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SABERES DISCIPLINARES QUE ORIENTARAM A FORMAÇÃO NO CURSO NORMAL DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO RIO GRANDE DO SUL (1940-1956)

DISCIPLINARY KNOWLEDGE THAT ORIENTED THE TRAINING IN THE NORMAL COURSE OF THE SCHOOL OF PHYSICAL EDUCATION OF RIO GRANDE DO SUL (1940-1956)

RESUMO:

O objetivo do presente estudo foi compreender as composições dos saberes disciplinares que orientaram a formação no Curso Normal da Escola Superior de Educação Física (ESEF), do estado do Rio Grande do Sul, no período de 1940 a 1956. O recorte temporal envolve o ano de 1940, quando o Curso Normal entrou em funcionamento, até 1956, o último ano em que foi oferecido, sendo substituído, no ano seguinte, pelo curso de Educação Física Infantil. A interpretação dos materiais de pesquisa, sustentada pelos referenciais teórico-metodológicos dos Saberes Disciplinares e da História Cultural, nos levou a identificar influências que traduziam ao ambiente de ensino do Curso Normal, orientações de um caráter militarizado, expressas através do Método Francês. Ao lado deste, também figurou a emergência de novas formas de se pensar e fazer Educação Física no estado, demarcando a presença de um caráter pedagógico à formação.

Palavras-chave:
História da Educação Física. Formação de professores. Escola Superior de Educação Física do estado do Rio Grande do Sul; Curso Normal. Saberes Disciplinares

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