Acessibilidade / Reportar erro

COPO MEIO CHEIO OU COPO MEIO VAZIO? ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL, FACE EXPOSTA, REVISÃO CRÍTICA E AGENDA DE PESQUISA

IS THE CUP HALF FULL OR HALF EMPTY? POSTDOCTORAL RESEARCH, EXPOSED FACE, CRITICAL REVIEW AND RESEARCH SCHEDULE

RESUMO:

Analisaram-se publicações sobre o tema da capacitação pós-doutoral nas bases Web of Science, Proquest, Scielo e Portal de Periódicos CAPES. De acordo com a revisão da literatura, o Brasil seria o possível agente de fronteira nesse campo investigativo. Apesar das amostras com organizações suniversitárias diversificadas, encontraram-se resultados similares entre elas, sendo que a variável tempo de carreira docente emerge como sendo o principal fator explicativo da transferência pós-doutoral positiva sobre a produção científica. Nesta revisão observa-se que, quanto ao marco teórico, todos os estudos convergiram para enxergar o fenômeno pós-doutoral à luz da Gestão do Conhecimento, e nesta revisão crítica, questionam-se os aspectos cruciais do ponto de vista teórico e metodológico para estudo do fenômeno pós-doutoral que devem ser objeto de reflexão visando a melhorias, mas há também uma visão otimista e promissora acerca desse campo de investigação, por ser um campo de exploração em pesquisa ainda escasso e com imenso potencial de desenvolvimento.

Palavras-chave:
Estágio pós-doutoral; Produção científica; Gestão educacional.

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br