Caruso (2015CARUSO, F. S. Ciência Aberta: ações de pesquisadores acadêmicos na web aberta. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015. ) |
Contribui para o engajamento digital; acompanha o desenvolvimento tecnológico; Possibilita a mediação institucional entre o acesso à informação e as documentações acadêmicas; Conecta os pesquisadores e os pesquisadores com a sociedade; potencializa novas pesquisas a partir das existentes; proporciona acesso à informação que é essencial para a construção de conhecimento. |
A maioria das pesquisas sobre a Ciência Aberta trata a problemáticas apenas como sendo uma ferramenta para os pesquisadores; Preocupação com os sistemas de controle e recuperação da informação e comportamento dos pesquisadores frente à tecnologia; Falta de homogeneidade quanto à forma de publicação; |
Dimensão atribuída: Tecnológica (discorre sobre a tecnologia para o compartilhamento) + Ético-legal-cultural (demonstra a preocupação com o sistema de compartilhamento e destaca a proposição das conexões sociais) |
Papi (2016PAPI, M. E. S. Apropriação e resistências: a experiência da FLOK Society no Equador à luz dos conceitos de Ciência Aberta. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. ) |
Proporciona a construção de novas coletividades, fortalecendo a cidadania, em favor de uma sociedade mais justa e sustentável. Amplia a participação cidadã e empodera a sociedade; Cria novas oportunidades de negócios; O conhecimento é fruto de um processo social e por isso precisa compartilhado para o valor criado a partir dele seja distribuído. |
Dificuldades políticas para implementação; Falta de unidade política de apoio; mudar a realidade que o conhecimento e a tecnologia são apropriações de nações ricas é extremamente complicado; |
Dimensão atribuída: Ético-legal-cultural (preocupa-se com as relações sociais e trabalho colaborativo) |
Santos (2016SANTOS, A. D. S. C. Novos cadernos de laboratório e novas culturas epistêmicas: entre a política do experimento e o experimento da política. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.) |
Valoriza a prática experimental; representa uma nova forma de produção e publicação; Traz como benefício o fomento da produção coletiva, colaborativa, melhorando a qualidade da informação circulante. |
Necessidade de equilíbrio entre a legislação e novas tecnologias para garantir direitos legítimos e proteção a inovação; |
Dimensão atribuída: Epistemológica (discute termos e significados da ciência aberta) + Tecnológica (discorre sobre a tecnologia para o compartilhamento) |
Oliveira (2016OLIVEIRA, A. C. S. Desvendando a autoralidade colaborativa na e-science sob a ótica dos direitos de propriedade intelectual. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. ) |
Autoridade colaborativa com recompensa autoral. Proporciona um ambiente de colaboração, compartilhamento, conectividade, interatividade. |
Elaborar padrões que promovam a recompensa autoral; Preocupação com o direito e os procedimentos autorais; |
Dimensão atribuída: Ético-legal-cultural (preocupa-se com as relações sociais e trabalho colaborativo) + Política (trata das questões normativas sobre autoria) |
Veiga (2017VEIGA, V. S. O. A percepção dos pesquisadores portugueses e brasileiros da área de Neurociências quanto ao compartilhamento de artigos científicos e dados de pesquisa no acesso aberto verde: custos, benefícios e fatores. 2017. Tese (Doutorado em Ciências) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Rio de Janeiro, 2017 .) |
Proporcionam maior visibilidade as pesquisas; pela forma de acesso; revela o altruísmo. |
Adesão do pesquisador a política de compartilhamento de sua pesquisa; Preocupação com os direitos autorais e perda de oportunidade de publicação; Desconhecimento sobre os repositórios; desinformação sobre plataformas, sua política de proteção. |
Dimensão atribuída: Epistemológica (discute termos e significados da ciência aberta) + Política (trata das questões normativas sobre autoria) |
Arza; Fressoli; López (2017ARZA, V.; FRESSOLI, M.; LOPEZ, E. Ciencia abierta en Argentina: un mapeo de experiencias actuales. Ciencia, docencia y tecnología, Entre Ríos, v. 28, n. 55, p. 78-114, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11336/178631 . Acesso em: 19 mar. 2021. http://hdl.handle.net/11336/178631...
) |
Forma colaborativa de produzir o conhecimento. |
Dificuldade de compreensão sobre o que trata a ciência aberta, por parte dos cientistas, confundindo com as práticas tradicionais; Necessidade de melhorar os conceitos e diferenciando das práticas científicas. |
Dimensão atribuída: Epistemológica (discute termos e significados da ciência aberta) |
Fressoli; Arza (2017FRESSOLI, M; ARZA, V. Negociando la apertura en ciencia abierta: un análisis de casos ejemplares en Argentina. Revista CTS - Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, Buenos Aires, v. 12, n. 36, p. 139-162, 2017. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/cts/v12n36/v12n36a07.pdf . Acesso em: 19 mar. 2021. http://www.scielo.org.ar/pdf/cts/v12n36/...
) |
Revoluciona a forma de produção do conhecimento. |
Necessita a criação de e orientação de políticas institucionais que proponham orientação e modelos de boas práticas; desafia as normas e costumes científicos vigentes; |
Dimensão atribuída: Epistemológica (discute termos e significados da ciência aberta) + Política (trata das questões normativas sobre autoria) |
Carvalho (2018CARVALHO, E. R. S. Diferenças na produção, compartilhamento e (re) uso de dados: a percepção de pesquisadores da Química, Antropologia e Educação. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Brasília, Brasília, 2018. ) |
O compartilhamento de dados possibilita correlacionar dados; contribui para o enriquecimento da pesquisa; |
Receio dos pesquisadores quanto ao compartilhamento de dados; medo de que suas pesquisas não sejam creditadas; Falta de confiança e nas relações pessoais entre os pesquisadores; Apego aos dados; |
Dimensão atribuída: Ético-legal- cultural (preocupa-se com as relações sociais e trabalho colaborativo) |
Machado (2018MACHADO, S. F. R. Uma proposta de articulação entre epistemologia e a história da ciência como fundamentação teórica à construção de episódios em ciência. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. ) |
É uma ferramenta significativa para abordar os temas científicos. Defendendo que a ciência deve ser dinâmica e evolutiva; |
Necessidade de valorizar a qualificação da história da Ciência, se distanciando das concepções alicerçadas na epistemologia tradicional; |
Dimensão atribuída: Epistemológica (discute termos e significados da ciência aberta) |
Jorge (2018JORGE, V. A. Abertura e compartilhamento de dados para pesquisa nas situações de emergência em saúde pública: o caso do vírus zika. 2018.Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018.) |
Contribui com as agências e financiadoras de saúde, que necessitam de políticas de compartilhamento, pois apresentam com urgência do compartilhamento de dados em virtude dos casos de emergências na saúde, como o caso do Zika Vírus; |
Preocupação com os aspectos políticos normativos que envolvem o compartilhamento de dados. |
Dimensão atribuída: Política (trata das questões normativas sobre autoria) |
Guirra (2018GUIRRA, D. A. R. Acesso aberto na UFSCar: um estudo sobre a produção científica dos docentes dos Programas de Pós-graduação do CCET e CECH. 2018. Mestrado (Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. ) |
Disponibilização dos resultados científicos a todos proporcionando maior visibilidade e acesso; |
Cobrança por parte das agências de fomento, por publicação em revistas de alto impacto; Grande parte da produção consta em periódicos pagos. Falta de padronização dos bancos de dados existentes; Necessidade de criação de políticas de incentivo e promoção da ciência aberta. |
Dimensão atribuída: Ético-legal-cultural (preocupa-se com as relações sociais e trabalho colaborativo) + Política (trata das questões normativas sobre autoria) |
Figueirêdo (2018FIGUEIRÊDO, E. F. Repositórios Digitais de publicações ampliadas: um estudo de caso. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. ) |
Estimula e conecta os repositórios de dados abertos, integrando-os aos repositórios digitais. Fortalece a integralidade das informações; motiva a criação de novos repositórios institucionais e a ampliação das publicações. Proporciona avanços na ciência e nas pesquisas. |
Necessidade de criação de novas formas de armazenamento e articulação dos documentos, aprimorando técnicas e ferramentas de informação. |
Dimensão atribuída: Morfológica (Aborda as práticas de gestão de dados) |
Santos (2019SANTOS, J. C. F. A ciência aberta e suas (re) configurações políticas, infraestruturas e prática científica. 2019. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019 .) |
Maior dinamismo nas atividades científicas, nos processos de descoberta e inovação; Democratização da Ciência; Torna a produção do conhecimento e a ciência um processo colaborativo de acesso livre a diferentes públicos; proporciona mais eficiência na busca de soluções aos problemas sociais; maximiza a utilização de dados; Cria ferramentas (softwares) para padronizar os dados. Proporciona integração. |
Secretismo (preservação produtores/pacientes de dados); Complexidade e diversidade dos dados dificultam a padronização; |
Dimensão atribuída: Tecnológica (discorre sobre a ferramentas e compartilhamento) + Ético-legal-cultural (demonstra a preocupação com o sistema de compartilhamento e destaca a proposição das conexões sociais) |
Menêses (2019MENÊSES, R.V. A literatura sobre Ciência Aberta na Ciência da Informação: um estudo na LISTA e e-LiS. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019. ) |
O acesso ao conhecimento deve ser livre e todos recursos educacionais devem ser abertos; O compartilhamento e reuso dos dados aumenta a produtividade e complexidade das pesquisas, reduzindo o tempo para novas descobertas; |
Divergências entre os movimentos que abordam a ciência aberta; Essencialidade da infraestrutura tecnológica e poucos artigos discutindo o tema; |
Dimensão atribuída: Ético-legal-cultural (preocupa-se com as relações sociais e trabalho colaborativo) + Epistemológica (discute termos e significados da ciência aberta) |
Reis (2019REIS, M. J. Ciência da Informação e Ciência de Dados: guia para alfabetização de dados para bibliotecários. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.) |
A ciência aberta é resultante de um processo de evolução da ciência, surgindo como uma prática orientada em dados; permite a interdisciplinaridade entre as áreas. |
Necessidade de realizar capacitações que realizam alfabetização de dados em espaços como bibliotecas; |
Dimensão atribuída: Epistemológica (discute termos e significados da ciência aberta) + Morfológica (Aborda as práticas de gestão de dados) |
Arraiza (2019ARRAIZA, M. P. Multimodalidade na publicação científica ampliada: considerações semióticas e modelo de representação. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019. ) |
Amplia a comunicação científica e a publicação dos resultados. Garante transparência e reprodutividade, bem como retorno a sociedade, que financia as pesquisas desenvolvidas pelas Instituições Públicas; |
Necessidade de criação de um modelo que garanta integridade ao ciclo de publicação, permitindo o acesso, reuso e reprodutividade dos dados científicos. Carência de orientações de como vincular ativos e garantir que sejam encontrados. |
Dimensão atribuída: Ético-legal-cultural (preocupa-se com as relações sociais e trabalho colaborativo) + Tecnológica (discorre sobre a tecnologia para o compartilhamento) + Morfológica (Aborda as práticas de gestão de dados) |
Appel (2019APPEL, A. L. Dimensões tecnopolíticas e econômicas da comunicação científica em transformação. 2019.Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.) |
Potencializa a renovação da produção e comunicação científica, ampliando o acesso e a participação dos usuários. |
Superação dos dilemas quanto a reconfiguração da comunicação científica e o protagonismo de editorias comerciais; Conflitos de interesses entre das editoras que possuem o domínio comercial e organizações com fins lucrativos. |
Dimensão atribuída: Ético-legal-cultural (preocupa-se com as relações sociais e trabalho colaborativo) + Política (trata das questões normativas sobre publicações) |
Resende (2019RESENDE, L. C. A curadoria de dados científicos na Ciência da Informação: levantamento do cenário nacional. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. ) |
O compartilhamento de dados é essencial para a colaboração e progresso científico; |
Adaptação da ciência da informação para atender os desafios impostos com relação ao tratamento e uso da informação. |
Dimensão atribuída: Ético-legal- cultural (preocupa-se com as relações sociais e trabalho colaborativo) + Morfológica (Aborda as práticas de gestão de dados) |
Clinio (2019CLINIO, A. Ciência aberta na América Latina: duas perspectivas em disputa. Transinformação, Campinas, v. 31, p. 1-12, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/238180889201931e190028 . Acesso em: 19 mar. 2021. https://doi.org/10.1590/238180889201931e...
) |
O conhecimento é um bem comum e deve propor mudanças sociais; A ciência aberta promove eficácia e produtividade. |
A disputa existente quanto ao tratamento e perspectiva sobre a ciência aberta, de forma que uns defendem a visão utilitarista, buscando a eficácia, produtividade e competitividade; e a outra considera a defesa dos direitos, justiça cognitiva e justiça social. |
Dimensão atribuída: Epistemológica (discute termos e significados da ciência aberta) |
Cabellero -Rivero; Sánchez -Tarragó; Santos (2019SANTOS, J. C. F. A ciência aberta e suas (re) configurações políticas, infraestruturas e prática científica. 2019. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019 .) |
Promove velocidade, interação e colaboração, contribuindo para à disseminação do conhecimento. |
Incipiências das práticas relacionados aos dados abertos; poucas fontes de buscam de dados que limitam a pesquisa nas plataformas existentes; |
Dimensão atribuída: Epistemológica (discute termos e significados da ciência aberta) + Morfológica (Aborda as práticas de gestão de dados) |
Silva; Silveira (2019SILVA, F. C. C; SILVEIRA, L. O ecossistema da Ciência Aberta. Transinformação, Campinas, v. 31, p. 1-13, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2318-0889201931e190001 . Acesso em: 19 mar. 2021. http://dx.doi.org/10.1590/2318-088920193...
) |
Amplia a comunicação entre os pesquisadores, contribuindo para a construção do conhecimento de forma confiável, rápida e eficiente; garante a usabilidade e disponibilidade de dados sem barreiras. Promove o conhecimento e contribui para o desenvolvimento da humanidade; |
Preocupação com a questão ética; investir não somente em infraestruturas políticas e tecnológicas, mas também em recursos humanos, adotando medidas de suporte aos pesquisadores; |
Dimensão atribuída: Epistemológica (discute termos e significados da ciência aberta) + Ético-legal-cultural (preocupa-se com as relações éticas e sociais) |
Bertin; Fortaleza; Silva; Okawachi (2019BERTIN, P. R. B; FORTALEZA, J. M; SILVA, A. C.; OKAWACHI, M. F. A parceria para Governo Aberto como plataforma para o avanço da Ciência Aberta no Brasil. Transinformação, Campinas, v. 31, p. 1-10, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2318-0889201931e190020 . Acesso em:19 mar.2021. https://doi.org/10.1590/2318-0889201931e...
) |
Promove movimentos convergentes com o governo aberto, através das pesquisas produzidas pelas Universidades Públicas, gerando informação e conhecimento; |
Necessidade uma instrumentalização de fato, visto que ainda é incipiente; a construção de uma estratégia colaborativa entre o governo e os atores do cenário científico. |
Dimensão atribuída: Epistemológica (discute termos e significados da ciência aberta+ Ético-legal-cultural (preocupa-se com as relações sociais) |
Vasconcellos; Lorenzi (2020VASCONCELLOS, V. G; LORENZI, F, C. Preprint and postprint in scientific publications and in law: discussions and measures to open science and research communication. Revista Brasileira de Direito Processual Penal, Porto Alegre, v. 6, p. 1091-1116, 2020. Disponível em: https://bdjur.stj.jus.br/jspui/handle/2011/148824 . Acesso em: 19 mar. 2021. https://bdjur.stj.jus.br/jspui/handle/20...
) |
Potencializa os resultados das pesquisas, que utilizam os bancos de dados compartilhados; estimulando descobertas rápidas aos problemas urgentes; O uso dos preprints contribui para consolidar a ciência aberta potencializando o impacto das investigações. |
Consolidar um sistema transparente e aberto de publicações; |
Dimensão atribuída: Epistemológica (discute termos e significados da ciência aberta) + Ético-legal-cultural (preocupa-se com o compartilhamento e as relações sociais) |
Ferla; Lima; Feitler (2020FERLA, L. A. C.; LIMA, L. F. S.; FEITLER, B. Novidades no front: experiências com humanidades digitais em um curso de história na periferia da Grande São Paulo. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 33, p. 111-132, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2178-14942020000100007 . Acesso em: 19 mar. 2021. https://doi.org/10.1590/S2178-1494202000...
) |
Facilita a comunicação, colaboração e livre circulação do conhecimento. |
A subvalorizações institucionais das humanidades digitais; que não reconhece o papel dos graduandos nos projetos de humanidades digitais. |
Dimensão atribuída: Epistemológica (discute termos e significados da ciência aberta) + Tecnológica (discorre sobre a tecnologia para o compartilhamento) |
Rollo (2020ROLLO, M. F. Desafios e responsabilidades das humanidades digitais: preservar a memória, valorizar o patrimônio, promover e disseminar o conhecimento. O programa Memória para Todos. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 33, p. 19-44, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2178-149420200001000003 . Acesso em: 19 mar. 2021. https://doi.org/10.1590/S2178-1494202000...
) |
Potencializa a interconexão entre as pesquisas e pesquisadores; promove o conhecimento com compromisso e sustentabilidade. |
Criação de políticas públicas e estruturas adequadas. Necessidade de adaptação metodológica que de suporte às novas dinâmicas de investigações. |
Dimensão atribuída: Epistemológica (discute termos e significados da ciência aberta) + Tecnológica (discorre sobre a tecnologia para o compartilhamento) |
Araújo; Sá; Almeida (2020ARAÚJO, C. E.; SÁ, M. J. R; ALMEIDA, M. C. Para resistir à monocultura da mente: uma ode aos saberes indígenas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698231352 . Acesso em:19 mar. 2021. https://doi.org/10.1590/0102-4698231352...
) |
O compartilhamento de saberes e experiências pode beneficiar a humanidade; estimular a cooperação, solidariedade, gratidão coletiva e união, auxiliando na resolução dos problemas sociais; |
Aproximar os diversos saberes e conhecimentos oriundos da experiência das culturas. |
Dimensão atribuída: Epistemológica (discute termos e significados da ciência aberta) |