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Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do ensino médio Este trabalho é derivado da dissertação de mestrado “A área de formação docente importa para a qualidade do aprendizado dos alunos? Uma análise com dados em painel do Censo Escolar” (Costa 2018). Os autores agradecem os comentários dos membros da banca, Paula Louzano e Romero Rocha, dos participantes do congresso Meeting of the Economics of Education Association (AEDE, 2018) e dos pareceristas anônimos desta revista. As sugestões contribuíram significativamente para o apri moramento do artigo. Roberta Costa é grata ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) pelo apoio financeiro recebido.

Resumo

Resultados escolares do ensino médio estão estagnados no Brasil. Em 2016, dados do Censo Escolar da Educação Básica mostravam que 21% dos professores do ensino médio brasileiro não possuíam formação superior compatível com nenhuma das disciplinas que lecionavam. Em que medida estes fenômenos se relacionam? É necessário que o professor tenha formação estritamente compatível com a disciplina lecionada para melhorar o resultado de alunos do ensino médio? Com base em um painel construído com o Censo Escolar da Educação Básica para os anos de 2007 a 2016, estima-se o impacto da proporção de docências sem formação superior compatível com as disciplinas lecionadas sobre resultados escolares. O principal resultado indica uma relação positiva e significativa com as taxas de abandono e de distorção idade-série. Problemas sistemáticos como abandono e atraso escolar no ensino médio parecem acentuar-se quando professores ministram disciplinas com as quais não possuem formação compatível.

Palavra-Chave:
Formação docente; Formação específica; Resultados escolares; Ensino Médio; Efeitos fixos de escola.

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