Acessibilidade / Reportar erro

Egressos: um olhar sobre as trajetórias de graduados em Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos

Resumo

O presente estudo trata do percurso de egressos(as) do curso de graduação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O estudo procurou analisar o tipo de resultado profissional e acadêmico que o curso em tela produz. Nesse sentido, um dos objetivos da pesquisa foi o de relacionar o curso e a vida acadêmica com a empregabilidade no mercado de trabalho. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário online (Libras e Português), composto por perguntas multiopcionais e dissertativas, direcionado a 41 egressos graduados em Pedagogia, titulados no período entre 2009 e 2016. Os resultados mostraram a predominância de ouvintes, mulheres, de cor parda e idade média de 37 anos, com renda mensal de 3 a 4 salários mínimos. A análise dos dados evidencia que mais de 90% dos(as) egressos(as) atribuíram conceito bom ou ótimo ao curso de graduação concluído no INES. Na análise de conteúdo, foram consideradas 12 categorias de maior insatisfação dos egressos e, dentre elas, a mais comentada foi “currículo”. Outros aspectos igualmente comentados, mas com menor frequência, foram: inclusão de disciplinas de Libras, qualidade docente, disciplina da área da surdez, estágio e produção de materiais didáticos.

Egressos; Formação educacional; Atuação profissional; Surdo; Carreira

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br