em Situações de Proporção Outros Temas

    Magina, Sandra Maria Pinto; Lautert, Sintria Labres; Santos, Ernani Martins dos

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo investiga as estratégias bem-sucedidas, mobilizadas pelos alunos do ciclo de alfabetização ao resolverem problemas de proporção simples. Solicitou-se a 483 alunos do 1º ao 3º ano que resolvessem seis problemas de proporção, sendo analisadas as respostas de 182 alunos que tiveram estratégias bem-sucedidas. Quando comparados os anos escolares, há aumento nos acertos de ano para ano, na classe de situações um para muitos, o que não se pode afirmar sobre a classe muito para muitos, que permaneceu estagnada. Pelos resultados obtidos, é possível que a estrutura multiplicativa esteja sendo pouco discutida, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article investigates the successful strategies mobilized by students in the literacy cycle when solving problems of simple proportion. 483 students from the 1st to the 3rd grade of Brazilian Elementary Education, were asked to solve six problems of proportion, and the responses of 182 students who had successful strategies were analyzed. When comparing school grades, there is an increase in hits from year to year, in the class of situations one-to-many, which cannot be said about the class for many, which remained stagnant. From the results obtained, it is possible that the multiplicative structure is being little discussed in the first three grades of elementary school.
  • Políticas de Reconhecimento e de Redistribuição na Permanência Estudantil Outros Temas

    Mendes, Maíra Tavares

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo do texto é analisar a articulação de desigualdades decorrentes da entrada de novos sujeitos na universidade, a exemplo de classe, raça, gênero, sexualidade e deficiência. Para tal, o texto está dividido em três partes: 1) concepção de permanência estudantil como uma das dimensões de acesso, e, portanto, uma política afirmativa decorrente das políticas de acesso; 2) discussão dos conceitos correlatos de marcadores da diferença e categorias em articulação, e sua utilidade para pensar na permanência estudantil; 3) a defesa da necessidade de articular políticas de redistribuição e reconhecimento (a partir da contribuição de Nancy Fraser) na permanência estudantil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The objective of the text is to analyze the articulation of inequalities arising from the entry of new subjects into university, such as class, race, gender, sexuality and disability. To this end, the text is divided into three parts: 1) conception of student retention as one of the dimensions of access, and therefore an affirmative policy arising from access policies; 2) discussion of the correlated concepts of markers of difference and categories in articulation, and their usefulness in thinking about student retention; 3) the advocating of the need to coordinate redistribution and recognition policies (as of Nancy Fraser’s contribution) on student retention.
  • Contra Hegemonia e Pluralidade de Saberes na Educação à Luz da Sociopoética Outros Temas

    Santos, Monaliza Holanda dos; Cordeiro, Eugênia de Paula Benício

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo se propõe a apresentar fundamentos metodológicos da pesquisa Sociopoética com interfaces na educação; e mais especificamente, refletir sobre a inter e a transculturalidade em prol da descolonização dos saberes na educação, como também, descrever as cinco orientações básicas da Sociopoética. Nossos estudos apontam que a Sociopoética, ao reconhecer a pluralidade e heterogeneidade de saberes, pode contribuir para que os espaços educativos contemporâneos caracterizados pela diversidade e por indivíduos singulares, ampliem seus horizontes no sentido da transculturalidade, na medida em que acolhe perspectivas e concepções contra hegemônicas na construção do conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to present methodological underpinnings of Socio-poetics research connected to education; more specifically, to rethink inter and transculturality envisioning knowledge decolonization, as well as, to describe the five Socio-poetics research methods basic orientation. Our studies point out that Socio-poetics, by acknowledging plurality and diversity of knowledge, can contribute to broaden horizons, when it refers to transculturality, of contemporary educational areas characterized by diversity as well as individuals’ singularities, as long as it embraces counter-hegemonic perspectives and conceptions in the process of knowledge development.
  • Inclusión Educativa: aproximación biopolítica en clave de bicentenario Outros Temas

    Echeverri-Alvarez, Juan Carlos

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Se pregunta por las relaciones históricas entre educación y sociedad con base en un elemento problemático: la inclusión. Se asume la conmemoración de las independencias americanas para mostrar que las diferentes formas de inclusión educativa del presente deben ser analizadas desde la perspectiva de la forma del poder que las hace posibles y necesarias desde hace ya doscientos años, a saber, el poder liberal. Se recurre teórica y metodológicamente a las nociones de biopolítica y de gubernamentalidad. Se demuestra que la inclusión educativa no es una contingencia altruista del poder sino una condición de posibilidad de su vigencia constante; además, que su inherente obligación de imponer exclusiones y de fomentar inclusiones hace parte de la lógica actual según la cual gobernar también es permitir vivir y facilitar morir.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper studies the historical relationship between education and society based on a problematic element - inclusion. The commemoration of independence in American countries is addressed to show that different forms of educational inclusion seen today must be analyzed from the perspective of the form of power that made them possible and necessary for the last two hundred years, that is, the liberal power. The concepts of biopolitics and governance are used theoretically and methodologically. It is showed that educational inclusion is not an altruistic contingency of power but a condition of possibility of its constant validity. Additionally, its inherent obligation to impose exclusion and promote inclusion is part of the current logic according to which ruling also entails letting others live and facilitating death for them.
  • Letramento Digital para Idosos: percepções sobre o ensino-aprendizagem Outros Temas

    Flauzino, Karina de Lima; Pimentel, Maria da Graça Campos; Batistoni, Samila Sathler Tavares; Zaine, Isabela; Vieira, Lilian Ourém Batista; Rodrigues, Kamila Rios da Hora; Cachioni, Meire

    Resumo em Português:

    Resumo: Os programas de letramento digital para idosos propõem ampliar as habilidades e competências digitais, porém os conhecimentos sobre as abordagens metodológicas e de ensino nestas intervenções são escassos. O estudo objetivou verificar os fatores otimizadores no processo de ensino-aprendizagem em programas de letramento digital para idosos, a partir das percepções de alunos. Utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, duas categorias principais foram identificadas entre as emissões de 278 participantes. Conclui-se que os aspectos humanos devem ser valorizados pelos instrutores no processo de ensino-aprendizagem para alunos idosos, principalmente, demonstrar as qualidades de ser paciente, calmo e atencioso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Digital literacy programmes for the elderly propose to expand digital skills and competences; yet, knowledge about the methodological and teaching approaches in these interventions is scarce. The study aimed to verify the optimising factors in the teaching-learning process in digital literacy programmes for older adults, based on students’ perceptions. Using the content analysis technique, two main categories were identified among the contributions of 278 participants. It was concluded that the human aspects should be valued by the instructors in the teaching-learning process for older-adult students, mainly, by demonstrating the qualities of being patient, calm and attentive.
  • O Retrato da Exclusão nas Universidades Brasileiras: os limites da inclusão Outros Temas

    Cabral, Vinícius Neves de; Orlando, Rosimeire Maria; Meletti, Silvia Márcia Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo objetiva apresentar um panorama do acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior no Brasil. Durante décadas, as políticas públicas têm promovido e defendido práticas educacionais inclusivas, mas, apesar de algumas melhorias, o sistema educacional ainda parece ter dificuldades para acomodar alunos com deficiência. Os dados foram extraídos das bases de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados apontam que as medidas governamentais priorizaram a expansão de instituições privadas, enquanto a representação de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras continua sendo um cenário de exclusão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article aims to present a panorama of the access of disabled people to higher education in Brazil. For decades, public policies have promoted and advocated in favour of inclusive educational practices, but, despite some improvements, the educational system still seems to struggle to accommodate disabled students. Data were drawn from the databases of The Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and of the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). As evidence shows, governmental measures have prioritised the expansion of private organisations, while the representation of disabled students in Brazilian universities remains a scenario of exclusion.
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