Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 43, Publicado: 2014
  • Apresentação Literatura E Ditadura

    Vecchi, Roberto; Dalcastagnè, Regina
  • Imagens precárias: inscrições tênues de violência ditatorial no Brasil Literatura E Ditadura

    Seligmann-Silva, Márcio

    Resumo em Português:

    Este texto apresenta uma reflexão sobre a difícil inscrição na memória cultural dos fatos violentos ocorridos na ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985). Ele desenvolve uma análise da precariedade dessas inscrições, que têm que enfrentar a ausência de ressonância na esfera pública. A privatização do trabalho da memória bloqueia a elaboração lutuosa e jurídica dos fatos terríveis ocorridos naquele período. O autor procura mostrar as estratégias de apresentação desse passado e a sua difícil inscrição a partir dos trabalhos de artistas como Rosângela Rennó, de fotógrafos e de escritores, como Renato Tapajós e Urariano Mota.

    Resumo em Inglês:

    This text presents a reflexion on the difficulties of the inscription of the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985) and its violent stories. It develops an analysis of the precarious character of those inscriptions, which have to deal with an absence of eco in the public sphere. A privatization of the memory work blocs the mourning and the juridical elaboration of the terrible facts of that period. The author tries to show the strategies of presentation of this past and its tough inscription departing from the works of artists (as Rosângela Rennó), photographers and novelists (as Renato Tapajós and Urariano Mota).
  • Que bom te ver viva: vozes femininas reivindicando uma outra história Literatura E Ditadura

    Bezerra, Kátia da Costa

    Resumo em Português:

    O direito de determinar o significado da ditadura militar no Brasil tem sido o centro de uma pol êmica envolvendo membros da esquerda militante e do regime militar. A linguagem usada pelos dois grupos constantemente se revolve em torno de imagens míticas de "heróis", "vítimas" ou "para o bem do povo". Este ensaio discute o filme Que bom te ver viva, de Lúcia Murat, que traz uma nova perspectiva para esse debate. Tendo como ponto de partida o testemunho de oito ex-prisioneiras políticas, o filme procura responder a pergunta "Como sobrevivemos?". O ensaio discute como o filme constrói quadros de memória que vão al ém daqueles tidos como representativos.

    Resumo em Inglês:

    The right to determine the meaning of the military dictatorship in Brazil has been a constant dispute between members of the militant left and the military regime. The language used by the two groups constantly revolves around the mythic images of "heroes", "victims", "for the good of the people". This essay focuses on Que bom te ver viva, by Lúcia Murat, who brings a new perspective to this debate. Taking as a point of departure the testimony of eight ex-political prisoners, the film attempts to answer the question: How did we survive? " The essay discusses how the movie builds frames of memory that go beyond those taken as representative.
  • Revisões da masculinidade sob ditadura: Gabeira, Caio e Noll Literatura E Ditadura

    Avelar, Idelber

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa operações sobre a masculinidade realizadas por textos de Fernando Gabeira, Caio Fernando Abreu e João Gilberto Noll da passagem da década de 1970 para a de 1980. No Brasil a abertura política coincidiu com a consolidação do movimento gay, a lei do divórcio, o começo da entrada massiva das mulheres de classe média à força de trabalho remunerada, maior visibilidade das travestis e, no geral, a decadência de um modelo de homem promovido pelo regime militar. O ensaio discute as formas em que Gabeira, Caio e Noll rememoram, antecipam, alegorizam, atravessam e/ou ignoram esse contexto, e assim se situam de diversas maneiras na revisão da masculinidade que se produzia naquela virada de década. Gabeira escreve uma hipérbole sobre o seu próprio papel que termina se autorrealizando; Caio chega ali ao ápice de uma metódica desmontagem da fronteira entre homo- e heteroafetividade; Noll inaugura o que seria um trabalho de três décadas e meia de reflexão sobre a decomposição da masculinidade, através da representação de uma de suas cenas constitutivas, o sumiço do pai.

    Resumo em Inglês:

    This article addresses the coding of masculinity in texts by Fernando Gabeira, Caio Fernando Abreu, and João Gilberto Noll at the turn of the 1970s/1980s. In Brasil the Abertura period coincided with the consolidation of the gay movement, divorce laws, the beginning of the massive incorporation of middle-class women to the wage labor force, increasing visibility of transvestites, and overall the marked decadence of the ideal man promoted by the military regime. This essay discusses the ways in which Gabeira, Caio, and Noll remembered, anticipated, allegorized, cut through, and/or ignored that context, and thus situated themselves in different ways vis-à-vis the revision of masculinity that took place at the turn of that decade. Gabeira wrote a hyperbole that became self-fulfilling, Caio reached the pinnacle of career marked by a methodic erasure of the border between homo- and heteroaffectivity, and Noll inaugurated a three-decade-long reflection on the dissolution of masculinity through the representation of one of its constitutive scenes, the disappearance of the father.
  • Memórias manchadas e ruínas memoriais em A mancha e "O condomínio", de Luis Fernando Veríssimo Literatura E Ditadura

    Lehnen, Leila

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe que locais esquizofrênicos da memória - locais construídos como palimpsestos de várias (e muitas vezes contraditórias) versões do passado - estão conectados com o que o antropólogo James Holston (2008) denomina de "cidadania diferenciada". O artigo estabelece uma analogia entre os direitos diferenciados da memória e as disposições constitucionais que legalizam as diferenças sociais e civis e que, segundo Holston, são uma das características da cidadania diferenciada.

    Resumo em Inglês:

    This article proposes that what it calls "schizophrenic memory sites" - places that are constructed as palimpsests of various (and, at times, contradictory) versions of the past - are connected with what anthropologist James Hoslton (2008) denominates "differentiated citizenship". The article establishes an analogy between differentiated memory rights and the constitutional measures that legalize social and civil differences and that, according to Holston, make up differentiated citizenship.
  • Na sala de edição: "Mãe judia, 1964", de Moacyr Scliar Literatura E Ditadura

    Gavioli, Nicola

    Resumo em Português:

    Tentativas de cobrir responsabilidades dos crimes da ditadura e de alterar ou silenciar a força dos depoimentos de vítimas de violência continuam a se manifestar no Brasil contemporâneo. O propósito deste artigo é mostrar como o texto "Mãe judia, 1964", de Moacyr Scliar, ilumina, sob a aparência de conto de aprendizagem e de monólogo de uma doente mental, uma prática violenta que, sem deixar marcas em suas vítimas, teve efeitos graves e duradouros na sociedade brasileira. O processo de normalização, através das armas da persuasão, da banalização e do silêncio, de um recente passado traumático, é mostrado aos leitores como reconhecível e por isso contrastável.

    Resumo em Inglês:

    In contemporary Brazil, efforts continue to conceal liabilities of crimes committed during the years of dictatorship and to alter or weaken the testimony of victims who have spoken out against their perpetrators. This article explores how the short story "Jewish mother, 1964" by Moacyr Scliar, under the guise of a coming-of-age story and a monologue of a mentally ill patient, sheds light on violent practices that, without leaving visible marks on the body, have incurred serious and longstanding wounds within Brazilian society. Readers are made to see how persuasion, trivialization, and silencing are complicit in the "normalizing" of recent and traumatic histories. If made recognizable, this silencing practice could directly be challenged.
  • Ditadura militar e literatura "parajornalística": desconstruindo relações Literatura E Ditadura

    Schneider, Sabrina

    Resumo em Português:

    Este artigo busca rever a abordagem do romance-reportagem brasileiro da década de 1970 pela crítica literária acadêmica. Entende-se que, na apreciação dessas obras, considerou-se apenas a repercussão da situação política nacional - ditadura militar -, tomando-se as narrativas de jornalistas como meras substitutas do jornal censurado. Foi desconsiderada, portanto, a diferença entre notícia, produto do jornalismo informativo diário, e reportagem, gênero jornalístico que não tem lugar na grande imprensa. Na primeira não há narração, ao passo que, na segunda, a construção de personagens e a configuração da intriga garantem a instauração do universo ficcional, como querem autores como Paul Ricoeur, Mikhail Bakhtin e Käte Hamburger.

    Resumo em Inglês:

    This article proposes a new approach to the Brazilian nonfiction novel from the seventies. It is understood that, in their appreciation of these works, academic literary critics considered only the impact of national political situation - the military dictatorship -, taking up these narratives as mere substitutes for censored newspapers. It was therefore disregarded the difference between news, product of daily informative journalism, and literary journalism, a journalistic genre that has no place in the mainstream press. While the former doesn’t include narration, the latter develops characters and builds a plot, establishing a fictional universe as accepted by authors such as Paul Ricoeur, Mikhail Bakhtin, and Käte Hamburger.
  • O passado subtraído da desaparição forçada: Araguaia como palimpsesto Literatura E Ditadura

    Vecchi, Roberto

    Resumo em Português:

    O artigo aborda o tema da desaparição forçada no contexto do autoritarismo militar no Brasil definindo em primeiro lugar o caráter problemático da restituição de uma memória dos desaparecidos a partir da inviabilidade da categoria jurídica de restitutio ad integrum. O palimpsesto histórico a ser pensado nesta perspectiva é aquele da guerrilha do Araguaia, que foi apagada dos mapas da história do Brasil. O caso leva à problematização do conceito de restituição dentro do debate contemporâneo que o aproxima do ato de autor e o reconfigura dentro de uma perspectiva de subjetividade ética, analogamente ao que acontece com outro conceito chave da contemporaneidade, aquele de testemunha. A literatura se presta assim a se tornar um fértil campo onde repensar a restituição. O caso literário aqui considerado é o romance K., de Bernardo Kucinski, que, assumindo explicitamente um pacto ficcional, consegue subtrair à destruição sem ruína da desaparição forçada uma memória precária mas possível do passado traumático.

    Resumo em Inglês:

    The article approaches the aporetic topic of the forced disappearance in the context of military authoritarianism in Brazil, primarily setting the problematic character of the restitution in the case of the political "desaparecidos" deriving from the impossibility of the legal category of "restitutio ad integrum". The historical palimpsest to be thought in this perspective is the case of the Guerrilla of Araguaia that was completely erased from the maps of the Brazilian history. The case opens the discussion on the concept of restitution in the contemporary theoretical debate. It is configured similar to the act of author, inscribed in a perspective of ethical subjectivity, similarly in this sense to what happens with another key concept of contemporaneity: the witness. Literature can be assumed in this perspective as a fertile field through which rethinking restitution. The literary case considered in the article is the novel K., by Bernardo Kucinki. Explicitly assuming a fictional pact, it makes possible to subtract - from a destruction without ruins - the precarious but possible memory of the traumatic past of the forced disappearance.
  • Relíquias da casa velha: literatura e ditadura militar, 50 anos depois Literatura E Ditadura

    Pellegrini, Tânia

    Resumo em Português:

    Este ensaio, amparado em consulta a jornais e revistas de várias décadas, além de revisitar parte da produção crítica sobre o tema e de retomar minhas próprias pesquisas anteriores, procura relacionar as ações específicas do regime militar para o campo da cultura com a efetiva consolidação da indústria cultural brasileira. O pressuposto é que essa consolidação engendrou, de forma tensionada, modificações significativas nas matrizes preexistentes na nossa ficção, sobretudo temáticas, que foram traduzindo o mal-estar e a perplexidade geradas naqueles anos difíceis, bem como suas derivações até os dias de hoje.

    Resumo em Inglês:

    This essay tries to relate specific actions of the military regime in the field of culture to the effective consolidation of a cultural industry in Brazil. It is based on a more or less alleatory search in newspapers and magazines of the period. It also revisits the critical literature about the subject and retakes my own previous researches. The assumption is that the cultural industry consolidation has produced in a tensioned way, significant modifications in the preexistent matrixes of Brazilian fiction, mainly in its themes, which translated the mallaise and perplexity of those difficult years, as well as their derivations to this day.
  • (Des)memória e catástrofe: considerações sobre a literatura pós-golpe de 1964 Literatura E Ditadura

    Finazzi-Agrò, Ettore

    Resumo em Português:

    O texto pretende repensar, na esteira de uma tradição crítica consolidada, o papel da literatura na representação e na denúncia dos atos de repressão realizados pelo regime militar brasileiro a partir de 1964 e, com maior contundência e força, a partir de 1968, depois da promulgação do AI-5. Nesse âmbito, a função das histórias - contadas por diversos autores e por alguns dos sobreviventes da repressão - parece ser, sobretudo, aquela de desenvolver um papel de suplência da História, no sentido de mostrar, de modo eficaz e através da ficção, o nefando que caracterizou em particular a tortura e o assassinato dos opositores. O estatuto da literatura - a sua capacidade de dizer aquilo que é interdito à historiografia, a possibilidade de recriar o real através da imaginação - permitiu, de fato, a muitos escritores testemunhar o horror e a violência que marcaram o regime instaurado no Brasil cinquenta anos atrás, chegando a nos dar a representação "física" da dor e do sangue derramado por um Poder agindo em estado de exceção.

    Resumo em Inglês:

    The text aims to rethink, in the wake of an established critical tradition, the role of literature in the representation and complaint of acts of repression carried out by the Brazilian military regime since 1964, and with greater forcefulness and strength, since 1968, after enactment of Institutional Act n. 5. In this context, the stories - told by many authors and some of the survivors of repression - seem to play an important role in supplying the deficiencies of the History, in order to show, effectively even if through fiction, the nefas that characterized in particular torture and murder of opponents. The status of literature - his ability to say what is forbidden to historiography, the possibility of recreating the real through imagination - drove, in fact, many writers to witness the horror and violence that marked the regime established in Brazil fifty years ago, even giving us the "physical" representation of pain and blood generated by a power acting in a "state of exception".
  • Os males do Brasil são: a doença como elemento distintivo da condição de ser brasileiro Outros

    Ferreira, Ermelinda Maria Araújo

    Resumo em Português:

    Este ensaio nasceu da intenção de comparar as recolhas de dados sobre a medicina empírico-tradicional em Portugal e no Brasil, por iniciativa de Michel Giacometti, naturalizado português, cujo acervo, recentemente descoberto, foi reunido no volume Artes de Cura e Espanta-Males (2009), e do brasileiro Mário de Andrade, autor do livro Namoros com a Medicina (1937). A similaridade desses trabalhos aponta para o interesse desses pesquisadores sobre a cultura popular - em particular aquela relacionada ao entendimento espontâneo do povo luso-brasileiro sobre os males do corpo e da alma, e de suas interpretações metafóricas e estigmatizantes sobre a doença como um mal social. A partir daí, pretendeu-se tecer uma análise sobre a construção e desconstrução de mitos identitários brasileiros como Jeca Tatu e Macunaíma, analisando seus antecedentes no imaginário literário português e suas repercussões na moderna literatura nacional.

    Resumo em Inglês:

    This essay was born of the intention to compare the data collections on the empirical-traditional medicine in Portugal and Brazil, on the initiative of Michel Giacometti, naturalized Portuguese, whose work , recently discovered , was collected in the volume Artes de Cura e Espanta-Males (2009), and the Brazilian writer Mário de Andrade, author of Namoros com a Medicina (1937). The similarity of these works points to the interest of these researchers on popular culture - in particular that related to the spontaneous understanding of the luso-brazilian people about the evils of body and soul, and its stigmatizing and metaphorical interpretations of illness as a social evil. From there, it was intended to make an analysis of the construction and deconstruction of Brazilian identity myths as Jeca Tatu and Macunaíma, analyzing their background in Portuguese literary imagination and its impact on modern Brazilian literature.
  • O Japão na literatura brasileira atual Outros

    Vejmelka, Marcel

    Resumo em Português:

    Há uma presença notável de temas japoneses na atual literatura brasileira, sem que os autores - no caso Bernardo Carvalho, Adriana Lisboa e João Paulo Cuenca - tenham ligação biográfica com o Japão; um fenômeno que apresenta leituras, interpretações e representações da cultura japonesa bem variadas, complexas e "integradoras" dessa temática no contexto literário brasileiro. Trata-se de leituras do Japão que ainda têm ligação com a dimensão histórica da imigração japonesa no Brasil e com questões da identidade brasileira, mas que tratam principalmente dos significados universais das culturas japonesa e brasileira no contexto do século XXI.

    Resumo em Inglês:

    In contemporary Brazilian literature there is a remarkable presence of Japanese topics, by writers without any biographical relationship to Japan - in our case Bernardo Carvalho, Adriana Lisboa, and João Paulo Cuenca. This phenomenon offers varied and complex readings, interpretations and representations of Japanese culture, which by this means is "integrated" into the Brazilian context; readings of Japan which still maintain a connection with the legacy of Japanese immigration to Brazil as well as with issues of Brazilian identity, but which deal primarily with universal signifiers of Japanese and Brazilian culture in the 21st century.
  • Back to the roots? - Namíbia, Não!, de Aldri Anunciação Outros

    Thorau, Henry

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa como a "comédia negra" Namíbia, Não!, do jovem dramaturgo baiano Aldri Anunciação, elabora as últimas consequências da famosa democracia racial brasileira e dos direitos humanos, e como vai até os limites do discurso pós-colonialista "politicamente correto" no Brasil do século XXI.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes how the "black comedy" Namíbia, Não!, by the young playwright Aldri Annunciation, from Bahia, elaborates the last consequences of the famous Brazilian racial democracy and of the human rights, and how it goes until the limits of the "politically correct" post-colonialist discourse in Brazil of the XXI century.
  • O baú da República: mobilidades e memórias em Leite derramado Outros

    Sena, Tatiana

    Resumo em Português:

    O artigo analisa o entrelaçamento entre memória e espaço no romance Leite derramado, de Chico Buarque, argumentando que os decursos temporais e espaciais da trajetória do centenário narrador-protagonista, Eulálio Montenegro d’Assumpção, delineiam uma cartografia política do Brasil, com especial ênfase na modernidade republicana.

    Resumo em Inglês:

    The article examines the intertwining of memory and space in the novel Leite derramado, by Chico Buarque, arguing that the spatial mobilities and the temporalities in the trajetory of the centenary narrator-protagonist, Eulalio Montenegro d’Assumpcao, outline a political cartography of Brazil, with special emphasis on Republican modernity.
  • A impossibilidade de se dizer o indizível: reflexões sobre o duplo na novela "O unicórnio", de Hilda Hilst Outros

    André, Willian

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é refletir sobre a manifestação do duplo na novela "O unicórnio", de Hilda Hilst, como evidência da impossibilidade de se expressar aquilo que não pode ser expresso. Ecoando a experiência insólita de Gregor Samsa, a narradora dessa novela vê-se subitamente transformada em uma criatura desproporcional, absurda. Duplo da narradora, esse novo "eu" que ela se torna explicita a tortuosa relação, que percorre todo o texto, entre uma profunda necessidade de se compreender o mundo e um mundo que se fecha ríspido em seu silêncio, negando-se a ser compreendido. Interpretando o surgimento do duplo-unicórnio como marca principal dessa confrontação, esperamos esboçar, nas próximas linhas, algumas reflexões sobre os limites da linguagem diante do indizível.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at reflecting on the raise of the double in the novella "O unicórnio", by Hilda Hilst, as an evidence of one’s impossibility to express what cannot be expressed. Echoing Gregor Samsa’s uncanny experience, the novella’s narrator suddenly becomes an awkward, absurd creature. A double of the narrator, this new "I" she becomes makes explicit the devious relation, built throughout the text, between a deep necessity of comprehending the world and a world that is closed in its silence, denying to be comprehended. Interpreting the raise of this double-unicorn as the main evidence of this confront, we hope to draw, in the following lines, some reflections on the limits of the language in face of the unspeakable.
  • O sujeito-escritor e as transformações no campo literário: o caso Cristovão Tezza Outros

    Graciano, Igor Ximenes

    Resumo em Português:

    Quando se pensa em movimentos no campo literário brasileiro, costuma-se mencionar a emergência de novos agentes que, na melhor das hipóteses, irão compartilhar a esfera pública de criação e do debate em torno das obras. No entanto, tal ideia de inclusão esconde a disputa mais pungente pelo seu espaço central - o qual, obviamente, não inclui a diversidade indiscriminadamente. Novos agentes pressupõem a substituição de velhos agentes, ou de modos tradicionais de produção literária. Assim, identificamos na autobiografia literária de Cristovão Tezza, O espírito da prosa, um exemplo de reação do centro a movimentos que, de uma forma ou de outra, deturpam certo conceito de prática literária ali defendida, e que tem sua chave no elogio do "sujeito-escritor", conforme terminologia do próprio Tezza.

    Resumo em Inglês:

    When one thinks about movements in the Brazilian literary field, it is customary to mention the emergence of new agents that, at best, will share the public sphere of creation and the debate surrounding the works. However, this idea of inclusion hides the more pungent dispute about this central space, which obviously does not include the diversity indiscriminately. New agents assume the replacement of old agents, or traditional modes of literary production. Thus, we identify in the literary autobiography of Cristovão Tezza, O espírito da prosa, an example of a reaction of the center against movements that, in one way or another, misrepresent a certain concept of literary practice defended there, and that have their key in the praise of the "subject-writer", as Tezza puts it.
  • Mino Carta - O Brasil Resenhas

    Lobo, Rosana Corrêa
  • Luis Alberto Brandão - Teorias do espaço literário Resenhas

    Delgado, Gabriel Estides
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com