Acessibilidade / Reportar erro

Heterogeneidade dos investidores institucionais: evidências entre companhias não financeiras brasileiras Este artigo é derivado da tese de doutorado “Ensaios sobre a atuação dos investidores institucionais no mercado acionário brasileiro”, apresentada em 2019 à Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil. Os autores agradecem as revisões realizadas pelos pareceristas desta revista que muito contribuíram para o aprimoramento do artigo.

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar quem são os investidores institucionais atuantes no âmbito corporativo brasileiro, explorando, em particular, o grau de heterogeneidade no histórico de atuação destes agentes a partir de suas principais características e perfil de investimento. Aplicando métodos de classificação e agrupamento, os resultados apontaram a existência de quatro diferentes grupos de investidores institucionais acionistas de corporações não financeiras brasileiras. A heterogeneidade intragrupo foi confirmada. Os investidores institucionais agrupados em dois clusters se aproximam de um perfil caracterizado pela miopia dos investimentos, enquanto os do terceiro (quarto) clusters indicaram ter um perfil menos volátil (conservador).

Palavras-Chave:
Investidores institucionais; Heterogeneidade; Análise de cluster

Departamento de Economia; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 01 - Cid. Universitária, CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5803/5947 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudoseconomicos@usp.br