Resumo:
Os ambientes colaborativos na Web, como a Wikipédia, configuram-se como espaços da cultura participativa que refletem dimensões sociais. Por meio de suas temáticas e lacunas sobre gênero, enfatiza-se a confluência com as pautas dos museus das mulheres, que oportunizam o compartilhamento, o acesso e a preservação das memórias das mulheres. Nesse sentido, a Ciência da Informação, em seu paradigma pós-custodial, oferece um arcabouço teórico para elaborar estratégias, cuja aplicação integre a informação e o social. Assim, o objetivo do presente artigo é analisar a plataforma Wikipédia como potencial recurso colaborativo para a visibilidade de museus das mulheres. A pesquisa é descritiva-exploratória de natureza qualiquantitativa, estruturada pela revisão de literatura e pelas fases da metodologia Design Thinking (inspiração, ideação e implementação), a partir do universo de 155 museus das mulheres. Os resultados demonstraram que a inter-relação entre os museus das mulheres e a Wikipédia é capaz de potencializar e dar visibilidade à importante temática da memória das mulheres, bem como promover discussões sobre questões socioculturais contemporâneas. Ademais, evidenciou-se que as perspectivas pós-custodiais da Ciência da Informação são conceitos importantes para estratégias dígito-virtuais que envolvem características socioculturais, tecnológicas e científicas. Conclui-se que existem caminhos para ampliar a visibilidade dos museus das mulheres, por meio de propostas que utilizam a Wikipédia como recurso para o acesso e o compartilhamento da informação, bem como para a participação da comunidade. Portanto, diversos aspectos da memória das mulheres podem ser incorporados no planejamento de processos infocomunicacionais, que visem a sua importância nas questões socioculturais contemporâneas.
Palavras-chave:
museus das mulheres; gênero; paradigma pós-custodial; Wikipédia; tecnologia e informação
Abstract:
Collaborative environments on the Web, such as Wikipedia, are configured as spaces of participatory culture that reflect social dimensions. Through their themes and gender gaps, they emphasize the confluence with the agendas of women's museums, which provide opportunities for sharing, accessing, and preserving women's memories. In this sense, Information Science, in its post-custodial paradigm, offers a theoretical framework to develop strategies whose application integrates information and the social. Thus, the objective of this article is to analyze the Wikipedia platform as a potential collaborative resource for the visibility of women's museums. The research is descriptive-exploratory in nature, qualitative-quantitative, structured by a literature review and the phases of the Design Thinking methodology (inspiration, ideation, and implementation), based on a universe of 155 women's museums. The results demonstrated that the interrelation between women's museums and Wikipedia is capable of potentiating and giving visibility to the important theme of women's memory, as well as promoting discussions on contemporary sociocultural issues. Furthermore, it was evidenced that the post-custodial perspectives of Information Science are important concepts for digital-virtual strategies that involve sociocultural, technological, and scientific characteristics. It is concluded that there are ways to expand the visibility of women's museums, through proposals that use Wikipedia as a resource for accessing and sharing information, as well as for community participation. Therefore, various aspects of women's memory can be incorporated into the planning of information and communication processes, aiming at their importance in contemporary sociocultural issues.
Keywords:
women’s museums; gender; post-custodial paradigma; Wikipedia; technology and information
1 Introdução
As transformações das Tecnologias da Comunicação e da Informação (TIC), em conjunto com as ocorridas na infraestrutura da Internet, viabilizaram a produção, o acesso e o compartilhamento da informação a uma parcela maior da sociedade, por meio da plataforma Web. Nela, as aplicações e os roteamentos são facilitados por conexões de hiperlinks, que intercambiam as interações entre os sujeitos informacionais e a informação (Berners-Lee, 2007). Uma das características fundamentais na comunicação na Web é a participação dos sujeitos, pois a interação é essencial para criar uma cultura participativa e coletiva, o que acrescenta significância e melhorias para tais ambientes (O’Reilly, 2005; Berness-Lee, 2007; Saéz-Vacas, 2007; Jenkins, 2013).
A plataforma Wikipédia é um exemplo de ambiente social colaborativo de construção do conhecimento para todas e quaisquer pessoas conectadas à Internet (McDowell; Vetter, 2022). Embora ela seja aberta e livre para contribuições, desde 2010 são discutidas questões referentes à brecha de gênero existente em seu ambiente, o que se tornou um desafio ainda nos dias atuais (McDowell; Vetter, 2022). Dentre os temas abordados no ambiente da Wikipédia, cultura e arte representam a maior fatia (Wikipédia, 2024b). Assim, a confluência de temáticas socioculturais e de gênero pode enfatizar pautas importantes relacionadas às mulheres que, a partir dos museus das mulheres, oferecem subsídios para contextualizar múltiplos aspectos da história e da memória.
Os museus das mulheres buscam resgatar a história e as memórias social, cultural, artística, política e cotidiana, a fim de reivindicar o protagonismo das mulheres e interseccionar o passado e o presente para modificar o futuro em sociedade, ao deslocar o androcentrismo das chamadas histórias oficiais (Molina; Benito, 2010; Tejero Coni, 2010; Vaquinhas, 2014; González Herrera, 2019). Compreende-se por museus das mulheres aqueles dedicados a dar visibilidade aos diversos papéis das mulheres e às dimensões das questões de gênero ao longo da história em diferentes contextos geográficos e socioculturais, independentemente da sua tipologia.
Nesse contexto, a Ciência da Informação (CI) oferece um arcabouço teórico valioso para compreender como ambientes colaborativos, como a Wikipédia, podem atuar como recursos para a visibilidade e a preservação de conteúdos relacionados a museus das mulheres. O paradigma pós-custodial da CI, que enfatiza a descentralização da custódia da informação e a participação ativa dos sujeitos informacionais em sua criação e seu compartilhamento, é particularmente relevante para esta análise. Sob essa perspectiva, o presente estudo discute como o ambiente colaborativo da Wikipédia pode incentivar e promover a visibilidade de museus das mulheres.
O objetivo é, portanto, analisar a plataforma Wikipédia como potencial recurso colaborativo para a visibilidade de museus das mulheres e, consequentemente, da memória das mulheres. Especificamente: (a) constrói um referencial teórico interseccional acerca do ambiente colaborativo da Wikipédia, das questões de gênero e dos museus das mulheres; (b) identifica o quantitativo de museus das mulheres e suas páginas na Wikipédia; (c) relaciona os resultados com os conceitos referentes à pós-custodialidade da CI, com vistas à criação de propostas para o compartilhamento da informação de museus das mulheres na Wikipédia.
O estudo se justifica por articular concepções para promover a visibilidade de tais museus, por meio da ampliação da divulgação de suas informações em um ambiente dígito-virtual amplamente acessado, em suas dimensões de institucionalização da memória das mulheres. Ademais, justifica-se por enfatizar a necessidade de incluir a participação dos sujeitos informacionais em modelos teórico-científicos da informação colaborativa na CI.
Entende-se que o relacionamento entre os museus das mulheres e a participação dos sujeitos informacionais contribui para viabilizar o protagonismo das mulheres diante dos recursos oferecidos pelas TIC e pela Web. Portanto, o compromisso coletivo, componente da estrutura da plataforma da Wikipédia, pode ampliar a visibilidade e o reconhecimento das contribuições das mulheres, de modo a impulsionar a transformação das narrativas de gênero e, ainda, incentivar a igualdade de oportunidades em um mundo digitalmente conectado.
2 Metodologia
O presente estudo é de natureza qualiquantitativa, fundamentado como uma pesquisa descritiva-exploratória. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura sobre a plataforma Wikipédia e sua relação com as temáticas de gênero e de museus, a fim de identificar seu potencial como um recurso colaborativo para criação, compartilhamento e acesso de informações socioculturais.
Posteriormente, na exploração, foram utilizadas partes do método Design Thinking (DT), uma metodologia não linear e dividida em três fases: (1) inspiração: identificam-se problemas ou oportunidades para a busca de soluções, coletam-se ideias de variadas fontes; (2) ideação: geram-se e elaboram-se propostas de soluções, pensadas na sua aplicabilidade, para o problema ou a oportunidade; (3) implementação: projetam-se modelos, protótipos, planos e planejamentos de ação para a execução estratégica das ideias selecionadas (Brown, 2020).
Na fase de inspiração, foi levantado o quantitativo das páginas dos museus das mulheres na Wikipédia, de maneira manual, entre os dias 11 e 26 de julho de 2024. O universo do estudo foi constituído pelos museus das mulheres, ao nível global, monitorados pela International Association of Women’s Museums (IAWM - em português, Associação Internacional de Museus das Mulheres), listados em sua última publicação de março de 2023 (IAWM, 2023). A partir dela, buscou-se, individualmente, por cada um na Wikipédia e, quando não encontrado, no buscador Google.
Para minimizar as barreiras linguísticas encontradas, especialmente, em relação aos nomes dos museus em seu idioma original, foi utilizado o navegador Microsoft Edge (versão 114.0.1823.67), pois disponibiliza um plugin próprio de tradução, o que auxiliou na identificação dos museus em seus respectivos ambientes dígito-virtuais. Dessa maneira, a pesquisa na Wikipédia foi realizada a partir do idioma original, o que resultou em resultados positivos para além do idioma inglês.
Na fase de ideação, foram verificadas inter-relações entre o referencial teórico e os fundamentos pós-custodiais da CI, definidos por Armando Malheiro da Silva e Fernanda Ribeiro (2020). Posteriormente, foi elaborada uma representação gráfica, a fim de possibilitar melhor compreensão e visualização interpretativa de tais relações.
Por fim, na fase de implementação, foram organizadas em um quadro as propostas elaboradas para fomentar a visibilidade dos museus das mulheres na Wikipédia, que traduzem a aplicabilidade dos conceitos pós-custodiais da CI como estratégias dígito-virtuais.
3 Wikipédia
A Wikipédia é uma enciclopédia livre e multilíngue, fundamentada na cultura participativa e colaborativa da Web (Wikipédia, 2024b). Criada em 2001, possui cerca de 63 milhões de artigos cadastrados em um total de 344 idiomas (Wikimedia, 2024) e está entre as dez páginas da Web mais acessadas no mundo (SimilarWeb, 2024).
O relacionamento dos internautas com a plataforma se estabelece de duas principais maneiras: na busca por informação e, também, na criação e edição de artigos. Nesta última, é proposta uma contribuição ativa dos sujeitos informacionais, que auxiliam nas transformações, com a realização de atualizações e melhorias dos artigos (Jorente, 2010).
O viés tecnológico, social e cultural da plataforma é um indicador importante da cultura colaborativa na criação e no compartilhamento da informação (Tramullas, 2015). A potencialidade da Wikipédia, com suas aplicações em diversas áreas e atividades, a coloca como um possível catalisador da dimensão sócio-comunicacional, contemplada pela interação tecnológica e social (Tramullas, 2015; Alonso-Jiménez, 2015).
Complementarmente, sua estrutura, projetada por diversas nacionalidades, culturas e línguas, contribui para que as conexões - internas e externas - sejam cada vez mais multiculturais, o que a configura como um importante ambiente para pesquisas socioculturais, científicas e tecnológicas (Reagle; Koerner, 2020). De acordo com McDowell e Vetter (2022), a estrutura básica da Wikipédia consiste em cinco pilares que influenciam diretamente sua comunidade:
-
a Wikipédia é uma enciclopédia: um ambiente livre de publicidade, comprometida com o acesso e o compartilhamento da informação de maneira gratuita;
-
a redação dos verbetes deve ser realizada de um ponto de vista neutro: os artigos devem ser baseados em exatidão verificável de fontes confiáveis, para isso, dispõe-se de diretrizes em sua política para a comunidade editora;
-
seu conteúdo é gratuito e qualquer pessoa pode utilizar, editar e distribuir: aspecto da cultura participativa confluente com o entendimento de que a informação deve ser livre, isto é, sem sistemas proprietários ou orientados ao mercado;
-
a comunidade editora da Wikipédia deve se tratar com respeito e civismo: a cultura de comunidade molda as políticas e os procedimentos a serem respeitados, em que se espera uma aproximação da representação da realidade baseada no bom convívio;
-
a Wikipédia não tem regras rígidas: a capacidade da comunidade de delinear políticas e diretrizes para definir a forma como a informação deve ser representada.
Tais pilares evidenciam as características de uma cultura participativa na construção do conhecimento, comprometida com a criação, o compartilhamento e o acesso à informação. Ainda, reforça-se a importância de manter uma comunidade ativa e engajada nas mais diversas temáticas, para que suas políticas e diretrizes sejam empregadas no combate à desinformação, bem como no compartilhamento de questões socioculturais fundamentais à contemporaneidade. Assim, “Para além de arquivar a história, a Wikipédia nos ajuda a compreender o que o mundo está pensando, lendo e escrevendo” (Mcdowell; Vetter, 2022, p. 1, tradução nossa).
Embora a Wikipédia desempenhe esforços para diminuir seus entraves e diversificar sua comunidade, ela reconhece que há limitações e um longo caminho a percorrer, marcado por obstáculos estruturais (como a interface de edição, sintaxe complexa, políticas, etc.) e sociais (expressados por preconceitos, problemas culturais, educacionais e econômicos, etc.), o que contradiz, em parte, seu pilar de livre participação (Reagle; Koerner, 2020; McDowell; Vetter, 2022).
No que se refere a gênero, a falta de diversidade em sua comunidade editora, formada majoritariamente por pessoas do sexo masculino, provocou uma forte inquietação em relação ao tipo, à forma e à representação da informação compartilhada (McDowell; Vetter, 2022). Desde 2010, tal fato é conhecido como lacuna de gênero da Wikipédia e ainda representa um desafio para a plataforma.
3.1 Wikipédia e gênero
A lacuna de gênero na Wikipédia é amplamente atribuída à homogeneidade de sua comunidade editora, o que resulta em problemas significativos na representação de mulheres e questões relacionadas a gênero em seu ambiente (McDowell; Vetter, 2022). Embora o panorama da participação das mulheres na Wikipédia tenha apresentado avanços, expressos pelo modesto crescimento de 9% para 13% ocorrido entre os anos de 2018 e 2022 (Wikimedia, 2021, 2023), ainda existe uma notável desigualdade entre seus editores.
A carência de sua participação na criação e edição de verbetes relacionados às mulheres tem um impacto profundo e direto sobre como são retratadas na Wikipédia, na qual a representação estereotipada da figura feminina exerce uma influência substancial na construção da identidade das mulheres (Blanco-Ruiz, 2021). Desse modo, a falta de perspectivas femininas pode levar a uma representação distorcida e simplificada das mulheres que, além de prejudicar a imagem das mulheres, é capaz de perpetuar desigualdades sociais, ao não reconhecer adequadamente suas contribuições e conquistas.
A Wikipédia é, constantemente, fonte primária de informações para muitos internautas e, portanto, o conteúdo presente nos verbetes molda a percepção pública sobre as mulheres e suas contribuições para a sociedade. Para combater as desigualdades evidenciadas, os colaboradores da plataforma têm desenvolvido iniciativas específicas, notadamente por meio de WikiProjetos, dedicados a diminuir disparidades de gênero. Tais projetos apresentam abordagens diferentes, mas convergem, na essência de sua missão, a valorização e a visibilidade das contribuições femininas para construir uma narrativa mais equitativa, com a promoção de uma representação mais justa e igualitária das mulheres nesse ambiente. Destacam-se duas iniciativas propostas pelos colaboradores da Wikipédia.
O projeto Mais Teoria da História na Wiki tem como objetivo estimular o engajamento de grupos marginalizados no campo de estudos da Teoria da História e aumentar a participação de historiadores nas plataformas gerenciadas pela Fundação Wikimedia. Um exemplo específico de seus esforços é a realização do projeto Wiki Mais Mulheres, em 2022, onde foram conduzidas oficinas destinadas ao ensino dos fundamentos dos projetos da Wikimedia, acompanhadas de um Webinar sobre gênero. Ainda, como parte das iniciativas, foi realizada uma editatona, isto é, uma maratona de edição colaborativa, para inserção de conteúdo sobre mulheres do campo da Teoria da História em todos os projetos da Wikimedia. O resultado registrado foi um substancial acréscimo de 1.068.389 bytes nos projetos, com um total de 832 contribuições; além de 124 novas imagens incorporadas, de modo a enriquecer o conteúdo adicionado (Wikipédia, 2023a).
O projeto internacional Women in Red (Mulheres a Vermelho) é dedicado à ampliação de biografias e verbetes relacionados às mulheres. Seu nome faz referência às hiperligações vermelhas da Wikipédia, indicando a inexistência de uma página (Wikipédia, 2024c). Ele é composto especialmente por três iniciativas principais: (1) a “lista vermelha”, que reúne permanentemente artigos ainda não incorporados na plataforma; (2) o foco temático anual, que, em 2024, se concentra em “paz e diplomacia”, no qual destacam-se mulheres notáveis nessas áreas; (3) os temas recorrentes, que incentivam a criação e edição de biografias relacionadas a tópicos específicos. Dessa forma, a comunidade colaboradora do projeto trabalha para promover uma maior visibilidade e reconhecimento das contribuições das mulheres, com vistas a equilibrar o conteúdo presente na enciclopédia e cooperar para a redução do viés de gênero nesse ambiente.
Assim, prover acesso à informação sobre mulheres é fundamental na superação de barreiras sociais e culturais, uma vez que a lacuna entre homens e mulheres representa um obstáculo significativo para a transformação das divisões presentes nas relações de gênero. Os museus têm a oportunidade de desempenhar um papel vital no diálogo sobre as questões de gênero, ao articular estratégias com a Wikipédia.
3.2 Wikipédia e museus
Os museus são equipamentos culturais, informacionais e sociais que, ao longo do tempo, diversificaram seus papéis diante à sociedade com o compromisso de promover o acesso e o compartilhamento da informação, a partir da preservação de seus acervos. Com as oportunidades proporcionadas pelas transformações tecnológicas, os museus se tornaram potencializadores de diálogos interculturais, apoiados pela flexibilidade e pelas funções oferecidas na plataforma Web para a comunicação com suas comunidades de interesse (Unesco, 2015). A definição de museu, aprovada pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), em agosto de 2022, é apresentada como:
Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos e ao serviço da sociedade que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Com a participação das comunidades, os museus funcionam e comunicam de forma ética e profissional, proporcionando experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimentos (Icom Brasil, 2022, grifo nosso).
Os grifos sinalizam aspectos comuns entre os museus e a Wikipédia, que possibilitam o desenvolvimento de estratégias para viabilizar o acesso e o compartilhamento de informações relacionadas às múltiplas facetas dos museus em seu ambiente. A estrutura da Wikipédia proporciona aos sujeitos, especializados ou não, o entendimento da informação apresentada, seja para leitura ou colaboração (Moya del Amor, 2016), em que pode configurar, também, uma eventual articulação de recursos promotores da visibilidade, especialmente para os museus referentes a gênero.
Para os museus, possuir um verbete na Wikipédia deve ser uma prática primordial na contemporaneidade, visto suas notáveis vantagens. Museus de todos os portes podem se beneficiar ao utilizá-la para o compartilhamento de informações diversas, como seu histórico, fotos de suas instalações, detalhes sobre suas coleções, hiperlink de seu próprio ambiente dígito-virtual, entre outros conteúdos informativos (Bowen; Angus, 2006). Além disso, a Wikipédia tem boas avaliações nos mecanismos de busca, o que favorece a recuperação dos verbetes no topo da lista com o menor custo e esforço para os museus (Bowen; Angus, 2006).
Complementarmente, o Projeto GLAM (Galleries, Libraries, Archives & Museums - em português, Galerias, Bibliotecas, Arquivos e Museus) é um exemplo do interesse em melhorar e ampliar projetos da Fundação Wikimedia relacionados à arte e à cultura, por meio de parcerias com equipamentos culturais (Wikipédia, 2019). O projeto visa, principalmente, o compartilhamento de imagens digitais de peças custodiadas em acervos, desde que possuam seus direitos autorais livres (Wikipédia, 2019).
Os resultados de tal iniciativa, implementada por diversos museus, apresentam pontos positivos para ambos: (1) aumento da visibilidade de coleções pouco conhecidas; (2) auxílio na categorização e nas legendas de imagens na plataforma, o que permite, por parte dos museus, a sua utilização na documentação original e na expografia; (3) uso das imagens em verbetes, o que possibilita contextualizações variadas para a obra e garante, ainda, um público maior de visitantes; (4) reprodutibilidade marcada pelos direitos autorais livres; (5) crescimento de visitas presenciais (Wyatt, 2011).
O vínculo entre os museus e a Wikipédia é capaz de promover, também, o uso dos verbetes e das imagens em atividades educativas, criativas e econômicas, benéficas à sociedade (Ojeda; Tramullas, 2019). Ademais, aspectos culturais e sociais dos museus são traduzidos no desenvolvimento de sistemas de recuperação e articulação de conteúdos para oferecer melhores condições de navegação aos sujeitos informacionais (Ojeda; Tramullas, 2019).
Compreende-se que existem diversas possibilidades de inter-relações orientadas aos processos colaborativos com benefícios para os museus, para a Wikipédia e, consequentemente, para a sociedade (Bowen; Angus, 2006; Wyatt, 2011; Monteiro, 2019; Ojeda; Tramullas Saez, 2019). Portanto, a utilização da plataforma pelos museus das mulheres é uma estratégia para expandir sua visibilidade no ambiente dígito-virtual.
4 Cenário global dos museus das mulheres
O levantamento quantitativo se baseou no monitoramento da IAWM, que contabiliza três tipos de museus: iniciativas de museus (projetos embrionários); museus presenciais (instalados em prédios físicos) e museus não-presenciais (compartilhados em ambientes dígito-virtuais na Web). Globalmente, somam-se 155 iniciativas e museus das mulheres1. A tabela 1 apresenta o seu quantitativo, de acordo com seus tipos e suas regiões.
Do total, 110 possuem ambientes dígito-virtuais com domínios próprios e em funcionamento. Por outro lado, somente 64 possuem páginas na Wikipédia, como demonstra a tabela 2.
Os resultados evidenciam uma adesão limitada dos museus à Wikipédia, uma vez que menos da metade deles está representada na plataforma. Tal cenário sugere a necessidade de reflexão sobre oportunidades e soluções, levando em consideração os diversos nós presentes nas relações sistêmicas, internas e externas, na produção da informação (Ribeiro, 2017).
No âmbito dos museus dedicados às mulheres, a articulação de estratégias que utilizem os recursos oferecidos pela Fundação Wikimedia fortaleceria significativamente seus objetivos de resgatar, preservar e proporcionar acesso à memória das mulheres nos diversos contextos que moldaram e articularam suas vidas em face das transformações sociais (Molina; Benito, 2010; Vaquinhas, 2014; Audebert, 2018). Em consonância com tal emergência, no ano de 2024, o projeto Mais Teoria da História na Wiki inseriu na programação de sua editatona uma lista de conteúdo para edição ou criação sobre museus e arquivos que trabalham com a memória das mulheres (Wikipédia, 2024a).
Portanto, a Wikipédia é um importante espaço para que mais vozes sejam inseridas na criação e edição de artigos sobre os museus das mulheres. Simultaneamente, tais museus podem enriquecer seus sistemas informacionais com fontes, referências e hiperlinks propostos de forma coletiva (Wyatt, 2011; Monteiro, 2019) e, ainda, expandir a visibilidade de seus objetivos e suas atividades, uma vez que a plataforma possui um número significativo de acessos diários.
5 Pós-custodialidade para estratégias dígito-virtuais
O paradigma pós-custodial da CI “[...] implica uma alteração profunda de perspectiva, muda o objecto de estudo e de trabalho do ‘documento’ para a ‘informação’, convoca metodologias de investigação adequadas ao estudo de um fenómeno humano e social (a informação)” (Ribeiro, 2005). Ademais, considera que os processos informacionais devem formar uma estrutura conceitual inter-relacionada, na qual a interação, a colaboração e a participação dos sujeitos sejam ativas (Ribeiro, 2010; Silva; Ribeiro, 2012; Ribeiro, 2017).
A pós-custodialidade pode apoiar propostas voltadas ao acesso e ao compartilhamento da informação, por compreender uma visão integrada de todos os atores envolvidos na complexidade do contexto infocomunicacional (Ribeiro, 2017). Contudo, é importante enfatizar que conceitos do paradigma custodial estão incorporadas ao pós-custodial, uma vez que a essência é, justamente, não destruir as teorias passadas, mas questioná-las, alterná-las e, até mesmo, complementá-las às novas, pois uma teoria não existe sem a outra (Morin, 2015).
As características do paradigma pós-custodial estão atreladas às rápidas transformações das TIC, com vistas para um contexto mais social do que propriamente físico da informação (Silva; Ribeiro, 2020). Desse modo, as seis características apresentadas por Silva e Ribeiro (2020) são:
-
valorização da informação: a informação como um fenômeno humano e social, independentemente do seu suporte;
-
dinamismo informacional: a informação em movimento e em diversos espaços, de modo a ampliar seus recursos de compartilhamento para além de sua custódia;
-
acesso à informação: a facilitação e a expansão dos meios de acesso à informação, pois, dessa maneira, se justifica e se legitima a preservação;
-
informação social: a incorporação de novos modelos para classificação, categorização e recuperação da informação nos padrões técnicos e teórico-científicos, de modo a englobar o viés social;
-
social e cultural: a atividade acadêmica e profissional é alterada para que inclua, em um grau superior, aspectos socioculturais com vistas aos futuros profissionais da informação;
-
informação na gestão: a informação social como parte do processo de gestão, que se articula com práticas organizacionais.
Tais características se relacionam fortemente com aspectos dos museus e da Wikipédia. Assim, a aproximação da informação museológica - sua história e seus acervos - com os sujeitos informacionais e as comunidades de interesse representa uma grande oportunidade para trabalhar os conceitos desse paradigma como estratégias dígito-virtuais, voltadas para a Wikipédia. As possibilidades de estratégias oferecidas pelas características pós-custodiais da CI na inter-relação entre os museus e a Wikipédia estão apresentadas na Figura 1.
Descrição da Figura 1: Círculo na cor azul com o tema “pós-custodialidade, museus e Wikipédia” que se desdobra em círculos menores na cor laranja das seis características pós-custodiais da Ciência da Informação, sendo elas: valorização da informação, dinamismo informacional, acesso à informação, informação social, social e cultural, e informação na gestão.
Especificamente para os museus das mulheres, mediante a observação do seu contexto na Wikipédia, as propostas elaboradas se desdobram em diversas oportunidades derivadas de tal inter-relação. Em princípio, baseado na limitação linguística obtida na exploração, propõe-se a tradução de verbetes desses museus para um maior número de idiomas e, principalmente, para o inglês, devido a sua flexibilidade como língua universal.
A Wikipédia é um espaço multilingue que permite ligações interlinguísticas entre artigos do mesmo assunto (Bowen; Angus, 2006; Wikipédia, 2023b), o que proporciona o acesso para uma parcela maior de pessoas. Além disso, a Wikipédia salienta que as traduções podem retratar e refletir, também, questões socioculturais específicas geradas por diferenças demográficas e geográficas das comunidades (Wikipédia, 2023b). A tradução de verbetes já existentes dos museus das mulheres propicia a criação de novos verbetes para os museus que ainda não estão inseridos no ambiente, bem como a edição para melhorias dos já inseridos. A criação e a edição dos verbetes devem conter informações institucionais sobre sua história, suas atividades e seus acervos, que podem ser complementadas com imagens digitais (Bowen; Angus, 2006).
Uma possibilidade para aplicação de tais ações - tradução, criação e edição - se dá com o desenvolvimento de WikiProjetos, ou seja, iniciativas cujo objetivo é melhorar temas específicos e relevantes a partir do esforço coletivo (Matos; Acker, 2017; McDowell; Vetter, 2022). No âmbito de gênero, os WikiProjetos se configuram como um espaço para a discussão e construção do conhecimento, com perspectivas políticas e sociais a respeito da memória das mulheres (Matos; Acker, 2017).
O Projeto Mais Teoria da História na Wiki: Mais Mulheres 2024 é um exemplo da amplitude de esforços coletivos para melhorias de artigos e verbetes comprometidos, especialmente, com a memória das mulheres (Wikimedia, 2024). Nesse WikiProjeto (Wikimedia, 2024), dedicado para museus e arquivos, propõem-se: (1) tradução para o português de conteúdo em inglês e espanhol; (2) criação de verbetes em português e itens no Wikidata para reduzir lacunas e ampliar a diversidade de informação; (3) envio de imagens dessas instituições para o Wikimedia Commons; (4) correção e edição de erros em artigos em português, para aprimoramento da qualidade da informação.
Contudo, criar e editar verbetes podem ser tarefas complexas. Nesse sentido, sugere-se a elaboração de um modelo que contemple as especificidades dos museus das mulheres, com o intuito de facilitar e auxiliar sua inserção na plataforma Wikipédia. Salienta-se que tal proposta pode ser orientada pelos WikiProjetos, mas que, posteriormente, pela própria estrutura da plataforma, sejam modificados e complementados pela comunidade editora, bem como pelos curadores dos museus (Wyatt, 2011; Ojeda; Tramullas Saez, 2019).
Outro ponto relevante para a visibilidade dos museus das mulheres é a utilização das categorias. As categorias e as subcategorias são parte da estrutura da Wikipédia, nas quais são utilizadas em nível hierárquico para auxiliar a navegação dos internautas (Bowen; Angus, 2006), a partir da organização e recuperação da informação. Embora a plataforma seja multilingue, suas políticas administrativas podem variar de país para país. Tal fator pode ser um limitador para a recuperação da informação, como, por exemplo, a subcategoria “Museus das mulheres”, que existe na língua inglesa e espanhola, mas não na portuguesa. Do mesmo modo, representa uma maneira de expandir a temática nos países lusófonos, por meio da sua criação e indexação aos museus.
Inserido em tais propostas, o compartilhamento dos seus acervos é um elemento-chave para ampliar a visibilidade desses museus, como outros já o fazem na plataforma. Ao compartilhar seus acervos, a partir de material digitalizado, os simulacros de obras de arte, peças e outros itens podem ser adicionados nos próprios artigos sobre os museus das mulheres, bem como em outros conteúdos por toda a Wikipédia, o que favorece maior acesso e dinamismo aos acervos.
A experiência de museus que compartilharam seus acervos em projetos GLAM é satisfatória, ainda que muitos acreditem que compartilhar livremente seus acervos seja prejudicial aos museus (Wyatt, 2011; Coillet-Matillon, 2020). No entanto, é importante compreender que os acervos são apenas custodiados por uma instituição, mas que pertencem à sociedade (Monteiro, 2019).
O compartilhamento dos acervos possibilita diversos níveis de interação para os sujeitos informacionais, seja pela pesquisa, pelo acesso ou pelo entretenimento, que resulta em ricas oportunidades por parte dos museus, como a elaboração de novos serviços, o desenvolvimento de sistemas de classificação e categorização e, ainda, a associação de conteúdos (Ojeda; Tramullas, 2019). Complementarmente, as inúmeras maneiras de reutilizar os conteúdos são imensuráveis, o que se alinha com a função social dos museus de “[...] devolver à sociedade o patrimônio preservado, criando espaço para que os cidadãos se apropriem de tais bens das mais diferentes formas” (Monteiro, 2021).
Por fim, propõe-se a criação de uma página-mãe, isto é, um artigo que reúna todos os museus das mulheres. Essa página pode apresentar um histórico geral de tais museus pelo mundo e dispor de uma tabela com hipertextos dos verbetes de cada um. A comodidade de uma única página concentrar o contexto desses equipamentos somado à facilidade de visualização e redirecionamento para seus próprios verbetes concebe uma hipótese de promoção dos museus das mulheres.
Destaca-se, assim, que as perspectivas pós-custodiais da CI são conceitos importantes para estratégias que envolvem características socioculturais, tecnológicas e científicas, como demonstraram as propostas elaboradas a partir da inter-relação entre museus e Wikipédia, sintetizadas no Quadro 1.
A inter-relação entre os museus e a Wikipédia potencializa o cenário relacionado à informação, à comunicação e à cultura, ao explorar as oportunidades oferecidas pelas TIC e pela Web. Ao visar estratégias condizentes ao paradigma pós-custodial da CI, maximiza as perspectivas para que interajam, de maneira eficiente e eficaz, com indivíduos e coletivos na contemporaneidade.
Compreender a necessidade da participação da comunidade na construção dos processos infocomunicacionais envolve desenvolver funções que tornem a informação mais dinâmica. Nessa inter-relação, são percebidas possíveis estratégias para promover os museus das mulheres e aumentar sua visibilidade, tanto no contexto dígito-virtual quanto físico, ao ampliar sua presença em cenários promotores do diálogo a parte do ambiente institucional.
6 Considerações finais
As funcionalidades proporcionadas pelas transformações das TIC e da Web viabilizam aos museus a ampliação de seus propósitos culturais, informacionais e sociais, também, em ambientes dígito-virtuais. Nesses ambientes, o uso de recursos que favoreçam a visibilidade dos museus das mulheres é parte crucial de estratégias voltadas ao acesso e compartilhamento da informação, bem como para sua aproximação com comunidades de interesse.
A plataforma Wikipédia, com sua estrutura participativa e colaborativa, é um ambiente capaz de oferecer instrumentos para que os museus desenvolvam outros métodos para relacionar-se com os sujeitos informacionais. A inter-relação entre a plataforma e os museus das mulheres fortalece a sua característica multicultural, que deve ser evidenciada, pois qualifica múltiplos aspectos da memória das mulheres ao redor do mundo.
Observou-se que a Wikipédia está comprometida em minimizar sua lacuna de gênero, ao dar suporte para que WikiProjetos sobre a temática sejam realizados. Adicionalmente, a plataforma possui um vínculo significativo com o setor museológico, principalmente pelos projetos de compartilhamento de acervos. Dessa maneira, a Wikipédia se configura como um potencial recurso para expandir os espaços de evidências desses museus, principalmente quando apoiado por estratégias fundamentadas pelos conceitos pós-custodiais da CI.
Os resultados demonstraram que existem vantagens mútuas na inter-relação entre os museus das mulheres e a Wikipédia que, em meio à complexidade dos sistemas, favorece diálogos sobre questões de gênero e memória das mulheres, fundamentais à sociedade contemporânea. Destacam-se a tradução, a edição e a criação de verbetes sobre os museus, um modelo introdutório para a inserção de verbetes, a utilização de categorias, a integração com projetos OpenGLAM e, por fim, a criação de uma página-mãe com o contexto geral dos museus e redirecionamento para seus próprios verbetes.
Tais propostas reforçam as características da pós-custodialidade da CI, definidas por Silva e Ribeiro (2020), como conceitos importantes para estratégias dígito-virtuais que envolvem características socioculturais, tecnológicas e científicas. Ao trazer os museus das mulheres para ambientes como a Wikipédia, percebem-se possibilidades de tornar visíveis aspectos fragmentados da memória das mulheres, pela sua diversidade de dimensões narrativas, por meio do acesso, do compartilhamento da informação e da participação da comunidade editora.
Conclui-se, portanto, a necessidade de elaborar o planejamento para processos infocomunicacionais que envolva uma visão mais ampla acerca das alternativas existentes nos ambientes dígito-virtuais. A presença de museus das mulheres em mais espaços transpassa a questão de sua visibilidade, visto que representa a contribuição para o resgate da memória, a importância do protagonismo da mulher e as discussões socioculturais no contexto contemporâneo.
Referências
- ALONSO-JIMÉNEZ, Elisa. Una aproximación a Wikipedia como polisistema cultural. Convergencia: Revista de Ciencias Sociales, Toluca, v. 22, n. 68, p. 125-149, 2015.
- AUDEBERT, Ana. Museologia, gênero e feminismos: sobre mulheres, coleções e museus. In: ENCONTRO ANUAL DO ICOFOM LAM, 24., 2016, Ouro Preto. Anais [...]. Avellaneda: Undav Ediciones, 2018.
- BERNERS-LEE, Tim. Testimony of sir Timothy Berners-Lee. In: Massachusetts Institute of Technology (ed.). Digital future of the United States: part I: the future of the World Wide Web. Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology, 2007.
- BLANCO-RUIZ, Marian. Perspectiva de gênero no ambiente digital. In: JORENTE, Maria José Vicentini; SAN SEGUNDO, Rosa; FRÍAS MONTOYA, José Antonio; MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel; NAKANO, Natalia (org.). Curadoria digital e gênero na Ciência da Informação: acesso e preservação. Marília: Oficina Universitária, 2021. p. 61-78.
- BOWEN, Jonathan; ANGUS, Jim. Museums and Wikipedia. In: MUSEUMS AND THE WEB, 2006, Albuquerque, Novo México. Anais [...]. Toronto: Archives & Museum Informatics, 2006.
- BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.
- COILLET-MATILLON, Stéphane. No internet, no problem. In: REAGLE, Joseph; KOERNER, Jackie. Wikipedia @ 20: stories of an incomplete revolution. Cambridge: The MIT Press, 2020.
-
GONZÁLEZ HERRERA, Nicole Andrea. Museo de la mujer em la Ciudad de México: una reflexión museológica de su historia, México. Intervención, México, v. 10, n. 20, p. 5-12, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.30763/intervencion.2019.20.215 Acesso em: 11 jan. 2025.
» https://doi.org/10.30763/intervencion.2019.20.215 - INTERNATIONAL ASSOCIATION OF WOMEN'S MUSEUMS (IAWM). List of Women’s Museums. Merano: IAWM, 2023.
- INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS (ICOM Brasil). Nova definição de museu. São Paulo: ICOM, 2022.
- JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2013.
- JORENTE, Maria José Vicentini. Cultura da Wikipédia como política de capacitação compartilhada em meio digital de socialização do conhecimento. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Marília, v. 3, n. 1, p. 1-22, 2010.
-
MATOS, Eurico Oliveira; ACKER, Isabel de Souza. Ciberfeminismo na Wikipédia: visibilidade e deliberação em WikiProjects feministas. Cuestiones de Género: de la igualdad y la diferencia, Léon, n. 12, p. 365-384, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.18002/cg.v0i12.4848 Acesso em: 11 jul. 2024.
» https://doi.org/10.18002/cg.v0i12.4848 - MCDOWELL, Zachary J.; VETTER, Matthew A. Wikipedia and the representation of reality. Nova Iorque: Routledge, 2022.
- MOLINA, Nayra Llonch; BENITO, Victoria López. La mujer, agente generador de nuevas realidades museísticas. Heritage & Museography, Gijón, v. 3, p. 5-6, 2010.
-
MONTEIRO, Juliana. Compartilhamento de acervos na internet: reflexões a partir da prática. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, v. 10, n. esp., p. 61-72, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26512/museologia.v10iEspecial.38213 Acesso em: 7 jul. 2024.
» https://doi.org/10.26512/museologia.v10iEspecial.38213 -
MONTEIRO, Juliana. Wikipédia e museus: uma parceria possível? Pragmatizes, Niterói, v. 9, n. 16, p. 62-73, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i16.27509 Acesso em: 7 jul. 2024.
» https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i16.27509 - MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
- MOYA DEL AMOR, María Josefa. Los ríos temporales en la Web: un análisis en la Wikipedia. Alicante: 3 Ciencias, 2016.
- OJEDA, Rubén; TRAMULLAS, Jesús. Líneas para el desarrollo de proyectos con Wikipedia y Wikimedia commons en museos y bibliotecas. In: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte (ed.). Cuartas Jornadas sobre bibliotecas de museos: estrategias sostenibles y alianzas en bibliotecas de museos. Madrid: BIMUS, 2019. p. 111-120.
- O’REILLY, Tim. What is Web 2.0: design patterns and business models for the next generation of software. O’reilly Media, [s. l.], 2005.
- REAGLE, Joseph; KOERNER, Jackie. Introduction: connections. In: REAGLE, Joseph; KOERNER, Jackie. Wikipedia @ 20: stories of an incomplete revolution. Cambridge: The MIT Press , 2020.
- RIBEIRO, Fernanda. Da mediação passiva à mediação pós-custodial: o papel da Ciência da Informação na sociedade em rede. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 20, n. 1, p. 63-70, 2010.
- RIBEIRO, Fernanda. La era poscustodial: implicaciones en el campo de la ciencia de la información. In: RENDÓN ROJAS, Miguel Ángel (coord.). La Archivística y la ciencia de la información documental autonomía e interdependencias. México, DF: Universidad Nacional Autónoma de México, 2017. p. 23-37.
- RIBEIRO, Fernanda. Os Arquivos na era pós-custodial: reflexões sobre a mudança que urge operar. Boletim Cultural da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Famalicão, n. 1, p. 129-133, 2005.
- SÁEZ VACAS, Fernando. Vida y sociedad en el nuevo entorno tecnosocial. In: FUMERO, Antonio; ROCA, Genís. (org.). Web 2.0. Madrid: Fundación Orange, 2007. p. 96-122.
- SILVA, Armando Malheiro; RIBEIRO, Fernanda. Ciência da informação trans e interdisciplinar: para a superação de equívocos. In: MARQUES, Maria Beatriz; GOMES, Liliana Esteves (coord.). Ciência da informação: visões e tendências. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. p. 33-58.
- SILVA, Armando Malheiro; RIBEIRO, Fernanda. Documentation / Information and their paradigms: characterization and importance in research, education, and professional practice. Knowledge Organization, Baden Baden, v. 39, n. 2, p. 111-124, 2012.
- SIMILARWEB. Ranking dos sites principais: sites mais visitados do mundo. SimilarWeb, Londres, 24 jul. 2024.
- TEJERO CONI, Graciela. Museo de mujeres: un camino a recorrer en América latina. Heritage & Museography , Gijón, n. 3, p. 43-49, 2010.
- TRAMULLAS SAZ, Jesús. Wikipedia como objeto de investigación. Anuario ThinkEPI, Barcelona, v. 9, p. 223-226, 2015.
- UNESCO. Recomendação referente à proteção e promoção dos museus e coleções, sua diversidade e seu papel na sociedade. Brasília: Unesco, 2015.
-
VAQUINHAS, Irene. Museus do feminino, museologia de género e o contributo da história. Midas: Museus e Estudos Interdisciplinares, Évora, n. 3, p. 1-15, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.4000/midas.603 Acesso em: 7 jul. 2024.
» https://doi.org/10.4000/midas.603 - WIKIMEDIA. 2018 community insights report. San Franciso: Wikimedia, 2021.
- WIKIMEDIA. 2023 community insights report. San Franciso: Wikimedia , 2023.
- WIKIMEDIA. List of Wikipedias. San Franciso: Wikimedia , 8 maio 2024.
- WIKIPÉDIA. Ajuda: guia de edição/Interwikis, San Franciso: Wikipédia, 5 jan. 2023b.
- WIKIPÉDIA. Projeto mais teoria da história na wiki/mais mulheres. San Franciso: Wikipédia , 2023a.
- WIKIPÉDIA. Projeto mais teoria da história na wiki/mais mulheres 2024: museus e arquivos. San Franciso: Wikipédia , 2024a.
- WIKIPÉDIA. Wikipédia: GLAM. San Franciso: Wikipédia , 6 mar. 2019.
- WIKIPÉDIA. Wikipédia. San Franciso: Wikipédia , 15 jul. 2024b.
- WIKIPÉDIA. Women in Red. San Franciso: Wikipédia , 2024c.
- WYATT, Liam. Wikipedia & museums: community curation. Uncommon Culture, Chicago, v. 2, n. 1, p. 33-41, 2011.
-
1
Dentro deste universo, as tipologias de Museus de Arte e de História são as mais identificadas. Seus acervos são compostos por objetos físicos e/ou digitais associados, em sua maioria, à expressão artística (pintura, escultura e desenho), à imagem (fotografia e cinematografia), aos arquivos e às bibliotecas (documentos e livros), além de equipamentos domésticos e de uso pessoal. Os museus oferecem uma diversidade de atividades, sempre com o foco de discutir pautas de gênero, como oficinas, mesas redondas, conferências, programas educativos, cursos de formação, leituras, entre outras.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
28 Fev 2025 -
Data do Fascículo
2025
Histórico
-
Recebido
27 Set 2024 -
Aceito
15 Jan 2025