Acessibilidade / Reportar erro

Visão geral de miRNAs como diagnóstico não invasivo de endometriose: evidências, desafios e estratégias. Uma revisão sistemática

RESUMO

Objetivo

O objetivo do estudo foi analisar as evidências sobre miRNAs como biomarcadores para o diagnóstico de endometriose, bem como levantar informações sobre os desafios e as estratégias necessárias para tornar essas moléculas ferramentas acessíveis para uso na prática clínica.

Métodos

Revisão sistemática conduzida nos bancos de dados PubMed®, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), MEDLINE® e Web of Science utilizando os termos de pesquisa “endometriosis” (todos os campos) ANDmiRNA” (todos os campos), avaliando todas as publicações até maio de 2019.

Resultados

A maioria dos miRNAs desregulados foram analisados a partir de amostras de tecido, o que inviabiliza seu uso como teste diagnóstico não invasivo. Todavia, 62 miRNAs foram identificados como diferencialmente expressos em amostras que poderiam ser usadas para o diagnóstico pouco invasivo de endometriose, como sangue, soro e plasma.

Conclusão

Apesar de todos esses candidatos, os trabalhos são exploratórios, realizados com números pequenos de amostras, sem miRNAs específicos validados para fins diagnósticos. Estudos envolvendo principalmente amostras biológicas, visando à pesquisa translacional, deveriam ser mais explorados. O desenvolvimento de grandes bancos de dados sobre amostras, bem como o uso de saliva e fluido vaginal para identificação de miRNAs, poderia servir como recursos essenciais para as barreiras atuais no diagnóstico da endometriose.

Biomarcadores; Saliva; Soro; Fluido vaginal; Bancos de fluidos corpóreos; MicroRNAs; Endometriose/diagnóstico

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br