Acessibilidade / Reportar erro

Verdade, ficção e memórias da violência na narrativa de Valêncio Xavier

Truth, fiction and memories of violence in the Valêncio Xavier narratives

Resumos

Este artigo propõe (re)pensar o conjunto da obra Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros (2006), a partir de alguns dos sete contos que compõem esta publicação. Tomando a narrativa como ponto de partida, serão apontados rastros de memórias de uma violência social sistêmica, vendável, marcados pela pobreza, exploração e miséria humana. A proposta parte também da tentativa de recuperar e problematizar alguns aspectos da complexa discussão teórica que se estabelece entre a literatura, a história e a escrita do vivido. A reflexão passa pela finalidade da construção de conhecimentos que fundamentem o trabalho com a dimensão histórica de textos literários, procurando apontar para uma possível dissolução das fronteiras rígidas e binárias que por vezes se estabelecem entre esses campos do saber.

Valêncio Xavier; memória; violência


This article aims to reflect on the whole work Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros (2006) from some of the seven stories that make up this publication. Taking the narrative as a starting point, we will point traces of memories of systemic and salable social violence, marked by poverty, exploitation and human misery. We also part from the attempt to recover and discuss some aspects of the complex theoretical discussion that takes place between literature, history and writing. This reflection parts from the purpose of construction of knowledge in support of the work with the historical dimension of literary texts, trying to point to a possible dissolution of the binary and rigid boundaries which sometimes are established between these fields.

Valêncio Xavier; memory; violence


  • BARTHES, Roland (1984). A câmera clara: notas sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
  • DEBORD, Guy (1997). A sociedade do espetáculo 2. ed. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto.
  • DERRIDA, Jacques (2001). Posições Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica.
  • HEUSER, Ester Maria Dreher (2008). No rastro da filosofia da diferença. In: Derrida & a educação Belo Horizonte: Autêntica.
  • ISER, Wolfgang (1996). Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional. In: COSTA LIMA, Luiz. Teoria da literatura em suas fontes 1. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves. v. 2.
  • KLINGER, Diana Irene (2007). A escrita de si: o retorno do autor. In: Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica Rio de Janeiro: 7 letras.
  • KOBS, Verônica Daniel (2010). A literatura, o jornal e as verdades dos fatos. Miscelânea, Assis, v. 8, p. 108-124, jul./dez.
  • LEHMANN, Hans-Thies (2007). Teatro pós-dramático Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify.
  • LEJEUNE, Philippe (2008). O pacto autobiográfico. In: O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Belo Horizonte: Editora UFMG.
  • LIMA, Luiz Costa (1989). A narrativa na escrita da história e da ficção. In: A aguarrás do tempo: estudos sobre a narrativa. Rio de Janeiro: Rocco.
  • MIGUEL, Fernanda V. C. et al (2011). Limiares da ficcionalidade na escrita de Valêncio Xavier. XIII CONGRESSO DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UFES: Que autor sou eu? Deslocamentos, experiências, fronteiras, Vitória. Anais... Vitória: UFES (no prelo).
  • NEVES, Ligia Amorim (2006). Um estudo sobre a escrita literária de Valêncio Xavier. Acta Scientiarum: Human and Social Sciences, Maringá, v. 8, n. 1, p. 37- 46.
  • ROCHA, Reuben (2009). Ficção-Verdade: fronteira semiótica na montagem narrativa de Valêncio Xavier. Rumores, São Paulo, v. 1. Disponível em: <http://www3.usp.br/rumores/visu_art2.asp?cod_atual=152>. Acesso em 24 fev. 2013.
  • SANTIAGO, Silviano (2004). O falso mentiroso: memórias Rio de Janeiro: Rocco.
  • SILVA, Fernando Manuel Machado Arnaldo Pinto da (2009). Da literatura, do corpo e do corpo na literatura: Derrida, Deleuze e monstros no Renascimento. Dissertação (Mestrado em Literatura e Poéticas Comparadas) – Universidade da Beira Interior.
  • WHITE, Hayden (1994). O texto histórico como artefato literário. In: Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. Tradução de Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: Edusp.
  • XAVIER, Valêncio (2006). Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros São Paulo: Companhia das Letras.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Jul 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    Maio 2012
  • Aceito
    Out 2012
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com