Acessibilidade / Reportar erro

Learning analytics na educação do século XXI: uma revisão

Resumo

Learning Analytics é um tema de crescente interesse entre a comunidade de pesquisa educacional. Como resultado de uma revisão sistemática da literatura, este artigo descreve a utilidade do Learning Analytics como um elemento-chave para apoiar uma educação apropriada do século XXI e para intervir na sua crise atual, na perspectiva de diferentes atores educacionais, tais como professores, alunos, diretores e famílias. A partir de um corpus de 1384 documentos, 100 deles foram eleitos e processados por meio de análise, leitura em profundidade e uma posterior fase de categorização. Os resultados mostraram que Learning Analytics fornece insumos importantes para uma tomada de decisão bem-informada de partes educacionais interessadas. Além disso, apesar de sua importância e do seu potencial educacional, a implementação atual do Learning Analytics não deve mais ser restrita a perfis altamente técnicos, mas aberta à comunidade acadêmica e à população em geral. Nesse sentido, propõe-se que as habilidades e os conhecimentos relacionados ao Learning Analytics sejam incluídos em uma versão atualizada da “alfabetização informacional do século XXI”.

Learning analytic; Big data; MOOC; Feedback de aprendizagem; Qualidade educacional

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br