RESUMO
Objetivo:
Identificar e comparar os comportamentos das crianças durante a vacinação, preparadas ou não para o procedimento com o brinquedo terapêutico instrucional.
Métodos:
Estudo quasi experimental, de abordagem quantitativa, com 60 crianças entre 3 e 6 anos. As reações da criança foram registradas em um formulário do tipo checklist. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial, e pelo teste de Fisher.
Resultados:
As principais reações no grupo experimental foram ficar quieta (25;83%) e colaborar espontaneamente (24;80%). No grupo controle, foram: chorar e agarrase aos pais (15;50%), rubor facial (11;36,67%) e movimenta-se/agitase (10;33,3%).
Conclusão:
As reações de cooperação foram mais frequentes no grupo experimental, enquanto as de menor aceitação foram observadas apenas no grupo controle. O brinquedo terapêutico revelou-se um importante instrumento no preparo para a vacina.
Descritores:
Jogos e brinquedos; Imunização; Criança; Enfermagem pediátrica; Saúde da criança; Humanização da assistência; Vacinas