SEÇÃO TEMA LIVRE Nova York de Hélio Oiticica: uma invenção interartística triforme Gigante, Matteo Resumo em Português: Resumo À luz do multifacetado repertório nova-iorquino projetado por Hélio Oiticica (HO) entre 1971 e 1972, apresentamos uma interpretação comparativa interartística sobre três artefatos entrelaçados que, por meio de diferentes formas, traçam uma reflexão sobre a ilha de Manhattan e sobre o seu estatuto de capital simbólica de um império contemporâneo. Desde o epicentro desse império, sondam-se as margens de uma civilização que o artista pretende sabotar mediante uma encarnação subvertida dos seus mitos e paradigmas. Símbolos associados com esse topônimo se reiteram — evocando as mesmas feições fálicas — no ideograma inventado por HO para o filme Agripina é Roma Manhattan (1972), nesse mesmo héliofilme e no héliotexto “Barnbilônia” (1971), acompanhado por numerosos desenhos. Ao analisar essas obras experimentais (um filme, um texto com desenhos e uma imagem-ideograma), constatamos uma coesão ética e estética entre essas três composições, coevas, do mesmo criador. Nessas “invenções”, condensam-se elementos essenciais na obra-vida do autor, sintetizando aspetos do seu projeto estético e ideológico. Por exemplo, nessas obras, alegoriza-se a visão do autor no que diz respeito à decadência metropolitana de impérios (do passado e do presente), representados como fálicos, alicerçados na violência e na opressão, em contraste com imaginários de marginalidade e de rebeldia “subterrânia”.Resumo em Espanhol: Resumen A la luz del multifacético repertorio neoyorquino diseñado por Hélio Oiticica (HO) entre 1971 y 1972, presentamos una interpretación interartística comparativa sobre tres artefactos entrelazados que, de diferentes maneras, esbozan una reflexión sobre la isla de Manhattan y su condición de capital simbólica de un imperio contemporáneo. Desde el epicentro de este imperio, sondeamos los márgenes de una civilización que el artista pretende sabotear a través de una encarnación subvertida de sus mitos y paradigmas. Los símbolos asociados a este topónimo se reiteran — evocando los mismos rasgos fálicos — en el ideograma inventado por HO para la película Agripina é Roma Manhattan (1972), en esta misma heliopelícula y en el heliotexto “Barnbilônia” (1971), acompañado de numerosos dibujos. Al analizar estas obras experimentales (una película, un texto con dibujos y una imagen-ideograma), vemos una cohesión ética y estética entre estas tres composiciones de la misma altura y del mismo creador. Estas “invenciones” condensan elementos esenciales en la vida-obra del autor, sintetizando aspectos de su proyecto estético e ideológico. Por ejemplo, en estas obras, se alegoriza la visión del autor respecto a la decadencia metropolitana de imperios (pasados y presentes), representada como fálica, basada en la violencia y la opresión, en contraste con imaginarios de marginalidad y rebelión “subterrânia”.Resumo em Inglês: Abstract In light of the multifaceted New York repertoire planned by Hélio Oiticica (HO) between 1971 and 1972, we present an interartistic comparative interpretation on three intertwined artifacts that, in different ways, outlines a reflection on the island of Manhattan and its condition as the symbolic capital of a contemporary empire. From the epicenter of this empire, the margins of a civilization that the artist seeks to sabotage through a subverted incarnation of its myths and paradigms are explored. The symbols associated with this toponym are reiterated — evoking the same phallic features — in the ideogram invented by HO for the film Agripina é Roma Manhattan (1972), in this same heliofilm, and in the heliotext “Barnbilônia” (1971), accompanied by numerous drawings. When analyzing these experimental works (a film, a text with drawings and an image-ideogram), we see an ethical and aesthetic cohesion among these three contemporary compositions by the same creator. These “inventions” condense essential elements in the author’s life-work, synthesizing aspects of his aesthetic and ideological project. For example, in these works, the author’s vision of the metropolitan decline of empires (past and present) is allegorized, represented as phallic, based on violence and oppression, in contrast with imaginaries of marginality and clandestine rebellion called “subterrânia”. |
SEÇÃO TEMA LIVRE Extrapolação e especulação: o Antropoceno na novela “Tóquio”, de Daniel Galera Brito Junior, Antonio Barros de Resumo em Português: Resumo Este artigo debruça-se sobre a novela “Tóquio”, publicada em 2021 no livro O Deus das Avencas, de Daniel Galera, a fim de estudar como o Antropoceno é incluído na obra. Observando, primeiramente, o modo como as mudanças climáticas são apresentadas pelo autor em sua ficção, conclui-se que Galera (2021) extrapola os conhecimentos do presente para criar um futuro inóspito para suas personagens, de acordo com as ciências do clima. Depois, analisando a trama, aponta-se para o fato de que existe uma especulação sobre a organização social e política acerca do alastramento da cibernética com base em teorias sociológicas contemporâneas. Esses dois procedimentos, extrapolação e especulação, combinam-se para gerar uma ficção antiutópica que, embora trate do Antropoceno, se prende ainda a convenções literárias do romance burguês moderno. O objetivo final do artigo é mostrar que a criação de Galera (2021) sugere uma posição relativamente conservadora relativa às possibilidades e aos desafios que a literatura enfrenta no contexto catástrofes climáticas.Resumo em Espanhol: Resumen Este artículo trata de la novela “Tóquio”, publicada en 2021 por Daniel Galera y presente en el libro O Deus das Avencas. Su objetivo fue estudiar la inclusión del Antropoceno en la narrativa, de forma a analisar como los cambios climáticos son representados en ella. En seguida, el artículo muestra el modo como Galera (2021) extrapola el conocimiento científico para crear un futuro literario inhóspito donde viven sus personajes. Después, este texto investigó la trama de la novela, a fin de comprender la especulación que el autor hace sobre las condiciones políticas y sociales derivadas de la diseminación de la cibernética de acuerdo con las teorías sociológicas contemporáneas. Así que, concluyese, extrapolación y especulación son dos modos de creación literaria que se mesclan para generar una ficción antiutópica que todavía depende de las convenciones artísticas de la novela burguesa moderna, aún que el Antropoceno estea presente. El objetivo último del artículo fue evidenciar que la narrativa de Galera (2021) supone una posición conservadora respecto a los retos y posibilidades para la literatura en el contexto de catástrofes climáticas.Resumo em Inglês: Abstract The article deals with Daniel Galera’s short story entitled “Tóquio”, published in 2021 in the book O Deus das Avencas. The first objective of this paper was to study the inclusion of the Anthropocene into the story, analyzing how climate change is presented by the author, in order to show that Galera (2021) extrapolates the scientific knowledge to create an inhospitable future where the characters live. Later, the paper investigated the plot, intending to explore the speculation over political and social organizations yielded by the spreading of the cybernetics based on contemporary sociological theories. Extrapolation and speculation are both procedures that combine to generate an antiutopian fiction that still depends on the literary conventions of the modern bourgeois novel, despite the presence of the Anthropocene. The final objective of the article was to evince that Galera’s (2021) short story suggests a relatively conservative position as far as the challenges and possibilities of literature in the context of climate catastrophes go. |
SEÇÃO TEMA LIVRE A dúvida como tradição: uma poética da desconfiança na obra de Ana Martins Marques Mostazo, João Resumo em Português: Resumo Este artigo baseia-se em uma reflexão sobre a relação entre a poesia brasileira do pós-guerra e a concepção de poeta encontrada na obra do autor austríaco Rainer Maria Rilke para sugerir como, especialmente no caso da poesia de Carlos Drummond de Andrade, há no Brasil uma tradição moderna antirrilkeana, a qual pensamos como constituída das ideias de suspeita, dúvida e desconfiança. Em seguida, detemo-nos sobre a obra da poeta mineira contemporânea Ana Martins Marques, procurando mostrar como a sua poesia se insere também nessa tradição, particularmente no que se refere à dúvida quanto à capacidade de a poesia nomear o mundo.Resumo em Espanhol: Resumen Este artículo parte de una reflexión sobre la relación entre la poesía brasileña de posguerra y la concepción de poeta encontrada en la obra del autor austríaco Rainer Maria Rilke para sugerir cómo, especialmente en el caso de la poesía de Carlos Drummond de Andrade, existe en Brasil una tradición moderna antirrilkeana, que sugerimos pensar como constituida a partir de las ideas de sospecha, duda y desconfianza. A continuación, nos detenemos en la obra de la poeta brasileña contemporánea Ana Martins Marques, buscando mostrar cómo su poesía también es parte de esta tradición, particularmente en lo que respecta a la duda sobre la capacidad de la poesía para nombrar el mundo.Resumo em Inglês: Abstract This article starts from a reflection on the relationship between post-war Brazilian poetry and the conception of the poet found in the works of the Austrian author Rainer Maria Rilke, to suggest how, especially in the case of the poetry of Carlos Drummond de Andrade, there is in Brazil a modern anti-rilkean tradition, which we suggest to be constituted by ideas of suspicion, doubt, and distrust. Next, we dwell on the works of the contemporary Brazilian poet Ana Martins Marques, seeking to show how her poetry is also part of this tradition, particularly concerning the doubt regarding poetry’s ability to name the world. |
SEÇÃO TEMA LIVRE Gingando na escrita da literatura negro-brasileira Oliveira, Katiane Martins de Schiffler, Michele Freire Resumo em Português: Resumo Este artigo analisou o conto “Chão”, de Allan da Rosa (2016), explorando a linguagem como uma arena discursiva, refletindo sobre a complexidade do fazer literário do autor. A noção de literaginga age como instância de movimento, estética e escrita, pois dá vazão à mudança de perspectiva sobre a ideia aqui apresentada. No conto o autor constrói seu texto como um jogo de capoeira no qual a oralidade e a performance literária se entrelaçam. Como metodologia, o conto foi examinado utilizando as características da literaginga: configuração semântica em oralidade, movimentos oralizados, corporificados e estéticos, mandinga e cadência. Buscou-se apontar que o conto apresenta a oralidade usando coloquialismos e escolhas verbais que evocam a cadência do jogo de capoeira. A análise destaca a cadência do texto, evidenciada pelo ritmo verbal, cantigas de capoeira e construções contrastantes que dão vida à narrativa. O conto revela uma abordagem estética única, enraizada na cultura negro-brasileira e na experiência periférica. O objetivo central foi analisar um conto da obra selecionada, Reza de mãe (2016), para compor o corpus, apresentando o teor performático no tecer literário do autor, abeirando os saberes ancestrais com seus textos. Ademais, buscou-se ratificar a eficiência da categoria de análise desenvolvida, a literaginga. Para fomentar os estudos da performance aproximando-os da literatura, recorreu-se ao campo de estudos da performance.Resumo em Espanhol: Resumen Este artículo realizó un análisis del cuento “Chão” de Allan da Rosa (2016), explorando el lenguaje como una arena discursiva que refleja la complejidad del hacer literario del autor. Se introduce el concepto de literaginga como una instancia de movimiento, estética y escritura, ofreciendo un cambio de perspectiva sobre la comprensión de la obra. En el cuento, el autor construye su narrativa como un juego de capoeira, entrelazando oralidad y performance literaria. La metodología empleada implica aplicar las características de literaginga, a saber, la configuración semántica en la oralidad, movimientos encarnados y estéticos, mandinga y cadencia. Se destaca la presencia de la oralidad en el texto, manifestada a través de coloquialismos y elecciones verbales que evocan la cadencia característica de la capoeira. El análisis resalta la cadencia del texto, evidenciada por el ritmo verbal, las canciones de capoeira y construcciones contrastantes que insuflan vida a la narrativa. El cuento revela un enfoque estético único, arraigado en la cultura afrobrasileña y la experiencia periférica. El objetivo central del estudio es analizar un cuento de la obra seleccionada Reza de Mãe (2016), enfatizando la esencia performativa en el entramado literario del autor, conectando el conocimiento ancestral con sus textos. Además, el estudio buscó validar la eficacia de la categoría analítica propuesta, literaginga, para mejorar los estudios de performance que se cruzan con la literatura, tomando elementos del campo de los estudios de performance.Resumo em Inglês: Abstract This article undertakes an analysis of the short story “Chão” by Allan da Rosa (2016), exploring language as a discursive arena that reflects the complexity of the author’s literary craft. The concept of literaginga is introduced as an instance of movement, aesthetics, and writing, offering a shift in perspective on the understanding of the work. In the story, the author constructs his narrative as a game of capoeira, intertwining orality and literary performance. The methodology employed involves applying the characteristics of literaginga, namely semantic configuration in orality, embodied and aesthetic movements, mandinga, and cadence. Emphasis is placed on the presence of orality in the text, manifested through colloquialisms and verbal choices that evoke the characteristic cadence of capoeira. The analysis highlights the cadence of the text, evidenced by verbal rhythm, capoeira songs, and contrasting constructions that breathe life into the narrative. The short story reveals a unique aesthetic approach rooted in Afro-Brazilian culture and peripheral experience. The central objective of the study was to analyze a short story from the selected work Reza de Mãe (2016), emphasizing the performative essence in the author’s literary weaving, bridging ancestral knowledge with his texts. Additionally, the study sought to validate the effectiveness of the proposed analytical category, literaginga, to enhance performance studies intersecting with literature, drawing from the field of performance studies. |
SEÇÃO TEMA LIVRE O girassol do entardecer: o recordar d’Os alegres peregrinos Cunha, Jakeline Fernandes Resumo em Português: Resumo O objetivo do artigo é demonstrar que as narrativas de Os alegres peregrinos: contos rurais passadistas (2022), obra bordada com fios ambivalentes da realidade e da imaginação, compõem uma estrutura orgânica na qual fica subentendida a intenção do erudito narrador de recordar as etapas do seu amadurecimento por meio das vivências das personagens, ao menos até o ponto em que consegue falar por ele mesmo ou mover-se até o seu plano mais íntimo. A imagem poética do pôr do sol, significada por Lévi-Strauss (1996), na obra Tristes trópicos (1935), é um detalhe paisagístico que ilumina o livro da autora desde a capa, conto a conto, dando sentido à mira do itinerante narrador-girassol, que, assentado em bases contemplativas constituídas dos elementos cósmicos, almeja alcançar o devaneio profundo capaz de fazê-lo autoconhecer-se e sentir-se parte de um todo. Nesse sentido, é significativo que o narrador parta da terceira pessoa para alcançar a primeira.Resumo em Espanhol: Resumen El objetivo del artículo es demostrar que las narrativas de Los peregrinos alegres: cuentos rurales del pasado (2022), obra bordada con hilos ambivalentes de realidad e imaginación, componen una estructura orgánica en la cual se manifiesta la intención del narrador erudito de recordar las etapas de su maduración a partir de las vivencias de los personajes, al menos hasta el punto de poder hablar por sí mismo o trasladarse a su plano más íntimo. La imagen poética del atardecer, signada por Lévi-Strauss (1996) en la obra Tristes trópicos (1935), es un detalle paisajístico que ilumina el libro de la autora desde la portada, cuento a cuento, dando sentido al objetivo del itinerante narrador-girasol, que, asentado en bases contemplativas constituidas por elementos cósmicos, pretende alcanzar la ensoñación profunda capaz de hacerlo autoconocerse y sentirse parte de un todo. En este sentido, es significativo que el narrador parta de la tercera persona a la primera.Resumo em Inglês: Abstract This article aimed to demonstrate that The merry pilgrims: old rural tales (2022), is a superb work which, embroidered with ambivalent threads of reality and imagination, implies the intention of the erudite narrator of remembering the steps of his maturation from the characters experiences, at least to the moment that he manages to speak for himself or to move to his most intimate level. The poetic image of the sunset, meant by Lévi-Strauss (1996) in the book Sad tropics (Tristes Tropiques, 1935), is a landscape detail which brightens Enivalda’s book since its cover, tale by tale, giving meaning to the gaze of the itinerant and sunflower narrator, who, settled on contemplative bases constructed by cosmic elements, seeks to reach a profound reverie capable of leading to self-knowledge and a sense of being part of a whole. In this sense, it is significant that the narrator moves from the third person to the first person. |
SEÇÃO TEMA LIVRE A liquidez em três signos: sangue, leite e lucro na Amazônia com base no corpo indígena feminino Nicácio, Rovílio de Lima Costa, Maria José da Silva Morais Resumo em Português: Resumo O olhar para o feminino tem sido tema constante nos estudos literários. Os objetivos deste trabalho são analisar uma narrativa do ciclo da borracha com base na forma como o corpo da mulher é retratado ao longo do texto e, ainda, verificar a carga simbólica que esse corpo assume na tecitura narrativa. Para isso, ancoramos nossa leitura no processo de construção de sentido que se elabora no conto, no qual o narrador descreve a personagem de modo simbólico e, diante da incapacidade de lidar com um referente tão inesperado, investe na metonímia como meio mais eficiente de dizer uma realidade específica das entranhas da Amazônia. A base metodológica, portanto, é a metonímia entendida no âmbito da linguística cognitiva. A narrativa “Maibi”, situada na Amazônia brasileira no segundo ciclo da borracha, expõe um corpo de mulher indígena construído numa estrutura metonímica em que ela vai, aos poucos, passando de mulher a espetáculo inaudito. Maibi, desse modo, é símbolo mudo da seringueira e da Amazônia, representadas pelos signos do sangue, do leite e do lucro.Resumo em Espanhol: Resumen La mirada sobre lo femenino ha sido un tema constante en los estudios literarios. El objetivo de este trabajo es analizar una narrativa del ciclo del caucho desde de la forma en que se retrata el cuerpo de la mujer a lo largo de este texto. Además, se busca comprobar la carga simbólica que asume este cuerpo en el contexto de la narrativa. Para ello, anclamos nuestra lectura en el proceso de construcción de sentido que se elabora en el cuento, en el cual el narrador describe al personaje de manera simbólica y, ante la imposibilidad de confrontación con un referente tan inesperado, hace uso de la metonimia como el medio más eficiente para expresar una realidad concreta desde las entrañas de la Amazonía. La base metodológica, por lo tanto, es la metonimia entendida en el contexto de la lingüística cognitiva. La narrativa “Maibi”, ubicada en la Amazonía brasileña durante el segundo auge del caucho, expone el cuerpo de una mujer indígena construido sobre una estructura metonímica en la que va, poco a poco, de mujer a espectáculo admirable. Maibi, de esta forma, es un símbolo mudo del árbol del caucho y de la Amazonía, representada por los signos de la sangre, la leche y la ganancia.Resumo em Inglês: Abstract The look at the feminine has been a constant theme in literary studies. The objective of this studies is to analyze a narrative of the rubber boom based on how the woman’s body is portrayed throughout this text. Furthermore, it aims to verify the symbolic load that this body assumes within the narrative texture. For this, we anchor our reading in the process of constructing meaning that is elaborated in the story, wherein the narrator describes the character in a symbolic way and, faced with the inability to deal with such an unexpected referent, makes use of metonymy as a more efficient means of saying a specific reality of the entrails of the Amazon. The methodological basis, therefore, is metonymy understood in the context of cognitive linguistics. The “Maibi” narrative, located in the Brazilian Amazon during the second rubber boom, exposes an indigenous woman’s body constructed in a metonymic structure in which she gradually changes from woman to unprecedented spectacle. Maibi, in this way, is a silent symbol of the rubber tree and the Amazon, represented by the signs of blood, milk, and profit. |
SEÇÃO TEMA LIVRE A partilha do sensível em contextos de exclusão: reflexões sobre a escrita afrofeminina na contemporaneidade de Oliveira, Valdício Almeida Mineiro, Imara Bemfica Resumo em Português: Resumo O artigo propõe-se a refletir sobre a escrita afrofeminina com base na noção de partilha do sensível (Rancière, 1995; 2005) e avaliar seu papel como arte simbólica de resistência em contextos marcados pela colonialidade (Quijano, 2005; Lugones, 2008; Mignolo, 2017) e suas teias de hierarquias e exclusões (Grosfoguel, 2009). Lançamos mão do diálogo com autoras como Lélia Gonzalez (1982), Glória Anzaldúa (2000), Vera Soares (2000), Conceição Evaristo (2005), Angela Davis (2016), Patricia Hill Collins (2016), Grada Kilomba (2019) e Sueli Carneiro (2019), a fim de responder a seguinte questão: de que forma a escrita afrofeminina incide sobre a partilha do sensível e qual o potencial insurgente dessa incisão? Para isso, após uma introdução sobre a relações entre escrita e política propostas no conceito de partilha do sensível, organizamos a discussão em torno de cinco temas: 1. Colonialidade, hétero-hierarquia e interseccionalidade; 2. Sonhar a diferença; 3. Escrita e insurgência; 4. Incisões na partilha; e 5. Habitar as ausências. Ao final das reflexões desenvolvidas, consideramos que tal potencial descanse sobre o caráter imperativo e definitivo de reconfiguração que a escrita afrofeminina provoca na dimensão sensível da comunidade.Resumo em Espanhol: Resumen Este artículo se propone reflexionar sobre la escritura afrofemenina a partir de la noción de reparto de lo sensible (Rancière, 1995; 2005) y evaluar su papel como arte simbólica de resistencia en contextos marcados por la colonialidad (Quijano, 2005; Lugones, 2008; Mignolo, 2017) y sus redes de jerarquías y exclusiones (Grosfoguel, 2009). Trabamos el diálogo con autoras como Lélia Gonzalez (1982), Glória Anzaldúa (2000), Vera Soares (2000), Conceição Evaristo (2005), Angela Davis (2016), Patricia Hill Collins (2016), Grada Kilomba (2019) y Sueli Carneiro (2019), con el objetivo de contestar la siguiente pregunta: ¿de qué manera la escritura afrofemenina incide en el reparto de lo sensible y cuál es el potencial insurgente de esa incisión? Para eso, luego de una introducción sobre las relaciones entre escritura y política propuestas en el concepto de reparto de lo sensible, organizamos la discusión en torno a cinco temas: 1. Colonialidad, hetero-jerarquía e interseccionalidad; 2. Soñar la diferencia; 3. Escritura e insurgencia; 4. Incisiones en el reparto de lo sensible; y 5. Habitar las ausencias. Al final de las reflexiones desarrolladas, consideramos que dicho potencial reside en el carácter imperativo y definitivo de reconfiguración que la escritura afrofemenina provoca en la dimensión sensible de la comunidad.Resumo em Inglês: Abstract The article aims to reflect on Afro-feminine writing based on the notion of the distribution of the sensible (Rancière, 1995; 2005) and to evaluate its role as a symbolic art of resistance in contexts marked by coloniality (Quijano, 2005; Lugones, 2008; Mignolo, 2017) and their interlacement of hierarchies and exclusions (Grosfoguel, 2009). We engage in dialogue with authors such as Lélia Gonzalez (1982), Glória Anzaldúa (2000), Vera Soares (2000), Conceição Evaristo (2005), Angela Davis (2016), Patricia Hill Collins (2016), Grada Kilomba (2019) and Sueli Carneiro (2019) to answer the following question: how does Afro-feminine writing affect the distribution of the sensible, and what is the insurgent potential of this incision? For this, after an introduction on the relationship between writing and politics proposed in the concept of distribution of the sensible, we organize the discussion around five themes: 1. Coloniality, hetero-hierarchy and intersectionality; 2. Dreaming about the difference; 3. Writing and insurgency; 4. Incisions in sharing; and 5. Inhabiting absences. At the end of the developed reflections, we consider that this potential rests on the imperative and definitive character of reconfiguration that Afro-feminine writing provokes in the sensitive dimension of the community. |
Dossiê Literatura e Ecocrítica A materialidade corporificada das relações entre seres humanos e não-humanos: considerações a partir das obras de Marília Floôr Kosby e Soledad Castresana Scardino, Rafaela Resumo em Português: Resumo As obras Mugido [ou diário de uma doula], da poeta brasileira Marília Floôr Kosby (2017), e Carneada, da poeta argentina Soledad Castresana (2007), aceitam o convívio tanto com a indeterminação da vida que se inicia quanto com a inevitabilidade da morte, sem se furtar ao questionamento sobre nossa responsabilidade e participação em sistemas de dominação, reducionismo e expropriação. Ao questionarem a cisão entre humano e animal, que organiza o modo como vivemos, tomando o mundo e os demais seres vivos como recurso, as poetas nos convocam a pensar, também, as relações de gênero em que a ordem patriarcal separa e hierarquiza homens e mulheres, aproximando-as dos seres não humanos. Os poemas se corporificam, nos pedem que os habitemos enquanto corpo — carne — e nos colocam diante da relação com a morte e a violência, mas também das dores e alegrias de quem gera vida, da multiplicação de um amor multiespecífico que prolifera entre fêmeas inespecíficas. A reflexão aqui proposta busca estabelecer diálogo entre os dois poemários citados e a pesquisa de Raj Patel e Jason Moore (2017), Vinciane Despret (2021) e Donna Haraway (2022), além de outras autoras e autores, que indicam horizontes para um bem viver e um morrer com dignidade, convocando-nos à desarticulação, numa comunicação sempre imprevista, porém profusa de significados.Resumo em Espanhol: Resumen Las obras Mugido [ou diário de uma doula], de la poeta brasileña Marília Floôr Kosby (2017), y Carneada, de la poeta argentina Soledad Castresana (2007), aceptan tanto la indeterminación de la vida que comienza como con la inevitabilidad de la muerte, sin eludir el cuestionamiento sobre nuestra responsabilidad y participación en sistemas de dominación, reduccionismo y expropiación. Al cuestionar la separación entre humano y animal, que organiza la forma en que vivimos, tomando el mundo y los demás seres vivos como recursos, las poetas nos invitan a reflexionar también sobre las relaciones de género, en las cuales el orden patriarcal separa y jerarquiza a hombres y mujeres, acercándolas a los seres no humanos. Los poemas nos piden que los habitemos como cuerpo — carne — y nos enfrentan a la relación con la muerte y la violencia, pero también a los dolores y alegrías de quienes generan vida, a la multiplicación de un amor multiespecífico que prolifera entre hembras inespecíficas. La reflexión propuesta aquí busca establecer un diálogo entre los dos poemarios mencionados y la investigación de Raj Patel e Jason Moore (2017), Vinciane Despret (2021) y Donna Haraway (2022), así como otras autoras y autores, que señalan horizontes para vivir bien y morir con dignidad, convocándonos a la desarticulación, en una comunicación siempre imprevista, pero profusa de significados.Resumo em Inglês: Abstract The books Mugido [ou diário de uma doula], by Brazilian poet Marília Floôr Kosby (2017), and Carneada, by Argentine poet Soledad Castresana (2007), embrace both the indeterminacy of life that begins and the inevitability of death, without shying away from questioning our responsibility and participation in systems of domination, reductionism, and expropriation. By questioning the division between human and animal, which organizes the way we live, seeing the world and other living beings as resources, the poets summon us to also consider gender relations wherein the patriarchal order separates and hierarchizes men and women, bringing them closer to non-human beings. The poems become embodied, asking us to inhabit them as bodies — flesh — and confront the relationship with death and violence, but also with the pains and joys of those who generate life, in a multiplication of a multispecific love that proliferates among unspecified females. The reflection proposed here seeks to establish a dialogue between the two poetry collections mentioned and the research of Raj Patel e Jason Moore (2017), Vinciane Despret (2021) and Donna Haraway (2022), among other authors, who point to horizons for a good living and a dignified dying, calling us to disarticulation, in a communication always unforeseen, yet rich in meanings. |
Dossiê Literatura e Ecocrítica Alegorias do fim do mundo: passado e futuro da catástrofe em A morte e o meteoro, de Joca Reiners Terron Araujo, Rodrigo Gomes de Resumo em Português: Resumo Neste ensaio analiso o romance A morte e o meteoro, publicado em 2019 por Joca Reiners Terron. Organizei o texto em três partes complementares, e por meio delas convido o leitor a que acompanhe meus argumentos. Na primeira parte, apresento o escritor em seu lugar de enunciação e discuto as estratégias narrativas usadas em seu livro. No segundo bloco, relaciono o romance com o momento em que foi produzido e as temporalidades que se desprendem da narração. Finalmente, debato as orientações ideológicas de Terron, para evidenciar sua escrita como uma forma de atuação sociopolítica.Resumo em Espanhol: Resumen En este ensayo analizo la novela A morte e o meteoro, publicada en 2019 por Joca Reiners Terron. Ordené el texto en tres partes complementarias, por las que invito al lector a que acompañe mis argumentos. En una primera parte, presento al escritor según su lugar de enunciación y discuto las estrategias narrativas utilizadas en su libro. En un segundo apartado, relaciono la novela con el momento en que fue producida y las temporalidades que se despliegan de la narración. Y, finalmente, me dedico a debatir las orientaciones ideológicas de Terron, para evidenciar su escritura como un modo de actuación sociopolítica.Resumo em Inglês: Abstract In this essay I analyze the novel A morte e o meteoro, published in 2019 by Joca Reiners Terron. I organized the text into three complementary parts, by which I invite the reader to accompany my arguments. In the first part, I present the writer in his place of enunciation and discuss the narrative strategies used in his book. In a second part, I relate the novel to the moment in which it was produced and the temporalities that emerge from the narrative. And, finally, I discuss Terron's ideological orientations in order to evidence his writing as a form of sociopolitical action. |
DOSSIÊ LITERATURA E ECOCRÍTICA Precariedade e morte animal: pensando o luto para além do humano em Clarice Lispector Sant’Anna, Evandro Resumo em Português: Resumo Tendo em vista que a cisão humano-animal produz também os enquadramentos que determinam quais vidas são matáveis e quais vidas são dignas de viver bem, este trabalho analisa a escrita de Clarice Lispector em conversa com Judith Butler e Jacques Derrida, com atenção especial à inscrição da precariedade e da morte animal em textos como “Ir para” (1967), “Morte de uma baleia” (1968) e “O crime do professor de matemática” (1960). Aponta-se, a partir desta investigação, que a produção ficcional de Clarice Lispector coloca em destaque a precariedade como elemento que perpassa por todos(as), sem distinção de espécie, frisando que o exercício do luto e da disponibilidade para o outro, quando acionado sem modulações hierárquicas, configura um gesto capaz de nos fazer vislumbrar um modo de vida descentrado da figura humana.Resumo em Espanhol: Resumen Teniendo en cuenta que la división humano-animal también produce marcos que determinan qué vidas son matables y cuáles vidas merecen vivir bien, este trabajo analiza la escritura de Clarice Lispector en conversación con Judith Butler y Jacques Derrida, con especial atención a la inscripción de la precariedad y la muerte animal en textos como “Ir para” (1967), “Morte de uma baleia” (1968) e “O crime do professor de matemática” (1960). Esta investigación señala que la producción ficticia de Clarice Lispector destaca la precariedad como un elemento que atraviesa a todos, sin distinción de especie, enfatizando que el ejercicio del duelo y la disponibilidad para el otro, cuando se activan sin modulaciones jerárquicas, constituye un gesto capaz de permitirnos vislumbrar una forma de vida que no está centrada en la figura humana.Resumo em Inglês: Abstract Considering that the human-animal division also produces frameworks that determine which lives are killable and which lives are worthy of living well, this paper analyzes Clarice Lispector’s writing in conversation with Judith Butler and Jacques Derrida, with special attention to the inscription of precariousness and animal death in tales such as “Ir para” (1967) “Morte de uma baleia” (1968) and “O crime do professor de matemática” (1960). This investigation points out that Clarice Lispector’s fictional production highlights precariousness as an element that permeates all beings, regardless of species, emphasizing that the exercise of mourning and availability for the other, when activated without hierarchical modulations, constitutes a gesture capable of allowing us to glimpse a way of life that is not centered on the human figure. |
DOSSIÊ LITERATURE AND ECOCRITICISM Entre o especulativo e o espetacular: clima, capital e espetáculo em A extinção das abelhas (2021) Hill, Chloe M. Resumo em Português: Resumo Este artigo investiga o uso de espetáculo para representar a mudança climática no romance A extinção das abelhas (2021) de Natalia Borges Polesso, a fim de explorar a alienação de experiência sob o Capitaloceno (Moore, 2015) e de imaginar como comunidades heterogêneas podem ser formadas diante da crise ecológica. No romance, o espetáculo destaca tanta a degradação do ambiente natural quanto a degradação da sociedade. Contudo, apesar deste mundo em colapso, a narrativa articula por meio da estrutura formal e sua conclusão eventual um détournement ecológico que convida os leitores a imaginar formas alternativas de coletividade e futuros para a humanidade.Resumo em Espanhol: Resumen Este artículo busca investigar el uso del espectáculo para representar el cambio climático en la novela A extinção das abelhas (2021) de Natalia Borges Polesso con el fin de explorar la alienación de la experiencia bajo el Capitaloceno (Moore, 2015) e imaginar cómo pueden formarse comunidades heterogéneas ante la crisis ecológica. En la novela, el espectáculo destaca tanto la degradación del medio ambiente natural como la degradación de la sociedad civil. Sin embargo, a pesar de este mundo en colapso, la narrativa articula a través de su estructura formal y su eventual conclusión, un détournement ecológico que invita a los lectores a imaginar formas alternativas de colectividad y futuros para la humanidad.Resumo em Inglês: Abstract This article investigates the use of spectacle to represent climate change in the 2021 novel A extinção das abelhas by Natalia Borges Polesso to explore the alienation of experience in the Capitalocene (Moore, 2015) and to imagine how heterogeneous communities may be formed in the face of the ecological crisis. In the novel, spectacle highlights the degradation of both the natural environment and civil society. Yet, despite this world being in collapse, the narrative articulates, through its formal structure and later conclusion, an ecological détournement that encourages readers to imagine alternative forms of collectivity and futures for humanity. |
DOSSIÊ LITERATURA E ECOCRÍTICA O que critica a ecocrítica?: o humano, o não-humano e o sujeito ambiental Guimarães, Jonatas Aparecido Resumo em Português: Resumo Despertando um crescente interesse no campo dos estudos literários, sobretudo na última década, a ecocrítica se insere em um complexo campo de debates filosóficos, psicanalíticos e antropológicos. Tendo-se isso em mente, o presente estudo tem por objetivo evidenciar os pressupostos teóricos da ecocrítica, com destaque para o tema do sujeito e da figura humana na Modernidade. Nessa perspectiva, inicialmente, procura-se demonstrar como a filosofia da metafísica moderna atuou na produção do rosto humano, por meio de um processo de alterização da natureza, visto que deveria ser considerada como objeto passível de dominação. Por isso mesmo, a ecocrítica estabelece um contraponto ao modo como diferentes discursividades teriam atuado na conformação do rosto humano, o que envolve desde as ciências humanas até a própria literatura. Para desempenhar essa tarefa, os estudos ecocríticos têm mobilizado um instrumental conceitual que está em diálogo, com aproximações e distanciamentos, com os postulados desenvolvidos pela crítica do sujeito no século XX. Destarte, este artigo parte da ideia de que tais estudos, em conjunto com a própria produção ficcional, têm procurado pensar em possibilidades alternativas de subjetivação. A perspectiva de um sujeito ambiental, portanto, parte do questionamento dos abismos ontológicos entre o humano e o não-humano, para conceber uma integração entre animal, vegetal e mineral.Resumo em Espanhol: Resumen Despertando un interés creciente en el campo de los estudios literarios, especialmente en la última década, la ecocrítica forma parte de un complejo campo de debates filosóficos, psicoanalíticos y antropológicos. Teniendo esto en cuenta, el presente estudio tiene como objetivo resaltar los presupuestos teóricos de la ecocrítica, con énfasis en el tema del sujeto y de la figura humana en la Modernidad. Desde esta perspectiva, inicialmente se busca demostrar cómo la filosofía de la metafísica moderna actuó en la producción del rostro humano, a través de un proceso de alterización de la naturaleza, que debería ser considerada como un objeto pasible de dominación. Por ello, la ecocrítica establece un contrapunto al modo en que diferentes discursividades habrían actuado en la conformación del rostro humano, lo que involucra desde las ciencias humanas hasta la propia literatura. Para llevar a cabo esta respuesta, los estudios ecocríticos han movilizado un instrumento conceptual que dialoga, con aproximaciones y distanciamientos, con los postulados desarrollados por la crítica del sujeto en el siglo XX. Así, este artículo parte de la idea de que dichos estudios, junto con la propia producción ficcional, han buscado pensar en posibilidades alternativas de subjetivación. La perspectiva de un sujeto ambiental, por tanto, parte del cuestionamiento de los abismos ontológicos entre lo humano y lo no-humano, para concebir una integración entre animal, vegetal y mineral.Resumo em Inglês: Abstract Ecocriticism is part of a complex field of philosophical, psychoanalytic, and anthropological debates, arousing a growing interest in the field of literary studies, especially in the last decade. Bearing this in mind, the present study aim to highlight the theoretical assumptions of ecocriticism, with emphasis on the theme of the subject and the human figure in modern times. From this perspective, we initially sought to demonstrate how the philosophy of modern metaphysics has contributed to the production of the human face, through a process of otherization of nature, which should be considered as an object subject to domination. For this reason, ecocriticism establishes a counterpoint to the way in which different discursivities would have acted in the shaping of the human face, which involves everything from the human sciences to literature itself. To carry out this response, ecocritical studies have mobilized a conceptual instrument that dialogue with approximations and distances, the postulates developed by the critique of the subject in the 20th century. Thus, this article starts from the idea that such studies, together with fictional production itself, have sought to think about alternative possibilities of subjectivation. The perspective of an environmental subject, therefore, starts from questioning the ontological abysses between the human and the non-human, to conceive an integration among the animal, vegetable, and mineral realms. |
DOSSIÊ LITERATURA E ECOCRÍTICA A ecopoética indígena como emancipação pós-humana: notas sobre a representação do eu-outro na era da degradação de Melo, Cimara Valim Resumo em Português: Resumo Não apenas como arte que sobrevive historicamente à dominação, mas que renasce de séculos de opressão e se integra às cosmogonias ancestrais, a literatura indígena carrega em si o compromisso ético e ecopolítico, fortalecida pela ecocrítica decolonial e pelo pensamento pós-humanista pós-antropocêntrico (Braidotti, 2013). Está, assim, duplamente engajada, estética e ideologicamente, numa visão ontológica e ecosófica, produzindo, na era do Antropoceno, novos modos de ver e perceber. Conforme o exposto, este estudo analisa a produção poética indígena brasileira contemporânea, mais especificamente a do período da pandemia de COVID-19, tomando como base o imbricamento naturezacultura (Haraway, 2003). Objetivamos analisar os modos de representação literária diante da crise humanitária enfrentada por povos autóctones nos últimos anos em função do contexto pandêmico e de ações antrópicas, tomando como ponto de partida as produções de Trudruá Dorrico e Eliane Potiguara. Com base nessas discussões, buscamos compreender a estética abya yala como caminho político-literário de reconstrução do bien vivir enquanto prática ancestral e de clamor por justiça socioambiental, integrando, nessa jornada, existência social alternativa (Quijano, 2014), escrita epistolar e resistência poética.Resumo em Espanhol: Resumen No sólo como arte que históricamente sobrevive a la dominación, sino que renace de siglos de opresión y se integra a las cosmogonías ancestrales, la literatura indígena lleva consigo un compromiso ético y ecopolítico, fortalecido por la ecocrítica decolonial y el pensamiento posthumanista post-antropocéntrico (Braidotti, 2013). Está, por tanto, doblemente comprometida, estética e ideológicamente, con una visión ontológica y ecosófica, que produce, en la era del Antropoceno, nuevas formas de ver y percibir. A partir de lo anterior, este estudio analiza la producción poética indígena brasileña contemporánea, más específicamente la del período de la pandemia de COVID-19, a partir del cruce naturaleza-cultura (Haraway, 2003). Nos proponemos analizar los modos de representación literaria ante la crisis humanitaria enfrentada por los pueblos indígenas en los últimos años debido al contexto pandémico y a las acciones antropogénicas, tomando como punto de partida las producciones de Trudruá Dorrico y Eliane Potiguara. A partir de estas discusiones, buscamos entender la estética abya yala como un camino político-literario de reconstrucción del bien vivir como práctica ancestral y clamor por justicia socioambiental, integrando, en este recorrido, la existencia social alternativa (Quijano, 2014), escritura epistolar y resistencia poética.Resumo em Inglês: Abstract Not only as an art that historically faces domination, but as one that is reborn from centuries of oppression and integrates ancestral cosmogonies, indigenous literature carries an ethical and ecopolitical commitment, strengthened by decolonial ecocriticism and post-anthropocentric post-humanist thought (Braidotti, 2013). It is, therefore, doubly engaged, aesthetically and ideologically, in an ontological and ecosophical vision, producing, in the Anthropocene era, new ways of seeing and perceiving. Based on the above, this study looks into the contemporary Brazilian indigenous poetic production, more specifically that of the period of the COVID-19 pandemic, based on the natureculture overlap (Haraway, 2003). We aim to analyze the modes of literary representation in the face of the humanitarian crisis confronted by indigenous peoples in recent years due to the pandemic and anthropogenic actions, taking as a starting point the works by Trudruá Dorrico and Eliane Potiguara. Based on these discussions, we seek to understand abya yala aesthetics as a political-literary path for reconstructing bien vivir as an ancestral practice and a cry for socio-environmental justice, integrating, in this journey, alternative social existence (Quijano, 2014), epistolary writing, and poetic resistance. |
DOSSIÊ LITERATURA E ECOCRÍTICA Por uma nova relação com o mundo: escritoras brasileiras e seus encontros com o não humano Leal, Virgínia Maria Vasconcelos Resumo em Português: Resumo O artigo analisa obras de escritoras brasileiras contemporâneas com base nos encontros com elementos não humanos em diálogo com os conceitos de alteridade, de interdependência e das relações interespécies. Destacam-se obras de Adriana Lisboa (2021; 2022), Maria Esther Maciel (2021) e Paulliny Tort (2021), pela perspectiva da ecologia decolonial e do pós-antropocentrismo.Resumo em Espanhol: Resumen El artículo analiza las obras de escritoras brasileñas contemporáneas a partir de sus encuentros con elementos no humanos en diálogo con los conceptos de alteridad, interdependencia y relaciones interespecies. Narrativas y poemas de Adriana Lisboa (2021; 2022), Maria Esther Maciel (2021) y Paulliny Tort (2021) están subrayadas desde la perspectiva de la ecología decolonial y el post-antropocentrismo.Resumo em Inglês: Abstract The article analyzes works by contemporary Brazilian women writers based on their encounters with non-human elements in dialogue with the concepts of alterity, interdependence, and interspecies relations. The works of Adriana Lisboa (2021; 2022), Maria Esther Maciel (2021), and Paulliny Tort (2021) are emphasized from the perspective of decolonial ecology and post-anthropocentrism. |
DOSSIÊ LITERATURA E ECOCRÍTICA Nicho ecológico e nicho simbólico nos poemas-bicho de Olga Savary Cadó, Júlio César de Araújo Araújo, Rosanne Bezerra de Resumo em Português: Resumo Este artigo procura desvelar os mecanismos pelos quais a escrita poética de Olga Savary elabora formas de expressão de subjetividades animais no livro Anima Animalis: voz de bichos brasileiros (2008), considerando a interseção entre um saber empírico acerca dos modos de existência dos animais e um repertório simbólico que os circunda. Evidenciando o teor interdisciplinar dos estudos literários, elabora-se a analogia entre o conceito proveniente dos estudos do meio ambiente de nicho ecológico e a proposta de um nicho simbólico. Para isso, são traçados diálogos teórico-metodológicos com tendências críticas que reafirmam o caráter transitivo do poético, como a ecocrítica e os estudos animais. Sob essa lente, percebe-se, no livro de Savary (2008), a pulsante presença de traços de uma animalidade esteticamente trabalhada mediante a emergência de uma (bio)diversidade animal que territorializa o espaço da composição poética e se faz ouvir no papel de sujeitos da enunciação.Resumo em Espanhol: Resumen Este artículo busca desvelar los mecanismos a través de los cuales la escritura poética de Olga Savary elabora formas de expresión de subjetividades animales en el libro Anima Animalis: voz de bichos brasileiros (2008), considerando la intersección entre un conocimiento empírico sobre los modos de existencia de los animales y un repertorio simbólico que los rodea. Resaltando el contenido interdisciplinario de los estudios literarios, se establece una analogía entre el concepto derivado de los estudios ambientales de “nicho ecológico” y la propuesta de uno “nicho simbólico.” Para eso, se perfilan diálogos teórico-metodológicos con tendencias críticas que reafirman el carácter transitivo de lo poético, como la Ecocrítica y los Estudios Animales. Bajo esta lente, se puede percibir, en el libro de Savary (2008), la presencia pulsante de huellas de una animalidad estéticamente elaborada a partir del surgimiento de una (bio)diversidad animal que territorializa el espacio de la composición poética y se hace escuchar en el papel de sujetos de la enunciación.Resumo em Inglês: Abstract This paper seeks to unveil the mechanisms through which the poetic writing of Olga Savary elaborates forms of expression of animal subjectivities in the book Anima Animalis: voz de bichos brasileiros (2008), considering the intersection between empirical knowledge of the ways of existence of animals and the symbolic repertoire that surrounds them. Highlighting the interdisciplinary content of literary studies, an analogy is elaboreted between the concept derived from environmental studies of “ecological niche” and the proposal of a “symbolic niche.” Theoretical-methodological dialogues are outlined with critical tendencies that reaffirm the transitive feature of the poetic, such as Ecocriticism and Animal Studies. Through this lens, one can perceive, in Savary’s book (2008), the pulsating presence of traces of an aesthetically crafted animality from the emergence of an animal (bio)diversity that territorializes the space of poetic composition and is voiced as subjects of enunciation. |
DOSSIÊ LITERATURA E ECOCRÍTICA Da cordilheira ao rio: personagens não humanos em O manto da noite e Banzeiro Òkòtó Levy, Tatiana Salem Resumo em Português: Resumo O presente artigo aborda a construção de personagens não-humanos no romance O manto da noite, de Carola Saavedra, e na narrativa de não-ficção Banzeiro Òkòtó, de Eliane Brum. A partir da ideia, levantada por Carola Saavedra em seu livro O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim, de que ainda há muitas histórias para se contar, analisamos como esses dois livros constituem aquilo que Carola chama de “permatexto” e o que Ursula K. le Guin chama de teoria do cesto. Em outras palavras, pretendemos mostrar que, ao sair de um determinado modelo de linguagem e de narrativa, e inaugurando outro, mais expandido, mais feminino e em diálogo com outras espécies, a literatura se renova e funda um diálogo com as vozes que, ao longo dos séculos, foram constantemente silenciadas.Resumo em Espanhol: Resumen Este artículo aborda la construcción de personajes no humanos en la novela O manto da noite, de Carola Saavedra, y en la narrativa de no ficción Banzeiro Òkòtó, de Eliane Brum. Basado en la idea planteada por Carola Saavedra en su libro O mundo desdobrável: ensayos para depois do fim, de que aún quedan muchas historias por contar, analizamos cómo estos dos libros constituyen lo que Carola llama “permatexto” y lo que Ursula K. le Guin denomina la teoría del cesto. En otras palabras, pretendemos mostrar que, al dejar un determinado modelo de lenguaje y narrativa, e inaugurando otro, más ampliado, más femenino y en diálogo con otras especies, la literatura se renueva y establece un diálogo con las voces que, a lo largo de los siglos, han sido constantemente silenciadas.Resumo em Inglês: Abstract This article analyzes the elaboration of non-human characters in the novel O manto da noite, by Carola Saavedra, and in the nonfiction narrative Banzeiro Òkòtó, by Eliane Brum. Based on the idea raised by Carola Saavedra in her book O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim, that there are still many stories to be told, we analyze how these two books constitute what Carola calls “permatext” and what Ursula K. le Guin calls “the carrier bag theory of fiction.” In other words, we intend to show that, by leaving a certain model of language and narrative, and inaugurating a more expanded, feminine, interspecies dialogue, literature renews itself and establishes a dialogue with voices that have been constantly silenced over the centuries. |
Errata ERRATA |