Open-access Rumo a um desenvolvimento profissional docente que contemple a desigualdade educacional na América Latina

Resumo

O artigo aborda os desafios educacionais atualmente presentes na região latino-americana, entre os quais a desigualdade no aproveitamento da aprendizagem de meninas, meninos e jovens com seu consequente agravamento como resultado da crise causada pela Covid-19. A análise dos resultados tanto dos testes Erce a nível regional como dos testes Pisa a nível internacional mostra as enormes desigualdades educativas que afectam as crianças latino-americanas. Os programas de recuperação da aprendizagem representam uma das respostas possíveis para melhorar a equidade e o direito à Educação. E neste contexto, o papel das equipas docentes é fundamental para a concretização da aprendizagem e do bem-estar dos alunos. Este artigo propõe uma reflexão sobre a necessidade de uma formação contínua que prepare os professores para enfrentar as crescentes situações de atraso e desigualdade educacional que afligem muitos países latino-americanos, especialmente após a pandemia. Os resultados baseiam-se numa meta-análise realizada com dados bibliográficos do ano 2000, com particular enfoque no período entre março de 2020 e o primeiro trimestre de 2021.

Equidade Educacional; Desenvolvimento Profissional Docente; América Latina; Direitos Educacionais; Lacunas Educacionais

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