Acessibilidade / Reportar erro

HOMBRES DE COLOR E OS SIGNIFICADOS DA LIBERDADE NEGRA: CONTRIBUIÇÕES À HISTÓRIA DO PÓS-ABOLIÇÃO NO URUGUAI (1872)

Hombres de Color and the Meanings of Black Freedom: Contributions to the History of Post-Abolition in Uruguay (1872)

Hombres de color y los significados de la libertad negra: contribuciones a la historia de la post-abolición en Uruguay (1872)

Resumo

A conformação do Estado republicano uruguaio e sua relação com a libertação dos escravizados é assunto recorrente nos estudos históricos. Com o intuito de contribuir para esse debate, alargando-o a partir de apontamentos sobre as condições do pós-abolição, apresento este artigo adotando por fio condutor um acontecimento de 1872: a criação do Club Igualdad. Composto por um grupo de homens de color em um contexto de disputas eleitorais, a justificativa para a sua criação estava na denúncia de que a ideia de raça apresentava uma intrínseca relação com o acesso à cidadania naquela capital emancipada desde a década de 1840.

Palavras-chave:
Uruguai; Liberdade; Pós-abolição; Negros; Branquitude; República

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas Secretaria da Revista Estudos Históricos, Praia de Botafogo, 190, 14º andar, 22523-900 - Rio de Janeiro - RJ, Tel: (55 21) 3799-5676 / 5677 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: eh@fgv.br