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Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública

Right or privilege? Digital inequalities, the pandemic, and the challenges of a public school

¿Derecho o privilegio? Desigualdades digitales, pandemia y los desafíos de una escuela pública

RESUMO:

O artigo discute alguns dos impactos na educação durante a pandemia de COVID-19 no Brasil em 2020, focalizando a questão do acesso às atividades online por estudantes do ensino básico. O texto está dividido em duas partes: na primeira, debate-se a transferência do ensino presencial para o ensino remoto, tendo como eixo desigualdades digitais, privilégios sociais e direito à educação; na segunda, é analisado o caso da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em São Paulo (SP), com base nas experiências e nos desafios enfrentados na transferência para o ensino remoto. O artigo aponta para a insuficiência de políticas públicas educacionais no período, que não garantiram a conectividade e o direito à educação no país em meio à crise.

PALAVRAS-CHAVE:
Educação; Ensino Remoto; Pandemia; Desigualdades Digitais

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