Acessibilidade / Reportar erro

Adolescer Saudável: rastreio e seguimento do risco na escola

RESUMO

Objetivo

Caracterizar adolescentes referenciados à consulta médica a partir do instrumento de triagem Perfil de Saúde do Utente Adolescente e comparar as informações obtidas do questionário e os dados avaliados na consulta.

Métodos

Estudo retrospectivo e descritivo, com análise dos questionários preenchidos por adolescentes e respectivos processos clínicos da consulta realizada no período de janeiro de 2013 a junho de 2016.

Resultados

Foram consultados 54 adolescentes, 57% do sexo masculino, com média de idade 12±1,7 anos. No questionário, 37% responderam ter algum problema de saúde; 35% gostariam de mudar a relação com os pais; 18% tinham algum tipo de preocupação com a segurança na escola; e 39% cometiam erros alimentares. Aproximadamente 31% já tinham consumido álcool, 13% já tinham experimentado fumar, e 4% tinham experimentado outras drogas. Na primeira consulta, 38% dos respondentes responderam ter doença crônica, 11% referiram mau ambiente familiar, 39% apresentaram problemas escolares e 39% revelaram erros alimentares. Cerca de 13% experimentaram fumar, 24% consumiram álcool, e 2% experimentaram outras drogas. Foram referenciados à consulta de medicina do adolescente 37% dos adolescentes, e 39% foram direcionados a outra consulta hospitalar.

Conclusão

Em consulta, confirmaram-se muitos dos itens de risco biopsicossocial identificados por meio do questionário aplicado, o que pode indicar que este é um método útil no rastreio de problemática ligada à adolescência.

Saúde do adolescente; Projeto adolescer saudável; Risco biopsicossocial; Instituições acadêmicas; Inquéritos e questionários; Risco

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br