RESUMO:
A cooperação internacional é um componente estratégico para a constituição e consolidação de programas de pós-graduação stricto sensu de excelência. Na dinamização do Sistema Nacional de Pós-Graduação no Brasil, valorizam-se as instituições do Norte global, onde se concentra a maior parte das universidades de classe mundial. Este artigo apresenta uma experiência que se distancia desse modelo, com foco na cooperação Sul-Sul e nos sentidos da cooperação regional para o enfrentamento de problemas específicos da América Latina e Caribe. O objeto do trabalho é o Doutorado Latino-Americano em Educação (DLA) da UFMG, que foi desenvolvido em parceria com a Unesco e universidades do Chile, Colômbia, Equador, Honduras, México, Peru e Venezuela. A análise inclui documentos do programa e questionários respondidos por egressos. Constatou-se que o DLA constitui um projeto alternativo de internacionalização, mais autônomo e autocentrado, fundamentado em uma concepção de justiça social e de solidariedade entre os Estados da região.
Palavras-chave:
Doutorado Latino-americano em Educação; Internacionalização; Pós-graduação; América Latina; Profissão Docente