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AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA E DA INSERÇÃO LABORAL ENTRE GRADUADOS DE PEDAGOGIA EM EDUCAÇÃO BÁSICA NO CHILE

RESUMO:

A expansão do acesso à educação superior universitária representou um avanço para a integração de grupos tradicionalmente excluídos no Chile. No entanto, a expansão do acesso resultou insuficiente para assegurar a equidade do sistema de educação superior. Sob essa premissa, o artigo se ocupa em indagar acerca da formação acadêmica e da inserção laboral de acordo com a percepção dos graduados, considerando que essas dimensões refletem aspectos relevantes do grau de equidade que poderia estar evidenciando o sistema chileno. Este estudo exploratório teve como foco os graduados do curso de Pedagogia em Educação Básica de três universidades com distintos critérios de seleção de seus alunos. Concluímos que não existe evidência a favor de que o grau de seleção e as características e atributos da formação acadêmica recebida pelos graduados de distintas universidades sejam percebidos como fatores determinantes para a inserção laboral dos graduados.

Palavras-chave:
Chile; Programas de Pedagogia; Formação Acadêmica; Empregabilidade

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