Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 67, Publicado: 2022
  • Distopia, simbiose e agência feminina em Bugônia (2021) por Daniel Galera Seção Temática

    Leonardo-Loayza, Richard

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe uma leitura do romance Bugônia (2021), de Daniel Galera, que, por meio de uma distopia, encena os incidentes de um grupo de indivíduos que sobreviveram a uma catástrofe global e, diante da chegada de um ser estranho à sua comunidade, eles devem definir o curso que lhes convém como sociedade. Com base nisso, busca desenvolver dois objetivos: o primeiro, analisar as peculiaridades dessa distopia; a segunda, estabelecer o papel que a mulher desempenha como elo entre a humanidade e a natureza. Para realizar a leitura, são utilizadas as contribuições de Rosi Braidotti, Donna Haraway, Jacques Derrida, Slavoj Žižek, entre outros.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo propone una lectura de la novela Bugônia (2021) de Daniel Galera, la cual, mediante una distopía, pone en escena las incidencias de un grupo de individuos que han sobrevivido a una hecatombe mundial y, ante la llegada de un ser extraño a su comunidad, deben definir cuál es el rumbo que les conviene como sociedad. Sobre esa base, se busca desarrollar dos objetivos: el primero, analizar las peculiaridades de esa distopía; el segundo, establecer el papel que desempeña la mujer como nexo entre la humanidad y la naturaleza. Para realizar la lectura se emplean los aportes de Rosi Braidotti, Donna Haraway, Jacques Derrida, Slavoj Žižek, entre otros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article proposes a reading of the novel Bugônia (2021) by Daniel Galera, which, through a dystopia, stages the incidents of a group of individuals who have survived a global catastrophe and, before the arrival of a strange being to their community, they must define the course suits them as a society. On this basis, two objectives are developed: the first, to analyze the peculiarities of this dystopia; the second, to establish the role that women play as a link between humanity and nature. To carry out the reading, the contributions of Rosi Braidotti, Donna Haraway, Jacques Derrida, Slavoj Žižek, among others, are used.
  • Imaginário afro-ameríndio e utopia política em Torto arado Seção Temática

    Oliveira, Rejane Pivetta de; Caimi, Claudia Luiza

    Resumo em Português:

    Resumo O romance Torto arado (2019), de Itamar Vieira Junior, organiza sua trama com base na confluência de tempos, vozes e imaginários afro-ameríndios. Sustentamos que a narrativa dá forma às violências do passado colonial brasileiro, ao passo que se constitui como ficção política e utópica, valendo-se de sistemas simbólicos e cosmologias ancestrais como elementos de resistência e força reconfiguradora da história.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La novela Torto arado (2019), de Itamar Vieira Junior, organiza su trama a partir de la confluencia de tiempos, voces e imaginarios afroamerindios. Argumentamos que la narrativa da forma a la violencia del pasado colonial brasileño, al tiempo que se constituye como una ficción política y utópica, utilizando sistemas simbólicos y cosmologías ancestrales como elementos de resistencia y fuerza de reconfiguración de la historia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The novel Torto arado (2019), by Itamar Vieira Junior, organizes its plot from the confluence of Afro-Amerindian times, voices, and imaginaries. The narrative is argued here to shape the violence of the Brazilian colonial past, at the same time that it constitutes itself as a political and utopian fiction, using symbolic systems and ancestral cosmologies as elements of resistance and reconfigurative force of history.
  • “Vó, a senhora é lésbica?” Pergunta à queima-roupa e respostas para a constituição de uma utopia Seção Temática

    Fonseca, João Barreto da; Fonseca, Renata Barreto da

    Resumo em Português:

    Resumo O que é ser uma lésbica? O livro Amora, de Natalia Borges Polesso (2018), embora circule o assunto, evita uma resposta direta, mas apresenta algumas densidades e modulações do amor secreto que são pistas da invisibilidade da afetividade lésbica. Para investir no tema, focaremos no conto “Vó, a senhora é lésbica?”, dialogando com Monique Wittig e outras autoras que propuseram uma utopia lésbica utilizando o próprio texto literário como recurso autorreflexivo. O esforço da escritora no conto é romper com a tradição do silenciamento e propor uma abertura de temas para discussão no âmbito familiar com o intuito de transpassar a opressão heterossexual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract What is it like to be a lesbian? The book Amora, by Natalia Borges Polesso (2018), although it circulates the subject, avoids a direct answer, but presents some affections densities and modulations of secret love, which are clues to the invisibility of lesbian affection. To invest in the theme, we will focus on the short story Vó, a senhora é lésbica? (Grandma, are you a lesbian?), dialoguing with Monique Wittig and other authors who proposed a lesbian utopia, using the literary text itself as a self-reflective resource. The writer’s effort in the short story is to break with the tradition of silencing and to propose an opening of topics for discussion within the family in order to break through heterosexual oppression.
  • Costuras para adiar o fim do mundo: reflexões com base na obra A vida não é útil, de Aílton Krenak Seção Tema Livre

    Nogueira, Bernardo Gomes Barbosa; Moreira, Nelson Camatta; Pinto, Franco Dani Araújo e

    Resumo em Português:

    Resumo O texto pretende apresentar o pensamento de Aílton Krenak com base em sua obra A vida não é útil e fazê-la dialogar com reflexões interdisciplinares contemporâneas, em formas de costuras sustentadas em uma epistemologia crítica e que apontem tessituras e formas outras de habitar, para além da armadilha neoliberal, em busca de ideias que adiem o fim do mundo. O autor chega à conclusão de que seu povo está no meio do desastre e que não faria sentido deixar de viver a experiência, ao mesmo tempo que, de maneira corajosa e existencialista, nos exulta à reflexão trazendo a alegoria de um deserto, o qual ele nos incentiva, sem pestanejar, a atravessar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El texto pretende presentar el pensamiento de Aílton Krenak basado en su obra “A vida não é útil” y hacerlo dialogar con reflexiones interdisciplinarias contemporáneas, en formas de costuras sustentadas en una epistemología crítica y que apuntan texturas y otras formas de habitar, más allá la trampa neoliberal, en busca de ideas que posterguen el fin del mundo. El autor llega a la conclusión de que su pueblo está en medio de un desastre y que no tendría sentido dejar de vivir la experiencia. Al mismo tiempo, de manera valiente y existencialista, exultará en la reflexión, trayendo la alegoría de un desierto, que nos anima, sin pestañear, a atravesar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The text intended to present the thoughts of Aílton Krenak on his work “A vida não é útil” and make it dialogue with contemporary interdisciplinary reflections, in forms of seams supported by a critical epistemology and that point out textures and other ways of inhabiting, beyond the neoliberal trap, in search of ideas that postpone the end of the world. The author comes to the conclusion that his people are in the midst of disaster and that it would make no sense to stop living the experience. At the same time, in a courageous and existentialist way, he will exult us to reflection, by bringing the allegory of a desert, which he encourages us, without hesitation, to cross.
  • “Isso vai ser um caos!”: distopia e autoritarismo em Namíbia, não! Literatura E Imaginação Utópica

    Matias, Anderson de Figueiredo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa como a narrativa de Namíbia, não!, texto teatral do ator e diretor baiano Aldri Anunciação, elabora um universo distópico em que o cruzamento de temporalidades expõe contradições do passado, amplia a percepção sobre a violência racial do presente e realiza projeções de futuro em que a hostilidade e as interdições se materializam no espaço. Para isso, utiliza contribuições de intelectuais como Grada Kilomba (2019), em Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano; de Abdias do Nascimento (2004), em “Teatro Experimental do Negro: trajetória e reflexões”; de Leda Maria Martins (2020), em “Como respirar?”; e de Gregory Claeys (2017), em Dystopia: a natural history. A study of modern despotism, its antecedents, and its literary diffractions.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analizó cómo la narrativa de Namíbia, Não!, texto teatral del actor y director baiano Aldri Anunciação, elabora un universo distópico en el que el cruce de temporalidades expone contradicciones del pasado, amplía la percepción sobre la violencia racial del presente y realiza proyecciones del futuro en que la hostilidad y las interdicciones se materializan en el espacio. Para eso, utiliza contribuciones de intelectuales como Grada Kilomba, en Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano (2019), de Abdias do Nascimento, en Teatro Experimental do Negro: trajetória e reflexões (2004), de Leda Maria Martins, en Como respirar? (2020) y de Gregory Clayes, en Dystopia: A Natural History. A study of modern despotism, its antecedents, and its literary diffractions (2017).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzed how the narrative of Namíbia, Não!, a theatrical text by the actor and director Aldri Anunciação, from Bahia, Brazil, elaborates a dystopian universe in which the intersection of temporalities exposes contradictions of the past, broadens the perception of racial violence in the present and holds projections of future in which hostility and interdictions materialize in space. For this purpose, it uses contributions from intellectuals such as Grada Kilomba, in Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano (2019), by Abdias do Nascimento, in Teatro Experimental do Negro: trajetória e reflexões (2004), by Leda Maria Martins, in Como respirar? (2020), and Gregory Clayes, in Dystopia: A Natural History. A study of modern despotism, its antecedents, and its literary diffractions (2017).
  • Entre a eutopia e a outopia: testemunho, decolonialismo e uma antropologia do devir em Um rio sem fim, de Verenilde Pereira Literatura E Imaginação Utópica

    Moraes, Rodrigo Simon de

    Resumo em Português:

    Resumo Apresentado como parte de uma dissertação de mestrado da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, o romance Um rio sem fim (1998), de Verenilde Pereira, para além de colocar em xeque as fronteiras que apartam o poético do discurso acadêmico-científico, logra construir um arcabouço decolonial sobre o qual se assenta uma posição de resistência às fantasias fundadoras da moderna ideia de utopia que, passados cinco séculos desde a chegada dos primeiros colonizadores, seguem vivas na região da Amazônia brasileira. No romance, o leitor depara com uma missão salesiana instalada no norte do estado do Amazonas, local que, comandado por um bispo italiano, vem a desnudar o que muitos talvez desconheçam ou prefiram ignorar: em algumas partes do Brasil ainda sobrevivem fantasias do Novo Mundo, sustentadas por ideais de modelos civilizatórios e racionalidades fundadas na perspectiva etnocêntrica. Sabendo que tais fantasias estão na raiz do sentido moderno de utopia e que a relação entre indivíduos e espaços é fundamental para a compreensão das subjetividades e relações sociais que se mostram na construção literária, parece-nos instigante e proveitoso observar e debater a maneira como o termo utopia se articula no interior de Um rio sem fim, com base nos desdobramentos originados nos deslizamentos propostos por Thomas Morus, entre eutopia, “o lugar onde tudo está bem”, e outopia, o “não lugar” (ou = não + topos = lugar). Para tanto, lançamos mão de reflexões amparadas em uma antropologia do devir, em articulação com os conceitos de testemunho e decolonialidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Presentada como disertación de maestría en la Universidad de Brasilia, la novela Um rio sem fim (1998), de Verenilde Pereira, además de cuestionar las fronteras que separan el discurso poético del académico-científico, logra construir un marco decolonial sobre el cual se asienta una posición de resistencia a las fantasías fundantes de la idea moderna de utopía que, cinco siglos después de la llegada de los primeros colonizadores, siguen vivas en la región amazónica brasileña. En la novela, el lector verá una misión salesiana instalada en el norte del estado de Amazonas, un lugar que, comandado por un obispo italiano, pone al desnudo lo que muchos pueden desconocer o prefieren ignorar: en algunas partes de Brasil, aún sobreviven fantasías del Nuevo Mundo, sostenidas en ideales de modelos y racionalidades civilizatorias basadas en una perspectiva etnocéntrica. Sabiendo que tales fantasías están en la raíz del sentido moderno de la utopía, y conscientes de que la relación entre individuos y espacios es fundamental para la comprensión de las subjetividades y relaciones sociales en la construcción literaria, nos parece sugerente y fructífero observar y discutir la forma en que se articula el término utopía en Um rio sem fim a partir de las ramificaciones originadas en los deslizamientos propuestos por Thomas Morus entre la eutopía, “el lugar donde todo está bien”, y outopia, el “no lugar” (del griego ou = no + topos = lugar). Nos valemos de reflexiones que parten de una antropología del devenir, en articulación con los conceptos de testimonio y decolonialidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Presented as a M.A dissertation at the University of Brasília (UnB), the novel Um rio sem fim (1998), by Verenilde Pereira, in addition to questioning the thresholds that separate the poetic from the academic-scientific discourse, manages to build a decolonial framework in which it establishes a position of resistance to the founding fantasies of the modern idea of utopia that, five centuries after the arrival of the first colonizers, still resist in the Brazilian Amazon region. In the novel, the reader comes across a Salesian mission settled in the north of Amazonas, a place that, commanded by an Italian bishop, reminds what many may be unaware of or prefer to ignore: in some parts of Brazil, fantasies of the New World still survive, supported by ideals of civilizing models and rationalities, both based on an ethnocentric perspective. Knowing that such fantasies are at the roots of the modern sense of utopia, and aware that the relationship between individuals and spaces is fundamental for the understanding of subjectivities and social relations shown in literary construction, it seems to be instigating and fruitful to observe the way in which the term utopia is articulated in Um rio sem fim from the displacement proposed by Thomas Morus, between eutopia, “the place where everything is ok”, and outopia, the “non-place” (Gk ou = not + topos = place). In order to do so, we draw on an anthropology of becoming in conjunction with the concepts of testimony and decoloniality.
  • Literatura e História na reeducação de imaginários e na produção de novos futuros Utopia E Imaginação Utópica

    Lima, Thayara Cristine Silva de

    Resumo em Português:

    Resumo O presente texto busca ressaltar a potência da inter-relação entre literatura e História na produção de novos futuros. Para tanto, recorre ao afrofuturismo e à produção literária da luta anticolonial de forma a tensionar possibilidades de fabulação crítica da realidade e de ficção visionária.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto busca resaltar la potencia de la interrelación entre Literatura e Historia en la producción de nuevos futuros. Para ello recurre al afrofuturismo y la producción literaria de la lucha anticolonial para tensionar posibilidades de fabulación crítica de la realidad y ficción visionaria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text sought to highlight the power of the interrelationship between Literature and History in the production of new futures. To do so, it resorts to Afrofuturism and the literary production of the anti-colonial struggle in order to tension possibilities of critical fabulation of reality and visionary fiction.
  • ERRATA Errata

  • ERRATA Errata

  • ERRATA Errata

  • ERRATA Errata

  • ERRATA Errata

  • ERRATA Errata

Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com