Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da poluição atmosférica na modulação autonômica da frequência cardíaca em indivíduos com excesso de peso

RESUMO

Objetivo:

Analisar o efeito da poluição atmosférica na variabilidade da frequência cardíaca em indivíduos com excesso de peso.

Métodos:

Foram analisados 46 indivíduos adultos, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 49 anos e índice de massa corporal >25kg/m2. Todos os voluntários eram estudantes da Educação de Jovens e Adultos em duas cidades do estado de São Paulo. Foram coletadas informações clínicas, demográficas e antropométricas de cada indivíduo, bem como a variabilidade da frequência cardíaca, por meio dos índices do domínio do tempo, geométricos e de frequência. Para a análise da qualidade do ar, foram investigadas as variáveis concentração de dióxido de carbono, material particulado, temperatura e umidade do ar. A análise se deu por estatística descritiva e analítica, adotando-se nível de significância de 5%.

Resultados:

Ocorreu redução na variabilidade da frequência cardíaca geral nos indivíduos com excesso de peso por meio dos índices geométricos (desvio padrão a longo prazo dos intervalos RR contínuos, e a razão entre as variações curta e longa dos intervalos RR) e o domínio do tempo (desvio padrão da média de todos os intervalos RR normais). Índices responsáveis pelo controle parassimpático mostraram-se com tendência de queda em seus valores, bem como o índice de baixa frequência que representava a ação do simpático, embora com valores não significativos.

Conclusão:

Indivíduos com excesso de peso expostos à poluição atmosférica apresentaram menor variabilidade da frequência cardíaca em comparação ao Grupo Controle.

Descritores:
Poluição ambiental; Poluição do ar; Sistema cardiovascular; Sistema nervoso autônomo; Frequência cardíaca; Obesidade; Sobrepeso

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br