RESUMO:
O objetivo deste estudo foi o de fazer uma adaptação do Inventário de Práticas Docentes que Favorecem a Criatividade no Ensino Superior e analisar as evidências de sua validade para o Ensino Médio. As etapas para a adaptação desse Inventário foram: adaptação semântica, avaliação de juízes e estudo piloto com 106 estudantes matriculados no Ensino Médio. O Inventário com as adequações realizadas foi aplicado em 1.118 alunos, de 30 unidades escolares de uma rede particular de ensino, distribuídas em nove estados. A análise fatorial resultou em um inventário composto por 35 itens e confirmou quatro fatores: Incentivo a novas ideias; Clima para expressão de ideias; Procedimentos tradicionais de ensino; e Interesse pela aprendizagem do aluno, os quais explicaram 44,92% da variância obtida neste estudo. A confiabilidade da análise dos dados foi adequada pelo coeficiente Lambda 2 de Guttman, que variou entre 0,61 a 0,91. Os componentes dos coeficientes de ajuste mostraram-se adequados, apresentando os seguintes valores: AGFI=0,980; NNFI=0,984; RMSEA=0,034; SRMR=0,049. Concluiu-se que o “Inventário de Práticas Docentes que favorecem a criatividade no Ensino Médio” constitui uma ferramenta que abre novas perspectivas para fins de futuras pesquisas e auxilia nas atitudes em âmbito educacional, quanto ao estímulo à criatividade. Sendo o fim último o que requer a contemporaneidade: professores aptos para lidar, de forma criativa, com a formação de alunos criativos.
Palavras-chave: criatividade; práticas docentes; Ensino Médio