As redes da Educação Integral no Distrito Federal sob o prisma da Gestão Escolar

The networks of Integral Education in the Federal District from the perspective of school administration

Las redes de la educación integral en el distrito federal bajo el prisma de la gestión escolar

Ivonete Ferreira de Sousa Ranilce Guimarães-Iosif Sinara Pollom Zardo Sobre os autores

Resumo

Este artigo analisa as redes da educação integral segundo a interpretação da gestão escolar. Trata-se de um estudo qualitativo realizado em uma escola pública do Distrito Federal, baseado no método do ciclo de políticas. Utilizaram-se as técnicas de análise documental e realizaram-se observações e entrevistas semiestruturadas com gestores do Projeto Educação Integral em Tempo Integral (PROEITI). Os resultados apontaram que o PROEITI avançou ao ampliar a oferta para todas as crianças matriculadas em uma jornada de 10 horas diárias, e possibilitou a contratação de professores concursados para atuar nas disciplinas complementares e nas disciplinas de informática e educação física. Os maiores desafios vivenciados pelos gestores relacionam-se à limitação de verbas para o desenvolvimento das atividades propostas pela educação integral, à carência de formação continuada dos docentes e à restrição de estrutura física das escolas.

Gestão Escolar; Educação Integral; PROEITI; Redes de Políticas

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