Acessibilidade / Reportar erro

Estágios de mudança do comportamento para o consumo de frutas e hortaliças e sua relação com o perfil nutricional e dietético de universitários

Objetivo

: Avaliar o perfil nutricional e dietético de universitários ingressantes no curso de Nutrição, e associá-lo aos estágios de mudança do comportamento (Modelo Transteórico) para consumo de frutas e hortaliças.

Métodos

: Foram coletados dados demográficos (idade e gênero), antropométricos (índice de massa corporal e circunferência da cintura) e nutricionais (perfil de consumo de frutas e hortaliças). Foi aplicado o Modelo Transteórico para investigar o estágio de mudança comportamental para consumo de frutas e hortaliças. O consumo alimentar foi avaliado com instrumento empregado pelo Ministério da Saúde. Para todos os testes estatísticos foi adotado nível de significância 0,05 (p<0,05).

Resultados

: Dos 433 alunos elegíveis, 219 (50,6%) participaram da antropometria e 299 (69%) da avaliação do consumo alimentar. A amostra foi constituída por universitários com baixa frequência de consumo adequado de frutas e hortaliças (29,8%), sendo a maioria classificada na preparação (64,9%) para aumentar a ingestão desses alimentos. A frequência de consumo adequado de frutas e hortaliças entre universitários na ação/manutenção (83,3%) foi superior à identificada entre aqueles na pré-contemplação/contemplação (18,3%) e na preparação (32,0%). Os alunos na preparação apresentaram maiores medianas de índice de massa corporal (p=0,004) e circunferência da cintura (p=0,039) em relação aos pré-contempladores/contempladores. Não foi identificada associação entre consumo de frutas e hortaliças e excesso de peso ou obesidade abdominal (p=0,373).

Conclusão

: O instrumento utilizado é eficaz em predizer o consumo alimentar e, mesmo entre indivíduos mais esclarecidos e preparados para a mudança comportamental, a prevalência de risco nutricional é elevada.

Frutas; Verduras; Comportamento alimentar; Hábitos alimentares; Estudantes


Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br