RESUMO:
O artigo objetiva compreender as orientações para o ensino da Educação Física, fundamentadas nos projetos de formação humana eugenista e higienista. Possui, como fontes, a Revista de Educação Física (230 matérias) e a Revista Educação Physica (405 matérias). Utiliza, como pressupostos teóricos, os conceitos de análise pela materialidade e práticas de apropriações. Os resultados sinalizam que o diálogo dos articulistas com os princípios da eugenia e do higienismo estava relacionado com os perfis editoriais das revistas, em um cenário de negociações em relação às perspectivas de formação assumidas por eles. Esse teorizar conferiu cientificidade à Educação Física e ofereceu as bases para a publicação de prescrições que orientassem a formação e a prática docente. Nas fontes, teoria e prática imbricavam-se, conformando as revistas como dispositivos de uso didático-pedagógico e contribuindo com a inserção e a consolidação da Educação Física nos currículos escolares.
Palavras-chave:
Educação Física; eugenia; higienismo; revista; prescrições
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Legenda: “Ilustramos estas notas com algumas fotografias, tiradas nas principais clínicas alemãs, onde nós podemos constatar o emprêgo associado do infra-vermelho ao ultravioleta, máxime na terapêutica infantil” (p.27). onte:
Fonte: Vida ao ar livre (1935a, p. 20-21).
Legenda: “UmPasseio em casa da vóvó - SESSÃO PREPARATÓRIA 4 - FLEX. TRONCO - Perguntei da onde vem vôvô êle respondeu fui assistir a pesagem de lã que vou mandar para a cidade (as creanças imitam uma balança e elevam os bracinhos lateralmente)”.Fonte: 

Fonte: