Acessibilidade / Reportar erro

O CURSO DE PEDAGOGIA: UM OLHAR PARA A REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ

THE PEDAGOGY COURSE: A LOOK AT THE SOUTHWEST REGION OF PARANÁ

EL CURSO DE PEDAGOGÍA: UNA MIRADA A LA REGIÓN SUROESTE DE PARANÁ

RESUMO:

Este estudo é resultado de uma dissertação de mestrado que discute a formação inicial do profissional da pedagogia na região Sudoeste do Paraná. O objetivo da pesquisa foi o de analisar como ocorre esse processo de formação. Especificamente, buscamos identificar os cursos de Pedagogia da referida região, bem como verificar e descrever os pressupostos teóricos presentes nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia. Também procuramos analisar a concepção de profissional presente nos projetos pedagógicos e, por fim, analisar as matrizes curriculares dos cursos, para verificar se essas estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2015). Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa. Para tanto, evidenciamos que: 1) os pressupostos teóricos se pautam na pedagogia histórico- crítica; 2) a concepção de profissional se sustenta em consistente formação teórica e prática; e 3) as instituições apresentam matrizes curriculares em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2015).

Palavras-chave:
Formação de Professores; Curso de Pedagogia; Região Sudoeste do Paraná

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br