RESUMO
Objetivo
Avaliar a formação acadêmica e profissional dos educadores escolares; avaliar o impacto do Diabetes + Apoio dado pelo Programa Responsáveis Escolares pelas Crianças com Diabetes Tipo 1 no nível de conhecimento e de confiança dos educadores escolares, para apoiar os alunos com diabetes tipo 1; comparar o nível de conhecimento dos educadores escolares com suas variáveis acadêmicas e profissionais.
Métodos
Estudo quasi-experimental, do tipo pré-teste/pós-teste sem Grupo Controle, realizado em amostra de 129 (antes da intervenção – T0) e 113 (pós-intervenção – T1) educadores escolares, da pré-escola ao ensino secundário, que trabalhavam em escolas com pelo menos uma criança/jovem com diabetes tipo 1. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética do Ministério da Educação de Portugal.
Resultados
A maioria dos educadores escolares incluídos no estudo era professor (51,2%). Após a intervenção, os educadores escolares sentiram-se mais confiantes do que antes, para apoiar crianças com diabetes tipo 1 (p<0,05). Em relação aos níveis de conhecimento, as diferenças entre T0 (10,8±2,8; P50=11) e T1 (13,7±2,1; P50=11) foram estatisticamente significantes (p<0,001). Dos 113 educadores escolares que participaram da avaliação final, 89 (78,85%) aumentaram seu nível de conhecimento.
Conclusão
O programa foi eficaz para aumentar o conhecimento e a confiança dos educadores escolares para apoiar as crianças/jovens com diabetes tipo 1.
Diabetes mellitus; Educação; Conhecimento; Criança; Adolescente