Resumo
O objetivo geral do artigo é problematizar, a partir das novelas Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos (2009MAIA, Ana Paula (2009). Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos. Rio de Janeiro: Record.) e O trabalho sujo dos outros (2009), bem como dos romances Carvão animal (2011MAIA, Ana Paula (2011). Carvão animal. Rio de Janeiro: Record.), De gados e homens (2013MAIA, Ana Paula (2013). De gados e homens. Rio de Janeiro: Record.) e Assim na terra como embaixo da terra (2017MAIA, Ana Paula (2017). Assim na terra como embaixo da terra. Rio de Janeiro: Record.), de Ana Paula Maia, o modo como sua escrita literária reverbera no campo literário de autoria feminina e promove subversões ideológicas e estéticas na órbita das produções literárias contemporâneas. O aporte teórico é constituído pelos conceitos de biopolítica, de Giorgio Agamben; a tríade imaginário, simbólico e real, de Slavoj Žižek; e o referente ausente, de Carol Adams.
Palavras-chave:
Ana Paula Maia; literatura de autoria feminina; subversões estético-ideológicas