Acessibilidade / Reportar erro

ALTERNANDO PROFESSORALIDADES NO CAMPO: ENTRE O PASSADO E O PRESENTE, UM ESTAR-SENDO PROFESSOR-MONITOR EM UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA

ALTERNATING PROFESSORALITIES IN THE COUNTRY: BETWEEN PAST AND PRESENT, BEING ATEACHER-MONITOR IN AN FAMILY FARM SCHOOL

ALTERNANDO PROFESORALIDADES EN EL CAMPO: ENTRE EL PASADO Y EL PRESENTE, UN ESTAR-SENDO PROFESOR-MONITOR EN UNA ESCUELA FAMILIA AGRÍCOLA

RESUMO:

Este artigo apresenta narrativas (auto)biográficas de cinco monitores da área de ciências naturais de duas Escolas Famílias Agrícolas (EFA) no semiárido baiano. Por meio de suas memórias e histórias de vida, investigamos o seu tornar-se docente em alternância, referindo-nos tanto à proposta pedagógica da escola, quanto às trajetórias destes docentes, que se alternam entre o passado e o presente, e o estar-sendo professor e o estar-sendo monitor numa EFA. Estas categorias - passado, presente, professor e monitor - se alternam no processo de tornar-se docente no/do campo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, embasada nos referenciaisda memória, (auto)biografia, história de vida e narrativas orais. Para análise das narrativas, nos apropriamos das noções de experiência, de Jorge Larrosa Bondía e de professoralidade, de Marcos Villela Pereira. As narrativas indicam que estes docentes são o que conseguem ser: seres de experiências, contextos históricos, sociais e culturais que os atravessam nesse tornar-se docente numa EFA.

Palavras-chave:
Pedagogia da Alternância; Ensino de Ciências; Experiência; Professoralidade

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br