EDUCAÇÃO MIDIÁTICA, EDUCOMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: PARÂMETROS DOS ÚLTIMOS 20 ANOS DE PESQUISAS NAS BASES SCIELO E SCOPUS

Tanisse Paes Bóvio Barcelos Cortes Analice de Oliveira Martins Carlos Henrique Medeiros de Souza Sobre os autores

RESUMO:

O trabalho tem como objetivo investigar as pesquisas que exploram a relação entre Educomunicação e Formação docente, Educação midiática e Formação docente, nacional e internacionalmente. As buscas foram realizadas nas bases SciELO e Scopus, do período de 1997 a 2017, tendo as finalidades específicas de mapear os dados, por meio de gráficos, além de refinar os resultados para uma análise profícua das publicações. A partir dos resultados, foi possível confirmar a escassez de trabalhos nacionais e internacionais que contribuam com reflexões para uma formação docente no âmbito de uma cultura digital. Apesar de iniciativas interessantes de estudo das mídias, há a prevalência, nos cursos, de noções direcionadas ao uso das tecnologias no ensino, com ênfase disciplinar. As perspectivas críticas e criativas de leitura e produção em mídias são pouco exploradas. Assim, defende-se a Midiaeducação como um âmbito formativo fundamental para o exercício de uma cidadania ativa.

Palavras chave:
Educação midiática; Educomunicação; Formação docente; Cultura digital

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