RESUMO:
Este estudo apresenta os resultados de uma análise de artigos publicados em revistas da área da Educação que relatam experiências de formação de professores para a justiça social. O objetivo é o de compreender como as formações docentes para a justiça social podem ser realizadas, a partir da identificação dos pressupostos teóricos que as fundamentam, das estratégias utilizadas e dos resultados alcançados por elas. A metodologia utilizada foi a da revisão sistemática de 10 artigos baseados em estudos empíricos, publicados entre 2009 e 2017, disponíveis para acesso livre em revistas acadêmicas da área. Após a seleção dos artigos, estes foram sujeitos a uma análise de conteúdo, o que possibilitou compreender práticas e princípios de formação docente para a justiça social. Os resultados mostram que as formações de professores para a justiça social se fundamentam em pedagogias de resistência, de caráter social e transformativo, para além de implicarem uma reflexão sobre a diversidade em diferentes níveis, sobre a educação multicultural e sobre as especificidades dos contextos educativos, exigindo dos formandos grande senso crítico.
Palavras-chave:
Formação de Professores; Justiça social; Pedagogia crítica