Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Este novo número de Educação em Revista inicia uma nova fase pela qual passam as revistas brasileiras, especialmente da área de Educação, marcada pelos esforços para responder às exigências que partem do campo editorial e das agências de fomento e avaliação de periódicos.

No último ano, tivemos um debate denso em eventos e publicações, no qual o campo acadêmico pôde se manifestar sobre as questões que envolvem a profissionalização, a sustentação financeira, a internacionalização e a avaliação de periódicos no país. Propostas muito diversas foram defendidas, tais como pagamento de taxas para publicação, adoção do acesso aberto, publicação em língua inglesa, fim de publicações impressas, entre outras medidas.

Não se trata de elaborar aqui uma análise detalhadas das propostas em debate, que refletem a diversidade de visões entre os editores dos periódicos acadêmicos. A Equipe Editorial de Educação em Revista reconhece a importância do aperfeiçoamento da gestão dos periódicos acadêmicos brasileiros, mas se manifesta chamando a atenção para a necessidade de considerar as características da produção e da divulgação científica de cada área.

No caso da Educação, vivemos um processo recente de expansão de nossos programas de pós-graduação, com um aumento exponencial da produção científica, criando-se uma grande demanda por publicação, a qual pressiona os periódicos mais qualificados da área. Muitos programas também criaram suas revistas nesse período, quase sempre contando com o trabalho generoso de equipes que não se qualificaram previamente para essa tarefa. Nesse sentido, é fundamental que se busque equilíbrio entre as metas a serem alcançadas e as políticas de indução à qualidade editorial, contando com tempo e condições adequadas, sob o risco de inviabilizar a continuidade de muitas revistas. Neste ano, um dos maiores desafios será, assim como em 2015, fazer frente às demandas em um contexto em que as fontes de financiamento foram drasticamente reduzidas.

Podemos dizer que, ao iniciar sua quarta década, Educação em Revista avançou em muitos aspectos, tornando-se um veículo de divulgação da produção científica na área educacional brasileira reconhecidamente de qualidade. Nesse período, aprimorou os processos de gestão, ampliou o número de edições e sua equipe editorial e, no momento, movimenta-se para atender às exigências de internacionalização, especialmente por meio da ampliação dos textos publicados em língua inglesa. Apesar das dificuldades, temos trabalhado com afinco para fazer jus à reputação conquistada na área.

Este número traz artigos diversos, que abordam temas ligados aos estudos sobre políticas educacionais, educação intercultural, educação de tempo integral, história da educação e processos de aprendizagens em diferentes campos disciplinares.

Esperamos que o número seja de bom proveito para os leitores de Educação em Revista e que possamos continuar cumprindo a contento nossa missão, com a mesma disposição e a seriedade que animam o periódico desde a sua criação.

A Comissão Editorial

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Mar 2016
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br