QUANDO O FOCO PASSA A SER O RESULTADO NA AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA: EVIDÊNCIAS DE UMA REDE

WHEN FOCUS BECOMES THE RESULT IN EXTERNAL LARGE-SCALE EVALUATION: EVIDENCE OF A SCHOOL NETWORK

CUANDO EL ENFOQUE SE CONVIERTE EN EL RESULTADO DE LA EVALUACIÓN EXTERNA A GRAN ESCALA: INDICIOS DE UNA RED PÚBLICA DE ENSEÑANZA

LUANA COSTA ALMEIDA Sobre o autor

RESUMO:

A indução das avaliações externas sobre o trabalho escolar tem sido desvelada em várias pesquisas e, com o objetivo de aprofundar a investigação nessa temática, este artigo apresenta os resultados de uma investigação que se propôs a analisar evidências empíricas de como diferentes níveis de uma mesma rede organizam suas ações para a melhoria de sua performance. Nele, são problematizados e analisados os objetivos e as ações estabelecidas para a melhoria dos índices de desempenho, tanto no nível da secretaria municipal de educação quanto das escolas. O objetivo da investigação foi descrever e analisar a forma pela qual essas avaliações impactam nas decisões e ações no âmbito de uma rede de ensino. As evidências foram coletadas em entrevistas com o secretário de educação da rede e os gestores das escolas e por meio de grupos focais com professores. Os resultados mostram não apenas as ações adotadas na rede, mas também indícios de uma rendição dos profissionais da educação à lógica gerencialista que coloniza a política educacional na atualidade.

Palavras-chave:
Avaliação; qualidade educacional; gerencialismo; escola

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br