Este documento está relacionado com:

Open-access Parecer A de Comportamento informacional de pessoas surdas no contexto de bibliotecas universitárias

Artigo avaliado: FRANÇA, Maísa Coelho; FURNIVAL, Ariadne Chloe Mary. Comportamento informacional de pessoas surdas no contexto de bibliotecas universitárias. Em Questão, Porto Alegre, v. 31, e-143457, 2025. https://doi.org/10.1590/1808-5245.31.143457.

PARECER

Completo em: 2024-12-06 08:13 AM

Recomendação: Correções obrigatórias

1. Adequação ao perfil editorial da Revista Em Questão:*

Bom

2. Relevância do tema:*

Bom

3. Originalidade na abordagem do tema:*

Bom

4. Contribuição para a área da Ciência da Informação:*

Bom

5. Considerações a respeito da relevância, originalidade e contribuição para a área do conhecimento:

-

6. Qualidade e pertinência do referencial teórico:*

Bom

7. Considerações a respeito da qualidade e pertinência do referencial teórico:

O referencial teórico está organizado sobretudo em dois tópicos: “Conhecendo a comunidade surda” e “Comportamento informacional”, entretanto, o primeiro dos tópicos não cumpre o que o título anuncia, pois arrola somente as questões de violência e preconceito sofridos pela comunidade surda, além de situar como essa comunidade é percebida nos espaços de bibliotecas. Posto isso, sugiro reformular o tópico, de modo a trazer elementos pelos quais o leitor possa conhecer de fato a comunidade surda, mantendo, obviamente as discussões sobre capacitismo e ouvintismo.

8. Pertinência e adequação dos procedimentos metodológicos:*

Excelente

9. Clareza na apresentação e detalhamento dos procedimentos metodológicos:*

Excelente

10. Considerações a respeito dos procedimentos metodológicos:

Opções metodológicas adequadas e bem apresentadas.

11. Consistência e discussão dos resultados e coerência das conclusões:*

Bom

12. Considerações a respeito dos resultados e das conclusões:

Sugiro não terminar um tópico com elementos tais como gráficos, tabelas ou quadros. É necessário um texto que sintetize, descreva ou evidencie elementos que possam introduzir o tópico seguinte.

Sugiro descrever a Figura 4, após a apresentação do elemento, de forma textual, sintetizando as informações apresentadas.

Considerações Finais: tópico pouco explorado em relação aos resultados apresentados. Sugiro “trazer” os resultados novamente, ou ao menos os mais importantes e discuti-los com maior profundidade, relacionando-os aos objetivos da pesquisa, para que se possa embasar as recomendações apresentadas nesse tópico.

13. Qualidade da argumentação (clareza, concisão, objetividade), correção textual e estrutura do texto:*

Bom

14. Considerações a respeito da linguagem e redação do texto:*

Carece de uma revisão gramatical atenta. Alguns pontos estão sinalizados no arquivo submetido no sistema..

15. Qual a sua recomendação sobre o aceite do artigo?*

Aceite, com correções (especificar no quadro a seguir).

16. Especificar as alterações sugeridas e/ou justificar a não aceitação.*

O referencial teórico está organizado sobretudo em dois tópicos: “Conhecendo a comunidade surda” e “Comportamento informacional”, entretanto, o primeiro dos tópicos não cumpre o que o título anuncia, pois arrola somente as questões de violência e preconceito sofridos pela comunidade surda, além de situar como essa comunidade é percebida nos espaços de bibliotecas. Posto isso, sugiro reformular o tópico, de modo a trazer elementos pelos quais o leitor possa conhecer de fato a comunidade surda, mantendo, obviamente as discussões sobre capacitismo e ouvintismo.

Sugiro não terminar um tópico com elementos tais como gráficos, tabelas ou quadros. É necessário um texto que sintetize, descreva ou evidencie elementos que possam introduzir o tópico seguinte.

Sugiro descrever a Figura 4, após a apresentação do elemento, de forma textual, sintetizando as informações apresentadas.

Considerações Finais: tópico pouco explorado em relação aos resultados apresentados. Sugiro “trazer” os resultados novamente, ou ao menos os mais importantes e discuti-los com maior profundidade, relacionando-os aos objetivos da pesquisa, para que se possa embasar as recomendações apresentadas nesse tópico.

Realizar revisão gramatical em todo o texto.

Padronizar a apresentação dos prenomes dos autores na lista de referência quanto a sua abreviação ou apresentação por extenso.

Recomendação: CORREÇÕES OBRIGATÓRIAS

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Set 2025
  • Data do Fascículo
    2025

Histórico

  • Parecer recebido em
    06 Dez 2024
location_on
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 , CEP: 90035-007., Fone: +55 (51) 3308- 2141 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: emquestao@ufrgs.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro