Acessibilidade / Reportar erro
Estudos Históricos (Rio de Janeiro), Volume: 34, Número: 73, Publicado: 2021
  • TEMPOS DE PANDEMIA Editorial

    SPOHR, MARTINA
  • A AMÉRICA LATINA, A COVID-19 E AS MIGRAÇÕES FORÇADAS: PERSPECTIVAS EM MOVIMENTOS, MUROS EPIDEMIOLÓGICOS E SOMBRIAS IMAGENS Artigo

    ARAUJO, RAFAEL; SARMIENTO, ÉRICA

    Resumo em Português:

    RESUMO A América Latina tornou-se, em junho de 2020, um dos epicentros da pandemia. Embora concentremos aproximadamente 8% da população mundial, temos em torno de 20% dos casos e 30% das mortes causadas pela COVID-19. Um dos graves problemas enfrentados pelas populações latino-americanas são as migrações forçadas, que, assim como tudo o que diz respeito às populações vulneráveis, incrementou-se na pandemia. Os casos da América Central e do México, país considerado um dos maiores corredores humanos do mundo, alcançaram níveis impensáveis de violações de direitos humanos. Discutiremos neste artigo os efeitos políticos e socioeconômicos da pandemia decorrente do coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 ([SARS-CoV-2], causador da COVID-19) na América Latina. Igualmente, apresentaremos, por meio da imprensa e dos relatórios de organizações civis, como, em plena pandemia, acentuaram-se a criminalização e a culpabilização dos migrantes nos discursos dos órgãos governamentais estadunidenses.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En junio de 2020, América Latina se convirtió en uno de los epicentros de la pandemia. Aunque concentramos aproximadamente el 8% de la población mundial, tenemos alrededor del 20% de los casos y el 30% de las muertes causadas por COVID-19. Uno de los graves problemas que enfrentan las poblaciones latinoamericanas es la migración forzada que, como todo lo que concierne a las poblaciones vulnerables, se ha incrementado con la pandemia. Los casos de Centroamérica y México demuestran eso, pues esta nación es considerada uno de los corredores humanos más grandes del mundo y alcanzó niveles impensables de violaciones de derechos humanos, demuestran eso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Latin America became one of the epicenters of the pandemic in June 2020. Although concentrating approximately 8% of the world population, it comprises around 20% of cases and 30% of deaths caused by COVID-19. One of the serious problems faced by Latin American populations is forced migration, which, like everything that concerns vulnerable populations, has increased during the pandemic. The cases of Central America and Mexico, a country considered one of the largest human corridors in the world, reached unthinkable levels of human rights violations, as demonstrated. This article addressed the political and socioeconomic effects of the pandemic resulting from the SARS-CoV-2 virus (COVID-19) in Latin America. Likewise, the press and the reports of civil organizations present how, in the middle of the pandemic, the criminalization and blaming of migrants in the speeches of the American government agencies has been accentuated.
  • Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública Artigo

    MACEDO, RENATA MOURÃO

    Resumo em Português:

    RESUMO: O artigo discute alguns dos impactos na educação durante a pandemia de COVID-19 no Brasil em 2020, focalizando a questão do acesso às atividades online por estudantes do ensino básico. O texto está dividido em duas partes: na primeira, debate-se a transferência do ensino presencial para o ensino remoto, tendo como eixo desigualdades digitais, privilégios sociais e direito à educação; na segunda, é analisado o caso da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em São Paulo (SP), com base nas experiências e nos desafios enfrentados na transferência para o ensino remoto. O artigo aponta para a insuficiência de políticas públicas educacionais no período, que não garantiram a conectividade e o direito à educação no país em meio à crise.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: El artículo analiza los impactos en la educación durante la pandemia de COVID-19 en Brasil en 2020, centrándose en el tema del acceso a las actividades online por parte de estudiantes de la educación básica. El texto se divide en dos partes: en la primera, se debate la transferencia de la enseñanza presencial a la educación remota, centrándose en las desigualdades digitales, los privilegios sociales y el derecho a la educación; en la segunda, se analiza el caso de la Escuela de Aplicación FEUSP, en São Paulo (SP), a partir de las experiencias y desafíos enfrentados en la transferencia a la educación remota. El texto apunta a la insuficiencia de las políticas públicas educativas en el período, que no garantizaban la conectividad y el derecho a la educación en el país.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The article discussed some of the impacts on education during the COVID-19 pandemic in Brazil in 2020, focusing on the issue of access to online activities by basic school students. The text is divided into two parts: in the first part, the transfer of face-to-face education to remote education was discussed, focusing on digital inequalities, social privileges, and the right to education; in the second part, the case of the Application School of FEUSP, in São Paulo (SP), was analyzed based on the experiences and challenges faced in the transfer to remote education. The text notes the insufficiency of public educational policies in the period, which did not guarantee connectivity and the right to education in the country in the midst of the crisis.
  • APRENDIZAGEM HISTÓRICA EM TEMPOS DE PANDEMIA Artigo

    NICOLINI, CRISTIANO; MEDEIROS, KÊNIA ÉRICA GUSMÃO

    Resumo em Português:

    RESUMO A pandemia do coronavírus provocou mudanças em diferentes segmentos sociais. No campo educacional, as escolas suspenderam atividades em cumprimento às orientações sanitárias e vários problemas surgiram quando implantaram o ensino remoto emergencial (ERE). Pensando nisso, foi proposto um Grupo de Reflexão Docente (GRD) na ocasião do XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, promovido pela Associação Brasileira de Ensino de História. O presente texto sistematiza as discussões realizadas nesse GRD, envolvendo narrativas de diferentes Regiões do Brasil. Os relatos são apresentados a partir de três eixos, conduzindo a reflexões sobre o impacto da pandemia e do ensino remoto sobre o ensino de história.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La pandemia de Coronavirus provocó cambios en diferentes segmentos sociales. En el ámbito educativo, las escuelas suspendieron las actividades en cumplimiento de los lineamientos de salud y surgieron varios problemas cuando implementaron educación remota de emergencia. Con eso en mente, se propuso un Grupo de Reflexión Docente con motivo de las XI Perspectivas de la Enseñanza de la Historia, promovido por la Asociación Brasileña de Enseñanza de la Historia. Este texto sistematiza las discusiones realizadas en este GRD, involucrando narrativas de diferentes regiones de Brasil. Los informes se presentan desde tres ejes, dando lugar a reflexiones sobre el impacto de la pandemia y la educación a distancia en la enseñanza de la Historia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The coronavirus pandemic caused changes in different social segments. In the educational field, schools suspended activities in compliance with health guidelines and several problems arose when they implemented emergency remote education. With that in mind, a Teaching Reflection Group (TRG) was proposed on the occasion of the XI Perspectives on Teaching History, promoted by the Brazilian History Teaching Association. This text systematizes the discussions held in this TRG, involving narratives from different Regions of Brazil. The reports are presented from three axes, leading to reflections on the impact of the pandemic and remote education on the teaching of history.
  • QUANDO O SER HUMANO CRIA, IKU VEM À TERRA: AS MEDIAÇÕES DE EXU, A ONIPRESENÇA DA MORTE E A COVID-19 EM DOIS CONTEXTOS AFRORRELIGIOSOS Artigo

    QUEIROZ, VÍTOR

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo propõe-se a pensar a reação dos cultos afro-brasileiros à pandemia da COVID-19. Em vez de generalizações, porém, o presente texto procura desdobrar alguns momentos etnográficos específicos, localizados em dois contextos, o Rio Grande do Sul e a Bahia, e possibilitados por mediações online. Sendo um dos primeiros resultados de uma pesquisa em andamento - que tematiza a agência de Exu, divindade do movimento e da comunicação, nessas localidades -, o artigo procura evidenciar, também, alguns aspectos da intensa reflexão prático-conceitual sobre mediação, diferença e cuidado que atravessa tais religiões e que tem chamado a atenção da bibliografia específica recente.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este ensayo intenta hacer una reflexión sobre cómo las religiones afro-brasileñas reaccionaron a la pandemia de la Covid-19. Sin embargo, en lugar de generalizaciones este texto ofrece descripciones de algunos momentos etnográficos específicos ubicados en dos contextos regionales - los estados brasileños de Rio Grande do Sul y Bahía - mediante una experiencia de trabajo de campo online. Como uno de los primeros resultados de una investigación en curso sobre Eshu, poderoso dios de las transformaciones y de la comunicación, el ensayo también va a abordar las ideas de mediación, cuidado y diferencia que caracterizan el pensamiento de estas mismas comunidades religiosas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to reflect upon African-Brazilian cults’ reactions to the Covid-19 outbreak. Instead of making generalizing statements, however, this text seeks to unfold some specific ethnographic moments that have been located in two different contexts - the southern Brazilian state of Rio Grande do Sul and the northeastern state of Bahia - through an online fieldwork experience. As one of the first results of a research in progress about Eshu, a powerful divinity that deals with movement and communication, it will additionally discuss the ideas of mediation, care and difference that characterize those religions and which attracted the attention of the recent specific bibliography.
  • OBJETOS DA QUARENTENA: URGÊNCIA DE MEMÓRIA Artigo

    PERROTTA, ISABELLA; CRUZ, LUCIA SANTA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo trata da urgência de construção de memória desencadeada pela pandemia de COVID-19. Compara-o com o momento da gripe espanhola quando as pessoas preferiram “esquecer de lembrar”, referencia-se no movimento de valorização da memória e do testemunho nas sociedades ocidentais contemporâneas, e, utilizando o método documental, apresenta o projeto colaborativo Objetos da Quarentena, cuja proposta é aprofundar a discussão sobre o papel dos objetos na intermediação das relações humanas e construção da memória em tempos de isolamento social. A análise preliminar aponta que objetos escrevem e inscrevem nossas memórias, enquanto narramos esse tempo de confinamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo aborda la urgencia de construir memoria que desencadenó la pandemia de COVID-19. Lo compara con el momento de la gripe española cuando la gente prefería “olvidar recordar”, se hace referencia en el movimiento para valorar la memoria y el testimonio en las sociedades occidentales contemporáneo, y, utilizando el método documental, presenta el proyecto colaborativo Objetos da Quarentena, cuya propuesta es profundizar la discusión sobre el papel de los objetos en la intermediación de las relaciones humanas y la construcción de la memoria en tiempos de aislamiento social. El análisis preliminar señala que los objetos escriben e inscriben nuestros recuerdos, mientras nosotros narramos este tiempo de encierro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article deals with the urgency of building memory triggered by the pandemic of COVID-19. It compared it with the moment of the Spanish flu when people preferred to “forget to remember”, it refers to the movement of valuing memory and testimony in contemporary Western societies, and, using the documentary method, presents the collaborative project Objetos da Quarentena, whose proposal is to deepen the discussion on the role of objects in the intermediation of human relationships and the construction of memory in times of social isolation. The preliminary analysis points out that objects write and inscribe our memories, while we narrate this time of confinement.
  • HUMANIDADES DIGITAIS E LEITURA NO TWITTER: “UM PLACEBO SANADOR EM TEMPOS DE COVID-19” Artigo

    JOSIOWICZ, ALEJANDRA JUDITH

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo parte de uma crítica cultural computacional para analisar as práticas de leitura ao longo da pandemia pela COVID-19 por meio do uso do Twitter. Analisam-se tweets com referências a dois autores, Clarice Lispector e Jorge Luis Borges, os quais foram extraídos e analisados utilizando softwares de mineração de texto. Esses autores foram mobilizados em dois sentidos principais: em um sentido terapêutico, modo de lidar com a solidão e o sofrimento, e para processar as transformações sociais e coletivas, expressando apoio ou oposição às políticas dos governos ante a COVID-19. O trabalho conclui que as práticas de leitura desses autores colocaram em cena os modos múltiplos de viver a pandemia e deram forma à experiência subjetiva e coletiva.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente artículo parte de una crítica cultural computacional para analizar las prácticas de lectura durante la pandemia de COVID-19 a través del uso de Twitter. Se analizan tweets con referencia a dos autores, Clarice Lispector e Jorge Luis Borges, los cuales fueron extraídos y analizados utilizando softwares de mineración textual. El artículo demuestra que los autores fueron movilizados en dos sentidos diferentes: en un sentido terapéutico, modo de lidiar con la soledad y el sufrimiento, y también para procesar las transformaciones sociales y colectivas, expresando apoyo u oposición a las políticas de los gobiernos ante el COVID-19. El trabajo concluye que las prácticas de estos autores pusieron en escena los modos múltiples de vivir la pandemia de COVID-19 y dieron forma a la experiencia subjetiva y colectiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article follows a computational cultural criticism to analyse the reading practices on Twitter during the COVID-19 pandemic. It analyses tweets that reference Jorge Luis Borges and Clarice Lispector, which were extracted and analysed using textual mining tools. The article demonstrates that both authors were mobilized in two different senses: in a therapeutic sense, as a way to deal with loneliness and suffering, and also to process collective and social transformations, expressing support or criticism of governmental politics dealing with COVID-19. In those ways, the article shows that reading practices on Twitter reveal the multiples ways in which people experienced the pandemic, and shaped collective and subjective experience.
  • PANDEMIA, “AGRO” E “SOFRÊNCIA”: JORNALISMO, PROPAGANDA E ENTRETENIMENTO NO DEBATE PÚBLICO SOBRE O MODELO AGRÍCOLA Artigo

    ALMEIDA, LUCIANA SCHLEDER

    Resumo em Português:

    RESUMO A pandemia jogou luz sobre a relação entre novos agentes patogênicos e a agroindústria, reanimando o debate sobre a obsolescência do modelo agrícola atual. A partir do contexto de reação imediata ao fato epidemiológico, esta análise concatena um conjunto de episódios midiáticos para problematizar expressões do patrimônio ideológico do agronegócio. Articulando informações obtidas na interface digital e dados etnográficos anteriores à pandemia, o texto demonstra o trabalho de atribuição de sentido a agronegócio pela apologia economicista e pelo lançamento massivo de produtos culturais associados à agricultura moderna, por meio de campanhas publicitárias e da indústria do entretenimento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La pandemia arrojó luz sobre la relación entre nuevos patógenos y la agroindustria, reviviendo el debate sobre la obsolescencia del modelo agrícola actual. Desde el contexto de la reacción inmediata al hecho epidemiológico, este análisis concatena un conjunto de episodios mediáticos para problematizar expresiones del patrimonio ideológico del agronegocio. Articulando información obtenida de la interfaz digital y datos etnográficos antes de la pandemia, el texto demuestra el trabajo de atribuir significado al "agronegocio" a través de la apología económica y del lanzamiento de productos culturales asociados a la "agricultura moderna", a través de campañas de publicidad y de la industria del entretenimiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The pandemic shed light on the relationship between new pathogens and agribusiness, reviving the debate about the obsolescence of the current agricultural model. From the reaction context immediate to the epidemiological fact, this analysis concatenates a set of media episodes for problematize expressions of the agribusiness ideological patrimony. Articulating information obtained from the digital interface and ethnographic data prior to the pandemic, the text demonstrates the work of attributing meaning to “agribusiness” through economic apology and the launching mass of cultural products associated with “modern agriculture”, through campaigns advertising and entertainment industry.
  • CRONOTOPIAS DA INTIMIDADE CATASTRÓFICA: TESTEMUNHOS SOBRE A COVID-19 NO JORNAL NACIONAL Artigo

    LEIROZ, FLAVIA PINTO; SACRAMENTO, IGOR

    Resumo em Português:

    RESUMO Este texto tem como objetivo principal observar como as narrativas do Jornal Nacional sobre a pandemia de COVID-19 organizam-se dentro de um cronotopo da intimidade catastrófica, por meio do qual a narrativa pessoal se dá, sobretudo, em espaços que relevam a intimidade, transbordando o privado para o público, borrando as fronteiras entre a casa e o trabalho e entrelaçando corpo e espaço numa experiência de suspensão temporal. Concluímos, por meio das narrativas analisadas, que a pandemia de COVID-19, pela narrativa do telejornal, instalou um tempo suspenso ou interrompido, mas muito significativo para a história contemporânea.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este texto pretende observar cómo se organizan las narrativas del Jornal Nacional sobre la pandemia de COVID-19 dentro de un cronotopo de intimidad catastrófica, a través del cual se desarrolla la narrativa personal, sobre todo, en espacios que elevan la intimidad, desbordando lo privado al público, difuminando los límites entre el hogar y el trabajo y entrelazando cuerpo y espacio en una experiencia de suspensión temporal. Concluimos, a través de las narrativas analizadas, que la pandemia COVID-19, a través de la narrativa de las noticias televisivas, instaló un tiempo suspendido o interrumpido, pero muy significativo para la historia contemporánea.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The main objective of this text was to observe how the Jornal Nacional’s narratives about the COVID-19 pandemic are organized within a chronotope of catastrophic intimacy, through which the personal narrative takes place, above all, in spaces that reveal intimacy, overflowing the private to the public, blurring the boundaries between home and work and intertwining body and space in an experience of temporal suspension. It was concluded, through the narratives analyzed, that the COVID-19 pandemic, by the narrative of the newscast, installed a suspended or interrupted time, though very significant for contemporary history.
  • Possíveis futuros: COVID-19 como ponto de inflexão histórico Contribuição Especial

    PAGLIARINI, ANDRE

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa as maneiras como a pandemia afetou o ensino superior nos Estados Unidos. Depois de revisar os efeitos desse episódio histórico e criticamente importante para as faculdades, particularmente no que diz respeito às humanas, delineio caminhos que poderão se desdobrar nos próximos anos. A tensão fundamental que destaco é aquela entre retornar a um status quo pré-COVID ou imaginar um modelo alternativo que seja, em última análise, mais sustentável para alunos e professores.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo analiza las formas en que la pandemia ha afectado la educación superior en los Estados Unidos. Después de revisar los efectos de este episodio histórico y de importancia crítica para las facultades, particularmente en lo que respecta a las humanas, esbozo los caminos que pueden abrirse en los próximos años. La tensión fundamental que destaco es la que hay entre volver a un status quo anterior a COVID o imaginar un modelo alternativo que, en última instancia, sea más sostenible para estudiantes y profesores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article surveys the ways that the global COVID-19 pandemic has effected higher education in the United States. After reviewing the effects of this critically important historical episode on colleges, particularly as it pertains to the humanities, I outline potential paths forward in the years to come. The fundamental tension I highlight is that between returning to a pre-COVID status quo or imagining an alternative model that is ultimately more sustainable for students and academics alike.
  • Entrevista com James N. Green Entrevista

    GREEN, JAMES N.; SPOHR, MARTINA; CANABARRO, RONALD
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas Secretaria da Revista Estudos Históricos, Praia de Botafogo, 190, 14º andar, 22523-900 - Rio de Janeiro - RJ, Tel: (55 21) 3799-5676 / 5677 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: eh@fgv.br