Acessibilidade / Reportar erro

APRENDER A SER CHIC: A PATINAÇÃO EM CURITIBA (1879-1916) - UMA EXPERIÊNCIA MODERNA

LEARNING TO BE CHIC: SKATING IN CURITIBA (1879-1916) - A MODERN EXPERIENCE

APRENDER A SER CHIC: PATINAJE EN CURITIBA (1879-1916) - UNA EXPERIENCIA MODERNA

RESUMO:

Este estudo tem por objetivo discutir as experiências com a patinação promovidas em Curitiba entre 1879 (data do anúncio da primeira iniciativa) e 1916 (ano em que sete espaços dedicados à diversão funcionaram simultaneamente). O intuito foi investigar sua dinâmica social, bem como os discursos de adesão a ideias de civilização e progresso que se forjaram ao seu redor, posicionamentos que apresentaram indicações de adequados usos do corpo e de adoção de bons comportamentos públicos. Basicamente, interessa responder: a) como se estruturou a prática (estratégias de oferta, responsáveis, locais, frequentadores)? b) que representações sobre ela foram veiculadas? Como fontes, foram utilizados jornais e revistas publicados na cidade no período em tela. Conclui-se que a patinação foi mobilizada como uma possibilidade de educação do público no que tange à aquisição de posturas chics, uma noção ligada a concepções de modernidade que circularam com maior intensidade na capital paranaense no momento abordado.

Palavras-chave:
História da Educação; História do Lazer; História do Esporte; Patinação; Curitiba

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br