Acessibilidade / Reportar erro

DO PROJETO PEDAGÓGICO À AULA UNIVERSITÁRIA: APRENDER A ENSINAR COM TDIC EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

FROM THE PEDAGOGICAL PROJECT TO THE UNIVERSITY CLASSROOM: LEARNING TO TEACH WITH DTIC IN DEGREE COURSES IN MATHEMATICS

DEL PROYECTO PEDAGÓGICO A LA CLASE UNIVERSITARIA: APRENDER A ENSEÑAR CON TDIC EN CURSOS DE LICENCIATURA EN MATEMÁTICAS

RESUMO:

Partindo de resultados que apontaram a formação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos projetos pedagógicos de dois cursos de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do estado de São Paulo, realizamos uma pesquisa com o objetivo geral de investigar essa formação a partir de dados coletados com alunos concluintes, por questionário, e com professores e coordenadoras, por entrevista semiestruturada. Constatamos que, na prática, em cada curso essa formação é promovida por uma disciplina: uma com enfoque em mídias e outra com enfoque na produção de material didático. Porém, aos olhos dos participantes, a formação para o uso das TDIC existiu em outras disciplinas e em toda atividade, inclusive extraclasse, que envolveu tecnologia, ocorrendo em situações que vão do “aprender sobre” ao “aprender a ensinar com” tecnologia; tais situações, isoladamente, não comportam o conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK), além de não estarem asseguradas ao futuro professor, quando inscritas em optativas ou circunscritas à metodologia de um professor. Subjacentes às atividades descritas estão a concepção realista, comum a todos os participantes, a otimista, verificada somente entre os alunos, e a pessimista - todas elas carregando conflitos epistemológicos, evidenciados, por exemplo, nos casos em que a concepção (construcionista) de aprendizagem do professor não converge com os meios (instrucionistas) adotados por ele para propiciá-la ao aluno. Concluímos que, se efetiva, a formação anunciada nos projetos poderia fazer a diferença na constituição do professor como agente da mudança, apto ao exercício da profissão em contextos inusitados.

Palavras-chave:
tecnologias digitais; formação de professores; licenciatura em Matemática

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br