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Educação em Revista, Issue: 44, Published: 2006
  • Editorial

    Oliveira, Bernardo Jefferson de; Paraíso, Marlucy Alves
  • Resistance in the classroom: between failure and indignation

    Rockwell, Elsie

    Abstract in Spanish:

    En este artículo abordo una disyuntiva conceptual en la explicación de la resistencia estudiantil en clase. Resumo algunas de las posturas clásicas acerca de la resistencia (WILLIS, GIROUX), retomando la distinción entre fenómenos que contribuyen al fracaso escolar de los estudiantes, y aquellos que muestran indignación. Discuto resultados de estudios que intentan explicar los momentos de discontinuidad en el flujo de la interacción en el aula como evidencia de resistencia de parte de los alumnos. Luego examino las implicaciones de las teorías de Basil Bernstein y de Jürgen Habermas para explicar estos procesos. Sugiero que no toda expresión de resistencia en el aula debe ser vista como señal de incompetencia, diferencia cultural o respuesta autocondenadora. Con base en la teoría de comunicación de Habermas, es posible comprender muchas respuestas de los estudiantes como legítima (si bien indirecta) invocación de las pretensiones de verdad, adecuación y veracidad.

    Abstract in English:

    In this paper, I approach a conceptual dilemma involved in understanding student resistance in classrooms. I summarize some of the classic positions on resistance (WILLIS, GIROUX), and recall the distinction between behaviors that contribute to "school failure" and those that express "moral indignation". I discuss classroom studies that attempt to explain moments of discontinuity in the flow of verbal interaction as evidence of student resistance. I then turn to the implications of the theories of Basil Bernstein and Jürgen Habermas to explain these processes. I suggest that not all expressions of resistance in the classroom should be seen as signs of incompetence, cultural difference, or self-condemning behavior. Drawing on Habermas' theory of communication, it is possible to understand many student's responses as a legitimate, albeit indirect, invocation of the validity claims of truth, correctness and sincerity.
  • The various stances of literacy: processes for the production of the literate subject Artigos

    Dionísio, Maria de Lourdes

    Abstract in Portuguese:

    Partindo-se de um entendimento de literacia como prática socialmente situada que implica quer a manipulação da palavra escrita, quer comportamentos, valores, crenças, e saberes sobre o que pode ser dito e feito, como e com que "acessórios", num domínio de prática particular, discutem-se, neste texto, algumas estratégias que, no âmbito da leitura realizada na escola, têm por função assegurar uma dada configuração da literacia e do sujeito que aí é reconhecido como letrado. Para além das estratégias discursivas que, na aula de língua portuguesa e em manuais escolares, conformam as características do leitor legítimo, discutem-se as representações de leitura e de leitor veiculadas pelos textos antologiados num corpus de manuais escolares. Entre as principais conclusões, destaca-se a visão restrita das funções sociais da leitura bem assim como do papel do leitor, construído que é numa prática de aceitação daquilo que uma voz com autoridade define como a prática de leitura que conta naquele contexto.

    Abstract in English:

    This text explores the notion of literacy as a socially situated practice which is more than skills and processes of reading and writing, therefore including behaviours, values, beliefs and knowledges about what can be done with words and how, with what kind of tools, in a particular domain of practice. The analysis is conducted upon some pedagogical devices, such as the discursive strategies of the classroom interaction as well as some of school textbooks, that ensure a particular literacy and a particular literate person, as well as upon representations of reading and of the reader conveyed by the texts of a corpus of language textbooks. Among the main conclusions, it is worth to note the restricted version of literacy and of the role of the reader, whose constructed position is that of acceptance of a voice with authority defines for them as good reading practice.
  • Theoretical and methodological notes about teaching practices in the beginning of the educational process Artigos

    Guedes-Pinto, Ana Lúcia; Fontana, Roseli Aparecida Cação

    Abstract in Portuguese:

    Neste texto, focalizamos nosso processo de elaboração da prática de ensino a partir do lugar em que atuamos: na condição de formadoras de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Explicitamos o modo pelo qual temos exercitado a prática de ensino no cotidiano da docência como um projeto pedagógico de formação e seu processo de construção como objeto de investigação. Assumindo a perspectiva de compreensão das práticas culturais cotidianas e a perspectiva da corrente sócio-histórica, problematizamos as opções que temos feito, junto aos nossos alunos - professores em formação, no encaminhamento do trabalho de inserção no cotidiano da escola básica. Tendo como referência a assunção de que cada escola está em um permanente movimento social de construção, temos atuado levando em conta alguns princípios que têm norteado as várias maneiras de nossos alunos inserirem-se nas dinâmicas escolares.

    Abstract in English:

    In the present text we focus our research on the teaching practices starting from our experiences as professionals educating future teachers for elementary school. We expose the method adopted in the tuition practice in the school daily life as an educational project, and choose its construction process as our investigation subject. Adopting a perspective of understanding daily cultural experiences and the social and historical methodology, we debate the options we have next to the students - future teachers - trying to insert them in the reality of elementary school. Believing that each school is in a permanent social transformation, we have been working considering some principles guiding the several forms present in the insertion process of the students in the elementary school.
  • An education model and its application for continuing education Artigos

    Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    Tendo em vista a importância e atualidade dos trabalhos sobre formação continuada de professores, realizou-se uma pesquisa junto a 189 professores da rede estadual de ensino do estado de São Paulo para avaliar uma formação que eles cursavam. O quadro teórico que apoiou a análise baseou-se nas características conceituais, psicológicas e profissionais que orientam o desenho de uma formação. A pesquisa mostrou que a formação proposta apresentou componentes dos três pólos do modelo teórico, com dominância variável entre eles. Em particular, o trabalho de pesquisa de conclusão de curso, representado pela monografia que os professores desenvolveram sobre tema educacional, foi um dos principais elementos aglutinadores desses três pólos. Foi possível, também, observar a adequação do modelo para a análise de uma formação continuada.

    Abstract in English:

    Considering the relevance of works about continuing teacher education, we have conducted a research with 189 teachers enrolled in an education program to evaluate it. The theoretical framework supporting our analysis is based on the conceptual, psychological, and professional characteristics that guide the education design. The research showed the presence of these three components with variable levels of domination. Particularly, the research work represented by the thesis developed by the students during the education program was one of the main aggregation points of these components. It was possible to observe the model adequacy to a continuing education analysis.
  • Disability as an expression of difference Artigos

    Silva, Luciene Maria da

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho destaca o debate sobre as diferenças que dá fundamento às propostas inclusivistas na contemporaneidade. Tomamos como referenciais fundamentais estudos que não consideram ser a deficiência uma condição estática, natural e definitiva, posto que ela está inscrita nas relações e interações que determinam seu entendimento na sociedade. É, portanto, uma diferença que emerge no processo de produção da existência dos povos, em locais e momentos históricos distintos, assim como são, nesse sentido, as diferenças étnicas, os códigos lingüísticos ou as crenças religiosas. Em síntese, a diferenciação e individuação que dão substância à emancipação humana ainda são promessas, pois o indivíduo que se diferencia é um outro negado socialmente, freqüentemente perseguido para ser moldado, incluído e adaptado.

    Abstract in English:

    This work emphasizes the debate about differences which gives support to the inclusive proposal in the contemporaneity. We have taken as fundamental references the studies who do not consider the disability a stetic, natural, or definitive condition, since it is inserted in the relationships and interactions which determine its comprehension in the society. It is, therefore, a difference which emerges in the production process of people's existence at defined historical moments and places, as the ethnic differences, the linguistic codes , or the religious beliefs are in the same sense. In short, the diferenciation and the individuation which give substance to the human emancipation are still promises, for the individual who is different is someone socially denied, frequently pursued to be molded, included, and adapted.
  • Olhares entrecruzados sobre as políticas e reformas recentes e seus efeitos sobre o trabalho e as práticas docentes Dossiê

    Borges, Cecília; Oliveira, Dalila Andrade
  • Multiple regulation and teacher's professional autonomy: comparisons between Quebec and Canada Dossiê

    Lessard, Claude

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo traz uma análise comparativa Canadá/Quebec de interrelações: de um lado, três modelos de regulação da educação (a burocracia estatal, a profissão e o mercado); e, de outro, a autonomia profissional dos professores. A noção de autonomia profissional dos professores, tal como é veiculada pelas associações profissionais e sindicatos canadenses e quebequenses, permite analisar a evolução desses modos de regulação. Adotando um ponto de vista neo-institucionalista, o artigo mostra que a autonomia profissional reivindicada ou defendida pelos professores como por suas associações sindicais repousa mais sobre as atividades percebidas como centrais por esses atores que sobre aquelas ditas periféricas. Isto permite compreender a força da reação no restante do Canadá contra a centralização do currículo e a padronização da avaliação da aprendizagem e a relativa acomodação dos professores quebequenses à participação nos conselhos escolares e na participação dos pais. Nesses dois contextos, entretanto, constatamos uma resistência à reorganização do trabalho dos professores.

    Abstract in English:

    The paper deals with the relationships between models of regulation (bureaucratic, professionnal and market) of education and teacher autonomy. As espoused by professional and labour associations of Canada and Quebec, teacher autonomy is used to disclose the evolution of models of educational regulation. Adopting a neo-institutionalist point of view, the paper argues that teacher autonomy, as promoted by canadian teacher unions, refers to activities considered central of teachers' work, as opposed to peripheral activities. This distinction helps understand why in Canada a strong reaction against curriculum centralization and standardization of evaluation has been observed, whereas Quebec teachers' unions seem to accommodate themselves with an increase in parental power. In both contexts (Canada and Quebec), a strong resistance to work reorganization is also noticeable.
  • New school regulations: what are the impacts on the teacher's concerns? Dossiê

    Riopel, Marie-Claude

    Abstract in Portuguese:

    Desde o início dos anos 1990, os ministérios educacionais distritais têm implementado por todo o Canadá um número de novas políticas e reformas. Levará algum tempo para que estas mudanças tenham um impacto visível em escolas e salas de aula, mas, nos últimos cinco anos ou mais, esses efeitos têm se tornado aparentes e estão ainda em desenvolvimento. Os professores se encontram na situação complexa da necessidade de manter um mínimo de comprometimento para atuar com dedicação profissional e, ao mesmo tempo, com a necessidade de serem flexíveis e adaptáveis por causa das condições do trabalho em desenvolvimento e do contexto político. O Estudo de Pessoal Escolar iniciou uma investigação sobre as preocupações diárias dos professores em relação aos seus trabalhos. Este artigo relata as preocupações que foram reveladas através da análise de 240 entrevistas conduzidas com professores em escolas de ensino médio e fundamental em três distritos canadenses.

    Abstract in English:

    Since the early 1990's the provincial ministries of education across Canada have implemented a number of new policies and reforms. It took some time for these changes to have a visible impact on schools and classrooms, but in the last five years or so, those effects have become apparent and are still evolving. Teachers find themselves in the complex situation of needing to maintain a sense of commitment in order to perform with professional dedication, while at the same time needing to be flexible and adaptable in the face of evolving working conditions and policy contexts. The School Personnel Study set out to investigate the impact of the introduction of these changes on the day-to-day concerns of teachers regarding their works. This paper reports on those concerns as revealed by an analysis of 240 interviews conducted with teachers in elementary and secondary schools in three Canadian provinces.
  • The evolution of the way of the school regulation and reestruction of the principle's function Dossiê

    Cattonar, Branka

    Abstract in Portuguese:

    Nos dez últimos anos, os sistemas educacionais de todas as províncias do Canadá sofreram transformações importantes no que diz respeito ao seu modo de regulação, o que repercutiu nas condições e no teor do trabalho dos atores escolares. Nosso artigo propõe-se a estudar os efeitos dessas transformações sobre o trabalho dos diretores de escola. Como eles as percebem? Como vivem, concebem e exercem hoje a sua função? Tentaremos responder a essas perguntas com base nos resultados de uma pesquisa realizada em 2005, por meio de questionários, junto a 2.144 diretores de escolas primárias e secundárias de todo o Canadá. A pesquisa revela notadamente que a maioria dos diretores tem uma visão relativamente matizada em relação aos impactos das transformações escolares, mostrando ao mesmo tempo que seu trabalho envolve o exercício de grande número de responsabilidades e parece proporcionar-lhes satisfação profissional no tocante a vários aspectos.

    Abstract in English:

    These last ten years, the educational systems of the provinces in Canada knew several important changes in their mode of regulation which have effects on the conditions and the content of the work of the school actors. Our article intends studying their effects on the work of the principals of schools: How do they feel the recent school evolutions? How do they live, do they conceive and do they exercise their work today? We shall try to answer these questions on base of the results of a survey by questionnaire realized in 2005 with 2144 principals of elementary and secondary schools in the whole of Canada. The survey shows that most of the principals have a qualified vision of the impacts of the school evolutions, that their work implies on the exercise of a multitude of responsibilities and that it appears to bring them a professional satisfaction under numerous aspects.
  • Educative Regulation in Latin America: repercussions about the Identity of the teachers work Dossiê

    Oliveira, Dalila Andrade

    Abstract in Portuguese:

    O artigo discutirá algumas conseqüências que a nova regulação educativa na América Latina tem tido sobre o trabalho docente, sobretudo, as que se referem às relações de trabalho ou profissionalização e às relativas à identidade docente. Consideramos que a América Latina, a partir dos anos 1990, passou a viver um processo de reformas educacionais que estão inseridas em um contexto de reformas mais amplas ao nível do Estado, e que tais processos resultaram em uma nova regulação educativa. Essa nova regulação traz significativas mudanças à gestão escolar e, por conseguinte, às condições de trabalho nas escolas, o que tem resultado em reestruturação do trabalho docente. As discussões aqui trazidas são resultados de pesquisas realizadas no contexto brasileiro, integradas a investigações em outras realidades nacionais na América Latina.

    Abstract in English:

    The article argues relative questions to the new educative regulation in Latin America and its impacts on the teaching work, amongst them, two different dimensions : the ones directly related to the relations of work and those that are related to the teaching work identity. We consider that Latin America during the 1990's started to live a process of educational reforms which are related to reforms to the level of the State and that such processes had resulted in a new educative regulation. This new regulation brings significant changes to school management, therefore and to the conditions of work in the schools, which has resulted in reorganization of the teaching work. The discussions presented are the outcomes of researchs in Brazilian context, which were integrated to investigations in other national realities in Latin America.
  • Teacher collaboration and the school program reforms in Quebec Dossiê

    Borges, Cecília

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo aborda o tema da colaboração docente no âmbito das reformas e políticas educativas atuais. Ele se apóia em resultados de uma pesquisa sobre as práticas colaborativas de um grupo de docentes no contexto de implantação do programa do ensino secundário quebequense. Ele busca pôr em evidência as práticas, as motivações e os fatores que contribuem para a colaboração entre os docentes, assim como os desafios por eles encontrados no seu cotidiano de trabalho. Ele sugere que, mesmo sendo vista favoravelmente, a colaboração não se integra facilmente às práticas docentes, ainda mais no contexto atual em que se impõe uma maior regulação do trabalho no seio da organização escolar. Finalmente, à luz de seus resultados, ele aponta algumas tensões e questionamentos que parecem constituir promissoras pistas de reflexão sobre o assunto.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper discusses collaboration within the context of current educational reforms and policies. It is based on data collected from a research relating to the collaborative practices at a group of teachers, within the framework of the implementation of a new curriculum in secondary education in Québec. It aims to highlight the practices, the motivations, and factors that contribute to collaboration, as well as the challenges teachers met in their daily work. It suggests that, even if the teachers seem to be in favour of collaboration, it does not integrate easily into their practises, in the current context of a greater regulation of the work. Finally, this paper indicates some tensions and questions that constitute promising ways of reflexion on collaboration work.
  • The reforms of secondary education: the lessons of the North-South transfers Dossiê

    Abdeljalil, Akkari

    Abstract in Portuguese:

    Este texto busca discutir o recente desenvolvimento da escolarização secundária em nível internacional. Ele se preocupa particularmente com a educação secundária no sistema educacional. O artigo discute os empréstimos e transferências de modelos de educação secundária entre os países do Norte e do Sul. Por fim, o texto enfatiza a importância de um melhor treinamento dos professores com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade da educação secundária.

    Abstract in English:

    This text aims to discuss the recent development of secondary schooling on the international level. It points out in particular the place of secondary education in the educational system. Borrowing and transferring models of secondary education between the North and the South will be discussed. Lastly, it stresses the importance of better training of the teachers to improve quality of secondary education.
  • Reflexões mais que pertinentes Resenhas

    Melo, Marcelo Paula de
  • Múltiplos olhares sobre o Museu Resenhas

    Lopes, Gilmara Célia Lana Rodarte
  • A divulgação da ciência e o resgate da curiosidade infantil Resenhas

    Mintz, Vania
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