Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 52, Publicado: 2017
  • Memórias de tempos sombrios Horizontes Da Escrita

    Zilberman, Regina

    Resumo em Português:

    resumo Nos anos 1960, Hans Robert Jauss propôs a renovação da história da literatura, a ser formulada desde a perspectiva do leitor, o que impulsionou a corrente teórica que denominou estética da recepção. Na década seguinte, dedicou-se ao estudo das relações entre interpretação hermenêutica e experiência estética. Nos anos 1990, foi revelado seu passado nazista, sendo que, em 2014, foram adicionadas novas informações sobre suas ações durante e depois da guerra. Considerando essas descobertas, que posição aquele pesquisador passa a ocupar no campo intelectual? Em que medida continuam válidas suas teses? Em que situação - ética e científica - ficam os que, como a autora deste artigo, adotaram conceitos e métodos de investigação sugeridos por Hans Robert Jauss?

    Resumo em Espanhol:

    resumen En la década de 1960, Hans Robert Jauss propuso la renovación de la historia de la literatura, a formularse desde la perspectiva del lector, lo que impulsó la corriente teórica llamada estética de la recepción. En la década siguiente, Jauss se dedicó al estudio de las relaciones entre la interpretación hermenéutica y la experiencia estética. En la década de 1990, se reveló su pasado nazi, y en 2014 se añadieron nuevas informaciones acerca de sus acciones durante y después de la guerra. Teniendo en cuenta estas evidencias, ¿cuál es la posición que Jauss ocupa ahora en el campo intelectual? ¿En qué medida siguen siendo válidas sus tesis? ¿En qué situación - ética y científica - están aquellos que, como el autor de este artículo, adoptaron conceptos y métodos de investigación sugerido por Hans Robert Jauss?

    Resumo em Inglês:

    abstract In the 1960s, Hans Robert Jauss proposed the renewal of literary history, which was to be built from the reader's perspective. He thus energized the theoretical movement called aesthetics of reception. In the following decade, Jauss turned to the study of relations between hermeneutic interpretation and aesthetic experience. In the 1990s, his Nazi past was disclosed, and in 2014 new information about his actions during and after the war were revealed. Considering these findings, this article asks what position does Jauss occupy in the intellectual field? To what extent are his theses still valid? What is the position - ethical and scientific - of researchers who, like the author of this article, adopted concepts and methods suggested by Hans Robert Jauss?
  • Migração, identidade e memória em O cisne e o aviador , de Heliete Vaitsman Horizontes Da Escrita

    Carreira, Shirley de Souza Gomes

    Resumo em Português:

    resumo Este artigo analisa os conflitos decorrentes do trânsito espacial e cultural no romance O cisne e o aviador, de Heliete Vaitsman, bem como interrogar as novas relações dos imigrantes com o espaço, as modalidades intersubjetivas surgidas da relação dialética entre memória e esquecimento e a reconfiguração do sentido de pertencimento, considerando que, em sua maioria, as personagens migrantes são judeus que emigraram para o Brasil para escapar do nazismo.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Este artículo pretende analizar los conflictos derivados del tránsito espacial y cultural en la novela O cisne e o aviador, de Heliete Vaitsman, así como interrogar las nuevas relaciones de los inmigrantes con el espacio, las modalidades inter-subjetivas surgidas de la relación dialéctica entre la memoria y el olvido y la reconfiguración del sentido de pertenencia, teniendo en cuenta que los personajes son migrantes, en su mayoría Judíos que emigraron a Brasil para escapar del nazismo.

    Resumo em Inglês:

    abstract This article analyzes the conflicts arising from spatial and cultural mobility in the novel O cisne e o aviador, by Heliete Vaitsman. Considering that the novels’ characters are migrants, mostly Jews who emigrated to Brazil to escape Nazism, the article interrogates the relations immigrants establish with space, the inter-subjective modalities derived from the dialectical relationship between memory and forgetting, and the reconfiguration of a sense of belonging.
  • Autoficção, memória e trauma histórico em “Uma fome”, de Leandro Sarmatz Horizontes Da Escrita

    Fontes, Izabel Santa Cruz

    Resumo em Português:

    resumo “Uma fome” é o relato que batiza a coletânea de contos que marca a estreia do escritor gaúcho Leandro Sarmatz na prosa. O autor - juntamente com nomes como Michel Laub, Tatiana Salem Levy, Julián Fuks - pode ser enquadrado em uma nova geração de autores brasileiros que têm a própria vida como matéria-prima essencial da construção de seu mundo ficcional, em um questionamento não somente da veracidade dos relatos autobiográficos, mas também do conceito de ficção e do próprio fazer literário. Neste artigo, buscamos entender como essa tendência autoficcional se une ao trabalho de memória coletiva e ao conceito de luto histórico para construir uma narrativa em que o privado e o público se misturam, em um processo de personalização da história e de coletivização do trauma individual.

    Resumo em Espanhol:

    resumen “Uma fome” es el relato que bautiza la colección de cuentos que marca el debut en la prosa del escritor nacido en Porto Alegre Leandro Sarmatz. El autor - junto con nombres como Michel Laub, Tatiana Salem Levy, Julián Fuks - puede ser categorizado en una nueva generación de autores brasileños que tienen la propia vida como materia prima para la construcción de su mundo ficcional, cuestionando no sólo la veracidad de los relatos autobiográficos, sino también el concepto de ficción y el propio quehacer literario. En este artículo, tenemos como objetivo comprender cómo esta tendencia autoficcional se une al trabajo de la memoria colectiva y al concepto de duelo histórico para construir una narrativa donde lo privado y lo público se unen, en un proceso de personificación de la historia y de colectivización del trauma individual.

    Resumo em Inglês:

    abstract “Uma fome” is the short story that opens the debut short story collection by Porto Alegre based writer Leandro Sarmatz. The author - together with writers like Michel Laub, Tatiana Salem Levy, Julian Fuks - is part of a new generation of Brazilian authors who use their lives as narrative material. Their incorporation of biographical elements interrogates the veracity of autobiographical texts, as well as the definition of what constitutes fiction and of the literary craft. In this article, we aim to understand how this autoficcional trend can be aligned with collective memory work and the concept of historical grief to construct a narrative in which the private and the public come together through a process of the personalization of history and collectivization of individual trauma.
  • Literatura e espetáculo religioso em um conto de Marcelino Freire Horizontes Da Escrita

    Martins, Geraldo Vicente; Bulhões, Ricardo Magalhães

    Resumo em Português:

    resumo Este artigo tem por objetivo apresentar uma possibilidade de leitura do conto “Irmãos”, de Marcelino Freire, na qual se considera a articulação entre reflexões a respeito da visibilidade dos sujeitos trazida pela televisão e o conceito de figura, advindo da semiótica discursiva. Para a consecução desse objetivo, elegeu-se como tópico central a contraposição entre o protagonista do conto de Freire, um escritor, e seu duplo, pastor evangélico que apresenta um programa televisivo, considerando-se a problemática inerente a uma perspectiva do profano frente a uma do sagrado. A análise das figuras constantes em fragmentos centrais da narrativa, sustentadas nas reflexões sobre certa indústria do espetáculo, aqui concretizada no poder televisivo, demonstrou a pertinência de nossa proposta, confirmando a validade desse discurso ambíguo que se configura ao longo do texto analisado.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Este artículo tiene por objetivo presentar una posibilidad de lectura del cuento “Irmãos”, de Marcelino Freire, en la cual se considera la articulación entre las reflexiones acerca de la visibilidad de los individuos originada por la televisión y el concepto de figura, proveniente de la semiótica discursiva. Para la consecución de ese objetivo, se eligió como tópico central la contraposición entre el protagonista del cuento de Freire, un escritor, y su doble, un pastor evangélico que exhibe un programa televisivo, considerándose la problematización inherente a una perspectiva de lo profano frente a uno de lo sagrado. El análisis de las figuras constantes en fragmentos centrales de la narrativa, sustentadas en las reflexiones acerca de determinada industria del espectáculo, acá concretizada en el poder televisivo, demostró la pertinencia de nuestro propósito, confirmando la validez de ese discurso ambiguo que se configura a lo largo del texto analizado.

    Resumo em Inglês:

    abstract This article discusses Marcelino Freire’s short story “Irmãos”, taking into account the conceptualization of the subject's visibility construed by television and the figure concept, found in discursive semiotics. To accomplish this purpose, the article focuses on the opposition between the protagonist of Freire's short story, a writer, and his double, a televangelist, considering the contrast between the profane and the sacred. The analysis of characters, supported by the findings regarding a specific type of show business, made apparent here in television’s broadcasting power, demonstrates the pertinence of our proposal, confirming the validity of an ambiguous discourse which underlies the analyzed text.
  • El yo-autor-escritor contemporáneo Horizontes Da Escrita

    Santa, Everton Vinicius de

    Resumo em Português:

    resumo Esta reflexão se refere à figura do autor, uma vez esta figura se translada para o meio digital, ou seja, para um espaço onde se pode observá-la de modo permanente. Essa passagem ao meio digital implica algumas mudanças na constituição de sua imagem autoral por parte do escritor, ou seja, por parte da pessoa física, do indivíduo que escreve, “o escrevente”, segundo Roland Barthes. Essa passagem ao meio digital está deslegitimando a figura do autor de nossos dias e, por isso, mudando o papel do escritor contemporâneo. Assim, a reação por parte do escritor reside em sua espetacularização. Discuto esta problemática a partir do conceito de ego-histórias, experiências pessoais presentes no texto em primeira pessoa, a partir algumas características presentes em duas narrativas: O espírito da prosa (2012), de Cristovão Tezza, e La parte inventada (2014), de Rodrigo Frésan. Evidencio, assim, como os meios digitais, a cultura digital e midiática em geral favorece uma reflexão metaliterária sobre a invenção de um eu-autor-escritor que satisfaz a necessidade do exibicionismo alimentado pelos meios digitais na constituição de uma imagem própria.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Esta reflexión se refiere a la figura del autor una vez que esta figura se traslada al medio digital, esto es, a un espacio donde se puede mirárselo de forma permanente. Ese traslado impone algunos cambios en la elaboración de una entidad autorial por parte del escritor, o sea, la persona física, el individuo que escribe, “l’écrivant”, según Roland Barthes. Este paso al medio digital está deslegitimando la figura del autor de nuestros días y, por ende, cambiando el role del escritor contemporáneo. Así, la reacción por parte del escritor está siendo su espectacularización. Discuto este tema desde el concepto de ego-historias, experiencias personales en el texto en primera persona, por medio de algunas características presentes en dos narrativas: O espírito da prosa (2012), de Cristovão Tezza, y La parte inventada (2014), de Rodrigo Frésan. Busco evidenciar cómo los medios digitales, la cultura digital y mediática en general favorecen una reflexión metaliteraria sobre la invención de un “yo-autor-escritor” que satisface la necesidad del exhibicionismo que los medios digitales proporcionan en la construcción de su imagen.

    Resumo em Inglês:

    abstract This article examines how the the author’s figure changes once it becomes part of a digital space where this figure can be accessed continuously. This switchover implies some changes in the constitution of the writer’s authorial image, or image of the individual who writes, “l’écrivant”, according to Roland Barthes. The switch to a digital medium delegitimizes the figure of the contemporary author and, therefore, changes his/her role. Thus, the writer’s reaction is to create a spectacle. Using the the concept of “ego-histórias”, personal experiences present in the first-person text, I discuss this theme on hand of some characteristics present in two narratives: O espírito da prosa (2012), by Christopher Tezza, and La parte inventada (2014), by Rodrigo Fresán. I demonstrate how digital media and digital and media culture in general favor a metaliterary reflection on the invention of a self-author-writer who deals with the need for exhibitionism powered by digital media in the constitution of its own image.
  • O caso Londrix: subjetividade, territorialização e política na poesia de Maurício Arruda Mendonça Horizontes Da Escrita

    Fernandes, Frederico

    Resumo em Português:

    resumo O artigo trata da multiplicidade de papéis do poeta na literatura contemporânea e demonstra como as várias atividades desdobram-se numa função embreante, na qual vários produtos tendem a repetir o autor e sua obra. O poeta contemporâneo passa, dessa maneira, a agir sobre o mundo, utilizando a literatura, suas manifestações e expressões como um mecanismo de atuação política. O artigo foca, como estudo de caso, na rede de poetas Londrix e, em específico, na análise da poesia de Maurício Arruda Mendonça, de modo a demonstrar como se articulam subjetividade, construção de um território e ação política.

    Resumo em Espanhol:

    resumen El artículo versa sobre la multiplicidad de papeles del poeta en la literatura contemporánea y demuestra como las diferentes actividades se desdoblan en una función aglutinadora/catalizadora, en la que varios productos tienden a repetir al autor y su obra. El poeta contemporáneo pasa, de esta manera, a operar sobre el mundo, utilizando la literatura, sus manifestaciones y expresiones, como un mecanismo de actuación política. El artículo se centra, como estudio de caso, en la red de poetas Londrix y, en particular, en el análisis de la poesía de Maurício Arruda Mendonça, para demostrar cómo se articulan subjetividad, construcción de un territorio y acción política.

    Resumo em Inglês:

    abstract This article deals with the multiplicity of the poet's roles in contemporary literature and demonstrates how the various activities unfold in a clutch function, according to which different cultural products tend to repeat the author and his work. The contemporary poet acts on the world, using the literature, its manifestations and discourses, as a tool of political activity. The article focuses on Londrix poets and, in particular, on the Mauricio Arruda Mendonça’s works in order to demonstrate how subjectivity, construction of a territory and political action are connected.
  • Literatura, imperialismo mundial integrado e biopolítica: Parque Industrial , Marco Zero e PanAmérica Horizontes Da Escrita

    Soares, Luis Eustáquio

    Resumo em Português:

    resumo Em diálogo polifônico com Jacques Rancière (2009), Michel Foucault (1999), Gilles Deleuze e Félix Guattari (2008), Samir Amin (2005), Agamben, (2008), entre outros, este artigo põe em destaque a indiscernibilidade atual entre biopolítica, espetáculo e imperialismo mundial integrado, ao mesmo tempo que procura analisar processos de resistência e alternativa a essas interfaces imperialistas a partir de uma biopolítica afirmativa presente, como hipótese, nos romances A revolução melancólica(1943) e Chão(1945), ambos de Oswald de Andrade; Parque Industrial (1933), de Patrícia Galvão, Pagu; e PanAmérica (1967), de José Agrippino de Paula.

    Resumo em Espanhol:

    resumen En diálogo polifónico con Jacques Rancière (2009), Michel Foucault (1999), Gilles Deleuze y Félix Guattari (2008), Samir Amin (2005) Agamben (2008), entre otros, este artículo pone de relieve la relación actual entre biopolítica, espectáculo e imperialismo mundial integrado, al mismo tiempo que busca analizar procesos de resistencia y alternativa a estas interfaces imperialistas a partir de una biopolítica afirmativa presente, como hipótesis, en las novelas A revolução melancólica(1943) y Chão(1945), del escritor brasileño Oswald de Andrade; Parque industrial (1933), de Patrícia Galvão, Pagu; y PanAmerica (1967), de José Agrippino Paula.

    Resumo em Inglês:

    abstract In a polyphonic dialogue with Jacques Rancière (2009), Michel Foucault (1999), Gilles Deleuze and Félix Guattari (2008), Samir Amin (2005), Giorgio Agamben (2008), among others, this paper highlights the indiscernibility among biopolitics, spectacle and global imperialism. It also seeks to analyze processes of resistance and alternatives to these imperialist interfaces, departing from a present affirmative biopolitics in the novels A revolução melancóilca(1943), Chão(1945), both by Oswald de Andrade; Parque Industrial (1933), by Patrícia Galvão, Pagu, as well as PanAmerica (1967), by José Agrippino de Paula.
  • Ética e hospitalidade: o motivo do monstro em O filho da mãe , de Bernardo Carvalho Horizontes Da Escrita

    Oliveira, Paulo César S.

    Resumo em Português:

    resumo Este artigo parte de uma série histórica na literatura brasileira em que o motivo do monstro é ficcionalizado para destacar as relações entre ficção e história, ética e hospitalidade na leitura do romance O filho da mãe, de Bernardo Carvalho. O mundo social estruturado na obra, conforme a noção de dialogismo, de Mikhail Bakhtin (1988), encontra no conceito de hospitalidade, pensado por Jacques Derrida (2003), uma chave de leitura produtiva para a análise das alegorias do kunak e da quimera, elementos-chave da narrativa. A noção de literatura como passagem, de Lucia Helena (2009), complementa a proposta de análise do mundo social representado por Carvalho.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Este artículo parte de una serie histórica en la literatura brasileña en la que el motivo del monstruo es ficcionalizado para destacar las relaciones entre ficción e historia, ética y hospitalidad en la lectura de la novela de O filho da mãe, de Bernardo Carvalho. El mundo social estructurado en la obra, según el concepto de dialogismo, de Mikhail Bakhtin (1988), encuentra en el concepto de hospitalidad, acuñado por Jacques Derrida (2003), una clave de lectura productiva para el análisis de las alegorías del kunak y de la quimera, elementos clave de la narrativa. La noción de literatura como pasaje, tomada de Lucia Helena (2009), complementa la propuesta de análisis del mundo social representado por Carvalho.

    Resumo em Inglês:

    abstract This article takes its point of departure a historical series in Brazilian literature in which monstrosity is a central theme, in order to understand the importance of this motif in contemporary fiction, especially in the interrelated fields of fiction and history, ethics and hospitality, as represented in O filho da mãe, by Bernardo Carvalho. Using Mikhail Bakhtin’s (1988) theory of the dialogic imagination and Jacques Derrida’s (2003) theories of hospitality, the essay discusses the novel’s social world, as well as other narrative elements, such as the figures of kunak and the chimera. The analysis of the novel’s social world is complemented by the conceptualization of literature as a passage, proposed by Lucia Helena (2009).
  • Espectros sonoros: voz, corpo e democracia em Ricardo Domeneck Horizontes Da Escrita

    Pinheiro, Tiago Guilherme

    Resumo em Português:

    resumo No livro a cadela sem Logos (2006), de Ricardo Domeneck, há um esforço para ressignificar o papel performático da voz, num gesto crítico diante do consenso sobre a democracia brasileira que se consolida a partir desse período. Para isso, emprega uma variedade de recursos estruturais que expõe a importância dos elementos fonéticos insignificantes (isto é, que não participam da significação) quando entram em conflito com o ato de enunciação, formando aquilo que denomina “contexto”. O artigo busca retraçar esses procedimentos, apontando a dimensão política de tal estratégia, com a qual se procura abalar as divisões entre anatomia e semântica, público e privado, voz e fala, por meio de uma auscultação do corpo, nos limites entre o individual e o social.

    Resumo em Espanhol:

    resumen En el libro a cadela sem Logos (2006), de Ricardo Domeneck, el poeta busca reformular el rol performativo de la voz, en un gesto crítico frente al consenso sobre la democracia brasileña que se consolida a partir de ese periodo. Para que eso suceda, utiliza una serie de recursos estructurales que exponen la importancia de los elementos fonéticos insignificantes (esto es, los que no participan de la significación) cuando entran en conflicto con el acto de enunciación, formando aquello que denomina “contexto”. El artículo busca trazar esos procedimientos, mostrando como tal estrategia tiene una dimensión política con la cual se procura perturbar las divisiones entre la anatomía y la semántica, entre lo público y lo privado, entre la voz y el habla, por medio de una auscultación del cuerpo, en los límites entre lo individual y lo social.

    Resumo em Inglês:

    abstract The book a cadela sem Logos (2006), by Ricardo Domeneck, seeks to resignify the performative role of the voice, in a critical gesture toward Brazil’s consensual democracy, which was consolidated during this period. To do this, the book employs a series of structural features that expose the importance of insignificant phonetic elements (i.e., those that do not contribute to the meaning of speech) associated with the context created by the act of vocalization.This article aims to retrace these procedures, showing how such a strategy has a political dimension through which it seeks to disrupt the division between anatomy and semantics, public and private, voice and speech, by listening to the body, and hovering on the limit between the individual and the social.
  • O sol ofuscante de Hilda Hilst e Georges Bataille Horizontes Da Escrita

    Barbosa, Aline Leal Fernandes

    Resumo em Português:

    resumo Hilda Hilst e Georges Bataille foram autores que desafiaram constantemente os limites éticos e estéticos em seu fazer literário. Neste artigo, tomando a imagem do sol - cara a Bataille -, que tem em si a ideia da transgressão e do interdito, queremos pensar em que medida a atividade literária oscila entre romper os pactos socialmente impostos e preservá-los na medida de sua responsabilidade para com o leitor. No limite, esta ética vertiginosa do escritor estaria de acordo com a experiência do impossível, proposta por Bataille.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Hilda Hilst y Georges Bataille fueron autores que desafiaron constantemente los límites éticos y estéticos en su composición literaria. En este artículo, tomando la imagen del sol - cara a Bataille - que tiene en él la idea de transgresión e interdicción, pensamos en qué medida la actividad literaria oscila entre romper los pactos impuestos por la sociedad y preservarlos en la medida de su responsabilidad con el lector. En última instancia, esta ética vertiginosa del escritor estaría en línea con la experiencia de lo imposible, propuesta por Bataille.

    Resumo em Inglês:

    abstract Hilda Hilst and Georges Bataille were authors who constantly challenged the ethical and aesthetic limits in their literary work. In this article, by means of the image of the sun - which has in it the idea of transgression and interdiction - we want to think in which sense the literary activity oscillates between breaking the socially imposed covenants and preserving them as a responsibility to the reader. Ultimately, this vertiginous ethic would line up with the experience of the impossible, proposed by Bataille.
  • Leilah Assumpção, os muros e o dia branco Horizontes Da Escrita

    Oliveira, Fernanda Ribeiro Queiroz de

    Resumo em Português:

    resumo Leilah Assumpção é uma dramaturga cujas peças não recebem a atenção necessária nem da crítica especializada, nem do mercado editorial, ambiente ainda vascularizado pelo machismo e pelas arquiteturas que engendram as posições de direção e escrita de teatro como masculinas. Representante da nova dramaturgia que floresceu a partir da década de 1970, a dramaturga traça uma mandala em que os relacionamentos surgem como tema engendrados pela busca de visibilidade pela mulher, dos seus anseios pessoais, sexuais e profissionais e da consequente desestabilização dos papéis tradicionalmente atribuídos aos homens. Este artigo analisa a obra de Leilah Assumpção, mostrando como, usando de um tratamento irônico e inesperadamente bem humorado em situações de alta tensão, a autora trabalha a saga de seres humanos em encontrarem a si mesmos dentro do mundo.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Leilah Assumpção es una dramaturga cuyas piezas no reciben la atención necesaria ni de la crítica especializada, ni del mercado editorial, ambiente aun vascularizado por el machismo y por las arquitecturas que engendran las posiciones de dirección y escritura de teatro como masculinas. Representante de la nueva dramaturgia que floreció a partir de la década de 1970, la dramaturga traza una mandala en la que las relaciones surgen como tema engendrados por la búsqueda de visibilidad de la mujer, de sus anhelos personales, sexuales y profesionales y de la consiguiente desestabilización de los papeles tradicionalmente atribuidos a los hombres. Este artículo analiza la obra de Leilah Assumpção, mostrando cómo, usando un tratamiento irónico e inesperadamente lleno de humor en situaciones de alta tensión, la autora trabaja la saga de seres humanos encontrándose a sí mismos dentro del mundo.

    Resumo em Inglês:

    abstract Leilah Assumpção’s plays have not received neither the critical nor the editorial attention they merit, this lack of attention is the result of an environment dominated by misogyny and by power structures that construe dramaturgy and writing as typically male activities. Being part of a new dramaturgy, which flourished in the seventies, the playwright draws a path where relationships emerge as the search for women’s visibility, the visibility of their personal, sexual and professional desires and, therefore, the questioning of traditional male roles. This article analyses Assumpção’s work, showing how through an ironic and unexpectedly humorous depiction of highly conflicted situations she presents the subject’s journey towards their selves and their places in the world.
  • Stella Florence - Eu me possuo Resenhas

    Dutra, Paula Queiroz
  • Cristovão Tezza - A tradutora Resenhas

    Santos, Donizeth Aparecido dos
  • Denise Schittine - Ler e escrever no escuro: a literatura através da cegueira Resenhas

    Magdaleno, Renata
  • Jayme Mathias - Outrora: crônicas de uns dias perdidos Resenhas

    Ribeiro, Leonardo Lima
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com