Resumo:
Este estudo investigou a estratégia de comunicação empregada na propagação de desinformação em grupos pró-Bolsonaro no Telegram no período que foi iniciada a campanha eleitoral de 2022 no Brasil. O objetivo foi identificar os temas e tons de comunicação empregados na construção das mais populares mensagens de desinformação compartilhadas. De acordo com os princípios dos métodos digitais, foram identificados os grupos de interesse e um conjunto de dados com 195.567 mensagens foi construído. Os métodos de análise de conteúdo e de discurso foram empregados na avaliação das mensagens de desinformação. O método UpSet foi aplicado para visualizar as interseções dos conjuntos de temas, de tons de comunicação e da combinação de ambos. Identificou-se que, predominantemente, optou-se por um discurso menos agressivo, evitando o uso extensivo de discurso de ódio e abordagens extremas, e favorecendo tons de campanha e informativos para disseminar informações enganosas. Esta preferência parece ser uma tática consciente para ampliar o alcance e aceitação da desinformação. Além disso, mensagens são construídas, preferencialmente, com o uso de um único tema, o que indica a utilização de conteúdo direcionado focado em públicos específicos.
Palavras-chave:
desinformação; Telegram; métodos digitais; análise de discurso; campanha eleitoral
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Fonte: Dados da pesquisa. Gráfico gerado no RStudio (
Fonte: Dados da pesquisa. Gráfico gerado no RStudio (RStudio Team, 2020) com a biblioteca ComplexUpset (
Fonte: Dados da pesquisa. Gráfico gerado no RStudio (RStudio Team, 2020) com a biblioteca ComplexUpset (
Fonte: Capturas de tela do canal oficial de Jair