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EDITORIAL

Com prazer, apresentamos o terceiro e último número de 2011 de Educação em Revista. Como de costume, publicamos os nomes dos pareceristas que, gentilmente, em tempos de tantas avaliações, relatórios, projetos, cederam preciosos momentos para colaborar para o sucesso da revista. Muito obrigado a todos vocês, pareceristas.

Como um organismo dinâmico, Educação em Revista tem sempre alguma novidade. É com alegria que anunciamos a chegada de mais um colega para a equipe de editores. Geraldo Magela Pereira Leão, professor da Faculdade de Educação da UFMG, graduado em filosofia, com mestrado e doutorado em Educação, passa a integrar a equipe de editores adjuntos da revista.

Dezessete artigos compõem este número. Os autores, mais de 30, encontram-se filiados a diversas instituições brasileiras e estrangeiras. Assim como nos números anteriores, as variadas temáticas apontam interesses de pesquisa que configuram um bom recorte do que tem sido discutido contemporaneamente no vasto campo da educação. Temas já tradicionalmente debatidos, novos temas, temas de fronteira, compõem a pluralidade dos textos selecionados para este número.

Na organização da revista, os editores cumprem o papel de aproximar temáticas afins ao agrupar os textos, possibilitando que os leitores possam articular diferentes perspectivas, evitando, dessa forma, que se perca a visão de conjunto da produção acadêmica na área da educação. Contudo, sabemos também que atualmente é rara a situação em que um leitor lê uma revista na íntegra e de maneira linear, um artigo após outro. Com a multiplicação das publicações digitais e, principalmente, daquelas de acesso aberto, os leitores geralmente lêem alguns artigos direcionados a seus interesses. Entretanto, nós optamos por fazer alguns agrupamentos de textos com temáticas próximas entre si, para que a leitura de um determinado número da revista possa interessar aos leitores não apenas por um único artigo de sua área.

No primeiro bloco, dois artigos abordam questões relacionadas às novas mídias. Lina Cardoso Nunes e Dostoiewski Mariatt avaliam como os professores de escolas públicas estão se valendo das mídias audiovisuais nas salas de aula no texto intitulado A inserção das mídias audiovisuais no contexto escolar. Os autores destacam que, apesar de os professores julgarem importante o uso das mídias em sala de aula, eles as usam de maneira precária, quase que exclusivamente de forma ilustrativa ou como um apoio a outras atividades. Completa o primeiro bloco o texto Convivência e aprendizagem em ambientes virtuais: uma reflexão a partir da Biologia do conhecer, de Eliana Soares, Carla Valentini e Jane Rech. As autoras apresentam resultados de um estudo empírico que, a partir da "biologia do conhecer", buscou compreender como um ambiente virtual pode se constituir em um domínio de convivência capaz de propiciar aprendizagem.

A educação superior é o tema que perpassa os três artigos do segundo bloco. Metodologia problematizadora e suas implicações para a atuação docente: relato de experiência é o título do texto de Adriana Corrêa, Ronildo Santos e Ária Souza. Os autores analisam a experiência do uso de uma metodologia problematizadora num curso de licenciatura em enfermagem. Alertam para os riscos do uso meramente técnico das etapas no ciclo pedagógico. Ivam Peleias, Marcelo Henrique, Elionor Weffort e Martinho Ornelas são os autores do texto Perícia contábil: análise das condições de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de São Paulo. O objetivo do trabalho foi o de identificar e analisar as condições de ensino da disciplina perícia contábil em cursos de ciências contábeis. Marcos Pereira é o autor de O lugar da prática na globalização da educação superior, terceiro e último artigo do bloco. O texto reflete sobre a globalização da educação superior a partir de conferências da UNESCO e do Pacto de Bolonha.

Experiências internacionais compõem o terceiro bloco. É mais uma boa oportunidade para que analisemos crítica e comparativamente, as experiências educacionais brasileiras. Sob o título Investigación en aula de educación de adultos: proyecto Nuestra escuela pregunta su opinión- NEPSO, Guilhermo Williamson e Issa Torres e Natália Duran apresentam reflexões no campo da educação de jovens e adultos na Argentina. Os autores se apoiaram na metodologia da investigação participativa, mais especificamente, no projeto NEPSO (Nossa escola pergunta sua opinião). Anália Otero é a autora de Escuela media y abandono escolar em Argentina: aproximaciones a un debate pendiente. O texto parte de uma reflexão histórica da educação média na Argentina como contexto para analisar sua expansão na atualidade. O foco da análise é a evasão escolar, principalmente, de estudantes de cursos técnicos.

A palavra construção está presente no título dos três artigos do bloco quatro. A instituição formal e não formal na construção do currículo de uma escola de tempo integral é o título do texto de Helena Felício. A análise cuidadosa do processo de construção de um currículo a partir da parceria entre uma instituição formal e uma não formal permitiu à autora constatar dificuldades específicas e também possibilidades de superação. Edna Chamon Adriane de Castro é a autora do texto Escolha da carreira e processo de construção da identidade profissional docente. A autora fez uma investigação de cunho quantitativo com o objetivo de analisar fatores presentes no processo da escolha profissional docente. Entre os resultados destaca-se a influência de ideários sociais, como redenção social. Para finalizar o bloco, com o título A construção da identidade de diretores: discurso oficial e prática, Joyce de Paula e Silva apresenta reflexões sobre o processo de construção da identidade de diretores. Para tanto, ela analisa dois tipos de discursos: o oficial, a partir de documentos e legislações que definem o perfil do diretor e o da prática, a partir de relatos dos próprios diretores ao caracterizarem seus cotidianos escolares.

O eixo condutor do quinto bloco de artigos é a infância. O financiamento da educação é analisado por Cássia Domiciano em A educação infantil via programa "Bolsa creche": o caso do município de Hortolândia. O caso analisado é de uma parceria públicoprivada na qual a prefeitura de Hortolândia, no estado de São Paulo, transfere recursos financeiros públicos a escolas privadas. Tal transferência se dá em função do número de alunos matriculados e que realmente frequentam a escola. A autora questiona o programa em análise, refletindo sobre sua possível lógica mercantil e privatizante. Franciele Peloso e Ercília de Paula são autoras do texto A educação da infância das classes populares: uma releitura das obras de Paulo Freire. As autoras argumentam que tanto no Brasil quanto no exterior Paulo Freire é, geralmente, associado à educação de jovens e adultos. Assim, a proposta delas no texto é apresentar outra possibilidade de associação de Paulo Freire, dessa vez, com a educação infantil. À guisa de conclusão, argumentam que as proposições freirianas podem colaborar na compreensão da infância e da educação infantil, principalmente, de crianças de classes populares. Dificuldades enfrentadas pelo cuidador na inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral é o título do texto de Denize Araújo, em co-autoria com Elenice de Paula e Lima. O texto analisa a percepção dos cuidadores em relação à entrada e permanência de crianças com paralisia cerebral em escolas inclusivas. A partir da reflexão sobre as dificuldades relatadas pelos cuidadores, as autoras identificam o despreparo das instituições escolares e dos professores. Assim, tangenciam duas outras questões de extrema relevância: a formação dos professores e a infra-estrutura institucional das escolas para a efetivação dos processos de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais.

Dois temas caros à educação estão presentes nos textos do sexto bloco, a saber, a didática e a formação de professores. Com o objetivo de apresentar um estado da arte das discussões sobre a didática no Brasil, Maria Inês Marcondes, Míriam Soares Leite e Vânia Finholdt Leite são autoras do texto A pesquisa contemporânea em didática: contribuições para a prática pedagógica. As autoras analisaram os trabalhos apresentados entre os anos de 2004 e 2008 no Grupo de Trabalho em Didática da ANPEd. A identificação de tendências e de lacunas poderá lançar luz sobre futuras investigações no relevante campo da didática. Marilda da Silva é a autora de Habitus professoral e habitus estudantil: uma proposição acerca da formação de professores. Fundamentada em textos de Bourdieu, a autora argumenta que a formação de professores deve ser articulada na confluência entre dois espaços distintos: a sala de aula na universidade na qual o estudante se prepara e a sala de aula da escola para a qual ele está se preparando.

Como se pode ver no que diz respeito às temáticas, o Número 3 do Volume 27 de Educação em Revista está, como indicado no início do editorial, de fato bastante variado. Esperamos que tal variedade seja mais um estímulo aos que se interessam pela qualidade da educação.

Boa leitura!

Sérgio Cirino, Ana Galvão, Geraldo Magela Leão, Manuela David e Zélia Versiani

Editores

Publication Dates

  • Publication in this collection
    24 May 2012
  • Date of issue
    Dec 2011
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