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AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO BRASIL

RESUMO:

Neste estudo, procuramos obter mais conhecimento sobre as práticas e as crenças em relação à avaliação em educação matemática de professores dos anos iniciais. Realizamos uma análise dos documentos curriculares e revisamos a literatura recente sobre pesquisas em avaliação no Brasil, respondendo a seguinte questão de pesquisa: Como são as práticas de avaliação matemática e as crenças dos professores, reveladas em pesquisas recentes, e como essas estão relacionadas à conceituação de avaliação em documentos curriculares brasileiros? Verificamos que as práticas de avaliação dos professores, conforme pesquisas revisadas entre 2010 e 2017, em geral não refletiam a conceitualização da avaliação apresentada nos documentos curriculares. Apesar da maioria dos professores conjeturarem que a avaliação seja um processo para melhorar o ensino e a aprendizagem, suas práticas de avaliação em matemática não favoreciam a avaliação para aprendizagem, mas foram usadas principalmente como um instrumento para determinar a classificação dos alunos. Recomendamos uma política pública de formação de professores na qual sejam oferecidas oportunidades de desenvolvimento profissional com foco na avaliação formativa em educação matemática.

Keywords:
Avaliação em sala de aula; Avaliação em larga escala; Pesquisa brasileira; Educação matemática; Anos Iniciais

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